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No Rio, Prefeito anuncia que vai transformar BRT Transoeste e Transcarioca em VLTs

domingo, 10 de julho de 2022

Nesta quinta-feira (07/07), o prefeito Eduardo Paes anunciou a “VLTzação” do sistema BRT no Rio. Segundo ele, o planejamento que está sendo feito é a longo prazo. De acordo com o projeto, estão previstos 251 quilômetros de trilhos, a maior malha de VLT das Américas. A expectativa é que 500 mil passageiros sejam atendidos diariamente.

De acordo com o planejamento da Prefeitura, os corredores e estações serão reaproveitados. O traçado também será mantido, evitando desapropriações.

“Nada do que foi feito se perde, o que foi feito da estrutura dos BRTS facilita para que a gente possa dizer que é uma proposta possível”, disse Paes.

A previsão é que seja um plano de 15 anos: “Não é um plano do governo Eduardo Paes. A gente tem que aprender a perpassar governos”, disse o prefeito.
De acordo com Paes, a prefeitura não deixará de cumprir com outras medidas por causa do projeto de VLTzação. Sobre a frota de ônibus atual da cidade, Paes disse que fará as reformas que estão previstas e concluirá a Transbrasil.

O projeto também prevê o VLT Botafogo-Gávea, com início de operação no primeiro semestre de 2025. O trecho terá 12 quilômetros de extensão, com 13 paradas. Para essa etapa do projeto a prefeitura prevê um investimento de R$ 1,3 bilhão através de Parceria Público-Privada (PPP).

“Todo mundo que quiser me xingar pelo VLT pode lembrar do quando me xingaram quando tirei a Perimetral”, disse Paes.

Informações: Diário do Rio
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Transporte público de Dourados terá novo super ônibus na próxima semana

Os usuários do transporte coletivo urbano de Dourados poderão, em breve, se deslocar pela cidade com maior conforto e segurança. A Viação Dourados, empresa que atua na operação do serviço desde 2004 é uma das primeiras empresas do país a adquirir os novos super ônibus da Volkswagen. A princípio são quatro veículos que devem começar a operar no início da próxima semana.

O prefeito Alan Guedes acompanhou nesta sexta-feira (8) a entrega dos ônibus na Praça Antônio João. “Hoje nós estamos entregando quatro novos ônibus para integrar a frota de veículos do transporte coletivo de Dourados. Isso é fruto de um trabalho diário em que nos comprometemos a oferecer mais qualidade, com menor preço. Este é o terceiro mês da tarifa mais barata que conseguimos baixar o valor de R$ 3,50 e para R$ 3,25, o que gera economia para as famílias que dependem do transporte coletivo todos os dias”, ressaltou Alan. 

A Viação Dourados é uma das primeiras empresas do país a adquirir os novos super ônibus da Volkswagen. São três modelos convencionais e um trucado. Esse último tem a maior capacidade técnica do segmento e pode levar até 22 toneladas, aproximadamente 115 passageiros. Deve atender a linha da Cidade Universitária nos horários de pico e ficar à disposição para outras linhas de acordo com a demanda. Os quatro veículos estão no processo final de documentação junto ao Detran/MS e devem circular na próxima segunda-feira (11).

Conforto, segurança e acessibilidade

Os ônibus vêm com sistema de ar-condicionado, itinerários eletrônicos na cor branca, piso em taraflex, três portas do lado direito com o embarque feito na porta dianteira, elevador semiautomático para PCD’s na porta central, além de assento no saguão destinado exclusivamente para pessoas com mobilidade reduzida e PCD’S ou pessoa com deficiência visual acompanhada por cão-guia.

De acordo com a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto, com esses ônibus a renovação da frota da Viação Dourados chega a nove veículos novos em dois anos e fazem parte de uma política de investimento na mobilidade urbana de Dourados implantada na gestão do prefeito Alan Guedes. “São medidas que vão desde a implantação de novas linhas, modernização da frota, uso de tecnologia, conforto ao usuário e a diminuição do preço da tarifa que buscam incentivar o douradense a utilizar mais o transporte coletivo”, explica Mariana.

O diretor da Viação Dourados, Marcelo Saccol, explica que as novas aquisições visam a comodidade do usuário. “Estes foram investimentos feitos no transporte coletivo levando mais qualidade no serviço. Este ônibus bi eixo, vem para substituir o ônibus articulado, pois ele comporta mais passageiros que o ônibus tradicional e com menor gasto de combustível do que o articulado consome e ainda conta com ar-condicionado, outra comodidade para o usuário”, destaca. 

Informações: Capital News
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Prefeitura de Belo Horizonte regulamenta subsídio no transporte coletivo

O número de viagens diárias de ônibus em Belo Horizonte nos dias úteis deve ir de 16.229 para 19.203 a partir da próxima terça-feira (12). A prefeitura publicou hoje (9) os decretos e as portarias que regulamentam a concessão do subsídio às empresas de transporte público. Com isso, o primeiro aporte deve ser feito já na segunda-feira (11).

As normas publicadas no DOM (Diário Oficial do Município) regulamentam a lei 11.367/22, que prevê o repasse de R$ 237,5 milhões às concessionárias. A legislação prevê o congelamento da tarifa pelo menos até março de 2023, além de mais ônibus convencionais e suplementares circulando na cidade.

A lei foi sancionada no último sábado (2), depois que o PL 336/22 foi aprovado em segundo turno pela Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) no dia 21 de junho.

Primeiro repasse
De acordo com a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), o primeiro repasse de verbas – R$ 90 milhões para as empresas de transporte convencional e R$ 4,371 milhões para o transporte suplementar – está previsto para ocorrer nesta segunda-feira (11).

Conforme previsto pela lei, o aumento de viagens já deve valer a partir do dia seguinte ao primeiro aporte. Além das 19.203 viagens diárias nos dias úteis típicos, no período noturno – entre 0h e 3h59 – o número deve passar de 125 para 528.
Quinze dias após o repasse, o número de viagens em dias úteis deve ser de, no mínimo, 21.708. O descumprimento de qualquer cláusula implica na suspensão do subsídio às empresas de transporte coletivo.

Empresas garantem cumprimento
Procurado pelo BHAZ, o SetraBH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) informou que todas as empresas associadas “já estão preparadas para cumprir a lei, ampliar o número de viagens e realizar as mudanças necessárias nos quadros de horário”.

O sindicato garante que, a partir do recebimento do primeiro aporte do subsídio, o sistema vai ampliar as operações em 24 horas.

“Os novos horários já foram enviados e aprovados pela BHTrans e estarão disponíveis para os passageiros a partir desta segunda-feira, nas Estações BHBus, pelo aplicativo BHBUs+ e dentro dos veículos”, completa o SetraBH.

Condições para o subsídio
Conforme a lei elaborada em conjunto entre a PBH, a CMBH e as empresas de ônibus, a rede de linhas do transporte coletivo deverá corresponder àquela em operação entre janeiro de março de 2020. Há exceção para as linhas de transição que serão analisadas pela Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob).

Para o horário noturno, as concessionárias devem adotar, pelo menos, a oferta programada entre novembro de 2019 e janeiro de 2020. Em relação aos feriados municipais, caberá às empresas apresentar um quadro de horários específico.

As companhias ainda devem enviar à Sumob, até 90 dias após a publicação do decreto, o cronograma com a atualização dos índices de rotatividade de passageiros, de gratuidade e transbordo.

“A Sumob cadastrará os quadros de horários no Portal da Prefeitura, garantindo o acesso às informações por meio dos aplicativos de previsibilidade de horários e dos painéis eletrônicos dispostos nos pontos de embarque e desembarque e as estações de transferência e integração”, informa a PBH.

A proposta
Depois de muita negociação, os empresários do setor aceitaram, em maio, a proposta oferecida pela PBH e por parlamentares da CMBH que prevê um subsídio de R$ 237,5 milhões para a implementação de melhorias no transporte público da capital.

Para que o acordo fosse fechado, a CMBH ofereceu um acréscimo de R$ 30 milhões aos R$ 44 milhões anunciados anteriormente como contraproposta aos empresários para viabilizar as melhorias no serviço. Com os R$ 163,5 milhões oferecidos pela PBH, o valor final do montante previsto para o subsídio chega a R$ 237,5 milhões.

Além do congelamento da tarifa, a proposta também prevê mais ônibus convencionais e suplementares circulando na cidade. A estimativa é que com o novo contrato o número de viagens aumente de 13 mil pra cerca de 21 mil viagens diárias na capital mineira.

O projeto ainda prevê a criação de um aplicativo que pretende modernizar o pagamento das tarifas. Dessa forma, os usuários não dependeriam mais do dinheiro físico para usufruir do serviço e também poderiam acompanhar em tempo real o trajeto e a previsão de chegada dos ônibus.
Os dezessete itens previstos no PL (entenda aqui) precisam ser implementados. A prefeitura também garante que o Centro Integração de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) fará o acompanhamento da prestação de serviço em tempo real. Fiscais também serão deslocados para as ruas e terminais de ônibus.

As informações sobre a fiscalização serão disponibilizadas no portal da PBH a partir do quinto dia de vigência do novo quadro de horários, e serão atualizadas diariamente. “Esta defasagem vai ocorrer para que se tenha o tempo necessário para a análise e consolidação dos dados coletados ao longo do dia para alimentação do sistema de divulgação”, explica a administração municipal.

Informações: Bhaz
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Prefeito de Cuiabá estuda criação de comissão técnica sobre às obras do VLT

Após dois dias dedicados a discussões intensas voltadas à análise do novo modelo de transporte público que será definitivamente implementado entre Cuiabá e Várzea Grande, VLT ou BRT, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou que estuda a possibilidade de criação de uma comissão técnica para colocar fim ao imbróglio que se arrasta há mais de oitos anos entre as cidades, que contam com obras inacabadas.

Segundo o Chefe do Executivo Municipal, uma das soluções que serão propostas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), é a viabilidade do Município assumir a continuidade dos trabalhos já executados, objetivando a finalização do modal existente. A alegação ocorreu na tarde desta sexta-feira (08), nas dependências do Palácio Alencastro, durante recepção à Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, acompanhada da presença do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho. 

"Revelo em primeira mão que pretendemos criar um instrumento normativo, ou seja, uma comissão técnica e jurídica para propor nos autos do processo, junto ao TCU, se possível for, que Cuiabá assuma a implantação do VLT apenas na capital e, no caso de Várzea Grande, a liberdade de ter uma opinião divergente", pontuou o gestor.  Pinheiro ponderou ainda que trata-se de um debate complexo e minucioso. Desta forma, preconizou que, para dar sequência aos próximos passos, é necessário aguardar a emissão de um parecer por parte da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal, com a interferência direta do Poder Judiciário Estadual e Nacional.  

"Sabemos da complexibilidade, não é uma matéria fácil, mas estamos com um problema que perdura por anos e a população não pode permanecer no sofrimento que está. O transporte coletivo melhorou muito até aqui, porém seus usuários e a cidade merecem estar no rol das mais modernas e sustentáveis do país. Vamos aguardar o relatório da comissão, do TCU, além de outras discussões que encontram-se na justiça", reiterou. 

Na ocasião, a Comissão da Câmara Federal vistoriou oito locais entre os municípios vizinhos, sendo eles, a Avenida Fernando Corrêa, viaduto Jornalista Clóvis Roberto, Avenida Palmiro Paes de Barros, no viaduto que dá acesso ao município Santo Antônio do Leverger, Largo do Rosário, Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), viaduto Jamil Boutros Nadaf, a cidade de Várzea Grande, Avenida da FEB e por fim, o Centro de Manutenção e Controle Operacional (CMCO) do VLT Cuiabá-Várzea Grande, local de armazenamento dos trens do VLT.

Conferência Municipal

Nesta quinta-feira (07), a Prefeitura de Cuiabá realizou a primeira Conferência Municipal Sobre o Modal de Transporte Público (VLT X BRT), no auditório da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). O encontro teve como finalidade examinar a real eficácia dos modais, por meio da garantia da participação popular. 

A iniciativa reuniu, além da administração pública, demais poderes como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Prefeitura Municipal de Várzea Grande, Câmaras Municipais de Cuiabá e Várzea Grande, Federação do Comércio de Bens e Serviços, Associação Latino Americana de Ferrovias, Associação Brasileira de Indústria Ferroviária (Abifer), Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Regional de Arquitetura, além da sociedade civil organizada, entre outros convidados. 

Informações: Prefeitura de Cuiabá
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Em Joinville, 40 linhas de ônibus voltam a circular aos sábados

A partir deste sábado, 9, o transporte de Joinville irá circular com 75 linhas e 2675 horários. Com a mudança, os ônibus passaram a operar com o mesmo sistema dos dias úteis, com os terminais nos bairros funcionando com a integração do sistema e bilheterias abertas. Até então, os veículos circulavam do Centro direto aos bairros.


Com a ampliação, as atuais 35 linhas e 710 horários oferecidos aos sábados, passam para 75 linhas, com 2675 horários, um incremento superior a 370%.

Confira quais linhas passam a operar
41 Norte / Centro
43 Tupy / Centro
44 Madrugadão Centro / Jardim Paraíso
100 Sul / Norte via Rodoviária
110 Sul / Guanabara via Itaum
121 Itaum / Guanabara via Agulhas Negras
130 Norte / Iririú / Tupy
140 Tupy / Guanabara
150 Norte / Vila Nova via Walmor H
160 Norte / Pirabeiraba
162 Norte / Pirabeiraba via Estrada da Ilha
200 Norte / Sul
203 Circular Rui Barbosa
211 Eixo Industrial
219 Paraíso via Canto do Rio
222 Jardim Iririú Circular
223 Iririú via Jardim Iririú
226 Iririú via Novos Horizontes
228 Cohab via Parque Joinville
230 Emílio Landmann
232 Aventureiro Circular
233 Vigorelli
234 Cubatão
242 Costa e Silva via Benjamin Constant/Centro
244 Benjamin Constant/Centro
247 Costa Silva via Elza Meinert/Centro
252 Vila Nova
257 Paulo Schneider via Vila Nova
260 Estrada Anaburgo
265 Bento T. da Rocha via Vila Nova
279 Circular Norte
300 Itaum / Centro
302 Itaum / Centro via Anitápolis
304 Itaum / Centro via Proc. Gomes
401 Praia Grande
403 Espinheiros
404 Circular Ponte Serrada
405 Goes Monteiro Circular
406 Circ. Praia Grande / B. Buschle
416 Norte / Rio Bonito
425 Norte / Rio Bonito via Canela
441 Circular Oeste
444 Espinheiros via Baltazar Busch
500 Vila Nova / Centro
504 Madrugadão Centro / Vila Nova
600 Guanabara / Centro via São Paulo
601 Guanabara / Centro via Proc. Gomes
700 Sul / Centro
800 Iririú / Centro
805 Madrugadão Espinheiros / Aventureiro
1206 Estevão de Matos
1209 Jardim Edilene
1220 Paranaguamirim
1222 Circular Guarani
1223 Morro do Amaral via Jardim Edilene
1225 Jarivatuba via Padre Roma
1301 Circular Adhemar Garcia
1311 Ulysses via José Loureiro
1401 Petrópolis
1410 Madrugadão / Estevão de Matos
1411 Madrugação / Itinga
1512 Morro do Meio / Centro
1513 Jativoca / Centro
1603 Willy Tilp via São Marcos
2015 Mirante
3013 Costa e Silva/Centro
4017 Pirabeiraba / Bairro
4100 Norte / Quiriri
7001 Escolinha via Boehmerwald
7002 Itinga
7003 Profipo
7005 Escolinha via Santa Helena
7014 Sul / Centro via Nilo Peçanha
7015 Copacabana via Rodoviaria
7020 Itinga via Profipo

Os horários do transporte coletivo podem ser obtidas no site onibus.info, por onde é possível acompanhar o deslocamento em tempo real do veículo ou fazer pesquisas para identificar a melhor rota. Quem preferir, também pode utilizar o telefone 0800 608 1300 (a ligação é gratuita), ou nos terminais/estações com os supervisores.

Informações: O Munícipio
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