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CPTM terá mudanças na operação neste fim de semana
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025Os passageiros que utilizam as linhas de trens da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas no sábado (08/02) e no domingo (09/02) para a execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea.
No fim da operação de sábado (08/02), o Serviço 710 estará suspenso e não prestará serviço entre as Estações Brás e Palmeiras-Barra Funda após a 00h. Como alternativa, os passageiros deverão utilizar as linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, para passar pelas três estações.
Na Linha 11-Coral, a interrupção será entre as estações Luz e Brás e o uso do Metrô também é necessário aos passageiros. Além disso, a última viagem do Expresso Aeroporto, que sai da Estação Aeroporto-Guarulhos à meia-noite, prestará serviço apenas até a Estação Brás. Na Estação Suzano, durante toda a operação comercial de sábado e das 4h às 18h de domingo, os trens utilizarão as plataformas 1 e 3 para embarque e desembarque dos passageiros.
Já no domingo (09/02), entre 09h e 18h os trens do Serviço 710 que seguem em direção à Jundiaí não irão parar na Estação Utinga, na Linha 10-Turquesa. Desta forma, o passageiro que chegar à estação com destino a Jundiaí deverá embarcar no sentido Rio Grande da Serra, descer em Prefeito Saladino e reembarcar na plataforma oposta.
Já o passageiro vindo de Rio Grande da Serra que quer descer em Utinga deve seguir até São Caetano e embarcar no sentido oposto - os trens que seguem em direção a Jundiaí utilizarão a plataforma 4 da Estação São Caetano. Outras mudanças de plataforma do Serviço 710 acontecerão na Estação Luz, visto que todos os trens utilizarão apenas a plataforma 1 para o embarque e desembarque; e na Estação Capuava, cujas composições utilizarão apenas a plataforma 2 entre 09h e 15h de domingo.
A alteração na circulação da Linha 10-Turquesa ocorre para que seja possível a supressão e poda de árvores, além de substituição de dormentes, aparelhos de mudança de via (AMVs) e trilhos, assim como execução de solda e limpeza de faixa.
Na Linha 11-Coral, entre 09h e 18h de domingo os trens utilizarão a plataforma 4 para embarque e desembarque. Essa mudança permitirá o rebaixamento do GAP que permitirá a reforma do Viaduto Carlos de Campos, além da substituição de dormentes e trilhos, além de execução de solda e limpeza de faixa.
E vale lembrar que, assim como tem ocorrido todos os domingos, entre 10h e 15h, ocorre a operação assistida para viagens dos trens entre Estudantes e Palmeiras-Barra Funda.
Por fim, na Linha 12-Safira os trens utilizarão apenas a plataforma 1 nas Estações Itaim Paulista e Jardim Romano durante toda a operação comercial de domingo, para a realização de substituição de cabos.
Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.
Informações a imprensa
Postado por Meu Transporte às 12:40 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Governo do Ceará anuncia criação da linha VLT Aeroporto-Castelão
Mais acessibilidade para os cearenses. O Governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira (6), o lançamento da linha para o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ligando o Aeroporto Internacional de Fortaleza à Arena Castelão. A obra, que deve ter seu edital lançado em breve, tem prazo de execução de 24 meses e permitirá a população realizar o trajeto em 12 minutos.
“Turistas que virão para Fortaleza poderão se transportar para a região de maneira mais cômoda e segura. Isso irá fortalecer muito nosso equipamento esportivamente e culturalmente. Essa linha também será um diferencial importante para Fortaleza enquanto sede da próxima Copa do Mundo Feminina, em 2027”, destacou o governador Elmano de Freitas.
“A Secretaria da Infraestrutura já está autorizada para concluir o edital de forma imediata para podermos licitar a obra o quanto antes. Até o final deste ano, vamos concluir a estação do Aeroporto e já teremos a obra do novo ramal para o Castelão em andamento”, completou o chefe do Executivo Estadual.
Com a expansão da estrutura do Metrô de Fortaleza, será construído um trecho de 5,1km com a inclusão de duas novas estações: Estação Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e Estação Castelão. A previsão de investimento é de R$ 181 milhões.
Secretário da Infraestrutura, Hélio Winston Leitão, frisou os diversos impactos positivos que a nova linha trará para o povo cearense. “Essa obra tem todo um impacto social. Teremos diversos bairros envolvidos, interligando várias linhas. Importante dizer, também, todo o impacto positivo na área do esporte e religiosa, com a chegada dessas duas estações”, disse.
Quando em operação, com dois VLT’s em funcionamento, o trecho Aeroporto-Castelão terá capacidade para transportar cerca de 35 mil passageiros por dia. A Estação Aeroporto também está diretamente conectada com a Estação Expedicionários. Assim, será possível se deslocar, de forma prática, entre a Arena Castelão e bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.
Secretário do Esporte, Rogério Pinheiro salientou a comodidade e os benefícios do novo modo para a chegada até o estádio para a população. “O Castelão é uma das principais praças esportivas do país. Agora o torcedor terá mais uma opção para que ele possa se deslocar de uma forma mais tranquila e rápida. Além das 4500 vagas para o público no nosso estacionamento, com esse novo meio de transporte iremos reforçar e dar uma experiência mais positiva para a nossa população”, comentou.
Também estavam presentes no evento o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck e o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Valdeci Rebouças.
Informações: Governo do Ceará
Postado por Meu Transporte às 12:31 0 comentários
Em BH, Tolerância Zero completa um ano e mantém ações de fiscalização do transporte
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta segunda-feira (3), mais uma operação Tolerância Zero contra irregularidades no serviço de transporte público na capital. A ação, conduzida por agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal, resultou na abordagem de três veículos e emissão de três autuações - por problema no freio de porta, na saída de emergência e no dispositivo de limpeza do para-brisa. Um dos veículos também teve a Autorização de Tráfego (AT) recolhida.
As linhas 3350, 30 e 302, fiscalizadas nesta operação, foram escolhidas considerando as reclamações dos passageiros e o monitoramento contínuo do serviço.
A política de Tolerância Zero completou um ano em janeiro deste ano. As operações de fiscalização realizadas pela Prefeitura são fruto de um trabalho contínuo e diário do sistema de transporte coletivo da capital e levam em consideração as solicitações feitas pelos passageiros.
Durante esse período, foram realizadas 3.955 ações de fiscalização e 23.485 ônibus foram vistoriados – alguns deles mais de uma vez - o que representa uma média superior a 560 veículos fiscalizados por semana. As operações geraram 26.950 autuações, 998 Autorizações de tráfego (ATs) recolhidas e 23 veículos encaminhados ao pátio do Detran-MG.
As fiscalizações são realizadas nas portas das garagens, nas estações e ao longo dos itinerários das linhas - inclusive nos pontos finais. O monitoramento também é realizado pelo Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), por meio do sistema SITBus, que acompanha a movimentação dos veículos via GPS.
O coordenador de transporte da Sumob, Jairo Marcelino, destaca que o trabalho conjunto dos agentes da Sumob, BHTrans e Guarda Municipal tem o objetivo de proporcionar a melhor qualidade para o transporte coletivo. “As ações de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte têm alcançado resultados importantes na melhoria dos serviços prestados à população. O trabalho teve um ótimo retorno em 2024 e já intensificamos as ações nas portas das garagens e nas estações do transporte coletivo. É fundamental que a população continue contribuindo com sugestões e reclamações, por meio dos canais da Prefeitura, que são fundamentais para o direcionamento das equipes de fiscalização”, salientou Jairo Marcelino.
Desde que foram intensificadas as fiscalizações, houve uma queda significativa, de quase 70% no número de veículos abordados que estavam sem a AT válida, prova de que há melhoria e mais qualidade no transporte da capital , além de uma mudança de postura por parte das empresas.
A participação da população, por meio dos canais da Prefeitura, também tem sido fundamental para identificar os locais e as linhas que apresentam problemas e irregularidades. Esse esforço conjunto direciona as ações de fiscalização para onde os usuários indicam, tornando o serviço mais eficiente e alinhado às necessidades da população.
Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
Postado por Meu Transporte às 11:57 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Santa Bárbara de Goiás e Inhumas devem ser incorporadas à Rede Metropolitana de transporte coletivo de Goiânia
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou nesta semana projeto de lei que prevê expansão da área de atuação da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC) para os municípios de Inhumas e Santa Bárbara de Goiás. O projeto de lei n° 1643/25, de autoria do deputado Bruno Peixoto (UB), foi aprovado em primeira e segunda votação, respectivamente, nesta segunda, 3, e terça-feira, 4. Agora, o texto segue para sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).
Segundo o projeto, linhas e serviços ligando os dois municípios entre si e também à Goiânia, de forma direta ou indireta, deverão ser estabelecidas de forma permanente. “A crescente interdependência entre os municípios da região, com um fluxo diário significativo de pessoas entre Goiânia, Inhumas e Santa Bárbara de Goiás, exige um sistema de transporte integrado e eficiente. Assim, a inclusão na RMTC contribuirá para um desenvolvimento urbano mais equilibrado, incentivará a ocupação de novas áreas e ajudará a reduzir a concentração populacional em determinadas regiões”, argumentou o presidente da Alego e autor do projeto, deputado estadual Bruno Peixoto.
O texto prevê a criação de uma rede de transporte para a região metropolitana de Goiânia que abarca todas as modalidades ou categorias do serviço de transporte coletivo. A unidade sistêmica regional seria composta por Goiânia, e os municípios de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
“A medida é estratégica e trará inúmeros benefícios para a população e para o desenvolvimento da região. A integração dos sistemas de transporte público promoverá maior mobilidade, reduzirá os custos de transporte, contribuirá para a sustentabilidade ambiental e fortalecerá a economia local”, concluiu Peixoto.
Em nota, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) “informa que, assim que esse projeto for encaminhado ao governador do Estado e o mesmo sendo sancionado, a proposta será encaminhada para a CDTC- Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo-, e para a CMTC- Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos- para que seja desenvolvido o projeto de implantação nos dois municípios, Inhumas e Santa Bárbara”.
Informações: Jornal Opção
Postado por Meu Transporte às 11:28 0 comentários
Marcadores: Goiás
Transporte coletivo de Curitiba recebe 60 novos ônibus para operação
O prefeito Eduardo Pimentel entregou, nesta quarta-feira (5/2), no Parque Cambuí, no bairro Fazendinha, 60 novos ônibus que passam a integrar a frota do transporte coletivo na capital. Com essa entrega, são 100 veículos novos adquiridos desde dezembro do ano passado.
Os novos ônibus fazem parte de um pacote de 187 veículos que devem ser entregues até o fim de março. Ao todo, serão 730 novos ônibus adquiridos para o transporte coletivo de Curitiba de 2017 a 2025, o que representa 62,45% de renovação da frota operante atual, de 1.168 ônibus.
“Esta é a primeira entrega que fazemos neste ano. São 60 novos ônibus que entram imediatamente em funcionamento em várias linhas e que trazem conforto com a tecnologia chamada Euro 6, a menos poluente do mundo na categoria diesel. Poluir menos é um compromisso que sempre foi das gestões anteriores e é também da minha gestão”, disse Eduardo Pimentel.
O prefeito informou que até o aniversário da cidade, em março, mais ônibus serão entregues. "E uma informação importante, todos os ônibus que nós estamos entregando aqui hoje já estão com câmeras de segurança incorporadas para serem usadas no combate ao crime e ao assédio dentro do transporte coletivo", disse Eduardo.
Dos 60 ônibus entregues, 34 são do tipo padron e 26 do tipo articulado. Eles serão utilizados em 26 linhas que circulam em todas as regiões da cidade e vão beneficiar os cerca de 650 mil passageiros diários do sistema de transporte. O investimento na aquisição dos ônibus foi de R$ 81,13 milhões.
Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, os novos ônibus são modernos, menos poluentes e vão trazer mais conforto para o passageiro e também mais segurança no transporte coletivo.
"Os ônibus padron são equipados com cinco câmeras e os articulados com oito câmeras. Essas câmeras são ligadas à Muralha Digital (sistema de monitoramento e segurança da Prefeitura) e sempre que há alguma intercorrência podemos fornecer as imagens para a Guarda Municipal para avaliação e verificação. É mais segurança para o passageiro, é mais segurança para a população”, disse o presidente da Urbs.
Linhas com novos ônibus
As linhas beneficiadas pelos novos ônibus são: 505-Boqueirão/Centro Cívico, 206-Barreirinha/São José, 307-Bairro Alto/Sta Felicidade, 216-Cabral/Portão, 245-Anita Garibaldi, 350-Atuba/Pinheirinho, 020-Interbairros II (horário), 021-Interbairros II (anti-horário), 040- Interbairros IV, 050-Interbairros V, 685-Rio Bonito, 646-Pompeia/Janaina, 650-Sta Rita/Pinheirinho, 772-Tupy/Juliana, 685-Rio Bonito/CIC, 629-Alto Boqueirão, 545-Trabalhador, 506-Bairro Novo, 507-Sítio Cercado, 528-Boqueirão/Pinheirinho, 508-Sitio Cercado, 335-Centenário/Boqueirão, 545-Trabalhador, 304-Pinhais/C. Comprido, 305-Centenário e 469-Centro Politécnico.
Eduardo Pimentel destacou as ações quem vêm sendo realizadas no transporte coletivo, as primeiras da sua gestão com prefeito, como a implantação da meia tarifa aos domingos e feriados e da tarifa zero para quem procura emprego, que deve ser lançada até o dia 20 de fevereiro. Ele ressaltou que o transporte coletivo é uma área prioritária do seu governo e citou também o novo contrato de concessão, que vem sendo formatado em parceria com o BNDES.
“São dois eixos importantes de mobilidade. Um, a tarifa justa, o ônibus no horário, todo esse investimento que nós estamos fazendo na frota. O segundo são as obras, que não pararam um minuto e estão em ritmo acelerado, como é o caso das (obras) do Ligeirão Leste/Oeste, no Capão do Imbuia e Cajuru, e as do Novo Inter 2”, disse Eduardo.
"O investimento em infraestrutura faz com que o ônibus faça mais rapidamente o trajeto. Se o trabalhador ganhar de 10 a 15 minutos na ida e de 10 a 15 minutos na volta, são 20 a 30 minutos que ele ganha para ficar com a família, praticar esporte, estudar e é isso que nós queremos, que ele saia um pouquinho mais tarde de casa e chegue um pouquinho mais cedo no seu destino", afirmou o prefeito.
Menos poluentes
Todos os novos veículos são de motorização Euro 6/Conama P8, com o objetivo de reduzir a produção de poluentes atmosféricos, assegurar melhor qualidade do ar e minimizar os efeitos climáticos e impactos ao aquecimento do planeta.
“Considerando a incorporação efetiva dos 187 ônibus com tecnologia Euro 6, a ser completada no primeiro trimestre de 2025, teremos uma redução de emissão anual em torno de 1.730 toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente)”, ressalta Celso Ferreira Lucio, gestor da área de especificação e inspeção de frota.
Os veículos dispõem de dois espaços para cadeirantes e bancos estofados, sendo 20% dos assentos destinados a pessoas com deficiência, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante.
Além da iluminação interna em LED para melhor eficiência, todos os ônibus estão equipados com tomadas USB para recarga das baterias de celular e com calhas verticais nas janelas para possibilitar a entrada e melhor circulação interna do ar em dias chuvosos.
Ônibus elétricos
Além de ônibus a diesel menos poluentes, a Prefeitura já adquiriu, no ano passado, sete ônibus elétricos, com zero emissões, que estão em operação nas linhas Interbairros I e Água Verde, e programa a aquisição, para 2025, de 54 ônibus elétricos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
Os recursos de R$ 380 milhões são do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Os veículos, articulados, devem circular nas linhas Novo Inter 2 (piso alto) e Interbairros II (piso baixo). Segundo o presidente da Urbs, outros R$ 400 milhões estão garantidos do KfW Bankengruppe, o banco de Desenvolvimento da Alemanha, para a aquisição de mais 70 ônibus.
Presenças
Participaram do evento o ex-prefeito Rafael Greca; os secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo), Leverci Silveira Filho ( Segurança Alimentar e Nutricional ) e Marc Sousa (Comunicação); a deputada estadual Marcia Huçulak; o administrador da Regional Fazendinha/Portão, Rodrigo Reis; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma; vereadores; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; o chefe de gabinete do vice-prefeito, Dimas Bueno; o diretor da CWBus, Angelo Gulin; representantes das empresas de ônibus, funcionários e gestores da Urbs.
Modelos adquiridos
• 19 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Caio Millennium V, chassi Volvo B 320R;
• 4 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500M;
• 11 Padrons para operação na categoria Linha Direta (ligeirinho), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Volvo B 320R;
• 14 Articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MA;
• 4 Articulados para operação na categoria Intercambiável (Alimentador e Troncal), de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500MA;
• 5 Articulados para operação na categoria Interbairros, de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MA;
• 1 Articulado para operação na categoria Interbairros, de carroceria Marcopolo Torino G7, chassi Mercedes Benz O 500MA;
• 2 Articulados para operação na categoria Expresso, de carroceria Caio Millennium V, chassi Mercedes Benz O 500MDA.
Informações a Imprensa
Postado por Meu Transporte às 07:09 0 comentários
Marcadores: Paraná
Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo
A diretora de Infraestrutura e Mudança Climática do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciana Costa, participou, nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, em São Paulo (SP), da celebração da chegada da tuneladora norte à futura Estação Brasilândia e da conclusão da construção do tramo norte da Linha 6-Laranja do metrô da capital paulista. A obra, que prevê investimento total de R$ 17 bilhões, conta com financiamento do BNDES no valor de R$ 12,3 bilhões.
Do total financiado pelo Banco, R$ 6,9 bilhões foram contratados com a Concessionária Linha Universidade (CLU) e R$ 5,4 bilhões com o Governo do Estado de São Paulo.
A tuneladora (TBM – tunnel boring machine), ou tatuzão, como é popularmente conhecida, é um equipamento de 2 mil toneladas, mais de 100 metros de extensão, e com diâmetro de escavação de 10 metros. O equipamento realizou a perfuração entre as estações Freguesia do Ó e Brasilândia, no trecho norte da linha.
A Linha 6 terá 15,3 km de via permanente, conectando Brasilândia, região carente da cidade, ao centro de São Paulo, com integrações com as linhas 1 e 4 do Metrô, e linhas 7 e 8 da CPTM. Ao todo, serão 15 estações e transporte de passageiros com 22 trens (132 vagões). As obras estão avançadas, com o início da operação parcial previsto para 2026 e conclusão total em 2027, com uma demanda esperada de 600 mil pessoas por dia útil.
“A Linha 6 do metrô vai reduzir significativamente o tempo de deslocamento de quem vive em Brasilândia até o centro da cidade. Hoje, esse trajeto que é feito em cerca de uma hora e meia será realizado em menos de trinta minutos. A melhoria da qualidade de vida dos brasileiros é uma prioridade do governo do presidente Lula. Além de reduzir o tempo, a linha vai facilitar o acesso de populações de áreas carentes de São Paulo a postos de trabalho e lazer, que ficam na zona central da cidade”, explica a diretora do BNDES Luciana Costa.
O projeto aprovado pelo Banco vai contribuir com a redução das emissões de gases de efeito estufa e de material particulado, tendo em vista que o metrô é um dos modos de transporte mais sustentáveis. A estimativa é de redução de mais de 200 mil toneladas de CO2 por ano. Seria necessária uma área florestal do tamanho de 33 Maracanãs para neutralizar esse volume de emissões. Além disso, o projeto prevê investimentos sociais em comunidades no entorno das estações, como ações de capacitação e inclusão, principalmente para ampliar a mão-de-obra feminina, tanto na obra quanto na futura operação da concessão.
Histórico de apoio – Desde 2000, o BNDES já aprovou R$ 37,7 bilhões em financiamentos para o sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo para beneficiar 3,6 milhões de pessoas por dia com a conclusão de todas as obras. Ao todo, foram nove linhas apoiadas com diferentes finalidades: modernização, expansão e até criação de novas linhas. A maioria das obras já está finalizada. Em todo o Brasil, o Banco já financiou R$ 65 bilhões em obras de mobilidade urbana desde 2000.
Todos os grandes metrôs e trens urbanos do Brasil receberam ou estão recebendo apoio do BNDES por meio de crédito ou estruturação de projetos. O Banco já apoiou metrôs e trens urbanos em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Distrito Federal, Belo Horizonte, Recife, Natal, Maceió, João Pessoa e Porto Alegre.
Informações a Imprensa
Postado por Meu Transporte às 07:01 0 comentários
Marcadores: Brasília, São Paulo, trem/metrô
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