Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O Governo Federal investirá R$ 330 milhões para o metro do Distrito Federal. De acordo com o ministério das Cidades, o Governo do Distrit...
-
As tarifas básicas do Metrô, dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de ônibus na capital paulista ficaram 5,26% m...
-
Com apoio da Prefeitura e da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana lançaram nesta t...
-
O sistema de transporte público municipal está com dez novos veículos em circulação. O anúncio foi feito ontem pela Semuttran (Secretaria Mu...
-
As obras em andamento na Linha Verde Norte seguem avançando dia a dia. Um dos equipamentos importantes para a funcionalidade do projeto est...
-
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e os secretários Edson Caram (Mobilidade e Transportes) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), além...
-
A partir de hoje (25), as ruas de Campinas ficam ainda mais iluminadas e alegres com a chegada dos ônibus com luzes de LED. Ao todo, dez veí...
-
Com a chegada do verão e a intensificação de pessoas procurando as praias do litoral pernambucano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa...
-
Em quase oito décadas de tradição, a marca Caio combina pioneirismo em processos, design e manufatura, com inovação em materiais e tecnologi...
-
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai instalar novos painéis nas estações. Os equipamentos permitem acompanhar a m...
- Inovações Tecnológicas marcam o 1º Trem da Linha 17-Ouro
- Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda
- Sete ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba
- Ônibus movido 100% a gás natural começa a ser testado em Campo Grande
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Governo de Goiás vistoria novos ônibus que irão compor a frota da capital e Região Metropolitana
quarta-feira, 25 de setembro de 2024O secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, realizou na tarde desta terça-feira (24/09), a vistoria de novos ônibus que irão compor a frota da capital e Região Metropolitana. Os veículos foram inspecionados na sede da HP Transportes e da Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás (Cootego). O titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG) também visitou as obras de revitalização do Terminal Novo Mundo, previsto para ser entregue ainda em 2024, e o novo Centro Comercial Popular, que é um anexo ao terminal.
Com o Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC), já foram adquiridos 79 veículos que, em breve, iniciarão operações. Até 20 de outubro, estão previstos outros 53 ônibus, que totalizarão 132 novos veículos. Contando com outros 68 ônibus que já estão em operação no Sistema BRT Norte Sul e Leste Oeste, será entregue o total de 200 novos ônibus nesta primeira etapa de renovação da frota.
“Vistoriei a obra do terminal que está sendo 100% reformado e deve ser entregue em aproximadamente dois meses para a população. Aqui teremos um espaço para os permissionários que estão locando esse espaço para que o seu comércio funcione de forma estruturada e com conforto. Estamos evoluindo a cada dia, entregando novos veículos, novas plataformas e estações reformadas, e reformulando todo o transporte coletivo da Região Metropolitana, para oferecer mais conforto e dignidade ao cidadão, colocando esse modelo de transporte como um dos melhores do mundo”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.
Nova RMTC
O projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a Nova Anhanguera, conta com investimentos de R$ 1,6 bilhão, aplicados pelo estado, prefeituras e concessionárias que operam o serviço. A iniciativa consiste na realização de diversas obras de infraestrutura voltadas ao transporte público coletivo, como a execução de obras para revitalização dos seis terminais e 19 estações do Eixo Anhanguera, além da construção e reforma de plataformas de parada, instalação de câmeras de monitoramento e renovação da frota com aquisição de ônibus elétricos e a diesel até o final de 2025.
Informações: Governo de Goiás
Postado por Meu Transporte às 08:12 0 comentários
Marcadores: Goiás
Trensurb retoma a circulação dos trens em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos
A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser festejada! Depois de quatro meses inoperante, a partir de amanhã o Trensurb retoma a circulação dos trens em Porto Alegre, chegando até a Estação Farrapos.
A circulação de trens será das 5h às 23h, todos os dias, entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos, com intervalos de 15min entre as viagens, em dias úteis e sábados, e de 20min aos domingos e feriados.
Acompanhe os horários:
🕑 Horários e intervalos dos trens em dias úteis e sábados
Partidas da Estação Farrapos:
5h - 21h: 15min
21h - 22h20: 20min
22h20 - 23h05: 23min
Partidas da Estação Novo Hamburgo:
5h - 19h31: 15min
19h31 - 22h21: 20min
22h21 - 23h05: 22min
🕑 Horários e intervalos dos trens aos domingos e feriados:
Partidas da Estação Farrapos:
5h - 22h20: 20min
22h20 - 23h05: 23min
Partidas da Estação Novo Hamburgo:
5h - 22h21: 20min
22h21 - 23h05: 22min
🚍 Operação Emergencial - Ônibus
Entre as estações Farrapos e Mercado (Terminal Júlio de Castilhos), haverá o serviço de ônibus fretados pela Trensurb, sem cobrança de passagem nos ônibus.
➡ Partidas Terminal Júlio de Castilhos/Centro de POA: Viagens com destino à Estação Farrapos, com paradas apenas para embarque na Estação São Pedro, das 5h30 às 22h45. O embarque e desembarque próximo à Estação Mercado é realizado no terminal Júlio de Castilhos, em parada devidamente identificada.
➡ Partidas do Terminal Farrapos: Viagens com destino ao Terminal Júlio de Castilhos/Centro de POA, com paradas apenas para desembarque na Estação São Pedro, das 5h20 às 00h10. O embarque e desembarque na Estação Farrapos é feito no terminal de integração da estação.
Informações: Trensurb Instagram
Postado por Meu Transporte às 08:02 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
VW e-Volksbus é aprovado em São Paulo e inicia testes em Curitiba
A Volkswagen Caminhões e Ônibus dá mais um passo para o início da comercialização do e-Volksbus. Ou seja, o seu primeiro ônibus elétrico. O veículo finalizou sua fase de testes com a SPTrans em São Paulo. Agora, a próxima etapa é dar início aos testes pela URBS, em Curitiba (PR). Assim, a VW dará sequência ao processo de homologação.
Seja como for, essas homologações são essenciais para garantir a segurança, bem como o desempenho e a manutenção do chassi elétrico. Dessa forma, assegurando que ônibus elétrico atenda a todos os requisitos antes de ser lançado ao mercado.
“Durante o processo, o e-Volksbus é submetido a um ciclo intenso de testes. Ou seja, roda no mínimo 10 horas diárias. A autonomia da bateria é levada ao limite, com avaliações detalhadas sobre a durabilidade, frenagem, e comportamento do veículo em subidas e descidas”, explica o vice-presidente de engenharia da montadora, Rodrigo Chaves.
Além disso, o processo inclui a avaliação da carroceria, acabamento e pintura. Assim, garantindo que cada detalhe do e-Volksbus esteja em conformidade com os padrões de qualidade.
“Com essa nova fase de homologação, a VWCO reforça seu compromisso com a inovação. Do mesmo modo, se prepara para a comercialização do modelo destinado ao transporte urbano”, completa Chaves.
Eletromobilidade no transporte de passageiros
Como parte de seu propósito de desenvolver soluções de transporte sustentável para todos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus consolida no Brasil um verdadeiro centro de inteligência em eletromobilidade. Com o pioneirismo em diversas soluções tecnológicas. Principalmente oriundo do desenvolvimento e produção do primeiro caminhão elétrico, o e-Delivery.
Seja como for, a intenção, conforme a engenharia da Volkswagen, é ampliar o leque de cidades onde o e-Volksbus pode atuar. Nesse sentido, conforme o vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da VWCO, Ricardo Alouche, informa que no futuro a marca vai desenvolver versões do e-Volksbus com piso alto.
Dessa forma, o modelo pode atender cidades que necessitam dessa configuração. Por ora, o modelo começa a ser fabricado com piso baixo, atendendo às demandas da SPTrans e da URBS.
Informações: Estradão
|
Postado por Meu Transporte às 07:30 0 comentários
Marcadores: Ônibus Elétricos, Paraná, São Paulo, Tecnologia Renovável
Testes da Linha 2 do VLT avançam no centro de Santos
Novos testes de circulação na Linha 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foram realizados na madrugada desta terça-feira na região central de Santos, em mais um passo para a conclusão desse importante projeto de mobilidade urbana da Baixada Santista. A composição percorreu o trecho completo de 8 km, desde a conexão com a Linha 1, no cruzamento da Rua Campos Melo com a Avenida Afonso Pena, até o final do trajeto no centro da cidade.
Os testes são parte fundamental do processo de homologação da infraestrutura da via permanente e da rede aérea, assegurando que o VLT atenda a todos os requisitos técnicos e de segurança. A fase de testes sem passageiros continuará pelos próximos meses, com foco na plena adequação do sistema para que ele possa oferecer à população da Baixada Santista um transporte seguro, moderno e eficiente.
A CET-Santos mantém esquema operacional para o período de testes do VLT, com agentes em campo, já antes do início da circulação do trem, para garantir que a linha férrea esteja sem veículos estacionados. Agentes também são posicionados ao longo do percurso e, ainda, acompanham o elétrico em viaturas.
O segundo trecho do VLT contará com 8 km de percurso e 12 pontos de embarque e desembarque, interligando o ramal Barreiros-Porto ao bairro histórico do Valongo a partir da Estação Conselheiro Nébias. O trajeto, que tem recebido revitalização e melhorias de infraestrutura, será uma importante opção de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.
Os VLTs proporcionarão um transporte confortável, elétrico, seguro, silencioso, rápido e não poluente a cerca de 35 mil passageiros por dia da Baixada Santista, contribuindo também para a melhoria do trânsito na região central. Vai trazer também maior conectividade e sustentabilidade no transporte público da região, integrando-se com os ônibus de linhas municipais e intermunicipais. Somando os 11,5 km da primeira fase em operação (Barreiros-Porto) com o segundo trecho (Conselheiro Nebias-Valongo), serão 19,5 km de trajeto.
Informações: EMTU
Postado por Meu Transporte às 07:27 0 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)