Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Prefeitura abre nova licitação para comprar mais 270 ônibus articulados para o sistema BRT

quarta-feira, 12 de outubro de 2022


A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (11/10), o aviso de licitação para a compra de 270 novos articulados para o sistema BRT. O pregão eletrônico está marcado para o dia 24 de outubro, às 11h, e a previsão é que os veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, comecem a ser entregues a partir de outubro de 2023, até fevereiro de 2024, distribuídos em cinco lotes. O edital está disponível no site:  http://www.comprasgovernamentais.gov.br (UASG 986001).
Essa é a primeira compra de ônibus pela Prefeitura do Rio seguindo a nova norma ambiental Proconve P-8, programa de controle de poluição do ar por veículos automotores pesados, baseado nas normas Euro 6, que aplica-se também a veículos de passageiros, e que começa a vigorar a partir de 2023.

Com o objetivo de acelerar a recuperação do BRT, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) realizou outras duas licitações em abril e maio deste ano para a aquisição de 291 novos veículos para o sistema, sendo 220 articulados e 71 ônibus do tipo padron. Os veículos já comprados nas licitações anteriores serão entregues entre outubro deste ano e março de 2023.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - Prefeitura abre nova licitação para comprar mais 270 ônibus articulados para o sistema BRT

Trem promete viajar a 1.200 km/h: quanto vai custar uma viagem a bordo?

Os trens-bala já são uma realidade há algum tempo. O primeiro comboio de alta-velocidade começou a transportar passageiros no Japão em 1964. No entanto, os primeiros transportes do tipo que atingiram grandes velocidades foram testados muito antes. Mais precisamente em 23 de outubro de 1903, quando o vagão ferroviário da Siemens & Halske AG alcançou uma velocidade de 206,7 km/h. Agora, um novo trem promete viajar a 1.200 km/h.


Atualmente, os trens de alta velocidade atingem cerca de 285 quilômetros por hora. Algo impensável há alguns anos. Mas eis que, agora, um novo trem do Canadá promete desbancar os japoneses com a promessa de alcançar uma velocidade impressionante de 1.200 km/h.

Um trem pode chegar 1.200 km/h?
O trem que promete atingir a casa dos 1.200 km/h é o Fluxjet Super Trem, da empresa TransPod. O objetivo do “avião sem asas” tem como objetivo ligar as cidades de Calgary e Edmonton, no Canadá – que estão a cerca de 300 quilômetros de distância -, em apenas 45 minutos.

Para se ter uma ideia da velocidade do transporte, uma viagem normal de avião entre os dois municípios dura cerca de 50 minutos, enquanto de carro e de ônibus o trajeto leva em torno de três horas e quatro horas e meia, respectivamente.

Energias renováveis
O FluxJet, da empresa TransPod, além de se tornar o mais rápido do mundo, tem recursos e elementos que vão torná-lo mais limpo até mesmo que aviões. De acordo com os desenvolvedores, essa foi uma das grandes preocupações: reduzir a emissão de poluentes, algo imprescindível para as futuras gerações.

O trem que vai atingir 1.200 km/h vai funcionar com energias renováveis e poderá transportar tanto passageiros quanto mercadores sem deixar rastro de carbono pelo caminho. A empresa calcula que o meio de transporte vai ajudar a reduzir as emissões de gases poluentes em 636 mil toneladas de CO2.

Para atingir 1.200 km/h, o trem faz uso de um sistema de flotação magnética com rede de tubos de baixa pressão. Para completar, quando ele sair de ambientes urbanos, vai funcionar com tecnologia de levitação magnética, eliminando a resistência ao rolamento. A ideia é levar 54 passageiros por vagão.

Quanto vai custar a viagem no trem de 1.200 km/h?
Se já não bastasse a vantagem da velocidade, o Fluxjet terá preços acessíveis. Com um investimento de cerca de 18 bilhões de dólares, o trem que promete chegar a 1.200 km/h deve custar quase a metade do preço de uma viagem de avião. A estimativa da TransPod é que o valor da passagem pode ser 44% mais barato do que uma de transporte aéreo com a mesma rota.

Entretanto, é bom não confundir o Fluxjet com o projeto Hyperloop, apresentando pelo empresário bilionário Elon Musk, que promete chegar a 1.078 quilômetros por hora. São dois projetos completamente diferentes e com desenvolvedores distintos.

Informações: Pronatec
READ MORE - Trem promete viajar a 1.200 km/h: quanto vai custar uma viagem a bordo?

"Metrô" que chega aos 850 km/h, idealizado por Elon Musk, começa a ser construído na Europa

Lembra da "cápsula humana", uma espécie de metrô futurista, idealizado por Elon Musk lá em 2013? Vai virar realidade na Europa. O Hyperloop, como é chamado, já passou por uma série de testes na Alemanha nos últimos anos e sua infraestrutura começou a ser construída.


E os méritos para este inovador transporte terrestre virar realidade é da Universidade Técnica de Munique (TUM). O principal objetivo do Hyperloop é de que passageiros sejam transportados por terra com a rapidez de transportes aéreos.

A TUM ficou em primeiro lugar nas quatro competições da Hyperloop Pod, organizadas pela Space X, empresa espacial de Elon Musk . Atualmente, o recorde de velocidade atingido pelo Hyperloop é de 482 km/h, porém, a universidade diz que o objetivo é chegar aos 850 km/h quando a operação já estiver acontecendo.

O Programa Hyperloop da TUM foi fundada em 2020 e, após o sucesso nas competições, a construção da primeira infraestrutura em tamanho real da Europa começou no dia 30 de setembro dentro da universidade.

O Hyperloop – uma espécie de vagão futurista – será transportado dentro de vários tubos interligados feitos com aços de ultra-alta resistência. Cada um destes tubos tem 24 metros de comprimento. E eles serão feitos separados para facilitar a construção da estrutura e também os testes.

overlay-clever

Vale ressaltar que o Hyperloop está equipado com a tecnologia maglev, que usa como base o princípio da atração e repulsão que se cria entre dois campos magnéticos para deslizar com suavidade dentro dos túneis, sem qualquer atrito com o solo.

Outro tópico importante para que o meio de transporte possa atingir altíssimas velocidades está relacionado ao ar. Fortes bombas de vácuo estão ligadas à cápsula visando eliminar a resistência do ar para que o trajeto seja ainda mais rápido.

Apesar da estrutura estar sendo fabricada na Alemanha, a ideia dos desenvolvedores do projeto é de testar o Hyperloop, primeiramente, em algum país que ainda não foi definido. Caso ele seja bem recebido e responda da forma esperada, o próximo passo é conectar centros populacionais, tal qual uma ferrovia, mas com viagens muito mais velozes e confortáveis.

Segundo Gabriel Semino, gerente do projeto, o objetivo do TUM Hyperloop é desenvolver uma tecnologia que torne realidade o transporte sustentável de alta velocidade do futuro.

O passo mais importante, que é a construção em escala real do projeto, já começou. Mas ainda há um longo caminho pela frente para chegar até o Hyperloop final. Segundo a TUM, o objetivo é que até o final dessa década a operação já esteja acontecendo na Europa. Uma viagem entre Amsterdã, na Holanda, até Paris, na França, por exemplo, que tem pouco mais de 500 km de distância, será feita em 30 minutos.

Informações: Auto Esporte
READ MORE - "Metrô" que chega aos 850 km/h, idealizado por Elon Musk, começa a ser construído na Europa

Em Curitiba, Linha Rurbana será estendida e ligará os terminais Pinheirinho e Tatuquara


A partir deste sábado (15/10), a linha de ônibus 680 Rurbana vai ser estendida para ligar o Terminal Pinheirinho ao Terminal Tatuquara, atendendo a uma reivindicação dos usuários do transporte coletivo. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), a linha vai ganhar mais 2,6 quilômetros (ida e volta) com a ligação.

A medida beneficia os 2.156 passageiros que todos os dias usam a linha.

A mudança facilitará o deslocamento do usuário, que até agora precisava fazer a integração temporal na Rua Delegado Bruno de Almeida com uma linha com destino ao Tatuquara ou então fazer a conexão entre linhas no Terminal Pinheirinho.

Com a ampliação, a integração temporal da linha Rurbana na Rua Delegado Bruno de Almeida será desativada.

O trajeto
O trajeto será estendido pelas ruas Miguel Furmann, Urbano Bier Filho, Conceição Maria Vieira da Rosa, Alfredo Safanelli e João Goulart, sentido Terminal Tatuquara; e pelas ruas João Goulart, Maria da Luz Batista, Conceição Maria Vieira da Rosa, Urbano Bier Filho e Miguel Furmann, sentido Terminal Pinheirinho.  

A Urbs anexou cartazes nos ônibus da linha para que os usuários sejam informados sobre a implantação do novo trecho.

A ampliação na linha foi facilitada pela implantação do novo binário das ruas Alfredo Zafanelli e Maria da Luz Batista, no Tatuquara, que entrou em funcionamento em 20 de setembro.

A Rurbana será a oitava linha de ônibus a operar no Terminal Tatuquara, inaugurado no ano passado. Pela plataforma do Tatuquara passam as linhas 617 Jd.Ludovica; 619 Sta Rita/Cic; 650 Sta Rita/Pinheirinho; 681 Dalagassa; 684 Rio Bonito;  685 Rio Bonito/Cic e 773 Vizinhança/Sta Rita. Incluindo a Rurbana, essas linhas transportam, atualmente, 20.203 passageiros/dia útil.

Informações: URBS
READ MORE - Em Curitiba, Linha Rurbana será estendida e ligará os terminais Pinheirinho e Tatuquara

No Recife, Ação em TI vai estimular respeito a idosos e deficientes

A campanha “E Se Fosse Você?” volta a sensibilizar usuários e operadores do transporte sobre limitações de pessoas com mobilidade reduzida. O Grande Recife Consórcio promoverá a ação a partir da próxima segunda (10), no TI CDU, às 9h. Idosos e pessoas com deficiência têm prioridade no acesso aos ônibus, mas nem sempre contam com a compreensão de todos. Por isso, a ação vai convidar algumas pessoas a embarcar nos coletivos utilizando muletas, óculos embaçados, caneleira de peso e protetor auricular. A intenção é dar uma ideia de como é a locomoção das pessoas com baixa mobilidade. E, assim, estimular o respeito e o cuidado com esse público. 

Durante o evento, também haverá a fiscalização das Plataformas Elevatórias Veiculares (PEVs) instaladas nos ônibus. Esses equipamentos facilitam o acesso dos cadeirantes. A intenção da ação é verificar o perfeito funcionamento, visto que alguns cadeirantes relatam falhas nesses equipamentos. As empresas operadoras são responsáveis pela manutenção e correção dessas falhas. 

Por meio de rodas de conversa com os operadores dos coletivos, a equipe do Grande Recife Consórcio vai orientar motoristas a ter o hábito de confirmar o perfeito funcionamento das PEVs antes de sair da garagem com o veículo. Dessa forma, ônibus que apresentam problemas com a PEV devem seguir para a manutenção, evitando que circulem sem cumprir a função de transportar cadeirantes. 
A ação será realizada em conjunto com militantes do movimento da pessoa com deficiência, agentes de fiscalização do Grande Recife, equipe da área pedagógica do Grande Recife, representantes de RH e de operação das empresas operadoras

Confira abaixo o cronograma de realização da ação: 

Dia 10 de outubro 
Terminal CDU às 9h 

Dia 25 de outubro 
Terminal Getúlio Vargas às 9h

Dia 10 de novembro 
Terminal Rio Doce às 9h

Dia 23 de novembro 
Terminal Abreu e Lima às 10h

Dia 7 de dezembro 
Terminal Cais de Santa Rita às 9h

Em caso de dúvidas ou para registrar queixas e sugestões, os usuários podem entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações. 

Informações: GRCT
READ MORE - No Recife, Ação em TI vai estimular respeito a idosos e deficientes

SPTrans amplia piloto para pagamento via QR Code

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que a partir desta quinta-feira, 6 de outubro, o projeto experimental para pagamento de tarifa via QR Code pelo app SP Pass será ampliado para mais cinco linhas de ônibus que operam na Zona Sul.

Trata-se de uma opção de pagamento de transporte público por ônibus em avaliação na cidade de São Paulo para atender passageiros que pagam a tarifa em dinheiro. O piloto serve para que a SPTrans faça avaliações, ajustes e alterações necessárias no sistema para posterior ampliação.

Desde outubro do ano passado essa forma de pagamento já pode ser feita em coletivos da linha 4031/10 Pq. Santa Madalena – Metrô Tamanduateí.

Funcionamento

Para realizar o pagamento durante a fase experimental, o usuário precisa instalar em seu smartphone o app SP PASS, cadastrar-se, adquirir créditos/passagens e gerar o QR Code para a leitura no próprio validador do ônibus. Esta modalidade permite utilizar o smartphone para pagamento, o que garante mais facilidade.
O pagamento com QR Code permitirá que o passageiro realize uma viagem a cada tarifa de R$ 4,40 paga. Assim, a ferramenta atende passageiros eventuais, como turistas, que não têm o Bilhete Único para realizar a integração; quem está sem crédito no bilhete ou mesmo esqueceu de levar dinheiro para pagar sua viagem.

O sistema de geração de QR Code que será utilizado foi desenvolvido pela empresa UPM2, que administra o aplicativo SP PASS.

Confira o passo a passo para pagamento da tarifa por QR Code no site https://sptrans.com.br/qrdigital.

Linhas que passam a aceitar pagamento por QR Code

736G/10 Jd. Ingá - Shop. Morumbi
746H/10 Jd. Jaqueline - Santo Amaro
8026/10 Jd. Ingá - Term. Vila Sônia
746C/10 Jd. Taboão - Santo Amaro
7002/10 Jd. Rosa Maria - Hospital das Clínicas

A linha 4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí já está no projeto experimental desde outubro de 2021

Informações: SPTrans
READ MORE - SPTrans amplia piloto para pagamento via QR Code

Metrô do Rio de Janeiro já possui 4G em todas as linhas e estações

Agora você pode utilizar o seu celular em toda a extensão do metrô do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (10), a MetrôRio anunciou a ativação da nova rede 4G para telefones da Claro, Vivo e TIM nos túneis e estações das três linhas do estado. A novidade é fruto de uma parceria entre a concessionária e as operadoras de telefonia. 

A novidade garante conexão aos clientes do metrô. “A iniciativa disponibiliza mais de 30 km com conexão de fibra óptica via cabo que garante melhorias na qualidade de sinal em ambiente fechado e ampliação da cobertura 4G para celular em todo o sistema metroviário”, informaram à imprensa. O projeto foi dividido em quatro fases.

Linha 4, enfim, recebe sinal da Claro, TIM e Vivo

A última etapa do projeto contempla a linha 4, que liga General Osório, em Ipanema, até Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Este trecho, que foi inaugurado nas Olimpíadas de 2016, ficava sem sinal em toda a extensão entre a Barra da Tijuca e Ipanema até pouco tempo atrás. Mas, agora, os clientes contam com acesso às redes 4G da Claro, TIM e Vivo tanto nos túneis quanto nas estações.

E, de fato, o serviço está funcionando corretamente. Antes, era normal ficar sem sinal em alguns pedaços das linhas 1 e 2 e em toda a extensão da linha 4, independente da operadora. Mas, desde o primeiro semestre de 2022, esta realidade começou a mudar ao ponto de eu conseguir acesso ao 5G DSS da Claro e da Vivo passando por baixo da Pedra da Gávea (!).

Metrô do RJ já tinha sinal nas linhas 1 e 2

As duas primeiras etapas são voltadas para os trens e estações da linha 1, que vai da Uruguai, na Tijuca, até General Osório, em Ipanema. Aqui, é importante destacar que todos os trilhos são subterrâneos, mas os túneis já tinham sinal de celular em quase todos os pontos. Neste momento, o projeto também alcançou a extensão da linha 2, que linha a Pavuna até a Cidade Nova, no Centro, pela superfície.

A ativação da rede também atingiu a linha 2. Isto inclui o trecho operado durante os dias semana, que liga a Central, no Centro, até a estação Botafogo/Coca-Cola, na Zona Sul do Rio de Janeiro (RJ). A MetrôRio também informou que há 4G nos túneis subterrâneos localizados no Maracanã, Del Castilho e Maria da Graça, na Zona Norte da capital fluminense. 
A concessionária, no entanto, não mencionou a estação e o túnel da linha 2 da estação Estácio em seu comunicado à imprensa. A parada, vale lembrar, é utilizada para fazer transferência entre as linhas 1 e 2 nos fins de semana e feriados. 

Projeto utiliza Sistema de Antenas Distribuídas (DAS)
A iniciativa foi anunciada pela MetrôRio em março de 2021. Seguindo o anúncio do ano passado, a concessionária afirmou nesta segunda-feira (10) que a rede foi constituída por um Sistema de Antenas Distribuídas (DAS). Os equipamentos estão conectados às estações base de comunicação das operadoras para oferecer acesso à internet e ao serviço de ligações. 

“A transmissão da rede é feita por meio da passagem de cabo compartilhado pelas operadoras de telecomunicação nas áreas subterrâneas do metrô”, informaram. “Ao todo, foram instalados mais de 600 antenas e cabos de radiofrequência nas estações e túneis.”

O comunicado também mencionou a parceria com a Oi. Mas é importante lembrar que os clientes da Oi Móvel foram migrados para a Claro, TIM e Vivo após a compra da operadora.

Não há informações sobre o suporte ao 5G nos túneis do metrô do Rio de Janeiro.

Informações: Tecnolog
READ MORE - Metrô do Rio de Janeiro já possui 4G em todas as linhas e estações

Sistema de transporte do DF conta com 21 novos ônibus

Os usuários de transporte público coletivo da Bacia 1 ganharam mais 21 novos ônibus no sistema. Dez veículos já começaram a rodar na região de Planaltina e o restante será alocado nos próximos dias. A nova frota está circulando em duas novas linhas que foram criadas, ligando a Estância (Condomínio Total Ville) às avenidas W3 Sul e Norte e aos eixos Norte e Sul. Além disso, foi reforçado o atendimento de outras sete linhas nas regiões de Sobradinho, Plano Piloto e Arapoanga.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, explica que a circulação dos dez novos coletivos faz parte da primeira etapa de alocação dos novos veículos adquiridos pela empresa Piracicabana. “A secretaria fez um estudo que identificou a necessidade de ampliação de frota na região de Planaltina e determinou à empresa que comprasse novos coletivos para melhorar a oferta de transporte público disponibilizada aos moradores”, conclui.

As novas linhas criadas que começaram a circular são a 642.3, fazendo o trajeto Estância (Condomínio Total Ville) /W3 Norte e Sul, e a 600.5, percorrendo a rota Estância (Condomínio Total Ville) /Eixo Norte e Sul. Já as linhas que receberam reforço de ônibus são as 0.643, 643.1, 642.1, 600.3, 062.5,115.1 e 115.2.
A nova linha 642.3 fará operação de segunda a sexta-feira, com saídas às 5h15 e às 5h40 do Condomínio Total Ville. A 600.5 também atenderá os passageiros em dias úteis com partidas do Condomínio Total Ville às 5h05 e às 5h35. Os horários, itinerários e mapas das linhas estão disponíveis no site DF no Ponto.

Serviço
Início da operação de dez novos ônibus, criação e reforço de linhas
– Nova linha 642.3 – Estância (Condomínio Total Ville) /W3 Norte e Sul – Horários de segunda a sexta, partindo do Condomínio Total Ville: 5h15 e 5h40
– Nova linha 600.5 – Estância (Condomínio Total Ville) /Eixo Norte e Sul – Horários de segunda a sexta, partindo do Condomínio Total Ville: 5h05 e 5h35
– Linhas que receberam reforço de frota: 0.643, 643.1, 642.1, 600.3, 062.5, 115.1 e 115.2

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF
READ MORE - Sistema de transporte do DF conta com 21 novos ônibus

Metrofor libera acesso com bikes na Linha Sul

Passageiros da Linha Sul do Metrofor, em Fortaleza (CE), já podem embarcar nos trens com suas bicicletas. O transporte das bikes acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h e das 20h até o encerramento – por volta das 23h. Aos sábados, a partir das 15h até o encerramento.


Os horários definidos para bikes preservam os momentos de pico do sistema metroviário, quando os vagões são mais utilizados e a prioridade deve ser atender ao maior número de passageiros com segurança. O objetivo é evitar que, por acidente, as bikes esbarrem nas pessoas ou causem transtornos. Para garantir a segurança operacional, há limite de quatro bicicletas por viagem.

“Com bicicleta e Metrô integrados, o passageiro da Linha Sul poderá, nos horários liberados, realizar viagens mais longas e usando meios de transporte que não poluem o meio ambiente”, destaca o diretor-presidente do Metrofor, Igor Ponte.
As estações estão sinalizadas e o pessoal treinado para receber os ciclistas. Nas áreas internas dos trens e estações, é proibido montar na bike, que deve sempre ser empurrada. Para subir ou descer os andares das estações, ciclistas devem usar as escadas fixas – que receberam nas laterais equipamento para facilitar o transporte da bicicleta. O uso dos elevadores é vedado. Nas plataformas de embarque, os ciclistas devem aguardar o trem na área sinalizada.

Essas e outras orientações estão descritas no regulamento do serviço, que está disponível nas estações e no site do Metrofor.

A previsão é que, em pouco tempo, a liberação de bikes seja ampliada para outras linhas em Fortaleza. No VLT de Sobral, o transporte de bicicletas já é liberado desde fevereiro de 2020.


Saiba mais:
– Desde 2014 o transporte de bicicletas dobráveis já é liberado, desde que dobradas e dentro da embalagem.
– A integração com bicicletas é um incentivo ao uso deste modo de transporte, que, assim como o Metrô, não gera poluentes atmosféricos.
– O uso de bicicletas não sobrecarrega o trânsito nas ruas e avenidas, é acessível a grande parte da população, e ainda serve como prática de exercício aeróbico, trazendo benefícios à saúde.
– O acesso com bikes foi liberado em 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista.

Informações: Metrofor
READ MORE - Metrofor libera acesso com bikes na Linha Sul

Em Campinas, Operação do Terminal Campo Grande migrará para o novo Terminal BRT

Os usuários do transporte público coletivo serão beneficiados com a migração do antigo Terminal Campo Grande para o novo Terminal BRT, que fica na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), altura da Rua Luiz Raphael Lot, no Jardim Sul América. A mudança ocorre a partir do próximo sábado, 15 de outubro. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) busca proporcionar mais conforto e acessibilidade aos usuários.   


O antigo terminal Campo Grande, que está localizado na Rua Dr. Nelson D’Ottaviano e possui área de cerca de 5 mil metros quadrados, no Parque Valença, será desativado definitivamente. O Terminal BRT Campo Grande tem área de 30 mil metros quadrados, conta com rampas, corrimões, piso tátil e iluminação em LED.  

A partir do dia 15 de outubro, 14 linhas do transporte público coletivo que atualmente realizam atendimento no antigo terminal passam a atender ao Terminal BRT Campo Grande. São elas: 200, 200.1, 201, 202, 203, 204, 206, 207, 207.1, 208, 214, 215, 216 e 217. As nove linhas que atualmente já realizam paradas no Terminal BRT Campo Grande mantém o atendimento: 123, 205, 209, 209.1, 210, 211, 212, 213 e 220. Juntas, elas transportaram, no mês de agosto, mais de 43,5 mil passageiros em dias úteis.   
Nesta primeira etapa, duas plataformas serão ativadas. O terminal receberá nova comunicação visual. Os usuários deverão ficar atentos aos totens informativos contendo a identificação das plataformas e a relação de linhas atendidas. O horário de funcionamento será das 4h30 às 1h30.  

Assim como já ocorre no antigo, o novo Terminal Campo Grande será “fechado”, com pagamento da tarifa nas catracas eletrônicas, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Os usuários poderão acessar a bilheteria a partir da área interna ou externa do terminal.  

Comunicação e abordagens educativas  
 
Uma ampla campanha de comunicação dos usuários será realizada pela Emdec, com a distribuição de folhetos informativos, cartazes em ônibus, fixação de faixas, banners e publicação de conteúdos nas redes sociais.  

As equipes da Emdec também realizam abordagens educativas para orientar os usuários. No antigo terminal, as ações ocorrem nos dias 13 e 14 de outubro, em diferentes horários. Já no terminal novo, as orientações ocorrem entre os dias 15 e 20 de outubro. Além das abordagens nos terminais, serão distribuídos panfletos nos bairros, nos principais corredores e comércios. 

A população também será orientada a utilizar as travessias sinalizadas para entrar e sair do novo terminal, que fica a cerca de 800 metros do antigo.  

Características do terminal  
 
As obras do Terminal BRT Campo Grande foram executadas pela empresa Construcap – CCPS Engenharia e Comércio, contratada para execução das obras do trecho 2 do Corredor BRT Campo Grande. 

O Terminal BRT Campo Grande conta com plataformas integradas de embarque e desembarque de passageiros, com estrutura metálica e piso em granito. As plataformas destinadas aos veículos BRT contam com fechamento em vidro laminado duplo e portas automáticas. Há ainda uma Central de Controle Operacional (CCO), que tem cerca de 200 metros quadrados, onde as equipes operacionais da Emdec ficarão alocadas para orientação dos usuários.  

Informações: Prefeitura de Campinas
READ MORE - Em Campinas, Operação do Terminal Campo Grande migrará para o novo Terminal BRT

Aeromóvel da Trensurb com capacidade para 300 passageiros entrará em operação

A linha do aeromóvel operada pela Trensurb está recebendo novamente o A200, veículo com capacidade para 300 passageiros que passou por um processo de atualização tecnológica. A linha liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Salgado Filho em um trajeto de 814 metros percorrido em dois minutos e 30 segundos. Ela conta também com o veículo A100, atualmente em operação, com capacidade para 150 passageiros.


As melhorias no veículo foram efetuadas pela Aerom Sistemas de Transporte, empresa integrante do Grupo Coester, detentora da tecnologia, em sua sede no município de São Leopoldo. O processo, iniciado em março deste ano, incluiu atualização tecnológica, manutenção e substituição de materiais e componentes, melhorias estéticas e de acabamento. O contrato firmado pela Trensurb com o prestador de serviço tem o valor de R$ 2,29 milhões e inclui também 12 meses de operação assistida, período durante o qual profissionais da Aerom irão acompanhar a operação do veículo e prestar assistência à Trensurb quando necessário.
 
Os trabalhos executados incluíram melhorias na suspensão, placas de propulsão, sistema de portas e freios, além da repintura da carroceria e assentos, substituição de janelas e instalação de um novo revestimento do piso, bem como revisão de componentes dos sistemas em geral. Antes de voltar a circular com passageiros, o veículo A200 passará por montagens finais, comissionamento e testes, processo que deve durar até 30 dias.

Informações: Trensurb
READ MORE - Aeromóvel da Trensurb com capacidade para 300 passageiros entrará em operação

Prefeitura do Rio começa a instalar estrutura de trilhos do VLT do Terminal Gentileza


A Prefeitura do Rio começa a instalar a estrutura que vai receber os trilhos do VLT no Terminal Intermodal Gentileza, na Região Portuária.  

O espaço deve ficar pronto até o fim do ano que vem e vai receber ônibus do BRT, mais de 20 linhas municipais e as linhas 1 e 2 do VLT Carioca.  

A estimativa da Prefeitura é de receber cerca de 130 mil passageiros por dia no terminal. Desse total, 60 mil devem usar, também, o VLT em direção ao Centro da cidade.

Secretaria Municipal de Transportes também espera que com o Terminal Gentileza os passageiros possam realizar três viagens pagando apenas uma, com a implantação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica.

Informações: Band News
READ MORE - Prefeitura do Rio começa a instalar estrutura de trilhos do VLT do Terminal Gentileza

Mais de 57 mil pessoas no DF usam o cartão de transporte especial

O Distrito Federal oferece diversos modelos de cartões de transporte para a população, a fim de facilitar o deslocamento entre as regiões administrativas. Um deles é o cartão especial, destinado a pessoas com deficiência (PcDs) residentes do DF que não tenham condições de custear as passagens de ônibus e metrô. Atualmente, há 57.331 cartões ativos.
Com o cartão, o usuário pode viajar gratuitamente por todas as 33 regiões administrativas, de ônibus e metrô | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

A gratuidade é para uso exclusivo do titular, de caráter pessoal e intransferível, indicada ao público com renda per capita de até três salários mínimos que tenha insuficiência renal e cardíaca crônica ou seja portador de câncer, vírus HIV e anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia), além de pessoas com deficiência física, sensorial ou mental, nas condições relacionadas em legislação específica.

A primeira via do cartão é gratuita. O usuário precisa se cadastrar no site e fornecer laudo médico, RG e CPF, comprovante de renda e de residência e uma foto 3×4. Deve-se aguardar o término da análise da documentação para a concessão da gratuidade. Pelo perfil, é possível acompanhar a situação do cartão e realizar mudanças e atualizações nas informações.

Em caso de perda, furto, danificação ou mau funcionamento, o usuário pode solicitar a segunda via mediante bloqueio do cartão (acesse aqui) ou pela central de atendimento no número (61) 3120-9500. Em seguida, deve pagar a taxa de R$ 5,40 – a mesma para todas as categorias de cartão de transporte – por depósito identificado com o CPF do titular, em qualquer conveniência ou agência do BRB.

O cartão é entregue no posto BRB Mobilidade da estação do Metrô 112 Sul. É preciso apresentar comprovante de pagamento, documento oficial original com foto e boletim de ocorrência, no caso de extravio por perda ou furto.

O benefício pode ser cancelado nas seguintes situações: falecimento do beneficiário, aumento de renda familiar para mais de três salários mínimos, alteração do diagnóstico médico e alteração de endereço para fora do DF. O cartão também pode ser bloqueado se houver recadastramento pendente e uso indevido.

Acessos

Com o cartão, o usuário pode viajar por todas as 33 regiões administrativas, de ônibus e metrô. São concedidos oito acessos diários ao usuário. Se houver acompanhante, o total de acessos sobe para 16 por dia, sendo oito para o titular do benefício e oito para a companhia. Assim, ao embarcar no coletivo, o cartão deve ser passado duas vezes no validador, sendo uma para cada pessoa.

O acompanhante deve ter mais de 18 anos e ser cadastrado no BRB Mobilidade. O cartão especial também só pode ser utilizado na presença do titular. Para mais informações, acesse o site.

Informações: Agência Brasília
READ MORE - Mais de 57 mil pessoas no DF usam o cartão de transporte especial

Sistema de mobilidade urbana inspirado no SUS: o Brasil está preparado?

No último Dia Mundial Sem Carro, mais de 140 organizações da sociedade civil e pesquisadores se reuniram em um manifesto para pedir a criação do SUM – Sistema Único de Mobilidade.

A manifestação teve como objetivo trazer à tona a possibilidade de que o sistema integre as esferas federal, estaduais e municipais, do mesmo modo como acontece com o Sistema Único de Saúde – SUS e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Propostas

A distribuição de recursos de forma integrada entre as três esferas de governo, o controle público sobre dados de bilhetagem eletrônica e a promoção de linhas de financiamento para implementar infraestruturas de transporte público estão entre as sugestões consideradas fundamentais pelos manifestantes.

Os participantes contaram com o apoio de entidades como a Federação Nacional dos Metroferroviários – Fenametro. Além disso, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP.

De acordo com a ONG de defesa do consumidor – Idec, que assina o manifesto, a ideia é colocar o material no contexto do debate do Projeto de Lei 3278/2021. O PL trata sobre o marco legal da Política Nacional de Mobilidade Urbana e tramita no Senado.

Doutora Luciane Neves Canha é Professora Titular do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria.
Diante da proposta, conversamos com a Dra. Luciane Neves Canha, professora titular do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria.
Acompanhe a análise da especialista.

Viabilidade
Conforma a especialista, a mobilidade urbana é um assunto que deva ser analisado de forma ampla. “Em outras palavras, garantindo a todos os mesmos direitos, inclusive o de uma mobilidade sustentável. A distribuição de recursos de forma integrada, ou seja, entre as três esferas de governo garante mais força para os investimentos, conhecimento dos problemas e busca por soluções. É uma situação que deve ser analisada, mas acredito que exista a possibilidade dessa proposta ser posta em prática. Gerará demandas que passam pela digitalização e esforços de adaptação. Porém, é um caminho para o país avançar e diminuir as diferenças”.

Desafios
“Os maiores desafios estão na modernização dos cadastros, capacitação dos gestores públicos, atração de investimentos e desenvolvimento de parcerias público-privadas. Assim como em estabelecer uma governança voltada à mobilidade urbana. Esta deve enxergar os avanços tecnológicos bem como a necessidade de atender a população desde a micromobilidade até o transporte urbano, intermunicipal e interestadual. A modernização da máquina pública, que envolve a digitalização, coleta assim como análise de dados (big data) e inserção de inovações são desafios a se vencer. Aliado a isso, destaco a qualidade das estradas, ruas e acessos os quais apresentam uma qualidade muito baixa no Brasil”.

Benefícios
“Entendo que ao olhar a mobilidade de forma global, integrando as três esferas do governo é possível alocar recursos de forma mais eficiente e eficaz. Ou seja, garantir melhores preços para obras, introduzir inovações e melhorias em todos os níveis, seja município, estado ou em esfera federal.  As políticas e a governança ganham força. Assim como, aloca-se melhor os investimentos quando se reduz as diferenças regionais e mantém um padrão mínimo que tende a sofrer melhoria contínua”.

Conclusão
“Entendo que o momento atual de transição energética, necessidade de redução das emissões de gases poluentes, com urgência sobretudo nas capitais, é um elemento importante a ser levado em conta quando do desenvolvimento das políticas voltadas à mobilidade urbana em geral, considerando estradas interestaduais e intermunicipais. Criar o sistema único de mobilidade pode alinhar o país em relação a suas metas futuras. Além disso, maior captação de recursos, investimentos e posicionamento internacional quanto aos objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Informações: Portal do Trânsito
READ MORE - Sistema de mobilidade urbana inspirado no SUS: o Brasil está preparado?

Nove linhas do transporte coletivo de Blumenau tem ajustes

O serviço de transporte coletivo de Blumenau recebe oito ajustes e uma inclusão de horários que impactam nove linhas da operação semanal, de segunda a sexta-feira e aos sábados. As mudanças, determinadas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), têm o objetivo de garantir o atendimento à comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.

Confira abaixo:
Dias úteis (a partir de 11/10)
Linha 505 - Itapuí
- Inclusão de horário às 12h12 com saída do Terminal da Fonte

Linha Troncal 30
- Ajuste de horário das 5h para 4h57 com saída do Terminal Velha

Linha Troncal 31
- Ajuste de horário das 17h20 para 17h25 com saída do Terminal Velha

Linha Troncal 80
- Ajuste de horário das 20h40 para 20h42 com saída do Terminal Itoupava

Linha Troncal 81
- Ajuste de horário das 19h45 para 19h42 com saída do Terminal Aterro

Linha 303 - Franz Muller
- Ajuste de horário das 4h50 para 4h45 com saída da Franz Muller

Linha 804 - Vila Itoupava
- Ajuste de horário das 20h para 20h02 com saída do Terminal Itoupava

Linha 704 - Passo Manso
- Ajuste de horário das 18h15 para 18h22 com saída do Terminal Proeb

Sábados (a partir de 15/10)
Linha 122 - Via Moinho
- Ajuste de horário das 3h45 para 3h40 com saída da Rua Paulo Zingel

Entenda os ajustes
As mudanças feitas pela SMTT atendem as demandas que são repassadas pela comunidade através do telefone 156, opção 3, e aos estudos e necessidades apontados pelos fiscais do serviço. O objetivo de cada ajuste é melhorar o fluxo, o atendimento e as conexões entre as linhas do transporte coletivo e assim à população como um todo.

Entre os vários pontos levantados para os ajustes, estão: a melhoria das conexões entre linhas alimentadoras e linhas troncais nos terminais, o atendimento de alunos e/ou funcionários em horários específicos e uma maior cobertura de horários em toda a cidade. 

A população também pode conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Informações: SETERB
READ MORE - Nove linhas do transporte coletivo de Blumenau tem ajustes

Terminais de ônibus de São Paulo terão mensagens educativas com vozes de crianças


Quem passar por um dos 21 terminais de ônibus municipais nesta semana, entre os dias 10 e 16 de outubro, será recebido por vozes diferentes das habituais. Em comemoração à Semana da Criança, os avisos sonoros com mensagens educativas serão transmitidos pelos pequenos.

Até domingo, os passageiros escutarão, nas vozes das crianças, as seguintes mensagens: "Bom dia"; "atravesse a pista com segurança";  "utilize a faixa de pedestres"; "boa tarde"; "boa noite"; e "crianças com menos de cinco anos não pagam tarifa". 

A iniciativa é uma parceria entre a SPTrans, gestora do transporte público municipal e a Socicam, empresa que administra os terminais. Os 21 locais estão distribuídos entre as quatro zonas da cidade, além da região central. 

Durante o ano, as mensagens são veiculadas diariamente nas vozes de adultos, com as orientações de segurança e educação no transporte.

Veja a lista de terminais que recebe as mensagens:

Parelheiros 
Varginha 
Grajaú 
João Dias 
Capelinha 
Guarapiranga
Jardim Ângela
Santo Amaro
Bandeira
Princesa Isabel
Vila Nova Cachoeirinha
Lapa
Pirituba
Pinheiros
Campo Limpo
A. E. Carvalho
Tiradentes
Sapopemba
Pq. D. Pedro II 
Mercado
Sacomã

Informações: SPTrans
READ MORE - Terminais de ônibus de São Paulo terão mensagens educativas com vozes de crianças

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960