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Em Curitiba, Linha Tatuquara/Centro entra em operação na segunda-feira

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Começa a funcionar, na próxima segunda-feira (19/8), a linha 707-Tatuquara/Centro, que vai fazer ligação direta entre o Terminal Tatuquara e a Praça Rui Barbosa.

A nova linha, com trajeto de 46,9 quilômetros, pode atender até 14,4 mil usuários por dia e vai ter pontos de parada no Terminal Tatuquara, nas estações-tubo PUC e Paiol e na Praça Rui Barbosa.

A frota conta com 15 veículos e vai operar com intervalo de 8 minutos nos horários de pico e de 20 minutos em horários de menor movimento. O tempo de deslocamento é de 60 minutos. O Ligeirinho vai trazer uma economia de 15 minutos no tempo de deslocamento dos passageiros da região, que antes tinham que ir do Tatuquara até o Terminal Pinheirinho para então fazer a conexão para o Centro da cidade.

Localizado ao lado da Rua da Cidadania do Tatuquara, o Terminal Tatuquara foi inaugurado em 29 de maio de 2021. Atualmente recebe cerca de 34 mil passageiros por dia.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Ônibus integrados da Trensurb têm novo terminal no Centro de Porto Alegre

A partir desta segunda-feira (19), a linha de ônibus integrada da Trensurb, entre a Estação Mathias Velho do metrô e o Centro de Porto Alegre, passará a ter seu terminal em Porto Alegre na Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Dr. Flores e Vigário José Inácio, próximo ao Terminal Rui Barbosa (Centro Popular de Compras).

A determinação é da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, em conjunto com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). Os ônibus, devidamente identificados como “a serviço da Trensurb – Operação Trilhos Humanitários”, fazem o trajeto em ambos os sentidos entre a capital e o terminal de integração da Estação Mathias Velho, em Canoas. Não há cobrança de passagem nos ônibus, apenas nas linhas de bloqueios do metrô.

As viagens

– Partidas da Estação Mathias Velho – Viagens com destino ao Centro de Porto Alegre, com paradas apenas para desembarque nas estações Aeroporto e Farrapos, das 5h15 às 23h50. O embarque e desembarque em Mathias Velho é feito no terminal de integração da estação.

– Partidas do terminal da Av. Júlio de Castilhos – Viagens diretas com desembarque apenas na Estação Mathias Velho, das 5h30 às 22h10.

– Partidas da Estação Aeroporto – Viagens com destino à Estação Mathias Velho, com parada apenas para embarque na Estação Farrapos, das 6h20 às 9h e das 16h às 22h10. O embarque e desembarque no Aeroporto é realizado na parada de ônibus junto à estação, em parada devidamente identificada, no lado norte, junto ao terminal do aeromóvel. Na Estação Farrapos, tanto o embarque quanto o desembarque também são feitos na parada junto à estação.

Informações: O Sul

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Linhas Recife/Porto de Galinhas agora serão operadas pela Empresa São Judas Tadeu


Os usuários que forem de ônibus a um dos cartões postais mais procurados do Brasil passarão a ser transportados pela São Judas Tadeu que já adquiriu novos ônibus e com uma layout de cor amarela referendando o sol das praias. 

Os veículos são todos com ar condicionado e assentos poltronas visando dar mais conforto aos usuários e turistas que procuram a Praia de Porto de Galinhas para se divertirem principalmente agora com a chegada do verão.



A expectativa de Porto de Galinhas para 2024 é de fechar o próximo ano com 20% mais turistas estrangeiros neste que é um dos principais destinos de Pernambuco, passando de 150 mil para 200 mil turistas. Ao todo, 1,2 milhão de visitantes nacionais e internacionais passaram por Porto de Galinhas ao longo de 2023 – um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

🚍 Linha 195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional)
Tarifa R$ 20,05

Dias úteis
05:20, 07:20, 08:10, 09:10, 10:20, 12:10, 13:10, 14:10, 15:20, 17:10, 18:10

Sábados e Domingos
05:30, 06:30, 07:30, 08:30, 10:30, 11:00, 12:30, 13:30, 15:00, 16:00, 17:30, 18:30, 19:30, 21:30

🚍 Linha 191 - Recife/Porto de Galinhas (N. S. do Ó)

Tarifa R$ 13,70

Dias úteis
04:00, 04:40, 07:45, 08:45, 09:50, 11:00, 12:40, 13:40, 15:45, 17:00, 19:20, 20:30, 21:30, 22:00

Sábados e Domingos
05:00, 06:00, 07:00, 08:00, 09:30, 11:30, 12:00, 13:00, 14:30, 15:30, 16:30, 18:00, 20:00, 21:00, 22:00

Para nós da São Judas Tadeu é um grande prazer poder oferecer o serviço nestas linhas, e esperamos poder atender os clientes que as usam com qualidade, da mesma forma que já buscamos servir nas outras linhas.

Esperamos que esta parceria seja duradoura. Nos vemos nas ruas, clientes!

Informações: Blog Meu Transporte

Mais Imagens dos veículos


Os novos ônibus são adaptados com elevadores para facilitar o acesso de pessoas com deficiência





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Governo conclui reforma de mais duas plataformas do Eixo Anhanguera

Governo de Goiás entregou, nesta quarta-feira (14/08), a reforma de mais duas plataformas do Eixo Anhanguera à população: Lago das Rosas e Universitária. A ação faz parte da reestruturação dos seis terminais e 19 Estações da Nova Anhanguera, que integra o Projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC).

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destaca a importância das obras para a nova fase do transporte coletivo.

“Este é mais um passo que o transporte público coletivo de Goiânia e região metropolitana dá em direção a uma histórica evolução da mobilidade urbana em Goiás”, afirma.

Investimento
Foram investidos cerca de R$ 2,75 milhões em cada uma das estações. Ao todo, o transporte demandará investimentos da ordem de R$1,7 bilhão por parte do Governo de Goiás, das prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade, além da contrapartida do consórcio que opera as linhas.

“Ao final desse processo, todos os ônibus serão ônibus novos e com ar-condicionado, de todas as linhas alimentadoras, do Eixo Anhanguera e do BRT Norte-Sul. A população pode esperar que, a cada dia que passa, receberá, até o início de 2026, o sistema completamente reformulado com esses investimentos, trazendo conforto e qualidade como um dos melhores sistemas de transporte coletivo do mundo”, assegura Rocha Lima.

Reforma das plataformas do Eixo Anhanguera
Outras três estações já passam por reforma: Jóquei Clube, Campinas e Rua 20. Em breve, terá início a obra da estação Palmito. O projeto aplicado nas estações integra o modelo do BRT mais verde do Brasil, com arquitetura e design de linhas leves e acabamento de alta performance.

O local está apto para receber os ônibus elétricos que transitarão pelo BRT, com destino a um futuro mais sustentável.

A experiência de viagem e interação com a cidade do usuário é uma prioridade para a RMTC, e as novas estações serão entregues com painéis informativos que oferecem aos usuários a previsão do tempo de chegada dos ônibus e os itinerários.

Por meio de um mapa, também é possível visualizar a integração da rede de transporte coletivo. Um relógio artístico, que interage com os usuários, também compõe os equipamentos das novas estações.

Tecnologia
Altamente tecnológicas, as novas estações vão contar com sistema de som com caixas de 400 watts de potência distribuídos por toda a plataforma; duas portarias eletrônicas nas entradas das estações com acessos internos e externos – nelas o usuário pode acionar ajuda dos profissionais do RedeMob Consórcio para apoio em caso de qualquer dificuldade; monitores de led semelhantes aos dos aeroportos com 2 metros por 50 cm, que vão trazer entretenimento, bem como informações de utilidade pública; além de Wi-Fi e outros monitores que vão anunciar o tempo de chegada dos ônibus e linhas.

A acessibilidade também foi uma grande preocupação durante a revitalização das Estações Lago das Rosas e Universitário. Nas duas plataformas, foram inseridas rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile garantem a inclusão de todos os passageiros; na entrada, uma placa em braile também auxilia na identificação do local; todo o piso tátil foi devidamente implantado, de forma inteligente e segura.

Os usuários vão contar ainda com um totem interativo, que permitirá o autoatendimento e consultas a serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). O sistema trará opções de consultas do último saldo do cartão, conforme os últimos registros gravados no sistema de bilhetagem, verificar a situação do seu cadastro ou ainda bloquear um determinado cartão que tenha sido perdido ou roubado.

Outro serviço que também estará disponível nas estações Lago das Rosas e Universitário é o QR Code Minha estação! Por meio dele, ao apontar o celular para um dos QR Code da estação (cada QR Code é associado a uma parada ou sentido do BRT), o cliente poderá visualizar as informações das linhas daquela parada e seus próximos horários de embarque.

Também será possível colaborar com a RMTC na preservação do patrimônio, utilizado pelo próprio usuário, informando situações de risco, não conformidades ou ainda ações de vandalismo. A estações também vão trazer a cor verde, uma marca da sustentabilidade adotada como ponto central em todo o sistema metropolitano BRT, ressaltando assim o BRT que será o mais verde do Brasil.

Estrutura e segurança
Paredes de brises de alumínio compõem a estrutura de proteção das estações e auxiliam na circulação de ar e proteção dos passageiros e equipamentos. Cada lado da plataforma contará, em 2025 (ao finalizar a troca da frota), com portas de vidro automáticas, que permitirão acesso ainda mais seguro aos ônibus. Um sistema automático vai comandar a abertura e fechamento da própria estação.

A segurança também é uma prioridade. A estação conta com câmeras que permitirão o reconhecimento facial e controle de acesso inteligente. Um posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local, tudo integrado com a Secretária de Segurança Pública do Governo de Goiás.

As catracas possuem um padrão antivandalismo, com gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), semelhantes as que são usadas em estações de metrô. Na entrada, máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos.

Estação acessível
Para tornar ainda tudo mais acessível, a nova plataforma possui um sistema de áudio com informações. Rampas de acesso com inclinação suave e corrimão com sinalização em braile garantem a inclusão de todos os passageiros. Na entrada, uma placa em braile também auxilia na identificação do local. Todo o piso tátil foi devidamente implantado, de forma inteligente e segura.

Integração
As Estações Lago das Rosas e Universitária oferecem ainda um minibicicletário (pela limitação de espaço), com capacidade para até duas bicicletas. À noite, a estação se transforma, destacando-se na cena urbana da capital com uma iluminação cênica e totens de identificação retroiluminados, que vão proporcionar uma cenografia para toda a cidade.

Informações: Governo de Goiás

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No DF, Passageiros poderão adquirir bilhete avulso para acessar ônibus

As passagens do transporte público coletivo do Distrito Federal poderão ser pagas por meio do bilhete avulso, implantado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) como opção para quem não tem ou não quer usar cartão de transporte ou bancário. O bilhete avulso será comercializado, a partir desta quinta-feira (15), em todos os pontos de recarga do Cartão Mobilidade.

Qualquer pessoa poderá adquirir o bilhete avulso, sem necessidade de cadastro. São três valores disponíveis, correspondentes a cada tipo de tarifa – de R$ 2,70, R$ 3,80 e R$ 5,50. Após pagar a passagem no ponto de comercialização, o usuário receberá um bilhete avulso com código de acesso (QR Code). Depois, basta aproximar o código no validador do ônibus para transpor a catraca.

“É importante que o passageiro saiba o valor da tarifa da linha que ele vai embarcar, pois o bilhete avulso vale apenas para um acesso e não há possibilidade de troco. Ou ele pode adquirir mais de um bilhete em diferentes valores e usar aquele que corresponder ao valor da passagem da linha que ele for viajar”, explicou o titular da Semob, Zeno Gonçalves.

O bilhete avulso não dá direito à integração, que permite ao passageiro fazer até três acessos com o pagamento de uma tarifa, no período de três horas. A integração só é possível com o Cartão Mobilidade ou o Vale-Transporte, fornecidos pelo GDF mediante cadastro.

“O Cartão Mobilidade é a melhor opção para o usuário. Muitos passageiros já entenderam a vantagem de fazer a integração, tanto que a emissão de cartões subiu 13% de junho para julho deste ano”, comparou Zeno. Segundo o secretário, a recarga por PIX também aumentou bastante e já representa 53% das operações de compra de crédito dos cartões.

Com a implantação do bilhete avulso, a Semob vai ampliar a quantidade de linhas integradas ao sistema 100% eletrônico. A partir desta quinta (15), outras 99 linhas deixarão de aceitar pagamento com dinheiro em espécie. Somadas às 52 linhas anunciadas em julho, serão 151 linhas no sistema, que correspondem a 16% do total. Nessas linhas, os passageiros terão opções de acesso por meio dos cartões de transporte, cartões bancários ou bilhete avulso.

Pontos de vendas

O bilhete avulso (QR Code) pode ser adquirido nos terminais rodoviários, em estações do BRT e nos pontos de recarga do Cartão Mobilidade. As pessoas que não possuem cartão bancário ou cartão de transporte podem adquirir o bilhete avulso nos postos do BRB Mobilidade, que ficam na Rodoviária do Plano Piloto, além das estações do BRT e rodoviárias de Brazlândia, Gama, Park Way, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga.

As unidades do Na Hora de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo e Taguatinga também possuem pontos de comercialização do bilhete avulso e de recarga do Cartão Mobilidade.

Além dos locais citados, há 59 conveniências do BRB, três correspondentes bancários e 46 equipes de atendimento volante em diversos terminais e pontos de maior circulação de passageiros. Os endereços estão disponíveis neste link.

Informações: Agência Brasília

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CPTM terá mudanças na circulação neste fim de semana para realização de obras de manutenção e modernização

O fim de semana de 17 e 18 de agosto terá duas importantes mudanças na circulação do Serviço 710 e de plataforma na Linha 11-Coral, ambos administrados pela CPTM, para a realização de obras de manutenção e modernização, com o objetivo de sempre melhorar o conforto e a segurança dos passageiros.

A partir das 21h de sábado (17/08) os trens que seguem em direção a Rio Grande da Serra não irão parar na Estação Utinga, na Linha 10-Turquesa. Desta forma, os passageiros que querem embarcar nesta estação devem seguir até a Estação São Caetano, trocar de plataforma e prosseguir viagem. Já quem quer desembarcar no local deve ir até Prefeito Saladino e retornar para Utinga. A alteração permanecerá até as 21h de domingo (18/08). Serão realizados serviços como instalação de postes metálicos e lançamento de cabos. Além disso, obras no Viaduto Independência, em São Caetano, tornarão necessário o desligamento de parte da rede aérea, fazendo com que os trens utilizem a plataforma 1 nas Estações Prefeito Saladino e Capuava, plataforma 3 em Santo André e Mauá (somente no sábado) e plataforma 4 em São Caetano.
Já no domingo, entre 08h e 17h, os trens que seguem em direção a Jundiaí, na Linha 7-Rubi, não irão parar na Estação Piqueri, na Linha 7-Rubi. Os passageiros que chegam à estação e querem seguir sentido Jundiaí devem retornar até a Estação Lapa e embarcar novamente. Quem quer desembarcar em Piqueri deve seguir até Pirituba e retornar sentido Rio Grande da Serra. Essa alteração na circulação permitirá que a CPTM realize a demolição de Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) desativados, além da execução de alívio de tensão, soldas e limpeza de faixa.

Durante toda a operação comercial de domingo (18/08) os trens da Linha 11-Coral que chegam e partem da Estação Mogi das Cruzes utilizarão a plataforma 5. Neste período, será realizada a manutenção preventiva da rede aérea e a substituição de dormentes de madeira por dormentes de concreto nas proximidades da plataforma 1 da estação.

Concurso Público Nacional Unificado
No domingo a equipe operacional da CPTM vai monitorar a movimentação de passageiros e manterá trens de prontidão para atender eventual aumento de fluxo para atender aos candidatos do Concurso Público Nacional Unificado.

Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 99767-7030.

Informações: CPTM

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