A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar nesta segunda-feira (12) uma faixa exclusiva para ônibus em ambos os sentidos da Avenida Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo. A nova faixa terá extensão de 2,4 km e ficará localizada no trecho entre as avenidas Jabaquara e Rubem Berta.
A exclusividade para o transporte coletivo na nova faixa vai valer de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h em direção ao Centro e das 17h às 20h no sentido bairro. A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.
A faixa será implantada à direita da avenida, mantendo as faixas restantes para o tráfego geral de veículos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
Sete linhas de ônibus circulam pela Avenida Indianópolis no sentido bairo, transportando cerca de 66 mil passageiros por dia útil. No sentido Centro, são cinco linhas de ônibus, que transportam em média 48 mil passageiros por dia.
Alterações de tráfego
A CET vai alterar a sinalização no trecho da nova faixa exclusiva, com a proibição de estacionamento durante o horário de funcionamento da faixa. Ou seja, das 6h às 9h, no sentido Centro, e das 17h às 20h no sentido bairro.
Com a proibição de estacionamento, quatro pontos de táxi serão remanejados para vias transversais no horário de funcionamento da nova faixa. Nos demais horários, os pontos de táxi funcionarão nos pontos originais, localizados na Avenida Indianópolis.
Informações: G1 São Paulo