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Grande Recife alerta: prazo de solicitação da carteira de estudante 2009 termina no final do mês

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Há dez dias do encerramento do prazo para a solicitação das carteiras de estudante 2009 (dia 30 de setembro), 815 escolas da Região Metropolitana do Recife ainda não enviaram nenhuma remessa solicitando o documento para seus alunos. A carteira, que é utilizada por mais de 360 mil estudantes do ensino médio, fundamental e de cursinhos pré-vestibulares, é responsável por garantir, entre outros, o direito de utilizar a meia passagem através da aquisição de créditos para o Vale Eletrônico Metropolitano Estudante (VEM). Além disso, outra preocupação do Grande Recife Consórcio de Transporte tem sido a demora enfrentada para conseguir fazer com que as escolas compareçam para resgatar as carteiras emitidas. Cerca de quatro mil estão prontas, aguardando o resgate, e outras 18 mil devem ser concluídas até o final do mês. O processo de solicitação do documento teve início em janeiro deste ano. Desde então, mais de duas mil instituições de ensino já enviaram formulários, requisitando as carteiras. Até a última sexta-feira (18/09), das 361 mil carteiras solicitadas, cerca de 337 mil já foram confeccionadas e entregues às escolas. O prazo padrão para entrega das carteiras é de 50 dias úteis; tempo necessário para averiguação e confecção dos documentos.
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Curitiba: Dia Mundial Sem Carro tira 120 mil veículos das ruas de Curitiba


O prefeito foi de ônibus de casa para a Prefeitura. Ele pegou a linha Centenário-Campo Comprido, às 8h29, na estação-tubo Paulo Gorski, no Mossunguê, onde mora. Richa desceu no Terminal Campina do Siqueira, onde pegou o Inter 2 sentido Cabral. Richa desceu em frente à Assembleia Legislativa, no Centro Cívico, de onde caminhou até a Prefeitura.

O bloqueio de 40 quadras em 15 ruas tornou o Centro da cidade em área livre de carros. A partir das 6h, o lugar dos veículos foi tomado por serviços de saúde, orientações de trânsito, distribuição de mudas de plantas e feira livre. A população que circulou a pé, de bicicleta ou com transporte coletivo no Centro, apoiou a iniciativa."O movimento foi intenso em todas as barracas e também no Expresso Educação, ônibus adaptado usado em ações de educação", contou Maura Moro, da Unidade de Educação e Mobilização da Urbs.O transporte coletivo contou com o reforço de 100 ônibus extras, especialmente nas linhas que cruzam o Centro da cidade. Nas Administrações Regionais, caminhadas, exposições, serviços de saúde, artesanato, feiras, cultura e lazer fizeram parte da programação.Nas primeiras horas da manhã houve lentidão no tráfego em duas quadras da rua XV de Novembro, no início da rua João Negrão e no ponto central da Visconde de Guarapuava. Pouco tempo depois o trânsito começou a fluir com tranquilidade. Ruas no entorno da região central, como André de Barros e a própria Visconde de Guarapuava, registraram boa fluidez já a partir do meio da manhã.
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Recife: Operação do Terminal Integrado Pelópidas completa um mês


Um mês após o início do funcionamento do Terminal Integrado Pelópidas Silveira, o Grande Recife Consórcio de Transporte divulga o segundo balanço sobre a operação, incluindo os ajustes já realizados durante o período e as novas alterações que serão efetuadas. Durante este período as 19 linhas, que operam com 152 ônibus no TI, transportaram em média, 87 mil passageiros por dia útil, 60 mil aos sábados e 50 mil aos domingos, chegando a aproximadamente 2,1 milhões de usuários transportados desde o início da operação. O acompanhamento diário dos técnicos do consórcio - que vêm realizando estudos de demanda, quantidade de coletivos e intervalos das linhas durante este período – tem apontado a necessidade de alterações como: ampliação da frota, modificações de itinerários e pontos de embarque/desembarque. O Grande Recife tem trabalhado com afinco para executar todas as intervenções necessárias.

Veja aqui um resumo dos principais ajustes:
Alterações que irão ocorrer a partir do dia 23/09

Criação de linha:

  • Criação da linha Paulista/TI PE-15, que ligará de forma expressa, no sentido PE-15/Paulista, os terminais integrados Pelópidas Silveira e PE-15. Esta linha irá operar com quatro veículos e 140 viagens, com um intervalo médio de seis minutos. Alteração de itinerário:
  • A linha 909–Paulista/Joana Bezerra, nos sentidos Recife/Paulista e Paulista/Recife, não irá mais entrar no TI PE-15, entre às 4h e 22h. Desta forma, os usuários embarcarão no TI Pelópidas e seguirão para o TI Joana Bezerra. Alteração que irá ocorrer a partir do dia 28/09
  • A operação da linha 988-Desterro/Paulista será desmembrada, para atender a comunidade do Loteamento Bonfim, originando a criação da linha 984-Loteamento Bonfim/Paulista. A nova linha irá operar com dois veículos e 32 viagens, com um intervalo médio de 25 minutos.
Modificações que já aconteceram

  • Reativação da linha 949 Caetés/Paratibe, que opera com a tarifa (R$1,85) responsável pelo atendimento ao Distrito Industrial de Abreu e Lima ligando ao centro de Paulista e passando por Paratibe.
  • A linha 992 – Pau Amarelo que após a implantação do TI Pelópidas Silveira, passou a ter o seu ponto de embarque e desembarque na PE–01 teve o seu terminal redirecionado para o seu antigo ponto de embarque, localizado no Loteamento Nossa Senhora da Conceição.
  • Já a linha 922 – Pau Amarelo/Paulista teve seu itinerário alterado para atender parte da área da praia de Pau Amarelo, passando a trafegar Av. Cláudio Gueiros Leite, com destino ao TI Pelópidas. Além das mudanças de itinerário, a linha 922 teve um reforço de mais 4 veículos e 47 viagens nos dias úteis. Com o reforço a linha está operando com 12 carros e 136 viagens.
  • Linha 944 Lot. Conceição/Paulista teve seu itinerário alterado para atender a Vila Nossa Senhora da Conceição (terminal de Pau Amarelo), em todas as viagens, além da ampliação de atendimento a Maria Farinha nos dias úteis finais de semana.
  • A linha 905 – Igarassu/Paulista foi reforçada com mais 4 veículos e 18 viagens a mais. Agora a 905 realiza viagens alternadas, sendo uma direto pela a BR-101, percurso mais rápido, e outra via Sítio Histórico, facilitando o deslocamento dos moradores do local. Com o reforço a linha está operando com 14 carros e 146 viagens. O ponto de embarque da 944 foi transferido da plataforma 5 para 22.
  • Em relação à linha 906 – Paulista/Macaxeira viagens expressas alternadas, via Estrada do Frio, realizando o percurso em menor tempo. Substituição de seis ônibus de duas para três portas, facilitando o embarque e desembarque dos usuários.
  • Já a linha 998 - Caetés III/Paulista teve o acréscimo de mais 1 veículo e 8 viagens, passando a operar com 4 ônibus realizando 68 viagens diárias. Outras Medidas: - Aumento da frota em operação, nos dias úteis, com mais dez veículos, passando de 142 para 152.
  • Reforço na equipe de divulgação, criação de novas peças informativas.
  • Implantação sistema de sonorização do Terminal Integrado, para o repasse de informações operacionais (como localização de pontos de embarque/desembarque, itinerários e horários de partidas).
  • Ampliação do atendimento da linha 979–Paulista (Rua do Sol)
  • Expresso, que passou a atender o Terminal Integrado da PE -15, no sentido subúrbio/cidade.
  • Transferência do ponto de embarque da linha 988-Desterro/Paulista da plataforma 9 para 20. - Transferência do ponto de embarque da linha 979-Paulista (Rua do Sol) EXPRESSO da plataforma 1 para 4.
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BNDES pode investir R$ 1 bi em obras em BH


Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a prioridade de investimento do Governo Federal são os corredores de ônibus

O BNDES pode financiar em até R$ 1 bilhão a implantação de corredores de ônibus em Belo Horizonte com vistas à Copa do Mundo de 2014. A informação é do prefeito Marcio Lacerda, que participou de uma reunião em 21 de setembro, em Brasília, com representantes de vários ministérios e do BNDES. "A prioridade do Governo Federal são os corredores de ônibus", disse Lacerda.

Nos próximos dias, na sede do BNDES, no Rio, haverá uma reunião com representantes da Secretaria de Fazenda de Minas para tratar da reforma do Mineirão. De acordo com o prefeito, o BNDES aceita financiar 75% da obra, desde que o valor não supere R$ 400 milhões. Segundo ele, o valor é suficiente para a reforma do estádio. Pelo cronograma apresentado pelo coordenador-executivo do Programa Estado para Resultados, Tadeu Barreto, que também esteve na reunião, a obra se inicia em fevereiro de 2010, com inauguração prevista para dezembro de 2012.
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SPTrans atende aos moradores de Itapecerica

Para melhorar o serviço no local foram instalados 12 pontos de ônibus
A SPTrans instalou, desde o dia 3 de setembro, na Estrada de Itapecerica seis pontos por sentido, para organizar o embarque e/ou desembarque de 14 linhas de ônibus:
Linhas beneficiadas:

  • 6024-10 – Jd. Maria Sampaio – Santo Amaro
  • 6036-10 – Jd. Macedônia – Santo Amaro
  • 6037-10 – Jd. Mitsutani – Santo Amaro
  • 6038-10 – Jd. das Rosas – Santo Amaro
  • 6039-10 – Valo Velho – Santo Amaro
  • 6041-10 – Jd. Jangadeiro – Santo Amaro
  • 6042-10 – Jd. Três Estrelas – Santo Amaro
  • 6042-21 – Jd. Sonia/Ingá – Santo Amaro
  • 6045-10 – Valo Velho – Santo Amaro
  • 6046-10 – Jd. São Bento Novo – Santo Amaro
  • 6044-10 – Jd. Dom José – Santo Amaro
  • 677Y-10 – Jd. Guarujá – Morumbi Shopping
  • 746F-10 – Jd. das Palmas – Santo Amaro
  • 746V-10 – Jd. Rebouças – Santo Amaro



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Em Fortaleza, já são 181 veículos adaptados para pessoas com deficiência

Melhora a cada dia o perfil da frota de ônibus de Fortaleza. Agora, já são 181 veículos adaptados para pessoas com deficiência, o que representa 10,64% da frota atual de 1700 carros. Em 2005, apenas 1,3% possuíam elevadores, do total de 1600.A quantidade de veículos com condições de transportar pessoas com mobilidade reduzida ainda não equivale a toda a frota operante, mas representa uma melhora significativa no ritmo de adaptação. Nos últimos quatro anos e meio, houve um aumento de 786% de carros com elevadores. Esses veículos são distribuídos entre as linhas que passam próximo a locais de atendimento a pessoas com deficiência, como hospitais, associações e outros órgãos públicos.A adaptação da frota é importante inclusive para atender a procura crescente desse público por transporte público, que aumentou após a Prefeitura de Fortaleza ter concedido gratuidade nos ônibus para pessoas com deficiência que atendem a determinados critérios sócio-econômicos. Hoje, mais de oito mil cartões de gratuidade já foram confeccionados, muitos com direito a acompanhante.
A perspectiva da Prefeitura de Fortaleza é que, até 2014, todos os ônibus e vans estejam adaptados, de acordo com o decreto federal 5296/04, que estabelece o ano da Copa do Mundo no Brasil como limite para acessibilidade universal no transporte público.

Em virtude das obras de trânsito na região das avenidas Humberto Monte e Bezerra de Menezes, está adiado, por tempo indeterminado, o prolongamento do itinerário da linha 075 (Campus do Pici/Unifor) até o Terminal Antônio Bezerra.Mas os moradores do bairro Benfica que desejam se deslocar até o terminal, ainda podem contar com a criação da linha 088 (Antônio Bezerra/Albert Sabin), que será implantada neste sábado, 26. A linha, surgida a partir do remanejamento de parte da frota da 389 (Campus do Pici/Jovita Feitosa), será uma opção de ligação das pessoas que moram ao longo da avenida Bezerra de Menezes e nos bairros Antônio Bonfim e Benfica com a Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé. O itinerário da nova linha terá origem no Terminal Antônio Bezerra, passando pelas avenidas Bezerra de Menezes e Dom Jerônimo, até a 13 de Maio. À altura da Igreja de Fátima, os ônibus se encaminham para a rodoviária.
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Rio 2016: Em transporte público: Haverá a construção de 43 quilômetros de BRT


No próximo dia 2 de outubro, os membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) vão reunir-se em Copenhague para eleger a cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O Rio de Janeiro está no páreo e com ótimas chances. No dia 2 de outubro, todos os brasileiros, e especialmente os cariocas, têm bons motivos para torcer pelo Rio e, no caso de uma vitória, comemorar.
Muito já foi dito sobre a candidatura do Rio, mas poucos sabem do real alcance do impacto que sediar os Jogos Olímpicos pode ter na qualidade de vida dos cariocas. Não tenha dúvida: os jogos serão um acelerador do desenvolvimento econômico e social sustentável da nossa cidade. Como no caso de Barcelona em 1992, o país todo se voltará para viabilizar o projeto e mostrar ao mundo que o Brasil pode sediar os Jogos Olímpicos. Vejamos alguns dos impactos previstos.
Em transporte público, haverá a construção de 43 quilômetros de BRT, os corredores para ônibus articulados que ligarão a Barra às zonas Oeste e Norte. A ligação da Barra à Zona Sul será feita via metrô. Os trens passarão por renovações e modernizações. O projeto privilegia o transporte de massa sobre o individual. Estima-se que o percentual de viagens da população utilizando transporte de massa suba dos atuais 14% para 43% após os Jogos. Uma verdadeira revolução no nosso sistema de transporte.
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Transporte coletivo em Feira de Santana é de péssima qualidade e um dos mais caros do país

Durante o seu pronunciamento feito na sessão na Câmara Municipal no horário do pequeno expediente, o vereador Roberto Tourinho (PSB), teceu duras críticas ao valor da tarifa de transporte coletivo cobrado em Feira de Santana. Utilizando-se de uma reportagem veiculada no do portal de notícias G1 Globo.com, de 21 de setembro de 2009, com o título “Confira as tarifas de ônibus mais caras e mais baratas das capitais brasileiras”. Segundo ele, a passagem em Feira é mais cara do que 10 capitais do país.
“Só existe no Brasil tarifa de ônibus mais caro do que em Feira de Santana, nas seguintes capitais: Florianópolis, Campo Grande, Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Velho, Porto Alegre, São Paulo, Manaus, Salvador, Goiana, Curitiba e Rio de Janeiro. As cidades com valor equivalente ao de Feira são: Maceió, Brasília, Natal, Boa Vista e Palmas. Por sua vez, as que apresentam valor inferior a R$ 2,00, são: Macapá, Aracaju, Rio Branco, Vitória, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Teresinha, Belém e São Luís”, informou Tourinho.
De acordo com o vereador, a tarifa de ônibus em São Luís custa R$ 1,60 desde o mês de julho de 2004. “As tarifas de ônibus em Feira de Santana é apenas 30 centavos mais barata do que São Paulo, a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo”. Para Tourinho, o quadro se agrava em Feira, ao verificar que além do preço abusivo, o sistema de transporte coletivo do município é de péssima qualidade.
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