Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Campo Grande, 71 ônibus novos rodarão a partir de julho , mas sem ar-condicionado

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Prefeitura e Consórcio Guaicurus anunciaram renovação de 71 novos ônibus na frota. Desses, 68 já estão no pátio da Viação Cidade Morena, mas a maioria (47) ainda precisa receber adaptações. Os demais 21 já estão com sistema de bilhetagem atualizado e avisos estampados.

Eles são de tamanho semelhante e têm a mesma capacidade dos que substituirão. Representam cerca de 15% dos veículos que andam pelas ruas de Campo Grande.

Segundo apurado pela reportagem junto à coordenação da empresa, as modificações são feitas no próprio estacionamento e devem ser concluídas até 29 de junho. Não há ainda a data exata para os novos veículos entrarem em circulação na cidade, já que motoristas precisam receber treinamento de como operar automóveis. Mas a previsão é julho. 

Os profissionais precisam estar aptos a dirigir os carros, já que são modelos diferentes dos que substituirão. Tratam-se de veículos mais novos, da marca Marcopolo. Nenhum deles é sanfonado e têm porta do lado contrário ao motorista, assim como toda a frota campo-grandense.

Está previsto contrato de cinco anos para esses veículos, que têm acessibilidade - por meio de plataformas -, mas não possuem aparelhos de ar-condicionado, conforme compromisso de campanha do ex-prefeito Marquinhos Trad.

Os carros têm capacidade de 40 passageiros sentados. As linhas do transporte público que serão atendidas são definidas com base nos horários de pico do município.
Segundo anunciado pela prefeita, Adriane Lopes (PP), esta é a maior renovação da última década. Outros três ônibus ainda estão na fábrica da Marcopolo, em São Mateus (ES), e deverão chegar na cidade nos próximos dias.

Vale ressaltar que a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) determinou que, até o final deste ano, o Consórcio Guaicurus deverá renovar 184 veículos.

Informações: Campo Grande News
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Prefeitura alugará ônibus zero quilômetro para o transporte coletivo de Palmas

A Prefeitura de Palmas formalizou o aluguel de 40 novos ônibus para o sistema de transporte público de passageiros de Palmas. Eles entram em operação em até 15 dias.

A contratação tem prazo inicial 180 dias de vigência. O aluguel dos veículos vai requerer investimento de R$ 30.000,00 por veículo ao mês do Município. A empresa contratada é a empresa Bruck Transportes LTDA.

Os veículos são novos (zero quilômetro), cumprem com exigências legais de menor emissão de gases poluentes e, conforme descrito no contrato, devem manter o padrão de, no mínimo, 40 passageiros sentados, climatização, GPS e condições de acessibilidade para pessoa com deficiência. As despesas com operação dos veículos ficam a cargo da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).

Segundo o presidente da ATCP, Eliezer Moreira de Barros, os novos veículos substituirão ônibu defasados que demandam manutenção corretiva frequente e para ampliação da frota em operação. Segundo a agência, atualmente o sistema de transporte público de Palmas conta com 189 veículos cadastrados.

Informações: Prefeitura de Palmas
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Linhas da EMTU no ABC ganham 35 novos ônibus zero km

As linhas gerenciadas pela EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos que atendem a Região do ABC receberam 35 novos ônibus zero km em junho. Os veículos, que compõem a frota operada pela NextMobilidade, fazem parte da modernização da operação metropolitana da região e beneficiam a população de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo.

Os novos ônibus são modernos, equipados com ar-condicionado, tomadas USB e possuem acessibilidade, com plataforma elevatória veicular ou rampa de acesso para as pessoas com deficiência.

Os ônibus já passaram por inspeção de inclusão realizada pela EMTU, onde foram cadastrados à frota sete ônibus articulados modelo Caio Millennium que irão operar no Corredor ABD e 28 veículos modelo Apache VIP para o atender toda Área 5 (municípios do ABC). 
A inspeção veicular da EMTU considera 938 pontos a serem verificados, em conformidade com as legislações ambientais, de acessibilidade e de acordo com as determinações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), resoluções da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, além de considerar o surgimento de novas tecnologias.

Informações: EMTU SP
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Tarifa do metrô de BH vai aumentar para R$5,30 a partir de julho

A partir do dia 1º de julho, os usuários do metrô de Belo Horizonte vão pagar mais caro na tarifa. A resolução foi publicada neste sábado (24), pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), no Diário Oficial.

De acordo com o texto, o valor passará de R$4,50 para R$5,30, um reajuste de 17,78%.

Ainda segundo a publicação, o aumento corresponde ao período de março de 2021 a março de 2023.

A concessionária que administra o metrô de BH informou que está ciente da alteração no valor da passagem. Disse ainda que, com a concessão que foi assinada neste ano, melhorias serão realizadas na infraestrutura, como a expansão da linha 1 e a implantação da linha 2.

O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões ao longo de todo o contrato.

Contrato de concessão
Em março, o Grupo Comporte assinou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o contrato de compra e venda de ações da Veículo de Desestatização MG Investimentos (VDMG), controladora da CBTU-MG.

O grupo assinou também o contrato de concessão do metrô com o governo de Minas.

A empresa venceu o leilão do metrô de Belo Horizonte em dezembro de 2022 com uma proposta de R$ 25,7 milhões.

Informações: G1
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No Rio, Sistema do VLT testa mudanças na fiscalização e na cobrança de tarifas

A passagem do VLT é paga dentro dos vagões, com acesso sem roletas e validação do cartão (Bilhete Único Carioca, Bilhete Único Intermunicipal ou RioCard) em máquinas. 

A fiscalização do valor cobrado (R$ 4,30) cabia a funcionários do sistema e guardas municipais, mas agora será apenas atribuição dos primeiros: ao encontrar alguém viajando sem pagar, agentes da concessionária terão que fotografar seus documentos, além de registrar local, dia e horário da infração. As informações serão enviadas à Secretaria de Ordem Pública (Seop), para aplicação de multa de R$ 170,00 — ou R$ 255,00, em caso de reincidência.
Outra novidade é o controle de acesso — com pagamento através de validadores externos, que fará com que os passageiros paguem a tarifa antes de entrar nos trens —, já em fase de testes em dias úteis e nas estações mais movimentadas da cidade: Cristiano Ottoni, na Central do Brasil, Gamboa e Vila Olímpica, no Santo Cristo; e Colombo e Santos Dumont, no Centro.

Transportando cerca de 80 mil pessoas por dia, de acordo com a concessionária, os VLTs contabilizam uma taxa de 14% de passageiros que não pagam pelo serviço. As alterações no processo de fiscalização, realizadas de acordo com resolução conjunta publicada no Diário Oficial do Município de 29/03, buscam aumentar o controle do acesso e diminuir essa porcentagem.

Informações: O Globo
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Catraca dupla será implementada em frotas de ônibus na Grande Aracaju

A partir desta segunda-feira, 19, passa a valer uma medida de implementação das catracas duplas em frotas de ônibus que atendem a Grande Aracaju. A ação foi promovida pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju.

De acordo com a SMTT, o principal objetivo da iniciativa é coibir a prática ilegal de pular a catraca dos ônibus do transporte coletivo na região da Barra dos Coqueiros e Atalaia Nova. As catracas elevadas serão instaladas em 12 veículos que circulam pelo município vizinho e região.

Segundo o superintendente da SMTT de Aracaju, Renato Telles, a instalação das catracas elevadas atende as solicitações da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, em virtude do comprometimento das operações dos veículos de transporte coletivo na localidade, causado pelo índice alto de pulos de catracas. A perspectiva é de que a instalação das catracas elevadas possa coibir os pulos de catracas, ações estas consideradas ilegais e que geram prejuízos, inseguranças e transtornos ao serviço do transporte público.
“A SMTT da Barra dos Coqueiros solicitou à SMTT de Aracaju a implantação das catracas elevadas para a melhoria da operação dos ônibus, e depois de analisarmos o pleito mostramos um protótipo com as devidas dimensões aos representantes da SMTT Barra, que foi aprovado. O objetivo é melhorar a operação dos coletivos na região, oferecer mais segurança a quem utiliza adequadamente os ônibus, e também evitar ameaças que estavam sendo dirigidas aos profissionais que trabalham nessas linhas de ônibus. O Sindicato dos Rodoviários, inclusive, protocolou ofício relatando as ameaças que motoristas vêm sofrendo por quem pratica as evasões”, conta.

Informações: Fanf1
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Tarifa zero dos ônibus em Balneário Camboriú deve diminuir congestionamentos

Desde a última segunda-feira (15), o transporte coletivo em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, é gratuito. A medida foi anunciada pela prefeitura junto com a mudança da empresa responsável por operar o sistema.

Essa é a segunda cidade a implantar o tarifa zero: também na segunda-feira, Balneário Piçarras também anunciou a medida.

Segundo Magali Nunes Ignácio, diretora-presidente da BC Trânsito, o principal objetivo da medida é a inclusão social, possibilitando que toda a população tenha acesso ao transporte público de qualidade.

“Além disso, é um incentivo para que as pessoas deixem seus veículos em casa, não impactando o meio ambiente e o trânsito”, afirma Magali.

A tarifa zero será mantida por seis meses. Depois disso, a prefeitura deve reavaliar a política. Depois disso, existe a possibilidade desta política se tornar permanente. É o que um projeto de lei, apresentado na Câmara de Vereadores, também quer.

Para especialista, “mesmo com a tarifa zero, os congestionamentos continuarão”
O professor da Univali, Janio Vicente Rech, doutor em Gestão Territorial, afirma que, “mesmo com a tarifa zero, os congestionamentos continuarão, em razão de não haver faixas exclusivas ou preferenciais para o transporte público”.

“Investimentos realizados nas cidades têm sido direcionados em sua maioria a políticas públicas que favorecem a utilização de mais transportes motorizados, principalmente o individual, gerando grandes congestionamentos, o que tem contribuído na perda da mobilidade. Isto é agravado pela falta de transporte público integrado e de qualidade, assim como da falta de planos de mobilidade integrados”, afirma.

“Algumas ações, como faixas elevadas para pedestres, implantação de ciclofaixas e ciclovias e a eliminação de vagas de estacionamento, como na avenida Atlântica, convergem com diretrizes de mobilidade urbana sustentável e de um modelo de cidade que prioriza as pessoas”, considera.

O professor ainda afirma que, para que o transporte público atraia novos usuários, é necessário que o tempo de deslocamento dos ônibus seja menor que o tempo daqueles que utilizam automóvel. “Com a falta de planejamento regional integrando os municípios de Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú, com população em torno de 545 mil habitantes e frota veicular circulando na região próxima de 440 mil veículos, a mobilidade da população tem se agravado consideravelmente”.

Mobilidade deve ser prioridade
Rech cita outras políticas públicas que podem ajudar a solucionar o problema crônico do trânsito de Balneário Camboriú: Campanhas para que se evite o uso do automóvel e se utilize o transporte ativo para deslocamento urbano, como a caminhada e a bicicleta, minimizariam os frequentes congestionamentos nas principais vias.

“A malha cicloviária na cidade é fundamental para que se garanta a mobilidade, desde que aconteça de forma contínua, criando circuitos que ligue pontos de interesse como escolas, universidades, hospitais, rodoviária, shoppings, praias, trabalho, entre outros. É uma maneira de se minimizar o uso do automóvel como modo de transporte. A solução de parte destes problemas exige a implementação de projetos inovadores com sistemas de transportes intermodais integrados e eficientes e basicamente, vontade política dos gestores municipais”.

Projeto de lei quer tarifa zero permanente
O projeto de lei quer garantir que, depois do término do contrato emergencial com a Transpiedade, a tarifa zero continue sendo uma política pública municipal.

O vereador Eduardo Zanatta (PT) é quem propôs a lei. “Balneário Camboriú se tornou referência, pois é a primeira cidade com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina a ter o sistema de tarifa zero. Apresentamos o projeto “Tarifa Zero é Mais”, pois é isso que a tarifa garante: mais acesso à cidade, mais lazer e mais dinheiro injetado na economia local”, afirma.

Informações: ndmais.com.br
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Grande Recife: TI Pelópidas terá mais três linhas com integração temporal

Outras três linhas começam a operar com integração temporal no TI Pelópidas a partir do sábado (24). Com isso, os usuários que utilizam as linhas 1934 - Arthur Lundgren I/TI Pelópidas, 1935 - Paratibe/TI Pelópidas e 1941 - Arthur Lundgren II/TI Pelópidas passarão a embarcar pela porta da frente e registrar o cartão VEM no validador para liberar a catraca. Desde o início deste mês, as linhas 1931 - Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas, 1932 - Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas e 1943 - Mirueira/TI Pelópidas também passaram a operar com o sistema temporal.

As demais linhas permanecem com o embarque pelas portas do meio ou traseira sem a necessidade do uso do cartão VEM. No TI Pelópidas circulam 24 linhas. Os TIs Barro, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15 e Pelópidas operam parcialmente com o sistema temporal.

A integração temporal permite a circulação com o pagamento de uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). O embarque no sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração.
Quem ainda não tem o cartão VEM pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no embarque das linhas que farão a integração temporal no TI Pelópidas. Basta procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe seu cartão VEM Comum.

As recargas podem ser realizadas nas máquinas de autoatendimento instaladas nos terminais, estações de BRT e no Posto de Atendimento do VEM na Rua das Ninfas, 278, bairro da Boa Vista. Há ainda vários pontos de recarga e venda do VEM com parceiros descentralizados da Urbana-PE, gestora da bilhetagem eletrônica, espalhados na Região Metropolitana do Recife.

O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no embarque e o mapeamento do trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio a sempre planejar melhor o trajeto das linhas de ônibus.

Até o momento, a integração temporal está implantada integralmente em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Em 2021 e 2022, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

COBRANÇA DUPLA – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, os usuários têm direito ao ressarcimento do valor, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5512/5518.

Informações: GRCT
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Transporte coletivo urbano de Rio Preto recebe ônibus novos

Consórcio Riopretrans entregou na manhã desta quinta-feira, 22, nove veículos novos que serão utilizados no transporte coletivo urbano de Rio Preto. Os ônibus fazem parte de um lote de dez veículos adquiridos pela empresa e que entram em circulação já nesta sexta-feira, 23.

Todos os veículos têm instalações com acessibilidade, ar-condicionado e tecnologia mecânica Euro 6 – que é mais sustentável por emitir, em média, 33% menos poluentes. Na comparação com os motores convencionais, os novos ônibus reduzem em 72% a emissão de hidrocarbonetos, em 50% a de material particulado e em 80% a de óxido de nitrogênio.

“É fundamental que essa preocupação climática também faça parte da agenda do nosso município, que está sempre preocupado em proporcionar mais qualidade de vida às pessoas”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

De acordo com a previsão contratual, até o final deste ano, o consórcio deve adquirir 42 novos ônibus, todos com ar-condicionado, acessibilidade e tecnologia Euro 6. Com isso, a partir de 2024, cerca de 20% da frota será composta por ônibus sustentáveis e com menos de um ano de uso.

“São ônibus novos que vão garantir mais conforto à população. Esses veículos vão substituir os mais antigos, que não contavam com ar-condicionado”, comentou o secretário de Trânsito e Transportes, Amaury Hernandes.
Com mecânica Mercedes-Benz e acabamento nacional Marcopolo, os ônibus novos são do tamanho “básico”, que são os maiores previstos no contrato de concessão.

Frota

O Sistema de Transporte Coletivo de Rio Preto possui com 249 veículos para atender aos usuários. O contrato de concessão prevê que os ônibus tenham, no máximo, doze anos de uso (individual) e média unitária de 5 anos quando considerado a totalidade dos veículos.

O terminal urbano recebe diariamente – de segunda a sexta-feira – 60 mil passageiros e o sistema atende 83 mil passageiros/dia nas 80 linhas ativas. Atualmente 100% da frota está equipada com acessibilidade e sinal de wi-fi.

Recarga por aplicativo

Os usuários do transporte urbano de Rio Preto já podem comprar créditos por meio do aparelho celular. A facilidade foi disponibilizada esta semana, por meio do aplicativo para smartphones Linhas Rio Preto.

Os passageiros que têm cartão cadastrado precisam informar apenas o número do CPF e a data de nascimento para criar a senha e, a partir daí, podem abastecer o cartão. A forma de pagamento disponível é o PIX e a recarga mínima habilitada é de R$ 45.

Informações: Prefeitura de Rio Preto
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Em SP, Pagamento por aproximação chega às linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU

Os ônibus que atendem linhas gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) na capital paulista e região metropolitana de São Paulo agora contam com pagamento por aproximação. Os passageiros podem embarcar utilizando cartões de crédito ou débito, aproximando no validador diretamente na catraca do veículo. Além dos cartões com essa tecnologia, celulares e relógios smartwatches também poderão ser utilizados. 

Para o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, a expansão de novas tecnologias no transporte público facilita o dia a dia do usuário. “O recurso de pagamento por aproximação no transporte público de São Paulo é uma inovação na mobilidade que se adequa aos dias atuais e possibilita maior praticidade e agilidade à viagem dos passageiros, melhorando o fluxo na hora do embarque”, afirma Assalve.
A modalidade de pagamento por aproximação, também conhecido como EMV, já está disponível, no formato piloto, em 1.022 ônibus das operadoras Next Mobilidade, Viação Miracatiba e Viação Raposo Tavares. A ABASP (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo), por meio da Autopass, está expandindo o recurso e, na primeira quinzena de julho, o pagamento por aproximação estará disponível em mais de 4 mil ônibus de linhas da Região Metropolitana de São Paulo gerenciadas pela EMTU.

Para o gerente de marketing da EMTU, Paulo Reis, a ampliação do pagamento por aproximação nos transportes metropolitanos traz mais agilidade para o dia a dia dos passageiros. “Evoluímos do ponto de vista tecnológico e estamos oferecendo mais praticidade aos passageiros com mais de 85% dos ônibus da EMTU já aceitando pagamento por aproximação”, destaca. 

Com a ampliação, a modalidade de pagamento estará disponível em 100% da frota de linhas da EMTU da região metropolitana de São Paulo e municípios, como Grande ABCDM, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Cotia, São Roque, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Juquitiba, São Lourenço, Embu-Guaçu e Ibiúna. Os ônibus com a tecnologia receberam adesivos nos validadores e portas, sinalizando a possibilidade de pagamento por aproximação e os cartões aceitos.

Como funciona o pagamento por aproximação nos ônibus

Com a modalidade, os passageiros do transporte público paulista podem passar pela catraca utilizando um cartão de débito ou crédito (tanto físicos, como os digitais, disponíveis nas carteiras digitais nos smartphones e wearables) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Caso o usuário do transporte coletivo tenha dúvidas se o seu cartão é ou não habilitado para o uso via pagamento por aproximação, basta contatar seu banco para confirmar a funcionalidade.

Para a Mastercard, bandeira líder de mercado no Brasil, o recurso contribui para a melhoria da jornada dos turistas e passageiros não frequentes, trazendo simplicidade, agilidade e segurança no pagamento da passagem.

“Na Mastercard, trabalhamos em conjunto com nossos parceiros para desenvolver soluções que facilitem a vida das pessoas e contribuam para o desenvolvimento inclusivo e sustentável das cidades. Por isso, a aceitação de cartões de débito e crédito através da tecnologia de pagamento por aproximação no transporte público é um pilar importante para nós. Além de trazer eficiência, o pagamento por aproximação oferece mais facilidade e segurança para o dia a dia dos cidadãos”, explica Fernanda Caraballo, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard Brasil.

Tecnologia também pode ser usada nos trilhos

Além dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, a Autopass também ampliou o projeto piloto do sistema de pagamento por aproximação em estações do Metrô, CPTM e ViaMobilidade em 2023. Até o momento, essa forma de embarque está disponível em 13 estações: João Dias (Linha 9), Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10), Consolação (Linha 2), Brás (Linha-11), Belém (Linha-3), Tatuapé (Linha-12), Estação Aeroporto (Linha-13), Trianon (Linha-2), Campo Belo (Linha-5), Osasco (Linha-8) e Granja Julieta (Linha 9).

Informações: Governo de São Paulo
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Ônibus com mais de 10 anos de uso em Uberaba deverão ser substituídos até dezembro

As concessionárias do transporte coletivo em Uberaba têm até o fim de dezembro para substituir todos os ônibus interditados com mais de 10 anos de uso. Prazo foi estabelecido durante reunião nesta quinta-feira (22) entre o Ministério Público, representantes das concessionárias e da Prefeitura.

Segundo o promotor da Defesa do Consumidor, Diego Aguillar, 15 ônibus já foram interditados desde o início da fiscalização.

"Ficou ajustado, como medida emergencial principal, que serão desinterditados os ônibus desde que seja comprovado, por meio de profissional técnico habilitado, sob a responsabilidade deles (Município e concessionárias), que os problemas de segurança e salubridade encontrados e incluídos nos autos de infração foram sanados", explicou.

Como condição para a desinterdição dos veículos com mais de 10 anos de circulação, as concessionárias deverão substituir esses ônibus por novos até o dia 31 de dezembro deste ano.

"A concessionária se comprometeu a incluir mais quatro veículos novos. Portanto, serão 19. Todos serão zero KM. Se não cumprirem, a consequência será uma multa de R$ 500 mil para as concessionárias", ressaltou o promotor Diego Aguillar.

O promotor também informou que outras cláusulas serão incluídas envolvendo a fiscalização no dia a dia efetiva dos ônibus para que o consumidor seja transportado em condições adequadas de salubridade e segurança.

"Isso incluirá a obrigação do município e da concessionária de manterem profissionais capacitados para a manutenção dos ônibus, o que hoje não existe e deveria existir considerando o conteúdo da lei e do contrato de concessão. Está sob negociação o prazo para isso".

A primeira etapa da operação deve terminar até sexta-feira (23). Foram fiscalizados, aproximadamente, 70 ônibus. A frota é de 115.

"Sobrarão 45 e serão fiscalizados, todos, nos próximos meses, de forma fatiada", explicou o promotor, ressaltando que é importante para verificar a conduta do município e do concessionário daqui em diante frente ao primeiro impacto da fiscalização.

Informações: G1 Triângulo Mineiro
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Novas opções de integração temporal ficam disponíveis no transporte coletivo de Blumenau

Dando continuidade à implantação gradativa da Bilhetagem Temporal, a partir do dia 26 de junho o Transporte Coletivo de Blumenau inicia a quinta fase do sistema de integração fora dos Terminais Urbanos. Serão mais três linhas de ônibus inclusas na possibilidade de bilhetagem fora dos terminais com diversas opções de conexão em outras localidades da cidade.

Atualmente o sistema registra uma média de 240 integrações diárias sendo feitas pelos passageiros. Com as novas opções esse número deve crescer, pois com a quinta fase serão 38 linhas ativas de forma temporal, totalizando 116 opções de conexões entre si.

O benefício, que já impacta positivamente no tempo de deslocamento dos usuários, também estará disponível, a partir de segunda, nas regiões que compreendem o Complexo do Badenfurt, a Ponte do Salto e a Avenida Castelo Branco ao lado da Prefeitura de Blumenau.

Utilizando o sistema de integração fora dos terminais, o passageiro ganha uma economia de tempo que varia de 30 minutos, fora dos horários de pico, para até 1h nos horários em que o trânsito tem grande fluxo. É importante lembrar que para fazer a integração é necessário o uso do cartão do Transporte Coletivo, como: vale transporte, vale estudante e passe fácil.

"Nosso objetivo é constante no sentido de melhorar cada vez mais o transporte coletivo de nossa cidade. Pensando nisso, além dos novos ônibus que Blumenau vai receber a partir de agosto e do projeto para aumento da segurança dos passageiros, seguimos com medidas internas como as formas de integração temporal. Tudo isso facilita a vida de quem utiliza os ônibus da nossa cidade trazendo cada vez mais benefícios" finaliza o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Como funciona:
Com o serviço, o usuário do transporte coletivo pode descer em um ponto fora dos Terminais Urbanos e embarcar em outra linha pré-determinada para seguir viagem ao seu destino com mais agilidade e sem a necessidade de desconto em uma segunda passagem.

O serviço funciona apenas com as matrizes de integração pré-definidas, com linhas específicas. Além disso, cada linha tem um tempo determinado entre 20, 30, 45 e 60 minutos para a realização da operação, levando em conta o horário em que o cartão foi utilizado no primeiro ônibus.

A integração é válida de segunda a sexta-feira e sempre de ônibus para ônibus. O limite de integrações temporais é de duas vezes ao dia, com até dois ônibus de linhas diferentes. 
Confira abaixo as linhas da quinta fase, disponíveis para integração a partir do dia 26 de junho:

Troncal 10 - Via Rua São Paulo
Sentido Aterro/Fonte/Garcia, com integração em até 30 minutos na região:
- Rua São Paulo x Rua Avenida Beira Rio, próximo ao Posto de Combustível e a Prefeitura de Blumenau.
Com integração válida para as linhas 30 (Via Governador Jorge Lacerda) e 31 (Via Rua dos Caçadores), no sentido Fonte/Velha.

Troncais 30 (Via Governador Jorge Lacerda) e 31 (Via Rua dos Caçadores)
Sentido Fonte/Velha, com integração em até 60 minutos na região:
- Rua Henrique Weise, BR-470, Complexo do Badenfurt, Instituto Federal Catarinense (IFC), Santa Clara Veículos e LogHaus.
Com integração válida para as linhas 124 (Felipe Bauler), 151 (Testo Salto), 153 (Salto do Norte) e 154 (Divisa Indaial), no sentido Aterro/Bairro.

Troncal 12 (Via Escola Agrícola)
Sentido Fonte/Aterro, com integração em até 30 minutos na região:
- Rua Bahia, na altura do nº 2.300 e Ponte do Salto, ao lado do Posto de Gasolina.
Com integração válida para a linha 300 (Interbairros I - Via Rua Bahia), no sentido Fortaleza/Velha.

Linha 902 (Loteamento Primavera)
Sentido Bairro/Terminal Água Verde, com integração em até 45 minutos na região:
- Rua Bahia, na altura do nº 2.291 e Ponte do Salto, ao lado do Posto de Gasolina.
Com integração válida para a linha troncal 12 (Via Escola Agrícola), no sentido Aterro/Fonte.

Linhas 704 (Passo Manso) e 901 (Divinópolis)
Sentido Terminal Proeb/Terminal Água Verde, com integração em até 45 minutos na região:
- Rua Bahia, na altura do nº 2.291 e Ponte do Salto, ao lado do Posto de Gasolina.
Com integração válida para a linha troncal 12 (Via Escola Agrícola), no sentido Aterro/Fonte.

Linha 308 (Bernardo Reiter)
Sentido Terminal Velha/Terminal Água Verde, com integração em até 45 minutos na região:
- Rua Bahia, na altura do nº 2.291 e Ponte do Salto, ao lado do Posto de Gasolina.
Com integração válida para a linha troncal 12 (Via Escola Agrícola), no sentido Aterro/Fonte.

Linha 300 (Interbairros I - Via Rua Bahia)
Sentido Terminal Velha/Terminal Fortaleza, com integração em até 25 minutos na região:
- Rua Bahia, na altura do nº 2.291 e Ponte do Salto, ao lado do Posto de Gasolina.
Com integração válida para a linha troncal 12 (Via Escola Agrícola), no sentido Aterro/Fonte.

Linha 905 (Leite Trevo)
Sentido Bairro/Terminal Água Verde, com integração em até 30 minutos na região:
- Rua Bahia, na altura do nº 2.291 e Ponte do Salto, ao lado do Posto de Gasolina.
Com integração válida para a linha troncal 12 (Via Escola Agrícola), no sentido Aterro/Fonte.

Informações: SETERB
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Recife fortalece o turismo com novo voo internacional


Recife agora conta com voo direto para Orlando, nos Estados Unidos. A adição da conexão aérea ao Aeroporto Internacional Gilberto Freyre começa a valer a partir deste sábado. 

De acordo com o prefeito João Campos: "Essa conexão direta com Orlando é um marco na retomada do turismo internacional no Recife e consolida o nosso Aeroporto, que já é reconhecido como um dos melhores do Brasil, como porta de entrada de turistas no Nordeste". Para percorrer o trecho, serão utilizadas aeronaves com capacidade para mais de 300 passageiros. A nova rota vai operar três vezes por semana, nas quartas, sábados e domingos.

O Aeroporto do Recife conta agora com cinco destinos internacionais. No mês de abril deste ano, também foi registrada para o terminal a quarta maior oferta de destinos domésticos do país. 

Informações: G1 PE
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Zona Sul de SP recebe nova faixa exclusiva para ônibus

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), vai entregar no sábado (24) faixa exclusiva de ônibus na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira.

A nova faixa tem o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é que cerca de 13,5 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem. Com um total de um quilômetro de extensão, sendo 510m no sentido bairro e 500m no sentido centro, as faixas serão utilizada por 17 linhas de ônibus diferentes.

A faixa ficará an Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira, entre as ruas Guaratuba e Arapuã, no sentido centro, no horário entre 6h e 9h. No sentido bairro, a faixa funcionará entre as ruas Miguel Hernandez e das Carnaubeiras, operando de segunda à sexta, das 17h às 20h.
A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 36 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 72% do total previsto.

Linhas beneficiadas pela nova faixa

175T-10                Metrô Santana - Metrô Jabaquara

502J-23                Estação Autódromo - Metrô Conceição

5091-10                Jd. Ubirajara - Metrô São Judas

5106-31                Jd. Selma - Metrô Ana Rosa

5128-10                Jd. Apurá - Metrô Conceição

5164-10                Vila Santa Catarina - Parque Ibirapuera

5290-10                Divisa Diadema - Term. Pq. D. Pedro II

5701-10                Metrô Conceição - Shop. Morumbi

574A-10                Americanópolis - Largo Cambuci

574A-21                Americanópolis - Metrô Vila Mariana

574J-10                Metrô Conceição - Term. Vila Carrão

576M-10               Vila Clara - Pinheiros

577T-10                Jardim Miriam - Metrô Ana Rosa

5791-10                Eldorado - Metrô Vergueiro

627J-10                Jardim Miriam - Metrô São Judas

6338-10                Jardim Miriam - Parque Ibirapuera

857C-10               Term. Campo Limpo - Metrô Conceição

Esta é a segunda faixa exclusiva com início de operação em junho, sendo que a primeira fica na Av. Adutora do Rio Claro, entre Rua Lavínia Ribeiro e Rua Juliano Moreira, na Mooca, com 370 metros de extensão.

Informações: Prefeitura de São Paulo
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Passe Livre do Trabalhador vence Premiação Nacional de Mobilidade Urbana

O programa Passe Livre do Trabalhador, do Governo de Goiás, venceu a Premiação Nacional de Mobilidade Urbana na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”, nesta sexta-feira (23/6), em solenidade realizada em São Paulo. A premiação integra a conferência do Parque da Mobilidade Urbana, que congrega agentes da iniciativa privada e do poder público em busca de soluções para a eficiência dos transportes.

Goiás também levou o prêmio na categoria de Inovação Privada em Mobilidade Urbana, como a bilhetagem urbana mais inovadora do Brasil. Ao todo, 227 iniciativas públicas e privadas foram inscritas, sendo 30 delas selecionadas para figurar entre os finalistas. Dividiram a categoria com Goiás ideias implementadas no interior de São Paulo (Sorocaba e Campinas) e em Fortaleza.
 
Para o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), Adriano da Rocha Lima, o prêmio é um reconhecimento ao esforço do Governo de Goiás em pensar o transporte coletivo como uma política pública inclusiva, com o olhar da mobilidade como um serviço prestado ao cidadão. “Ter um programa de ampliação de viagens aos trabalhadores usuários do sistema sendo reconhecido nacionalmente é a confirmação de que estamos no caminho certo ao implementarmos novas modalidades de bilhetagens mais flexíveis e econômicas ao cidadão”, avalia.
“O Passe Livre do Trabalhador é um case de sucesso que mostra como o poder público pode ampliar ainda mais os estímulos para a democratização do transporte coletivo, de forma acessível e mais vantajosa do que o transporte individualizado”, avalia o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Ângelo Pricinote.
 
Passe Livre do Trabalhador
Lançado em maio de 2022, o Passe Livre do Trabalhador concede até oito viagens diárias ao mês, incluindo finais de semana e feriados, ampliando em seis viagens as duas que eram comumente oferecidas pelo empregador aos seus funcionários. Mesmo com o acréscimo diário de seis passagens, o valor final ao empregador foi 20% menor ao pago atualmente pelas duas passagens, graças ao subsídio oferecido pelo Governo de Goiás em parceria com os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Informações: A Redação
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VLT de Santos percorre 550 mil km por ano e poupa 703 toneladas de CO² na atmosfera

Operando há sete anos na Baixada Santista, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) é referência brasileira em mobilidade urbana sustentável. Alternativa 100% elétrica e não poluente, o modal de transporte oferece qualidade e conforto aos 6,5 milhões de passageiros por ano que se deslocam entre Santos e São Vicente.

No Dia Mundial da Energia, celebrado nesta segunda-feira (29/05), a EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, responsável pelo gerenciamento do VLT, destaca a produtividade deste importante transporte para a região, como modelo de transporte público limpo e moderno.

Em um ano, o VLT realizou cerca de 52 mil viagens entre Santos e São Vicente ao longo de um trajeto com 15 estações de embarque e desembarque. Foram aproximadamente 550 mil quilômetros percorridos com zero emissão de poluentes. Significa que, em média, 703 toneladas de gás carbônico (CO²) foram poupados ao meio ambiente no ano, em comparação ao mesmo trajeto realizado com ônibus convencionais.
Além de proporcionar uma viagem silenciosa, tranquila e confortável aos passageiros que se deslocam ao trabalho diariamente, o VLT integra-se à malha cicloviária existente e é também uma excelente opção de passeio para os turistas, já que passa por pontos turísticos e próximo das praias.

Em breve, um novo trecho do VLT será entregue na região central de Santos. Serão mais 8 km de percurso e 12 estações, interligando a avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. O trajeto, que tem recebido revitalizações urbanísticas de vias e melhorias de infraestrutura, será um importante meio de deslocamento entre os bairros e o centro, com estações próximas a locais de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo. 

Já a Área Continental de São Vicente será conectada com Santos na futura Linha 3 do VLT, que ligará os terminais Barreiros e Samaritá. As obras já estão em processo de licitação, incluindo a reforma e modernização da Ponte A Tribuna (antiga Ponte dos Barreiros). O novo trajeto vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental e dependem do transporte público para se deslocar até Santos.

Informações: EMTU
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Prefeitura de São Vicente inicia instalação de 150 novas estruturas para pontos de ônibus

São Vicente dá mais um importante passo para se despedir de um dos velhos problemas que atormentavam a população, sobretudo nos dias de sol ou chuva. Na tarde desta sexta-feira (23), sob supervisão da Prefeitura, a empresa Grand Empreendimentos deu início à instalação dos primeiros 150 novos abrigos de pontos de ônibus na Cidade, que trarão mais dignidade, conforto e segurança aos cidadãos.

Cada estrutura mede quatro metros de comprimento por dois metros de altura, contando com cobertura, fechamento traseiro em vidro, acessibilidade para pessoas com deficiência e bancos para pessoas com obesidade. O primeiro ponto contemplado é o do Itararé, na Avenida Presidente Wilson, em frente a um supermercado.
 
Acompanhando de perto a instalação, o prefeito Kayo Amado ressaltou que essa era uma das maiores demandas solicitadas pela população, e não escondeu a felicidade ao presenciar o início da nova fase na mobilidade urbana de São Vicente. “Acho que quem passa pela Cidade todos os dias vai concordar que este é um momento histórico. Estamos instalando pontos dignos, que colocarão um ponto final no sofrimento das pessoas que dependem do transporte público nos dias de chuva e sol. É mais um dia que levarei para sempre comigo”.
 
A ensolarada tarde desta sexta-feira já possibilitou que os passageiros sentissem a diferença em poder contar com um equipamento como esse. 
 
Moradora do Itararé, Nair de Andrade trabalha na Área Continental. O transporte público está presente diariamente em sua rotina. Ela costuma pegar o ônibus no ‘sol do meio-dia’, e conta que, graças à nova estrutura, as ‘dores de cabeça’ terão fim. “Não era fácil, a gente sofria bastante, principalmente no verão e em dias chuvosos. Uma medida que veio para revolucionar a mobilidade urbana aqui em São Vicente".
 
Morador da Primeira Cidade do Brasil há 27 anos, João Jorge Andrade relembra alguns dos apuros pelos quais passou pegando ônibus no Município. “Eu trazia cadeira de praia, pois não tinha onde sentar. Em dias de chuva era um sacrifício. Ficávamos sempre embaixo da cobertura do estabelecimento aqui ao lado do ponto. Agora, felizmente, as coisas mudaram”.
Pelo acordo firmado entre Prefeitura e Grand Empreendimentos, a empresa fica responsável pela fabricação, fornecimento, instalação, manutenção e limpeza do equipamento.
 
“Vale ressaltar que haverá manutenção periódica da estrutura e, também, reparos pontuais em eventuais incidentes ou atos de vandalismo”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Alexandre Martins.
 
"Perdi as contas de quantas mensagens recebi sobre reclamações referentes aos pontos de ônibus da Cidade. A situação ainda não está boa, sei disso, e é angustiante andar por aí e constatar que não há proteção e cobertura para as pessoas. Mas isso começou a mudar. Primeiro tivemos coragem e responsabilidade para virar a página do transporte público municipal, tirando um serviço de baixa qualidade e trazendo uma empresa conceituada, que hoje presta atendimento digno aos usuários. Agora estamos providenciando o que a Cidade nunca teve, que são abrigos para os passageiros esperarem seus ônibus com segurança e conforto", concluiu o prefeito Kayo Amado.
 
O cronograma de instalações foi elaborado com base na demanda de cada via. Após a Presidente Wilson, serão contemplados os pontos de ônibus da avenida da praia.

Informações: Prefeitura de São Vicente
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Prefeitura de Manaus inicia teste em semáforo que priorizará ônibus, ambulâncias e veículos de emergência atrasados

Em mais um investimento na tecnologia em benefício dos usuários do transporte público da capital, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), iniciou os testes em equipamentos de semáforos inteligentes que irão reconhecer ônibus em atraso, que ganharão prioridade em cruzamentos das vias da cidade. Também terão prioridade as ambulâncias e outros veículos de emergência em atendimento.

Nesta semana, a empresa responsável pela instalação dos semáforos ganhou acesso ao sistema monitorado pelas empresas de ônibus, que alerta para casos de veículos em viagens em atraso.

O chefe da Divisão de Sinalização Semafórica do IMMU, Miguel Carlos Júnior, explicou que as câmeras de monitoramento dos semáforos inteligentes irão identificar os ônibus do transporte público que estejam com viagens atrasadas, por meio das placas dos veículos, e priorizar a passagem destes nos cruzamentos.

“Na prática, onde houver os semáforos inteligentes, os ônibus que estejam atrasados terão passagem priorizada nas avenidas da cidade. Por meio da placa dos veículos, o Sistema Inteligente de Monitoramento (SIM) irá deixar o fluxo de veículos seguir para a passagem destes veículos em atraso, assim como as ambulâncias e outros veículos de emergência em atendimento”, frisou.
O chefe da Divisão explicou ainda que o objetivo é priorizar a saída dos ônibus nos semáforos antes do tráfego em geral, nos locais onde os coletivos precisam cruzar a pista de um extremo para o outro, saindo da faixa exclusiva localizada à esquerda para a faixa de tráfego à direita.

“Os corredores têm um sistema coordenado de semáforos, com o uso de novas tecnologias embarcadas, como a implantação de ‘tags’, permitirá que os ônibus tenham prioridade, com a abertura de verde para os veículos das linhas troncais, implicando na redução dos tempos de viagem. Além de atender os veículos em geral, os semáforos também irão beneficiar os usuários do sistema de transporte público”, frisou.

Informações: Sinetram
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