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Entram em operação 12 ônibus 0 km em linha da EMTU que liga Embu das Artes à capital

segunda-feira, 24 de julho de 2023


A partir desta terça-feira, 25 de julho, 12 novos ônibus zero quilômetro vão entrar em operação na linha 459TRO, gerenciada pela EMTU - Empresas Metropolitana de Transportes Urbanos. O atendimento é feito para cerca de 11,7 mil passageiros que se beneficiarão diariamente nos deslocamentos entre Embu das Artes e São Paulo.

A renovação da frota da Viação Pirajuçara (Consórcio Intervias) contempla veículos com motor Euro 6, tecnologia mais limpa que proporciona menor emissão de poluentes. Os ônibus são equipados com ar-condicionado, cinco portas para operar em corredor com embarque e desembarque à esquerda, suspensão pneumática que garantem mais conforto e estabilidade contra trepidações das ruas, tomadas USB para recarregar dispositivos móveis e plataformas elevatória de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A frota possui chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio Apache Vip e recebeu prefixos iniciados com 1149 e 1150. Com essas novas inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU já somam 148 novos veículos 0km recebidos desde janeiro deste ano.

Informações: EMTU
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Salvador lançará primeiro plano de desenvolvimento do sistema cicloviário

O primeiro plano de desenvolvimento do sistema cicloviário de Salvador será lançado em agosto. O documento, elaborado após um amplo debate com a população, apresenta a linha-mestre para que a capital baiana se aproxime das cidades com melhor mobilidade por meio desse modal no mundo.

“O que a gente quer é ter índices de ciclovias que outras cidades do Brasil e da Europa já têm. Entendemos que é possível, que é viável, e é por isso que esse plano foi desenvolvido. Para que ele sirva, não só para essa gestão, mas também para as próximas. Que seja como um guia, como uma bússola, de onde queremos chegar”, explicou Fabrizzio Muller.

O secretário destacou que, desde 2013, Salvador saltou de 30 km de ciclovias para quase 300 km atualmente. O Plano Cicloviário traz estratégias para que a capital baiana chegue a 780 km de ciclovias. O documento traz sugestões de intervenções em diversos pontos da cidade, como as regiões do Salvador Shopping, do Detran, do Dique do Tororó e do Vale do Ogunjá, por exemplo.
Para a elaboração do plano, a Semob realizou oficinas no Subúrbio 360, no espaço Boca de Brasa em Cajazeiras, no bairro de Patamares e em outras regiões. Além disso, abriu para a consulta pública no site da secretaria durante um mês. “Um trabalho feito com muito gosto, porque a gente entende que a mentalidade da cidade sobre as ciclovias evoluiu muito nos últimos anos e pode evoluir ainda muito mais. Então fizemos questão de elaborar um plano bem participativo, trazendo a sociedade para dentro e ouvindo demandas”, disse Muller.

Informações: Bahia.ba

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Mauá aprova dois ônibus 100% elétricos da BYD em operação

A população da cidade de Mauá aprovou o conforto e a segurança dos dois ônibus elétricos da BYD que estão em circulação na cidade desde março de 2023, operando nas linhas 084 Zaira–Centro e 131 Itapeva–Centro. Pesquisa realizada pela operadora Suzantur revela que os veículos têm apresentado bom desempenho.

“A eletrificação dos ônibus na região do ABC paulista tem sido muito bem sucedida para a construção de um ambiente urbano mais equilibrado, com benefícios ambientais, em função da redução de gases de efeito estufa, e sociais, com impacto direto na saúde pública, além das vantagens econômicas de médio e longo prazo, em função do baixo custo de manutenção dos motores elétricos”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus da BYD. A BYD, gigante multinacional de veículos elétricos,  que já tem ônibus em operação em Diadema e em breve chega também a Santo André.

“Os ônibus elétricos apresentaram aceitação positiva por parte da população e do Poder Concedente Municipal. Até o presente momento não houve qualquer ocorrência na operação e a população já sente o conforto com os ônibus não poluentes e silenciosos”, afirma Robson Francisco, da Suzantur.

Os ônibus à bateria da BYD são do modelo D9A, padron, com 13 metros de comprimento. Os dois ônibus em circulação já transportaram cerca de 37 mil passageiros e rodaram mais de 10 mil quilômetros, desde o início de março de 2023.

Entre as vantagens do modelo D9A da BYD estão a suspensão pneumática dianteira e traseira que proporciona maior conforto para os passageiros e o sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que confere maior segurança e autonomia ao veículo. A coluna de direção regulável do D9A permite o ajuste de acordo com as características de cada motorista, o que atende a ergonomia. O modelo é 100% elétrico, com emissão zero de CO2 e totalmente silencioso. A bateria tem até 250 km de autonomia, com baixo custo de manutenção.

Informações: BYD
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Nova York usa IA para impedir que pessoas pulem catracas do metrô

A fim de acabar com a "mania" de alguns nova-iorquinos de pular as catracas do metrô - e viajar sem pagar a tarifa -, a Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA, na sigla em inglês) está usando um sistema de inteligência artificial para identificar os 'espertinhos' e barrá-los.

Desenvolvido pela empresa espanhola AWAAIT, o sistema chamado DETECTOR faz uma análise em tempo real para monitorar e identificar quem pula uma catraca. Ele usa uma câmera para rastrear vários portões de entrada ao mesmo tempo, permitindo a detecção até mesmo dos infratores mais criativos.

Quando uma infração é identificada, os seguranças da MTA são imediatamente alertados por meio de um aplicativo. O sistema consegue rastrear vários métodos de esquiva, incluindo indivíduos que tentam deslizar sob catracas, pular sobre elas ou simplesmente passar pelos portões de saída de emergência abertos.

A IA não alerta a polícia sobre os incidentes, apenas o pessoal da MTA. Segundo o DesignTaxi, o sucesso do sistema tem feito a MTA considerar a expansão do software. Atualmente, a autoridade aplica o sistema em sete estações de Nova York, mas a nova projeção é que o monitoramento seja instalado em mais 20 estações.

Com a adoção da IA, a MTA espera diminuir o impacto financeiro que a prática tem causado. Segundo a autoridade, só em 2022 mais de US$ 690 milhões em receita foram perdidos graças a essa evasão.

Informações: Época Negócios

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Em SP, Linhas 1771/10 e 2029/10 retornam aos seus itinerários na Zona Norte

A SPTrans informa que a partir desta segunda-feira, 24 de julho, as linhas 1771/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana e 2029/10 J. Fontalis – Metrô Tucuruvi retornaram aos seus itinerários originais, trafegando pela Rua Kotinda, na região do Jardim Corisco, Zona Norte da capital, uma vez que foi constatado pelas equipes de operação da SPTrans que os veículos podem voltar a passar pelo local.

As equipes de fiscalização da SPTrans seguem na região para garantir a fluidez do transporte público.

Acompanhe as linhas que retornam ao itinerário:

1771/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becke, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, prosseguindo normal.

2029/10 Jd. Fontalis – Metrô Tucuruvi

Ida: normal até a Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, Estrada da Cachoeira, Rua Kotinda, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Antonelo da Messina, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Avenida Antonelo da Messina, Rua Ushikichi Kamiya, Avenida Coronel Sezefredo Fagundes, Rua Kotinda, Estrada da Cachoeira, Rua Ushikichi Kamiya, Rua Presidente Bartolomeu Mitre, Rua Francisco Bagatti, Rua Inácio Becke, Rua Barão Carlos de Souza Anhumas, prosseguindo normal.

Blog Meu Transporte
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Prefeitura de Salvador entrega em agosto maior terminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil

A Prefeitura de Salvador deve entregar o maior terminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil. Além disso, o segundo trecho do BRT, do Cidade Jardim à Estação da Lapa, será entregue no início de 2024. O andamento das ações foi discutido na última quarta-feira (19) em reunião do prefeito Bruno Reis com os diretores e com o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller.

Além disso, foram discutidos projetos futuros da pasta, como a construção de um segundo terminal elétrico de ônibus, no Vale dos Barris, a implantação da linha B3 do BRT, que vai fazer um trajeto circular pelo Caminho das Árvores e pela Pituba, e intervenções viárias na região do Shopping da Bahia, como a inauguração do pontilhão Marcos Freire. Neste mês de julho, o prefeito tem se dedicado a visitar as secretarias municipais para realinhar as ações deste restante de 2023.
“Discutimos várias intervenções que vamos fazer nos próximos meses para melhorar a mobilidade e o trânsito de Salvador. Vêm aí muitos projetos pela frente, muitas ações que vão melhorar ainda mais a vida do cidadão soteropolitano. Em especial, daquele que precisa se deslocar pela cidade e que utiliza o transporte público. Hoje, tomamos uma série de decisões para termos uma cidade com melhor qualidade de vida, menor tempo de deslocamento para seus moradores, onde todos os modais de transporte públicos estejam conectados e que isso traga satisfação para o usuário”, disse Bruno Reis.

Sobre o BRT, o trecho 2, que vai ligar a região do Cidade Jardim até a Estação da Lapa, está com obras avançadas e a previsão é que entre em funcionamento no começo de 2024. Para operá-la, a Prefeitura já lançou o planejamento para ampliar a frota de ônibus.

Nova linha – Em agosto, está prevista a entrega do pontilhão Marcos Freire, ligando a Paralela à Av. Tancredo Neves, e em seguida o início da operação da terceira linha do BRT, chamada de B3. Ela passará pela Alameda das Espatódeas e pela Paulo VI, indo até a orla e seguindo o atual percurso do BRT até a Estação Rodoviária.

A B3 já está com a frota de 22 ônibus separada para entrar em operação, faltando apenas algumas intervenções viárias no trajeto. “Será uma linha grande circular, que vai melhorar a dinâmica e vai trazer mais conforto para as pessoas que vêm dos bairros de toda a cidade para aquela região. Elas vão chegar ao destino com mais comodidade e mais rapidez”, disse o titular da Semob, Fabrizzio Muller.

Ainda sobre o BRT, nas próximas semanas vai ser iniciada a instalação de painéis solares sobre as estações Cidadela e Hiper, que vão gerar energia elétrica para tornar a operação dos terminais mais sustentáveis.

Informações: Prefeitura de Salvador

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Metrô do Recife pode entrar em greve por tempo indeterminado na próxima quarta-feira

Os metroviários da Região Metropolitana do Recife estão avaliando a possibilidade de realizar uma greve em meio a um impasse nas negociações salariais e condições de trabalho com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A categoria busca melhorias em suas condições de trabalho e a preservação de direitos conquistados, mas até o momento não chegou a um acordo com a empresa.

A situação tem gerado apreensão entre o povo, que depende diariamente do transporte público para se deslocar pela cidade. A paralisação de 24 horas ocorrida anteriormente, que afetou a operação do metrô entre a quarta-feira (12) e a quinta-feira (13), já demonstrou o potencial impacto da greve nas atividades da cidade.

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro) tem liderado as negociações em nome dos trabalhadores, buscando garantir melhores condições salariais e benefícios, além de garantias trabalhistas em caso de concessão pública ou privatização do Metrô do Recife. A proposta apresentada anteriormente incluía um aumento de 15% no salário-base, entre outros pontos de interesse da categoria, mas não obteve a aprovação do governo federal.
O presidente do Sindmetro, Luiz Soares, destaca que a categoria aceitou ceder em algumas das reivindicações, validando uma proposta de acordo coletivo que foi enviada à Companhia, mas que foi rejeitada pelo governo federal. Essa recusa gerou insatisfação entre os trabalhadores, que se sentem prejudicados diante da falta de avanços nas negociações.

A falta de resposta e de avanços nas negociações tem gerado tensões e adiamentos das reuniões previstas entre o sindicato e a CBTU Recife. A categoria está preocupada com a possibilidade de que seus direitos sejam comprometidos e que as condições de trabalho se deteriorem ainda mais. Os metroviários de Recife têm demonstrado sua força durante todo o processo de negociação, e a greve é considerada uma possibilidade real caso não haja avanços significativos nas próximas rodadas de negociação.

Informações: Jornal A Verdade
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Em Jundiaí, Novas linhas do Vetor Oeste começam a operar nesta segunda (24)

A partir desta segunda-feira (24), as novas linhas do Vetor Oeste começam a operar, sendo uma das novidades, o Diretão Vetor Oeste, com expectativa inicial de agilizar em 25% o tempo de percurso por viagem.

A 030 Diretão Vetor Oeste vai operar a partir das 4h45, circulando em viagens que ligam as regiões do Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Residencial Jundiaí e Santa Giovana ao Terminal Central, com passagem pelo Terminal Hortolândia. A nova opção terá característica semi-expressa, com menos paradas, e sem a necessidade da troca de ônibus no Terminal Eloy Chaves. No trecho entre o bairro Santa Giovana e o Terminal Hortolândia haverá paradas apenas em três pontos determinados da Avenida Pedro Clarismundo Fornari, possibilitando menor tempo total do trajeto.

Outra novidade é a linha 528 Terminal Central/Aeroporto, com operação nos horários de maior movimento da manhã e da tarde, que será opção para os usuários que embarcam na Avenida Antônio Pincinato e Avenida Osmundo dos Santos Pellegrini, dividindo a demanda com a linha 942, que também circula por essas avenidas.

Ao todo a região oeste ganha 21 novos veículos, com motores mais eficientes e menos poluentes, equipados com ar condicionado, wi-fi, câmeras de segurança e tomadas para carregar bateria de celular. Desses veículos, 11 são para a renovação da frota e 10 para a ampliação de linhas.

Informações: Prefeitura de Jundiaí
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Goiás ganha 32 linhas de ônibus intermunicipal

O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação (AGR) aprovou, nesta quinta-feira (20), durante a 15ª sessão ordinária do ano, emissões de autorizações para três empresas que se habilitaram para operar o transporte intermunicipal de passageiros em 32 linhas que estavam sem serviços. A decisão contempla mais da metade das linhas constantes do Edital de Chamamento Público 01/2023 da AGR, que prevê ainda o atendimento de outras 29 linhas. O edital vigora até dezembro deste ano.

A Cooperativa de Transporte e Turismo da Cidade Ocidental (Cooptro) vai operar oito linhas na região do Entorno do Distrito Federal; enquanto a Evolução Transportes Ltda se habilitou para duas linhas, sendo uma entre Anápolis e Inhumas, passando por Nerópolis, e a outra de Goiânia a Cristalina, passando por Anápolis e Novo Gama. A empresa Primeira Classe Transportes Ltda se candidatou a investir em 22 linhas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Sudoeste.
Novo edital
Durante a reunião, os conselheiros apreciaram e aprovaram, também, termo de autorização e minuta de edital de chamamento público para habilitar empresas a outras 14 novas linhas do transporte intermunicipal de passageiros. O segundo edital de chamamento público vai atender as linhas: Aragarças/Baliza (via Bom Jardim de Goiás); Amaralina/Crixás (via Alto Horizonte); Catalão/Luziânia (via Alvorada do Norte); Ipameri/Luziânia (via Campo Alegre de Goiás); Iporá/Montes Claros de Goiás (via GO-060 e GO-174); Luziânia/Pires do Rio (via BR-040, BR-050, GO-020 e GO-330); Goiânia/Aragarças (via Iporá e Piranhas); Goiânia/Caldas Novas (via Bela Vista, Pires do Rio e GO-309); Goiânia/Caldas Novas (via BR-153 e Morrinhos); Goiânia/Cristalina (via Leopoldo de Bulhões e Luziânia); Goiânia/Montividiu (via Rio Verde); Minaçu/Colunas do Sul; e Uruana/São Patrício (via Carmo do Rio Verde).

O presidente do Conselho Regulador, Wagner Oliveira Gomes, ressaltou, durante a sessão, a importância das autorizações para que os serviços de transporte intermunicipal de passageiros cheguem a toda a população. Lembrou que a AGR ficou por muito tempo sem emitir novas autorizações e que isso gerou demanda, além do próprio desenvolvimento do estado e das ações do Governo de Goiás, como a abertura de novas rotas turísticas e econômicas e a pavimentação de trechos entre as cidades. “É nosso papel observar com muita atenção todos esses novos caminhos, as rotas rodoviárias que surgem”, disse.

Informações: G5News

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Com greve de ônibus na RMS, Salvador monta esquema emergencial de transporte

A capital baiana vai adotar um esquema emergencial no transporte público durante a greve por tempo indeterminado decretada, nesta segunda-feira (24), pelos rodoviários que atuam na Região Metropolitana de Salvador.

Para atender a demanda de usuários que utilizam linhas do sistema de transporte metropolitano que circula em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) reforça o transporte de sete linhas do sistema municipal para garantir o deslocamento dos usuários durante a interrupção do serviço metropolitano.

As linhas 0125 - Barroquinha x Pq. São Cristóvão, 0310 - Barroquinha x Aeroporto, 1001 - Aeroporto x Praça da Sé, 1035 - Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi), 1007 - Lapa x Jd. Das Margaridas, 1625 - Paripe x Aeroporto (via Cajazeiras) e 1653 - Paripe x Aeroporto (via Pau da Lima) foram reforçadas nesta segunda. 

As linhas foram escolhidas por dar acesso às regiões que têm atendimento das linhas operadas pelos metropolitanos, como a orla e a região central da cidade. Ao todo, 42 ônibus foram remanejados para atender a operação.

Informações: BNews

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