Os natalenses dispõem agora de uma frota de 100 ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais e obesos. O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e a Prefeitura do Natal entregaram a população uma nova frota de 60 ônibus, todos adaptados para este público.
Os novos veículos foram adquiridos pelas empresas Guanabara, Nossa Senhora da Conceição, Reunidas, Rio-grandense, Via Sul, Santa Maria e Cidade do Natal. “A entrega destes novos 60 ônibus contribuirá muito para o desenvolvimento do projeto Via Livre, pois entre as medidas a serem adotadas está a questão da acessibilidade para pedestres nas calçadas, nos transportes coletivos urbanos”, ressaltou Kelps Lima, secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
“Nossa intenção é fazer com que a idade média da frota de ônibus de Natal chegue há 2,5 anos, pois dessa forma conseguimos manter sempre a qualidade do serviço”, informou o diretor de comunicação do Seturn, Augusto Maranhão. Ele acrescentou que Natal possui agora uma frota de 100 ônibus adaptados. Os 60 novos veículos tiveram um investimento de R$ 15 milhões e somam-se aos outros 800 carros da frota.Os novos ônibus são equipados com motores eletrônicos que atendem às determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a vantagem ambiental de reduzir em pelo menos 30% a emissão de poluentes.
Também são parametrizados para limitar a velocidade, dispondo de sistema de freios pneumático e freio auxiliar top brake, garantindo maior segurança. A carroceria proporciona maior vedação acústica contra ruídos externos. Seguem ainda a norma NBR 1402 que enfatiza obrigações sobre acessibilidade nos transportes públicos.