Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Consórcios podem suprimir linhas de ônibus na cidade do Rio

sábado, 23 de outubro de 2010

A estreia dos quatro consórcios que venceram a licitação da prefeitura para a operação dos ônibus municipais (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz), no próximo dia 30, pode dar início ao processo de reordenamento do sistema. A assessoria do Rio Ônibus (sindicato que reúne as empresas de ônibus da capital) informou que os empresários estão estudando uma proposta de supressão de algumas linhas e serviços (variações da mesma linha), que fazem trajetos sobrepostos a outros. O estudo será apresentado na semana que vem ao secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão a quem cabe tomar a decisão. A Rio Ônibus garantiu que a retirada imediata de alguns veículos de circulação, se aprovada, não prejudicará os passageiros.
A Rio Ônibus assegurou ainda que as linhas das seis empresas que deixarão de funcionar no dia 30 serão absorvidas pelos consórcios. Segundo a entidade, os consórcios estão se organizando para operar esses trajetos. Sansão lembrou que, formalmente, os consórcios assumiram a responsabilidade jurídica por essas linhas.
- Elas poderão adquirir os ônibus das empresas que deixarão de operar, colocar ônibus novos, usar veículos de empresas do consórcios. Elas têm a liberdade de escolher como vão fazer. No caso de usarem os veículos das empresas que vão sair, terão de cobrir o nome delas. O número e o trajeto das linhas também tem de estar no ônibus - explica Sansão.
Entre as seis empresas que deixarão de operar no dia 30 está a Amigos Unidos, que atualmente é responsável por linhas como a 107 (Central-Urca), a 176 (Central-São Conrado) e a 521 (Vidigal-Metrô Botafogo). A Breda, a Auto Diesel e a Zona Oeste são outras empresas que não participam dos consórcios. Deixarão de operar ainda os ônibus municipais a Erig e a Top Rio. A Santa Sofia e a Ocidental já não fazem parte do sistema municipal atual, sendo as suas linhas operadas por um pool de empresas.
No primeiro dia de operação dos consórcios deverão circular 200 ônibus - todos novos - com a nova padronização externa fixada por resolução da Secretaria de Transportes. Brancos, os coletivos terão detalhes em outra cor, para identificar a região onde trafegam. Já a implantação do Bilhete Único Carioca acontecerá no dia 6 de novembro, no sábado posterior ao segundo turno das eleições.

READ MORE - Consórcios podem suprimir linhas de ônibus na cidade do Rio

Ciclovia da Radial Leste, em SP, fica pronta com 3 anos de atraso

Com atraso de quase três anos, foi concluída neste mês a ciclovia Caminho Verde, também conhecida como ciclovia da Radial Leste.
Dois trechos já haviam sido entregues, em 2008 e 2009. Mas um percurso intermediário, de 2,4 km, entre o viaduto Aricanduva e a estação Vila Matilde do Metrô, ainda estava em obras.
Os 12 km da pista fazem agora ligação completa entre as estações de metrô Corinthians-Itaquera e Tatuapé.
O professor de educação física André dos Santos Baieta, 26, usa a ciclovia todos os dias para ir de casa, na Vila Matilde, até a academia onde dá aula, no Carrão.
A viagem de bicicleta, que antes levava 30 minutos, passou a ser feita em 18. A pedalada também ficou mais segura. "Não tenho que ficar atravessando a Radial para pedalar do outro lado", afirma.

READ MORE - Ciclovia da Radial Leste, em SP, fica pronta com 3 anos de atraso

Em Joinville, Novos ônibus do transporte coletivo são apresentados

A cidade terá em circulação 16 novos ônibus de transporte coletivo com pintura personalizada. Uma carreata para apresentação destes ônibus à população acontece hoje, a partir das 8h30, nas principais vias da cidade. Já às 10h30, os ônibus serão direcionados ao Centro Administrativo da Prefeitura, para apresentação ao prefeito.
De acordo com Robinson do Amaral Camargo, superintendente de planejamento de transporte e trânsito, os ônibus trarão imagens de figuras históricas do município. “Imagens de Chico Xavier, do Mercado Municipal, dos dinossauros de Peirópolis, da entrada da ABCZ e outras estarão pintadas nas estruturas dos ônibus”, conta. 
Segundo o superintendente, as duas empresas concessionárias do transporte coletivo possuem uma frota de 136 veículos, com idade média de um ano. Ele afirma que a empresa Líder, comprometeu-se a substituir 44 veículos. “Foram substituídos dezesseis carros que já circulam na cidade. Na  segunda-feira mais dezesseis ônibus com pintura personalizada entrarão em circulação”, explica. Já a Viação Piracicabana possui todos os carros do ano de 2009 e a previsão é de que a frota seja reformulada no final de 2011.
Para o próximo dia 30, aguarda-se a chegada de mais 12 ônibus. “Com esses ônibus, Uberaba estará com 100% da frota adaptada para transportar cadeirantes”, ressalta. Ainda segundo o superintendente, além de elevadores, a frota uberabense possui assentos reservados para idosos, obesos e deficientes. “Desde 2009 as fábricas têm por obrigatoriedade produzir ônibus com determinadas características, seguindo normas federais”,  esclarece.

READ MORE - Em Joinville, Novos ônibus do transporte coletivo são apresentados

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960