Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O Governo Federal investirá R$ 330 milhões para o metro do Distrito Federal. De acordo com o ministério das Cidades, o Governo do Distrit...
-
As tarifas básicas do Metrô, dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de ônibus na capital paulista ficaram 5,26% m...
-
Com apoio da Prefeitura e da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana lançaram nesta t...
-
O sistema de transporte público municipal está com dez novos veículos em circulação. O anúncio foi feito ontem pela Semuttran (Secretaria Mu...
-
As obras em andamento na Linha Verde Norte seguem avançando dia a dia. Um dos equipamentos importantes para a funcionalidade do projeto est...
-
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e os secretários Edson Caram (Mobilidade e Transportes) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), além...
-
A partir de hoje (25), as ruas de Campinas ficam ainda mais iluminadas e alegres com a chegada dos ônibus com luzes de LED. Ao todo, dez veí...
-
Com a chegada do verão e a intensificação de pessoas procurando as praias do litoral pernambucano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa...
-
Em quase oito décadas de tradição, a marca Caio combina pioneirismo em processos, design e manufatura, com inovação em materiais e tecnologi...
-
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai instalar novos painéis nas estações. Os equipamentos permitem acompanhar a m...
- Inovações Tecnológicas marcam o 1º Trem da Linha 17-Ouro
- Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda
- Sete ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba
- Ônibus movido 100% a gás natural começa a ser testado em Campo Grande
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Pesquisa do Ipea mostra percepção sobre mobilidade urbana
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012Postado por Meu Transporte às 15:39 0 comentários
Metrópoles do mundo adotaram medidas impopulares para reduzir trânsito; conheça
Adotado por Jacarta, capital da Indonésia, nos anos 70, o fechamento do centro aos carros na hora do rush retirou grande parte dos veículos das ruas e garantiu que o ar dessa região ficasse menos poluído. Londres foi ainda mais radical, o pedágio implantado no centro dessa cidade fica gradativamente mais caro ao longo do dia.
Paris e Nova York adotaram outra medida. Os carros são impedidos de chegar aos bairros com mais trânsito, pois não há estacionamentos disponíveis. Há 30 anos, Paris utilizava a política oposta, concentrando no centro grande estacionamentos subterrâneos. As autoridades perceberam o erro e, pouco a pouco, eliminaram as garagens.
Boston (EUA) adotou uma medida radical. Para acabar com o trânsito nas avenidas, colocou em construção dois túneis (para metrô e trem) e uma avenida subterrânea (com amplas faixas), destruindo dezenas de pontes, viadutos e elevados. Os custos elevados foram bancados pelo governo federal, mas o resultado foi visível: mais de 100 mil m² de terrenos valorizados voltaram para as mãos dos cidadãos, sem falar na queda em 43% dos engarrafamentos.
Pedágio urbano
Os engarrafamentos nas cidades norueguesas eram constantes antes da década de 90. Após a implantação de pedágios urbanos em Oslo, Bergen, Stavanger e Trondheim, os congestionamentos caíram 12% nos horários de pico.
Outro bom exemplo é o de Cingapura. Lançado em 1975, a cobrança de pedágios retirou até 47% dos veículos que circulavam no centro da cidade. Resultado: a procura pelo transporte público disparou em 63%.
Londres começou a ver sua frota disparar na década de 90. Antevendo o desastre, sobretaxou veículos poluidores, instalou câmeras que controlam o fluxo dos veículos pela placa, incentivou o uso da bicicleta e investiu na melhoria dos transportes.
O resultado foi a retirada de mais de 55 mil veículos das ruas da cidade, o aumento da velocidade média dos veículos, a diminuição dos índices de gás carbônico e a queda na quantidade de acidentes e de mortes no trânsito. Enquanto estava sendo implantada, a medida levou protestos às ruas da capital britânica. Entretanto, após avaliar as melhorias, a população reelegeu o então prefeito Ken Livingstone, em 2004.
A frota de veículos de todas essas cidades continua a crescer, mas de forma ordenada, segundo explica Sérgio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes pela USP (Universidade de São Paulo).
- Não tem problema o Rio de Janeiro crescer e aumentar a frota. Temos que aproveitar o desenvolvimento e buscar formas sustentadas.
Rodízio
A Cidade do México, encravada entre montanhas, era considerada a metrópole mais poluída do mundo por conta das emissões de gases. Para diminuir esse transtorno, implantou um severo rodízio de carros – que inspirou a cidade de São Paulo – e não só conseguiu sair da lista negra dos ambientalistas como também reduziu o trânsito e viu sua população utilizar a ampla rede de metrô da cidade.
Cidade do México |
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 15:20 0 comentários
Marcadores: M u n d o, Reportagem especial, Rio de Janeiro
Cidade de Mauá-SP têm o maior bicicletário da América Latina
Responsável por uma população mensal flutuante de 1200 a 1700 ciclistas, a maioria deles trabalhadores e estudantes que usam a bicicleta como alternativa de transporte para se deslocar de casa até o trem, a entidade precisa garantir que todos tenham seu veículo em condições de uso, sempre. "Servimos gente muito humilde, normalmente da periferia aqui de Mauá, que compromete a parte do salário que iria para a condução de ônibus em outras coisas, como pão e leite para os filhos. Por isso não podemos deixar ninguém sem bicicleta para voltar pra casa", explica o ferroviário e assistente social Adílson Alcântara da Silva, de 51 anos, idealizador do projeto. Além do brechó, o bicicletário dispõe de uma oficina mecânica com preços abaixo dos praticados pelo mercado, um compressor de ar para calibrar os pneus, banheiros masculino e feminino com espelho, um kit para engraxar sapatos, um bebedouro, café quente a toda hora e um televisor. "Temos também 12 bicicletas para empréstimo." Os associados da Ascobike pagam 15 reais por mês para ter acesso ao bicicletário. Quem não é mensalista desembolsa 1 real avulso para deixar a bike ali por um dia.
Postado por Meu Transporte às 15:17 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
Prefeito de Teresina extingue segunda passagem de ônibus
Postado por Meu Transporte às 15:05 0 comentários
Marcadores: Piauí
SPTrans estuda usar pagamento por celular em ônibus
Postado por Meu Transporte às 14:57 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Rodoviários bloqueiam corredores de ônibus em Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 14:46 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Metrô DF tem movimento tranquilo em todas as estações após fim da greve
Na tarde dessa terça-feira, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou que os metroviários suspendessem a greve nesta manhã. De acordo com o diretor conselheiro do sindicato dos metroviários (Sindmetrô-DF), Leandro Santos, os diretores e os empregados terão 15 dias para encontrar uma solução definitiva para o caso e, conforme o entendimento do TRT, isso passa pelo atendimento dos itens firmados no acordo coletivo, no início do ano passado. O Governo do Distrito Federal soltou uma nota dizendo que irá cumprir todas as determinações do TRT.
Postado por Meu Transporte às 12:18 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
Em São Paulo, 77% estão insatisfeitos com as tarifas do transporte público
O tamanho da rede de metrô é o item que menos desagrada o paulistano, quando se trata de transporte e trânsito. No ano passado, 43% estavam insatisfeitos em relação ao item. Já 16% estavam totalmente satisfeitos e 40% estavam mais ou menos satisfeitos.
Para a pesquisa, foram entrevistados 1.512 moradores da cidade de São Paulo, com idade acima de 16 anos, entre os dias 25 de novembro e 12 de dezembro do ano passado.
Postado por Meu Transporte às 08:10 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Recife, Empresas de ônibus querem aumento de 17% nas tarifas
E esta proposta das empresas de ônibus certamente não será aceita pelo Governo do Estado que em 2011 determinou que o aumento das tarifas de ônibus fossem com base no IPCA, que é o índice padrão de reajustes de outros serviços a população.
Vejam nota do sindicato dos empresários
A tarifa de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) é a mais baixa do país, ranking que tem sido sustentado a meses pelo setor. Mesmo em cidades onde as tarifas são iguais ou próximas às praticadas na RMR, o valor consegue ser mantido porque suporta menores cargas tributárias, taxas e gratuidades, que no caso do Recife ultrapassam 50% do valor da tarifa. Várias cidades brasileiras, entre elas algumas com tarifas bem mais elevadas, têm ainda suas operações subsidiadas pelos governos municipais ou estaduais, o que não acontece na RMR.
O setor ainda tem apoiado o governo em sua política de integração que tem possibilitado a inclusão ao sistema com a ampliação da quantidade de terminais integrados, beneficiando diretamente milhares de usuários, e que alcançou, no final de dezembro de 2011, aproximadamente 400.000 (quatrocentas mil) viagens/dia sem ônus adicionais para o usuário, com forte repercussão na arrecadação setorial. Isso significa que cerca de 20% das viagens realizadas não são pagas pelos usuários. Para este ano, está previsto a operação de quatro novos terminais de integração, três deles a serem inaugurados ainda no primeiro semestre, elevando, seguramente, o número de viagens integradas e reduzindo a demanda pagante.
Diante deste cenário, atendendo exclusivamente a critérios técnicos e considerando os custos da operação do sistema de transporte público na Região Metropolitana do Recife, verificou-se a necessidade de um realinhamento de 17,20% na tarifa, alterando a tarifa A para R$ 2,35 (dois reais e trinta e cinco centavos). É preciso ressaltar que a política de reajuste adotada pelo Governo nos últimos quatro anos (2010 não houve aumento), utiliza o IPCA, índice inferior a elevação do custo setorial, tem acumulado significativa defasagem tarifária.
TARIFAS DAS CAPITAIS - 10/01/2012
| |||
Cidade
|
UF
|
Valor Predominante (R$)
|
Início da Vigência
|
SãO PAULO - MUNICIPAL
|
SP
|
3,00
|
05.01.11
|
MANAUS - MUNICIPAL
|
AM
|
2,75
|
22.10.11
|
CAMPO GRANDE - MUNICIPAL
|
MS
|
2,70
|
28.02.11
|
PORTO ALEGRE - MUNICIPAL
|
RS
|
2,70
|
09.02.11
|
PORTO VELHO - MUNICIPAL
|
RO
|
2,60
|
08.01.11
|
FLORIANÓPOLIS - MUNICIPAL
|
SC
|
2,60
|
17.04.11
|
SALVADOR - MUNICIPAL
|
BA
|
2,50
|
02.01.11
|
GOIÂNIA - MUNICIPAL
|
GO
|
2,50
|
21.05.11
|
CUIABÁ - MUNICIPAL
|
MT
|
2,50
|
14.11.10
|
CURITIBA - MUNICIPAL
|
PR
|
2,50
|
05.03.11
|
BELO HORIZONTE - MUNICIPAL
|
MG
|
2,45
|
29.12.10
|
RIO BRANCO - MUNICIPAL
|
AC
|
2,40
|
13.02.11
|
RIO DE JANEIRO - MUNICIPAL
|
RJ
|
2,40
|
06.11.10
|
VITÓRIA - MUNICIPAL
|
ES
|
2,35
|
08.01.12
|
MACAPÁ - MUNICIPAL
|
AP
|
2,30
|
11.08.11
|
ARACAJU - MUNICIPAL
|
SE
|
2,25
|
30.01.11
|
JOÃO PESSOA - MUNICIPAL
|
PB
|
2,20
|
09.01.12
|
NATAL - MUNICIPAL
|
RN
|
2,20
|
20.01.11
|
PALMAS - MUNICIPAL
|
TO
|
2,20
|
06.09.10
|
MACEIÓ - MUNICIPAL
|
AL
|
2,10
|
05.07.10
|
SÃO LUÍS - MUNICIPAL
|
MA
|
2,10
|
13.02.10
|
TERESINA - MUNICIPAL
|
PI
|
2,10
|
27.08.11
|
FORTALEZA - MUNICIPAL
|
CE
|
2,00
|
03.03.11
|
BRASÍLIA - MUNICIPAL
|
DF
|
2,00
|
01.01.06
|
BELÉM - MUNICIPAL
|
PA
|
2,00
|
16.05.11
|
BOA VISTA - MUNICIPAL
|
RR
|
2,00
|
28.05.11
|
RECIFE - MUNICIPAL
|
PE
|
2,00
|
09.01.11
|
Postado por Meu Transporte às 08:09 0 comentários
Marcadores: Pernambuco