O binário será formado pelas vias Aderval Cunha, Maria Miranda e Francisco da Cunha, paralelas ao corredor principal, na pista Oeste. A implantação será dividida em duas etapas: no mês de outubro, a Rua Maria Miranda passará a ter um único sentido em direção à Francisco da Cunha, que deixará ser mão dupla até a Antônio Falcão. O trabalho incluirá melhoria do pavimento, drenagem e sinalização. “Nessas vias do binário também só será permitido estacionamento em um único lado da via”, disse o diretor de projetos da CTTU, Manoel Damasceno.
A segunda etapa do binário, onde o motorista poderá acessar pela lateral da Casa dos Frios, que dá acesso à Aderval Cunha, está prevista até maio de 2012. Segundo o diretor de projetos da CTTU, essa etapa será mais demorada porque requer mais intervenções. “Aquela área tem um problema de drenagem que precisa ser resolvido e também serão feitas algumas desapropriações, por isso estamos iniciando pela Rua Maria Miranda”, explicou Manoel Damasceno.
A proposta do binário que está no Plano de Ação para o Trânsito do Recife é semelhante ao que já propôs o deputado estadual Henrique Queiroz (PR), que também pedia a implantação de um binário. “A diferença é que o deputado estava propondo a continuação do binário pela 2ª Travessa Benvinda de Farias e essa é uma área onde há uma ocupação. Para nós é mais apropriado pela Francisco da Cunha até porque aquela área será beneficada pela Via Mangue”, explicou.
Com a implantação do binário, os motoristas que hoje utilizam a via no contrafluxo vão ter que fazer o percurso pela Avenida Conselheiro Aguiar. “Eu, que trabalho aqui, vou ter que fazer uma volta maior”, criticou o corretor de imóveis Israel Barbosa, 46 anos, que trabalha na Aderval Cunha.