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Em Palmas, Prefeitura define tarifa do transporte coletivo em R$ 2

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, anunciou neste sábado, 1º, que a partir de terça-feira, 4 de fevereiro, a tarifa do transporte coletivo da Capital custará R$ 2,00. O novo valor valerá para o restante do mês de fevereiro. Para adequação das catracas, na próxima segunda-feira, 3, não haverá cobrança de tarifa, outra medida também anunciada pelo prefeito. A implementação da tarifa com valor a R$ 2 será publicada no Diário Oficial do Município de segunda-feira, 3.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos explicou que esse valor, abaixo do que vinha sendo cobrado antes da implementação da gratuidade, se justifica, pois mesmo com as medidas adotadas, em que mais ônibus passaram por manutenção e voltaram a circular, o serviço ainda encontra-se na fase de transição. O prefeito também destacou que, já no primeiro mês da nova gestão, foi iniciado o processo para que o transporte público seja concedido à iniciativa privada. “Fornecedores ficaram mais de três meses sem receber e isso inviabiliza seus negócios e também cria obstáculos para que possamos atender a população com a qualidade que precisa e merece. Então, todo nosso esforço e atenção tem sido para resolver essas questões e entregar para o cidadão um serviço que irá melhorando gradativamente até a concessão e a chegada de uma nova frota”, disse.

“Ajustar o valor da tarifa para dois reais nos permite continuar mantendo uma melhoria, investir na segurança para o usuário, ter um número suficiente de ônibus rodando e reduzindo atrasos. Pegamos essa frota com muitos veículos sem condições de uso e tivemos que investir muito na manutenção deles. É uma transição que vai nos permitir caminhar para um final feliz naquilo que nos comprometemos, ter ônibus zero km. É uma escada que estamos subindo em direção da qualidade mobilidade urbana em Palmas”, complementou o Eduardo Siqueira Campos.

Edital encaminhado

A atual gestão da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) reafirmou ter recebido o sistema de transporte público de Palmas em estado caótico. E reforçou que trabalha diariamente para manter os serviços até a implantação do novo modelo de transporte público, cujo edital de licitação para concessão encontra-se em fase final de elaboração.[


A Prefeitura de Palmas mantém a gratuidade nos finais de semana e feriados para todos os usuários do transporte coletivo.

Informações: Prefeitura de Palmas

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SPTrans altera itinerários de linhas temporariamente na região do Tremembé a partir de quinta-feira, 6


A SPTrans informa que, a partir de quinta-feira (6), oito linhas terão seus itinerários alterados devido à interferência viária na Av. Antonelo da Messina, entre as ruas Mário Centofanti e Benedito Henrique, no Sítio Piqueri,  na região do Tremembé, Zona Norte da cidade. 

Confira as alterações:

1771/10 Jd Fontális - Metrô Santana
Ida: normal até a Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Imbiras, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1772/10 Jd Filhos da Terra - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Rua Manuel Vieira da Luz, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Cel. Sezefredo Fagundes, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Manuel Vieira da Luz, prosseguindo normal.

2028/10 Vl. Ayrosa - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av Antônio César Neto, prosseguindo normal, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Antônio Cesar Neto, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

2029/10 Jd Fontális - Metrô Tucuruvi
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Rua Imbiras, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Imbiras, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1788/10 Jd Fontális - Metrô Santana
2105/10 Jd Filhos da Terra - Lgo. da Concórdia
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av Ce. Sezefredo Fagundes, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av Cel. Sezefredo Fagundes, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Manuel Vieira da Luz, prosseguindo normal.

179X/10 Jd Fontális - Metrô Barra Funda
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av. Paulo Lincoln do Valle Pontin, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

1703/10 Jd Fontális - Shop Center Norte
Ida: normal até a Av. Antonelo da Messina, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Rua Elias de Almeida, Av Josino Vieira de Góes, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Pça. Sem nome, Av. Paulo Lincoln do Valle Pontin, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Mª Amália Lopes de Azevedo, Av. Nossa Sra. da Concórdia, Av. Josino Vieira de Góes, Rua Elias de Almeida, Rua Jordão Camargo de Oliveira, Av. Antonelo da Messina, prosseguindo normal.

Atenção 

Sentido Centro
Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Av Antonelo da Messina, 98 e 200 terão como opção a parada da Av. Mª Amália L. Azevedo.

Sentido Bairro
Os passageiros que utilizam os pontos localizados na Av. Antonelo da Messina, 339 e 575 terão como opção a parada da Rua Jordão Camargo de Oliveira. 

Informações: SPTrans

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Em Niterói, Duas novas estações do corredor de ônibus são entregues

A Prefeitura de Niterói inaugurou, neste sábado (1), as duas primeiras estações do corredor de ônibus da Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro da cidade. As estações ficam entre a Avenida Feliciano Sodré e a rua Saldanha Marinho. A implantação dos dois espaços inicia mais uma fase das obras de revitalização da orla do Centro de Niterói. As estações substituem antigos pontos de ônibus na Avenida Visconde do Rio Branco. Os coletivos que paravam nos antigos pontos agora utilizam as estações no canteiro central.

O secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura, Renato Barandier, destacou que a Avenida Visconde do Rio Branco é estratégica para a mobilidade no centro.

“A entrega dessas duas estações representa a primeira etapa do novo corredor de ônibus da Visconde do Rio Branco, que faz parte do projeto de revitalização da orla de Niterói. Porta de entrada da cidade às margens da Baía de Guanabara, a Visconde do Rio Branco é um corredor estratégico de mobilidade da cidade. A avenida integra o Terminal João Goulart e a Estação das Barcas com o restante da cidade. As duas estações representam a primeira etapa. Haverá ainda a entrega de outras duas estações de integração com o Terminal João Goulart e a conclusão da ampliação do novo Terminal Sul, que será entregue em breve compondo esse novo corredor”, explicou Renato Barandier.

O despachante Márcio Pessaian Braga, 46 anos, aprovou as novas estações. “Ficou melhor o acesso, muito bom para os passageiros. Ficou bem confortável. Trabalho como despachante e facilitou muito essa melhoria”, afirmou.  

Neide Soutos-López, 72 anos, também elogiou a obra. “Estou achando tudo muito bonito mesmo. Muito linda essa obra que está sendo feita no Centro de Niterói. Tudo muito organizado. Bom mesmo”, acrescentou. 

Informações: Prefeitura de Niterói

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Em Cuiabá, Consórcio BRT aponta prejuízos de R$ 35 milhões devido a impasses no projeto

As empresas integrantes do Consórcio Construtor BRT Cuiabá anunciaram que os prejuízos financeiros acumulados até o momento já chegam a R$ 35 milhões. A justificativa seria em razão de impasses e mudanças ao longo da execução da obra. Segundo nota divulgada pelo grupo, fatores externos como problemas no anteprojeto, alterações frequentes no traçado e disputas políticas entre Governo do Estado e Prefeitura de Cuiabá impactaram significativamente o cronograma e os custos da obra.

O consórcio informou que está há mais de quinze dias em negociações com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (SINFRA) para buscar uma solução viável e juridicamente segura para a execução do projeto que liga Várzea Grande a Cuiabá. Na sexta-feira (31.01), o Governo do Estado informou que nesta segunda-feira (03.02) irá anunciar uma decisão definitiva sobre o contrato com o Consórcio BRT.

As empresas afirmam que, até janeiro de 2024, estiveram impedidas de executar quase 85% das obras. “Não há mágica possível para entrega dentro do prazo estabelecido originalmente se, até janeiro de 2024, o consórcio esteve impossibilitado de executar quase 85% das obras por conta de uma verdadeira guerra política entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro. Esse fato foi resolvido na Justiça a partir da liberação das obras em 28 de janeiro de 2024”.

Entre os principais entraves, segundo as empresas, estão alterações nos projetos das estações, do Centro de Controle Operacional (CCO) e do terminal de Várzea Grande, além da demora na emissão da licença para o trecho de Coxipó, que só foi concedida no início de 2025, mais de dois anos após o início do contrato.

O consórcio informou que busca um acordo equilibrado para evitar novos impasses que possam resultar em mais atrasos e aumentos de custos para todas as partes envolvidas. “Desde o início do processo, a solução negociada é de conhecimento do próprio governador Mauro Mendes, que ressaltou em recente entrevista a importância de buscar uma alternativa responsável para não onerar ainda mais o Estado e prejudicar a população. E é este bom senso que o Consórcio vem trabalhando nas dezenas de reuniões que estão ocorrendo na Sinfra”.

Rompimento do contrato

Na quinta-feira (30.10), durante vistoria nas obras do BRT em Cuiabá, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, sugeriu que o governador Mauro Mendes (União) rescinda o acordo com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá e realize uma nova contratação emergencial para garantir a conclusão das obras.

“Nós demos autorização para o Governo do Estado fazer o BRT e, imediatamente, o Governo fez a parte dele e começou a obra, mas ela não anda. Nossa orientação é firmar um contrato emergencial e trazer uma empresa com prazo para iniciar e concluir os trabalhos”, afirmou o presidente.

Com valor de R$ 468 milhões, o Contrato nº 052/2022 foi firmado em 2022 pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá. Em 2024, com a assinatura do primeiro termo aditivo, houve um acréscimo de R$ 1,29 milhão, elevando o total para R$ 469 milhões.

De acordo com dados do sistema Geo-Obras do TCE-MT, até agora, apenas 18,51% do total contratado foi executado, o que corresponde a R$ 86,8 milhões. Com o atraso na entrega do modal, Sérgio Ricardo alertou que a tendência é de aumento no custo da execução. Sendo assim, não há motivos para a manutenção do acordo.

Informações: pnb Online

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Grande Vitória: Ônibus emitem apenas 0,8% dos gases de efeito estufa

Número faz parte da pesquisa “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano”, realizada pela NTU. De olho no desenvolvimento sustentável, empresas operadoras do Transcol investem em tecnologias que auxiliam na redução de gases poluentes

Você sabia que os ônibus são responsáveis por apenas 0,8% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil? É o que aponta a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em um estudo realizado com base em informações do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases (SEEG, 2023), do Observatório do Clima.

Esse índice pode parecer pouco, mas é o suficiente para que o setor de transporte público esteja investindo pesado em tecnologias mais limpas e sustentáveis. E é aqui que entra a revolução verde que está tomando conta da frota de ônibus no Sistema Transcol!

Com os investimentos em renovação da frota, a chegada dos ônibus Euro 6 marca um novo capítulo na história do transporte coletivo. Esses modelos são campeões de eficiência, com a capacidade de reduzir até 80% das emissões de poluentes em comparação aos veículos convencionais.

Ao todo, já são 275 ônibus Euro 6 em operação no Sistema Transcol, a maior parte deles adquiridos em 2024. São ônibus que, além de mais verdes, oferecem um desempenho mais econômico e um conforto extra para os passageiros.

Número faz parte da pesquisa "Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano", realizada pela NTU. De olho no desenvolvimento sustentável, empresas operadoras do Transcol investem em tecnologias que auxiliam na redução de gases poluentes.

Desenvolvimento sustentável
Esse movimento não é só sobre reduzir poluentes. É sobre garantir um futuro mais saudável para todos, com um transporte público mais moderno e eficiente.

No fim das contas, ao investir em tecnologias como o Euro 6, as empresas operadoras do Transcol estão não apenas cuidando do meio ambiente, mas também garantindo que as viagens sejam mais limpas e confortáveis para quem depende do sistema.

Só para se ter uma ideia, desde 2019, os consórcios operadores, em parceria com o Governo do Estado, reforçaram os investimentos no Sistema Transcol, com a modernização e ampliação da frota. Com isso, já são 900 novos ônibus entregues, ou seja, uma renovação de quase 60% da frota em cinco anos. E mais: além de motorização sustentável, todos os novos ônibus possuem ar-condicionado, wi-fi, elevador para acessibilidade de cadeirantes e câmeras de videomonitoramento.

Entra nesse pacote, ainda, a entrega de um veículo híbrido, isto é, que utiliza diesel e gás como combustível. O modelo é mais sustentável que os convencionais e está em uso no Transcol para teste de desempenho.

A pesquisa
A pesquisa “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano” aborda o processo de renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano no Brasil e discute os caminhos possíveis para a descarbonização do transporte público.

O estudo detalha uma série de informações sobre transição energética, particularmente em relação à poluição veicular e ao aquecimento global, e o estágio atual de desenvolvimento e utilização de tecnologias que compõem as rotas da descarbonização da frota.

“A atuação do setor na modernização da frota nas últimas décadas já vem rendendo inúmeros avanços, principalmente na adequação ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que estabelece restrições crescentes dos limites máximos de emissões estabelecidos para veículos no país”, destaca matéria sobre o estudo publicada no site da NTU.

No Brasil, o Euro 6 também é conhecido como a oitava fase do Proconve, criado em 1986, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Atualmente, a frota de ônibus urbanos dos principais sistemas de transporte do Brasil é composta, na sua maior parte, por veículos que estão na fase 7 do Proconve, sendo que muitas capitais já utilizam veículos da fase 8, restringindo ainda mais a emissão de gases poluentes. Desta forma, o ônibus consolida-se como uma alternativa de transporte não poluente, ficando bem à frente dos carros e motos.

Informações: GV Bus

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