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Prefeitura do Rio amplia horário de operação do BRT Transbrasil

domingo, 7 de abril de 2024

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Transportes (SMTR) e da Mobi-Rio, ampliará, a partir deste domingo (7/4), o horário de funcionamento do BRT Transbrasil. A linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador), antes operando das 10h às 15h, terá seu horário estendido para funcionar das 4h à meia-noite, em todos os dias da semana. O intervalo entre as viagens será de 10 minutos ao longo de todo o dia.

A partir da segunda-feira (8/4), o BRT Transbrasil começará a operar com 50 articulados. Os intervalos de viagens da linha 60 serão reduzidos para cinco minutos nos horários de pico. Também na segunda, as linhas 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador) e 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador) ampliarão a operação, passando a funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos de seis minutos durante os horários de maior movimento.

– Resolvemos fazer uma alteração no cronograma em função do ótimo resultado na primeira semana de operação do BRT Transbrasil e também por conta das avaliações que fizemos e o acompanhamento do Centro de Operações Rio e da CET-Rio. Essa nova fase vai significar um maior atendimento à população. Teremos o dobro de ônibus na frota do BRT em relação ao que tivemos na primeira semana. Será uma oferta de serviço maior e em horário integral. Ao longo da semana, faremos o monitoramento da faixa seletiva e a avaliação do trânsito na Avenida Brasil no dia a dia – afirmou o secretário de Coordenação Governamental, Jorge Arraes.

Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações, dois terminais e atravessando 18 bairros, o BRT Transbrasil tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. Este é o quarto corredor de BRT implantado na cidade, ampliando o sistema de transporte de alta capacidade, que já opera com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica. O investimento visa proporcionar maior acessibilidade e comodidade aos usuários do transporte público na cidade, expandindo as oportunidades de conexões entre as zonas Norte e Oeste e o Centro da cidade. Além das linhas regulares de articulados, o BRT Transbrasil também oferece um serviço executivo de transporte de passageiros entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

– Tivemos um ótimo resultado na primeira semana não só na operação do BRT Transbrasil como também no Terminal Gentileza. Neste último, um funcionamento pleno e sem intercorrências. Com isso, ficamos seguros para ampliar o funcionamento do BRT Transbrasil. Vamos seguir monitorando a operação nessa nova fase. O BRT traz muitas modificações, então com ele rodando em tempo integral, vamos avaliar os impactos – disse a secretária de Transportes, Maína Celidonio, ressaltando que a pista seletiva é para ônibus convencionais apenas entre o Trevo das Margaridas e o Caju; que a velocidade máxima é de 60 km/h, com redução para 40 km/h em todas as estações; e que o trecho entre Deodoro e o Trevo das Margaridas passa a ser exclusivo para o BRT em ambos os sentidos.

A diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, ressaltou que o serviço da linha 60 foi muito procurado pelos cariocas na primeira semana de operação do BRT Transbrasil.

– Notamos que no primeiro serviço do dia, às 10h, já havia uma boa demanda. Muitas pessoas nos procuraram e falaram que conseguiam pegar o primeiro serviço, ir para o Terminal Gentileza, integrar com o VLT, ou ir para o Centro, mas que não conseguiam voltar porque o serviço encerrava às 15h. Então, decidimos ampliar a partir deste domingo. Queremos que a população veja o BRT Transbrasil como uma grande opção de transporte.

Novos horários das linhas de BRT que circulam na Transbrasil

– Linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador)  – a partir de domingo (7/4)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Rubens Vaz, Piscinão de Ramos, Marinha Mercante, Lobo Júnior, Mercado São Sebastião, Cidade Alta, Vigário Geral, Irajá, Fazenda Botafogo, Jardim Guadalupe, Guadalupe e Terminal Deodoro.

– Linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador)  – a partir de segunda-feira (8/4)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Santa Luzia, Cardoso de Moraes, Olaria, Ibiapina e Penha.

– Linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador)  – a partir de segunda-feira (8/4)

Horário: todos os dias, das 4h até meia-noite

Locais de embarque e desembarque: Terminal Gentileza, estações INTO, Vasco da Gama, Benfica, Fiocruz, Hospital de Bonsucesso, Baixa do Sapateiro, Maré e Terminal Fundão.

– Serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão – sem paradas

Horário: todos os dias, das 6h à meia-noite

Linhas municipais que já operam no Terminal Gentileza

167 – Terminal Gentileza – Urca

165 – Terminal Gentileza – Cosme Velho

161 – Terminal Gentileza – Ipanema

163 – Terminal Gentileza – Copacabana

SP265 – Marechal Hermes – Terminal Gentileza

104 (São Conrado – Terminal Gentileza)

133 (Largo do Machado – Terminal Gentileza)

301 (Terminal Gentileza – Barra da Tijuca)

302 (Terminal Gentileza – Terminal Alvorada)

353 (Terminal Gentileza – Gardênia Azul)

108 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)

110 (Terminal Gentileza – Jardim de Alah)

112 (Terminal Gentileza – Alto da Gávea)

606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)

SV 606 (Terminal Gentileza – Engenho de Dentro)


VLT também terá horário modificado

As duas linhas do Veículo Leve Sobre Trilhos, o popular VLT, que passam pelo Terminal Gentileza também terão seus horários modificados. A linha 4, que faz o trajeto entre o Terminal Gentileza diretamente à Central do Brasil e à Praça XV, passará a circular, a partir de segunda-feira, das 5h às 23h. Em operação desde o dia 30 de março, a linha 4 do VLT acabou com a necessidade de integração. O trajeto tem duração estimada em 29 minutos.

Em circulação com trajeto ampliado desde o dia 24 de fevereiro, a linha 1, que faz a ligação entre o Terminal Gentileza e o Aeroporto Santos Dumont, também funcionará, a partir de segunda-feira, das 5h às 23h. O percurso pode ser feito pelos passageiros em cerca de 30 minutos.

Recuperação do sistema BRT completa três anos com ganhos em capacidade e redução de intervalos de viagens

O município retomou a gestão do Sistema BRT e a iniciativa resultou na renovação total da frota de articulados, na reforma de todas as estações, na implantação de medidas de segurança, na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza e Deodoro. Essas ações garantiram melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade.

Antes da intervenção, o sistema dispunha de 120 ônibus em operação nos três corredores. Atualmente, a nova frota é mais de quatro vezes maior: 515 amarelinhos novinhos rodando. Toda a frota comprada para o sistema totaliza 713 ônibus. Com mais veículos circulando, os passageiros esperam menos tempo nas estações. Na Transoeste, último corredor a receber os novos Euro 6, com tecnologia menos poluente, a redução dos intervalos nos horários de pico foi de até 72%. Na Transcarioca, o índice foi de 59%, e na Transolímpica, de 63%.

Ao assumir o Sistema BRT, a Prefeitura encontrou ainda 46 estações fechadas por causa de vandalismo e furtos de equipamentos. Ao fim de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. Atualmente, todas as 120 estações do sistema encontram-se revitalizadas, trazendo mais conforto aos passageiros.

Informações: Prefeitura do Rio

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Serviço Atende+ é referência em inclusão a todos de SP

O Serviço de Atendimento Especial - Atende+ foi criado por meio do decreto nº 36.071 de 09 de maio de 1996 e atualmente é regido pela Lei Municipal nº 16.337, de 30 de dezembro de 2015. É uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, com regulamento próprio, oferecido pela Prefeitura do Município de São Paulo, gerenciado pela São Paulo Transporte S.A. e operado pelas empresas de transporte coletivo do município de São Paulo e cooperativa de táxis acessíveis.

Destina-se às pessoas com autismo, surdocegueira ou deficiência física com alto grau de severidade e dependência, no horário das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo, excetuando-se os feriados.

O atendimento é prestado a clientes cadastrados, com uma programação pré-agendada de viagens.

Além do atendimento porta a porta a clientes cadastrados, o Atende+ oferece atendimentos nos fins de semana, denominados de "eventos aos fins de semana". Neste tipo de serviço, os pedidos de transporte são feitos diretamente pelas instituições que trabalham com pessoas com deficiência (com, no mínimo, dez dias de antecedência). As instituições precisam efetuar cadastro prévio na SPTrans.

O Atende+ tem veículos devidamente adaptados e roda cerca de um milhão de quilômetros/mês.

Todos os usuários do Serviço de Atendimento Especial - Atende+ e demais munícipes interessados em obter informações, podem fazê-lo por meio da Central de Atendimento 156 da Prefeitura ou ainda nos postos de atendimento da SPTrans.


Informações: SPTrans

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Na Grande Recife, Empresa Vera Cruz apresenta proposta para regularizar operação

Foi realizada, na manhã desta terça-feira (2), nova audiência sobre a situação da Expresso Vera Cruz Ltda (VRC). Promovida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 36ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Transportes), a reunião teve como objetivo a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a empresa sane todas as irregularidades na operação, evitando a suspensão ou revogação da permissão.

Na ocasião, após tratativas com o Grande Recife, a Vera Cruz expôs seus termos a fim de regularizar sua situação e não ser penalizada com a suspensão do serviço. A empresa propôs apresentar 70 carros para serem vistoriados e aprovados até o dia 15 de abril e outros 26 até o dia 30 de abril, totalizando 179 veículos aptos a operarem até o final do mês.

A VCR também se comprometeu a manter, no mínimo, durante 12 meses, zero autuações por frota reduzida, descumprimento de ordens de serviço de ônibus (OSO) ou operação de veículo retido. Além disso, deverá reduzir em, pelo menos, 90% as constatações de horário não realizado e Plataformas Elevatórias Veiculares (PEV) quebradas.

A empresa deverá, ainda, manter no mínimo 171 veículos de tipologia aprovada pelo Conselho de Transporte Metropolitano (CTM) para operação nas linhas designadas para a empresa, além de outros na frota reserva, todos com certificado de vistoria válido. E, em até 60 dias, a VCR não deverá figurar entre as maiores participações proporcionais no quantitativo de reclamações registradas no CTM.

Por fim, a Vera Cruz deverá implantar programa de combate à evasão de receitas em suas linhas e não ter notícia de veículos quebrados em via pública até o final do ano, salvo motivo de força maior, a ser analisado pelo CTM.

“O compromisso celebrado demonstra a importância da mediação realizada pelo Ministério Público na solução de problemas envolvendo as políticas públicas”, ressaltou o Promotor de Justiça Leonardo Caribé.

Ao final, foi dado um prazo de cinco dias úteis para que o Grande Recife informe à Promotoria sobre o resultado das tratativas quanto às multas da Expresso Vera Cruz, para então ser formalizado o TAC com os termos descritos na reunião.

Estiveram presentes representantes da VCR, do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT), da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (SEMOBI/PE), do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE), do Sindicato dos Rodoviários do Recife e RMR, da Associação de Benefícios Independentes dos Rodoviários de Pernambuco (ABIRPE) e do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

Informações: MPPE

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BRT de Salvador: uma face da instrumentalização do planejamento

Na sexta-feira, 29 de março de 2024, dia em que a cidade de Salvador completou 475 anos, foi inaugurada a última etapa do BRT, junto aos “novos” canteiros centrais dos terminais Cidadela e Hiper. Para as pessoas que acompanham o meu trabalho já não é novidade que sou um crítico aberto ao projeto e ao modo com o qual foram executadas as obras. Minhas críticas estão ancoradas em três questões as quais considero principais: 1. contraditório alto custo de implantação; 2. alto impacto ambiental injustificável; 3. impacto questionável na mobilidade urbana e no deslocamento dos usuários. Nos próximos parágrafos irei destrinchar cada uma dessas críticas, a partir de um breve levantamento de dados, com o objetivo de indicar o porquê acredito que o BRT de Salvador é um exemplo de como o planejamento urbano pode ser instrumentalizado para aprofundar desigualdades.

Para começarmos é importante sistematizar o que é o BRT. Segundo o manual elaborado pelo Ministério das Cidades em 2008, o Bus Rapid Transit (BRT): “(...) é um sistema de transporte de ônibus que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável e com custo eficiente através da provisão de infra-estrutura segregada com prioridade de passagem, operação rápida e frequente e excelência em marketing e serviço ao usuário”. Em linhas gerais, o BRT é uma espécie de imitação dos modais de transporte por trilhos, com a diferença sendo a existência das faixas exclusivas para a circulação dos ônibus, de modo a garantir o deslocamento sem trânsito, e o controle dos tempos de partida e chegada das viagens. Em 1973, o primeiro modelo desse sistema foi implantado na cidade de Ottawa, no Canadá. Um ano depois, em 1974, o Brasil recebe o seu primeiro BRT na cidade de Curitiba, sob a gestão do Arquiteto e Urbanista Jaime Lerner na Prefeitura Municipal, e que se tornaria um dos melhores exemplos de implantação deste modal.

O BRT deveria ser um modal de baixo custo. Segundo o manual do Ministério das cidades: “um sistema BRT custa, tipicamente, de 4 a 20 vezes menos que um sistema de bondes ou de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou entre 10 a 100 vezes menos que um sistema de metrô”. Já o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) estima que o valor por quilômetro de implantação é entre R$ 10 a 30 milhões de reais. A previsão de custo total do BRT segundo a Prefeitura é de R$ 412 milhões, com valor médio de custo por quilômetro entre R$ 68 e R$ 110 milhões de reais, trata-se do BRT mais caro implementado em nosso país.

Muito desse custo é reflexo de um projeto que trata o desenho urbano e viário como uma colcha de retalhos: elevados na localidade próxima ao Shopping Iguatemi e em parte da Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), canteiro central nos trechos do Itaigara e da Avenida Vasco da Gama, faixa exclusiva no Caminho das Árvores até a Praça Nossa Senhora da Luz, e por aí vai. Não me levem a mal, sei que adaptações são necessárias em qualquer projeto, ainda mais de infraestrutura urbana na cidade de Salvador, onde a topografia acidentada impõe desafios, contudo, o que me parece é que as Secretaria de Mobilidade, Infraestrutura e Fundação Mário Leal Ferreira tinha uma base do que precisava ser feito contudo, cada uma, seguindo uma direção. O resultado é um BRT que se comporta como BRS em diversos trechos, inclusive, antes fosse feito um BRS, pelo menos as árvores centenárias da Avenidas ACM e Vasco da Gama poderiam ser poupadas, contudo, o que observamos foi mais perverso, pois, mesmo com toda uma comoção, com uma ação civil pública, bem como outros expedientes protocolados na Câmara Municipal e junto ao Ministério Público, as obras seguiram, e já estamos sentindo os seus impactos no aumento do microclima urbano.

Diante do alto custo de implantação e do impacto ambiental gerado, existe uma real demanda de usuários que justifique a implantação do BRT ? A princípio não, visto que os trechos em que onde hoje passam o modal eram atendidos pela linhas de ônibus advindas dos diversos bairros da cidade e dos terminais como Lapa e Estação Pirajá. No entanto, a partir da alteração do destino final das linhas que circulavam até o bairro da Pituba para ir somente até a localidade do terminal Hiper do BRT, uma necessidade foi fabricada. A justificativa apresentada pela Secretaria, é que a alteração reduziria o tempo médio das viagens, resultando num menor tempo de espera para os usuários.

Em um primeiro olhar, o raciocínio pode até parecer coerente, contudo, no planejamento dos transportes as variáveis não são tão simples, de modo que não basta apenas suprimir parte do trajeto se o tempo de engarrafamento nos outros trechos ainda persistir, e se a parte suprimida for pequena se comparada a todo o roteiro que o ônibus já faz. Boa parte das linhas afetadas pelas mudanças são de bairros do Subúrbio Ferroviário, Cidade Baixa e Miolo. A diferença entre ir até o terminal Hiper ou até a Pituba impede que essas linhas não fiquem em engarrafamentos em trechos que elas precisarão passar, como a Avenida Silveira Martins ou Avenida Suburbana ? Não. A diferença entre a distância percorrida entre o final de linha de Paripe até o terminal do BRT seria muito menor do que se o roteiro fosse até o final de linha da Pituba ? Não. Sendo assim, qual a justificativa se não a necessidade de fabricar uma demanda operacional ?

Por fim, uma outra questão precisa ser posta: por que somente as linhas advindas dos bairros populares são alteradas ? Há um tempo atrás, lembro que a remoção de uma série de linhas que atendiam os bairros Barra e Ondina gerou uma grande comoção. Bairros como Liberdade, Pau Miúdo, Santa Mônica, ficaram obrigados a ir até a estação da Lapa e de lá acessar a Barra a partir da integração com alguma linha LB (Lapa x Barra). Na época, a discussão sobre racismo ambiental não estava na pauta do dia como está hoje, contudo, a medida foi encarada por acadêmicos e por setores da sociedade civil organizada como uma estratégia para garantir a assepsia (limpeza) social de um bairro “nobre”. Ao privilegiar a alteração das linhas de bairros populares, habitados em sua maioria por pessoas negras, obrigando a utilização de um único modal para acessar um bairro nobre, dificultando o seu acesso, a Prefeitura Municipal de Salvador utiliza do planejamento da mobilidade urbana para reforçar a localização de pessoas pretas e brancas na cidade, em linhas gerais, trata-se de racismo ambiental.

Mas, e então, podemos afirmar que o BRT é um exemplo de como o planejamento urbano pode ser instrumentalizado para aprofundar as desigualdades sociais ? Vejamos. O ato de instrumentalizar diz da criação das condições necessárias para que um objetivo se cumpra utilizando algo ou alguém. Como indiquei em um outro texto meu, o planejamento urbano envolve pessoas que planejam e projetam para pessoas. A nível Municipal, o instrumento máximo que dá as diretrizes do planejamento de nossa cidade é o plano diretor, contudo, outros planos setoriais municipais podem e devem ser elaborados, como o plano de mobilidade, habitação, etc. Num cenário ideal, esses planos deveriam ser elaborados e aprovados a partir da realização de consultas e audiências públicas, contudo, numa sociedade desigual, marcada pelos interesses políticos e econômicos ocultos da sociedade civil, tanto o plano diretor, como os planos setoriais podem ser alterados para atender aos objetivos de empresas, políticos, elites, sendo esse o caso tanto do nosso plano diretor, quanto do nosso plano de mobilidade urbana, que desde 2018 prevê a execução do BRT tal como está. Não existiu discussão pública conduzida pela municipalidade, não existiu espaço para acolher questionamentos, nada, a proposta foi incorporada ao plano e assim seguiu sendo executada mesmo diante de uma comoção pública contrária. Sendo assim, podemos afirmar que o BRT de Salvador é um dos exemplos de como o planejamento urbano pode ser instrumentalizado, resta-nos agora cobrar as devidas mitigações.

*Joel Meireles Duarte é advogado, mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, mestre em Direito, ambos, pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com os temas em Direito à Cidade, membro do Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), membro da Associação Brasileira de Jurista pela Democracia (ABJD).

Informações: A Tarde

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Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL)

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, vai testar um ônibus elétrico na frota do Sistema de Ônibus Local (SOL). O veículo percorrerá a linha T1A (Cordeiros), a partir da próxima segunda-feira (08). Além disso, outros dois veículos foram adquiridos pelo Consórcio Atalaia, empresa concessionária do serviço, para melhor atender a capacidade das linhas T2A (Rio Bonito) e T2B (Cidade Nova).

O ônibus elétrico estará em fase de teste para uma possível aquisição da concessionária. Inicialmente, o veículo será utilizado nesta quinta-feira (04) na Linha T1A (Fazenda/Cordeiros), e entrará em teste contínuo a partir de segunda-feira (08) por um período de cerca de 10 dias. O veículo atenderá a população das 06h às 19h na linha T1A (Cordeiros). Além do fator econômico no consumo de combustível e a sustentabilidade gerada, o ônibus elétrico também conta com um maior conforto acústico para os passageiros.

- Mais sobre o transporte em Itajaí

A iniciativa é uma colaboração entre o Consórcio Atalaia e a empresa Marcopolo, fornecedora dos veículos. A ação testa a autonomia de ônibus elétricos em diversas cidades do país para ver a viabilidade do uso a longo prazo. O modelo que atuará em Itajaí possui 250 quilômetros de autonomia.

Novos ônibus

Já os novos veículos a combustão que vão atender as linhas T2A e T2B são modelos do ano de 2023. Os veículos possuem ar-condicionado, wi-fi e as tecnologias previstas pelo Sistema de Ônibus Local do Município de Itajaí. Mais informações podem ser obtidas no site consorcioatalaia.com.br ou pelo Whatsapp (47) 98414-4602.

Informações: Prefeitura de Itajaí

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Transporte público: Aracaju avança com a requalificação dos terminais de integração

A mobilidade urbana da capital sergipana vem passando por importantes avanços. Além da construção dos corredores Hermes Fontes, Augusto Franco, Centro/Jardins e Beira Mar, que trouxe um novo modelo de trafegabilidade dos ônibus do transporte coletivo para a cidade, outras ações também se somam à melhoria da mobilidade: os investimentos nos terminais de integração de Aracaju, proporcionando uma nova realidade para os usuários das plataformas e do sistema de transporte público.
Durante a atual gestão, a Prefeitura de Aracaju construiu e entregou à população um novo Terminal do Mercado, o Manoel Aguiar Menezes, localizado na região dos mercados centrais, e revitalizou totalmente, os terminais zona Oeste (Leonel Brizola), Distrito Industrial de Aracaju (D.I.A) e o Atalaia (zona Sul). Além desses, os terminais Maracaju e do Centro (Jornalista Fernando Sávio), também receberam melhorias.

O superintendente da SMTT, Renato Telles, destaca os avanços trazidos nos últimos anos para o sistema de transporte coletivo. “Os investimentos nos terminais de integração é um grande marco, sem dúvidas, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. Todos os terminais de integração da cidade receberam melhorias e um novo terminal foi construído, o do Mercado, trazendo uma nova realidade para os usuários da plataforma. Um terminal totalmente moderno e funcional para oferecer comodidade à população”, ressalta.

Renato Telles enfatiza ainda que os terminais revitalizados, receberam melhorias também na parte de acessibilidade, como piso tátil e banheiros adaptados. “Nos terminais que foram revitalizados, além da implantação de novas iluminações, recuperação das estruturas metálicas, novas pinturas e bancos, e reforma total nos banheiros, também foram instalados placas em braille, pisos táteis e banheiros com acessibilidade. Os terminais passaram também a contar com serviço de limpeza dos banheiros ao longo do dia, oferecendo melhores condições de uso. É a primeira vez que em poucos anos, Aracaju tem todos os terminais de integração reformados”, declara o superintendente.

Reconhecimento

Quem utiliza os terminais de integração da capital reconhece os avanços das plataformas. “A estrutura do Terminal do Mercado merece nota dez. A iluminação e a segurança, em especial, com a presença de câmeras de monitoramento, trouxeram muitos benefícios para quem utiliza a plataforma”, disse o pedreiro, Elenilson Santos.

O garçon Saulo Andrade, também usuário do Terminal do Mercado, lembra da estrutura anterior e mensura os benefícios da nova plataforma. “Hoje, temos um terminal que favorece o embarque e o desembarque mais seguro dos passageiros. Esse, na minha opinião, é o principal fator positivo”, conta.

Terminal do Mercado

O Terminal do Mercado, ocupa uma área de 6.015 metros quadrados e conta com cinco plataformas de embarque e desembarque, guichês e catracas de acesso e saída, banheiros com acessibilidade, bicicletário, vestiários, depósitos, estacionamento e paisagismo.

A estrutura conta também com 24 boxes para o comércio de vendedores ambulantes, possui iluminação de LED para tornar o local mais seguro e iluminado. Nele, foram implantados equipamentos de acessibilidade para garantir a circulação segura de pessoas com dificuldade de locomoção, e foi realizada a pavimentação asfáltica nas faixas de circulação de ônibus no entorno do terminal, com aplicação de asfalto em mais de 13 mil metros quadrados nas partes interna e externa.

Terminal Zona Oeste

O trabalho de revitalização do Terminal Leonel Brizola englobou a recuperação da estrutura metálica do espaço, a reforma dos banheiros com troca de revestimentos, novos sanitários, pias e portas, além da restauração da casa de lixo, das luminárias, nova pintura interna e externa, instalação do projeto de combate a incêndio e pânico, revisão dos quadros elétricos, recuperação de gradil, implantação e recuperação de novos bancos. Para garantir mais comodidade à população, foi feita a recuperação do piso do terminal, incluindo o tátil, do pórtico, além de pinturas dos quiosques e do ponto de táxi.

Terminal D.I.A

O terminal do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), que é responsável por integrar algumas das principais linhas de transporte coletivo da capital, também foi revitalizado. O projeto envolveu a recuperação da cobertura metálica, reconstrução de duas guaritas, implementação de sistemas de combate a incêndio e proteção contra descargas atmosféricas, revitalização dos muros e readequação de todo o espaço às normas de acessibilidade. A administração municipal realizou também o ordenamento do comércio dentro do terminal, com a construção de boxes e lanchonetes para comercialização de produtos.

Terminal Zona Sul

A revitalização do terminal Zona Sul, localizado no bairro Atalaia, compreendeu uma nova cobertura metálica instalada na plataforma de embarque e desembarque, seguida de nova pavimentação asfáltica na área de circulação dos ônibus, implantação de lombofaixas, de piso tátil direcional e de alerta, reforma dos banheiros, além de novas instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas, de rede de gás, sistema de alarme contra incêndios e a construção de 30 boxes para os comerciantes.

Terminal Maracaju e do Centro

A estrutura metálica do Terminal Maracaju foi totalmente recuperada, uma nova iluminação LED foi instalada, nova pintura e sinalizações e banheiros e bancos reformados. O Terminal do Centro recebeu nova pintura, reforma nos banheiros e recuperação da estrutura.

Informações: Prefeitura de Aracaju

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Ônibus de três andares vem fazendo sucesso no Paquistão

Um inédito ônibus de três andares vem fazendo sucesso no Paquistão. A novidade é da empresa do setor de turismo Al Munir. Segundo a companhia, trata-se do primeiro ônibus de uma futura frota que oferece três níveis de espaços para passageiros. As informações e fotos são do site paquistanês inews.id.

Seja como for, embora tenha, supostamente, três andares, o ônibus é um double decker (dois andares), mas com três níveis para passageiros. Porém, para isso não há assentos convencionais, mas do tipo leito. Ou seja, os passageiros têm de viajar com as pernas esticadas - não é possível dobrá-las.

Outra curiosidade são as cabines do "primeiro piso", no espaço onde normalmente ficam os bagageiros. Aliás, há três de cada lado, com portas individuais vindas de automóveis - a até espelhos retrovisores (!?). Em cada uma há espaço para duas pessoas. Ou seja, nessa área podem viajar até 12 passageiros.

Esses ocupantes contam com uma TV grande (cerca de 40 polegadas), frigobar, sistema de ventilação e tomadas elétricas. Uma janela entre as duas cabines de cada fileira permite que esses passageiros possam se comunicar. Caso a ideia seja manter a privacidade, basta deixar a cortininha de pano fechada.

Porém, quem estiver no "primeiro piso" deve esquecer a possibilidade de ir ao banheiro durante a viagem, por exemplo. Da mesma forma, o passageiro que estiver na parte interna tem de esperar o "da janela" sair ou passar sobre ele se quiser deixar o ônibus.

Embora a Al Munir não divulgue detalhes técnicos, o canal ARF Bus Channel, no YouTube, informa que o ônibus de três andares é baseado em um modelo feito na China. Trata-se de um chassi produzido pela Yutong, gigante chinesa do setor de ônibus. A companhia iniciou a exportação de veículos em 2006.

O ônibus de três andares que roda no Paquistão é baseado no veículo vendido no mercado chinês como Coach C13 PRO. A importação fica a cargo da paquistanesa Master Motor Corporation. Depois de receber as modificações para virar "triple decker", o ônibus da Al Munir é rebatizado de Yutong Master Nova.

Conforme a Yutong, o chassi tem cerca de 12,5 metros de comprimento. Além disso, o motor é o Weichai WP10.375, um turbodiesel de 9,7 litros e seis-cilindros em linha. De acordo com a fabricante, a potência é de 375 cv e o torque, de 149 mkgf. O câmbio é manual fornecido pela ZF e a tração, enviada ao eixo traseiro, da Meritor - o dianteiro é da Molead.

Por sua vez, a suspensão é a ar, com seis bolsas e freios com sistema ABS, entre outros itens. De acordo com a fabricante, o tanque tem capacidade para cerca de 600 litros de diesel. E, segundo sites do setor de transporte de passageiros do Paquistão, o ônibus da Al Munir opera uma rota cuja viagem leva em torno de 10 horas para ser concluída.

Informações: Estradão
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Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto

Criada em janeiro deste ano, a empresa SulTrens quer criar uma linha de trem ligando Porto Alegre a Gramado. A proposta foi apresentada nesta semana ao secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo. Porém, ela não está vinculada a qualquer projeto de mobilidade urbana, tendo objetivos puramente turísticos.

Administrador da SulTrens, Renato Grillo Ely, explica que o projeto surge na esteira da Lei das Ferrovias, aprovado em 2021, que prevê a exploração de linhas de trem por entidades privadas. “A partir disso, nossas três empresas estão associadas, estão estudando, e chegaram à conclusão que é viável a implantação desse sistema com as características proposta”, explica.

Quanto ao atendimento à população, Ely é taxativo ao destacar que o projeto não está vinculado ao atendimento de transporte à população. “O objetivo é o atendimento a uma demanda turística. A demanda de passageiros de transporte urbano é atendida até Novo Hamburgo pelo Trensurb”, resume o administrador. 

Michel Teló canta com gaúcha finalista do The Voice Kids e encanta público em Novo Hamburgo
Em compensação, de acordo com o administrador da SulTrens, não será necessário qualquer investimento público já que o projeto pretende atender a demanda privada. “ Ao governo cabe analisar os projetos, orientar o desenvolvimento dos estudos ambientais e, após aprovar os estudos ambientais, conceder as licenças. O papel do governo é fundamental, mas não há nenhum aporte financeiro.”

O trajeto
Mesmo sem valores definidos, tanto em investimentos quanto de passagem, Ely diz que já um plano traçado em relação a como vai funcionar o atendimento e também quanto ao trajeto. A expectativa da empresa é colocar um trem com capacidade de 250 passageiros, que funcionaria todos os dias. “Não temos nem o orçamento definitivo, só vamos ter no final do projeto de engenharia que estiver concluído.”

Um cronograma otimista aposta que em menos de 120 meses, ou seja 10 anos, a linha de trem já esteja em pleno funcionamento. A ideia é que as viagens comecem a partir das 7 horas com intervalos de uma hora entre cada partida da estação que ficaria posicionada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Depois das 10 horas os intervalos reduziram para partidas a cada meia hora até às 19 horas. O trecho a ser percorrido pelo trem passaria por trás das áreas urbanas de Canoas, Sapucaia, Novo Hamburgo, Taquara, seguindo por Nova Hartz até chegar a Gramado.

Bem visto
Na próxima semana a empresa deve se reunir mais uma vez com representantes do governo estadual para apresentar o projeto. O titular da Sedec, Ernani Polo, aponta para uma avaliação positiva da proposta. “Nos parece interessante isso porque em qualquer país ou outros estados também, que tem um desenvolvimento mais acelerado, os trens são uma realidade no transporte, na locomoção”, avalia.

Polo considera que, apesar de a proposta não ser voltada para o atendimento direto à população, a mesma será beneficiada. “O Estado não tem qualquer ingerência, interferência, mas é para a população, porque com certeza tendo esse transporte disponível é mais uma alternativa que ela vai ter”, avalia o secretário.

Informações: ABC Mais

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Recarga do Cartão Transporte em Cuiabá e Várzea Grande agora pode ser feita via Pix

A MTU amplia as formas de efetuar a recarga do cartão transporte. Agora, os passageiros de Cuiabá e Várzea Grande podem comprar crédito utilizando o Pix, uma das formas mais rápidas e seguras de pagamento.


Para utilizar essa nova opção, basta procurar um dos terminais de autoatendimento “Recarga Fácil”, distribuídos estrategicamente nas Estações Alencastro, Ipiranga e Dom José, nos Terminais de Integração CPA 1, CPA 3 e André Maggi, nas cabines e lojas da MTU, nas paradas de ônibus das principais vias da cidade, e nos Shoppings Estação, Goiabeiras e Várzea Grande.

Além disso, nos terminais do Recarga Fácil, o passageiro também pode efetuar a compra da passagem utilizando cartão de crédito ou débito, oferecendo ainda mais praticidade e comodidade.

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Veja como é fácil fazer a recarga via Pix:

– Inicie a recarga no terminal de autoatendimento “Recarga Fácil”;
– Aproxime seu cartão transporte na maquininha para validá-lo;
– Digite o valor desejado a ser carregado e avance;
– Na tela de seleção da forma de pagamento, escolha a opção “Pix”;
– Será gerado na tela do terminal um QR Code Pix com o valor da recarga;
– Utilize o celular para acessar sua conta bancária, escolha a opção de pagamento por QR Code Pix, leia o QR Code gerado no terminal e confirme o pagamento em seu aplicativo bancário;
– Após a confirmação do pagamento, o terminal emitirá o comprovante de pagamento contendo o valor carregado, data, hora e o número do cartão transporte carregado.

É importante lembrar:

No momento da recarga, tenha seu aplicativo bancário pronto para ler o QR Code, isso agilizará todo o processo. Guarde sempre o comprovante de pagamento para eventualidades.

Em caso de dúvidas, o Call Center da MTU está disponível via WhatsApp (65) 9 8107-1729 ou pelos telefones 0800 646 2544 ou 3313 7600 (segunda a sexta das 7h30 às 17h).

Acesse o portal www.amtu.com.br para encontrar os terminais de autoatendimento do Recarga Fácil mais próximos de você. Ou se preferir, clique neste link https://localrecfacil.bubbleapps.io/recargafacil e saiba qual é o terminal mais próximo.

Com a MTU, fazer a recarga do cartão transporte está cada dia mais fácil e acessível, garantindo praticidade no dia a dia de quem utiliza o transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

Informações: Mato Grosso Mais

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