O corredor Transcarioca irá receber, nesta terça-feira (2), uma nova linha de ônibus BRT ligando a Ilha do Fundão, na Zona Norte do Rio, até a estação Santa Efigênia, na Taquara, Zona Oeste. Os articulados vão circular nos dias úteis em horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h.
Segundo a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da MOBI-Rio, o novo serviço vai beneficiar diariamente cerca de 6 mil passageiros. A linha 43 (Fundão x Santa Efigênia - Expresso) irá contar com dez articulados "amarelinhos" de 23 metros.
O serviço expresso vai atender, além dos passageiros do Fundão, os usuários das estações próximas que até então só contavam com serviço parador na região. Quem utiliza o BRT entre Madureira e Taquara também vai passar a ter uma maior oferta de ônibus nos horários de pico.
A prefeitura destacou que a chegada dos novos ônibus vem trazendo melhorias ao Sistema BRT. De acordo com o órgão, os intervalos das linhas do corredor Transcarioca diminuíram cerca de 54%. Com mais articulados e menos tempo de espera, a MOBI-Rio registrou também um aumento no número de passageiros transportados. Antes da chegada da nova frota, em 1º de março, a demanda de passageiros diária nesse corredor era de 80 mil. Agora, a empresa registra 100 mil, um aumento de 25%.
Neste domingo (30), o corredor Transoeste também recebeu novos ônibus para a linha 17 (Santa Cruz x Campo Grande). Ao todo, são 20 veículos do tipo padron (modelos de até 15 metros), o que representa um aumento de 33% na frota. O trecho da Cesário de Melo é o segundo do corredor a dispor dos novos ônibus do BRT. O outro foi o Lote Zero (trecho entre Jardim Oceânico e Alvorada), que recebeu veículos da frota em janeiro deste ano. Os corredores Transolímpica e Transcarioca já operam 100% com novos ônibus.
Confira o novo serviço do corredor Trancarioca:
Linha 43 (Fundão x Santa Efigênia - Expresso): a partir desta terça-feira (2);
Funcionamento: Dias úteis / Horário: 5h a 9h e 16h a 20h;
Estações por onde vai passar: Terminal Aroldo Melodia (Fundão), Santa Luzia, Penha, Vicente de Carvalho, Mercadão, Manaceia, Campinho, Praça Seca, Tanque, Taquara e Santa Efigênia.
Informações: O Dia