Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O Governo Federal investirá R$ 330 milhões para o metro do Distrito Federal. De acordo com o ministério das Cidades, o Governo do Distrit...
-
As tarifas básicas do Metrô, dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e de ônibus na capital paulista ficaram 5,26% m...
-
Com apoio da Prefeitura e da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), as Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana lançaram nesta t...
-
O sistema de transporte público municipal está com dez novos veículos em circulação. O anúncio foi feito ontem pela Semuttran (Secretaria Mu...
-
As obras em andamento na Linha Verde Norte seguem avançando dia a dia. Um dos equipamentos importantes para a funcionalidade do projeto est...
-
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e os secretários Edson Caram (Mobilidade e Transportes) e Cid Torquato (Pessoa com Deficiência), além...
-
A partir de hoje (25), as ruas de Campinas ficam ainda mais iluminadas e alegres com a chegada dos ônibus com luzes de LED. Ao todo, dez veí...
-
Com a chegada do verão e a intensificação de pessoas procurando as praias do litoral pernambucano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa...
-
Em quase oito décadas de tradição, a marca Caio combina pioneirismo em processos, design e manufatura, com inovação em materiais e tecnologi...
-
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai instalar novos painéis nas estações. Os equipamentos permitem acompanhar a m...
- Inovações Tecnológicas marcam o 1º Trem da Linha 17-Ouro
- Temporada de cruzeiros contará com linha especial com destino a pontos turísticos do Recife e Olinda
- Sete ônibus elétricos já estão em operação em Curitiba
- Ônibus movido 100% a gás natural começa a ser testado em Campo Grande
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
TEVX Higer participa do RJ Eletromobilidade
segunda-feira, 11 de março de 2024A TEVX Higer, marca líder do mercado mundial de ônibus elétrico, desembarca com sua tecnologia no Rio de Janeiro para participar nos dias 12 e 13 de março do 1º fórum "RJ Eletromobilidade - Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”. O evento é promovido pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).
Em seu estande, a TEVX Higer apresentará o que há de mais moderno no mercado de ônibus elétrico, com o modelo AzureA12BR, um veículo 100% elétrico, consagrado em mais de 130 países e totalmente customizado, inclusive com linha dedicada de produção na planta de Suzhou-China, para o mercado brasileiro.
“Essa é uma oportunidade para debater e co-criar com os responsáveis pela mobilidade urbana do Rio de Janeiro a transição e a promoção de um transporte ambientalmente responsável, com otimizado custo operacional comparado ao modelo atual, beneficiando a saúde pública e ainda, elevando o índice de satisfação dos usuários uma vez que segurança e o conforto estão presentes em cada detalhe do nosso portfolio” afirmou Adriana Taqueti, gerente de vendas e marketing da TEVX Higer, que participará no segundo dia do evento do painel “Avanços e Perspectivas para a Indústria brasileira”.
O visitante que for a área de exposição de produtos da Higer poderá conferir de perto o modelo urbano Azure A12BR e se surpreender desde a entrada no modelo, que vem de fábrica com piso baixo total, aliado a um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão, e conjunto de acessibilidade com rampas na porta central, até os detalhes internos com corredores largos, acabamento ou ausência de ruído que fazem do veículo a melhor opção para o transporte urbano.
Ao entrar no veículo, sem degraus ou obstáculos, a primeira sensação de conforto é percebida com o sistema de ar-condicionado ecológico, sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, oferece um ambiente uniformemente climatizado em qualquer estação do ano, comodidade que é complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo, sistema testado e aprovado até em Dubai durante a COOP23.
O conforto é reforçado por luzes coloridas de LED trazem o benefício da cromoterapia aos passageiros, wi-fi e carregadores USB posicionados nas laterais para quem viaja sentado e nos balaústres para quem circula em pé, benefícios que os passageiros podem usufruir em seus trajetos.
Para os operadores, o modelo monobloco se destaca pelo baixo peso e eficiência energética em média de 20% perante os concorrentes urbanos, conta com a tecnologia de sistema de freios regenerativos que permite aumentar a autonomia de 270 kms do Azure A12BR em até 30%, gerando assim o menor custo operacional do segmento e a melhor a disponibilidade do veículo. Sustentabilidade ambiental aliada a sustentabilidade financeira da operação.
Informações: TEVX Higer
Postado por Meu Transporte às 23:13 0 comentários
Marcadores: Ônibus Elétricos, Rio de Janeiro, Tecnologia Renovável
Mais de 240 motoristas mulheres dirigem as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU
Uma profissão que desperta admiração e curiosidade de muitas pessoas no trânsito é exercida por grandes mulheres nas linhas metropolitanas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Em homenagem ao Mês das Mulheres, a empresa parabeniza as mais de 200 motoristas mulheres que operam os ônibus de cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.
São mais de 26 condutoras do VLT e 34 motoristas de ônibus na Baixada Santista, 31 motoristas mulheres na Região Metropolitana de Campinas, 8 na Região Metropolitana de Sorocaba, 160 na Região Metropolitana de São Paulo e 8 na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O amor pela profissão reflete no cuidado com os passageiros, os quais gostam até de registrar fotos das motoristas no volante do ônibus. É o caso da Cristiane Novaes dos Santos Silva, de 38 anos, que era motorista de caminhão e almejava conduzir coletivos. Há 6 anos ela realizou seu sonho e hoje é a “Motorista Barbie” do ônibus decorado com crochê rosa, da linha 178 (Embu das Artes / São Paulo), operada pela Viação Pirajuçara e gerenciada pela EMTU.
Mãe de uma jovem de 12 anos e casada há 15 anos, Cris conta que a filha e o marido têm muito orgulho da profissão dela e que admiram o amor e carinho com os passageiros no dia a dia. “Minha rotina começa às 3h da madrugada, vou para a garagem da empresa, onde arrumo minha decoração linda de crochê no meu ônibus. Após tudo inspecionado e verificado, começo a primeira viagem às 04h15 e faço 5 viagens para o Metrô Campo Limpo”, conta. “No fim do expediente, às 14h, vou para casa com a missão cumprida de mais um dia de trabalho produtivo e vitorioso.”
Sobre as reações dos passageiros ao verem a motorista, ela conta que recebe muitos comentários positivos, divertidos e elogios. “Eu ouço ‘mulheres no poder é tudo de bom’, comemorações do tipo ‘oba, hoje vou com a motorista Barbie’, ‘hoje minha viagem tá mais cor de rosa’ e tem muitos passageiros que tiram fotos comigo e da decoração do ônibus. Segundo Cris, a maior motivação de exercer a profissão é lidar com os passageiros. “Gosto de poder fazer o bem no meu trabalho e que meus passageiros viajem em segurança. Adoro levar alegria, porque estou ali por eles e para eles”, revela.
Na parte operacional, para garantir a qualidade e eficiência dos ônibus, a EMTU conta há 11 anos com uma profissional no Departamento de Inspeção que realiza vistorias nos veículos, verificando se todos os itens estão em conformidade e o que precisa passar por manutenção. Adriana Barbosa, 52 anos, atua diretamente nas inspeções veiculares verificando itens como sistemas de freios, suspensão, pneus, carroceria, acessibilidade etc. “Tenho uma filha e dois netos, que admiram minha garra e luta constante, trabalhando em algo que normalmente é mais direcionado aos homens. Quando digo aos meus amigos que sou inspetora de ônibus ficam curiosos, e quando explico os procedimentos, ficam admirados e me parabenizam”, conta Adriana. “Acho gratificante embarcar em um ônibus e ver que nosso trabalho foi feito com excelência, com qualidade e respeito ao próximo.”
Informações: EMTU
Postado por Meu Transporte às 23:09 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Linha Sul do Metrô Recife volta a funcionar após mais uma pane
A linha Sul do Metrô do Recife voltou a operar normalmente após passar nove horas com serviços indisponíveis aos usuários devido a uma pane na rede aérea da companhia.
Todas as 10 estações da Linha Sul ficaram fora de operação, dificultando a vida de cerca de 60 mil passageiros que utilizam o sistema todos os dias.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô retorna às suas atividades a partir das 14h desta segunda.
“A CBTU Recife informa que a Linha Sul do Metrô será reaberta às 14h. Todas as 10 estações estarão funcionando normalmente a partir desse horário”, diz a nota.
No dia 5 de março, o mesmo sistema ficou sem operar por causa de outra pane.
A paralisação das atividades afetou os passageiros que utilizam o metrô para a ligação entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.
Informações: Diário de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 23:05 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Em Salvador, Empresa responsável pelas obras do VLT será divulgada no dia 25 de março
O governo da Bahia prorrogou o prazo de abertura das propostas para a escolha da empresa que ficará responsável pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com nova licitação publicada em dezembro, a gestão estadual adiou para o dia 25 de março o ato.
“Para melhorar a possibilidade de participação de todas as empresas que queriam, nós prorrogamos o prazo de abertura das propostas. Ele estava previsto para dia 12 de março, prorrogamos para dia 25, prazo em que nós esperamos que a gente decida qual a empresa que vai tocar a obra”, contou a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ao bahia.ba, nesta segunda-feira (11), durante a formalização do programa Pé-de-Meia, na Arena Fonte Nova.
O governo Jerônimo criou, recentemente, uma Comissão Especial de Licitação com a intenção de acompanhar todo o processo licitatório do equipamento. À imprensa, a titular da Sedur explicou que a ação deve-se a ampliação do trecho do novo modal. A expectativa é de que até o dia 20 de março, a comissão comece as atividades.
Nós tínhamos já no antigo projeto a Comissão de Acompanhamento de Obra. Como nós ampliamos agora o trecho do VLT e estamos agora organizando a nova comissão e incluindo nessa comissão, participantes dos outros trechos que antes não estavam no projeto”, disse Jusmari.
Após o rompimento do contrato do governo da Bahia com a Skyrail, primeira empresa responsável pelas obras do equipamento, o projeto passou por reformulações. Inicialmente, atendendo apenas o Subúrbio, a nova proposição sugere que o VLT também passe pelos bairros de Águas Claras e Piatã.
De acordo com Jusmari, os integrantes da comissão terão a responsabilidade de “acompanhar tanto a abertura da licitação, tanto a realização da contratação da obra. Além do andar da obra”.
Novo PAC
Uma das obras que serão desenvolvidas através do Novo PAC, na Bahia, será a ampliação do metrô de Salvador. Com o investimento federal, o sistema metroviário deve chegar ao bairro do Campo Grande. A informação foi confirmada pela gestora da Sedur, que se reunirá, ainda nesta semana, com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para tratar do tema.
“Nós já temos certeza de que o novo trecho do metrô vai ser bancado, digamos assim, pelo PAC”, pontuou. E complementou: “Nós já temos reuniões esta semana com o governador para tratar, exclusivamente, sobre isso. Vai ser o trecho que vai até Campo Grande, será todo em túnel e a previsão de um custo de aproximadamente R$ 1,8 bi. Nós já estamos com o projeto bem adiantado”.
Informações: Bahia.ba
Postado por Meu Transporte às 23:00 0 comentários
Assinar:
Postagens (Atom)