Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

TEVX Higer participa do RJ Eletromobilidade

segunda-feira, 11 de março de 2024

A TEVX Higer, marca líder do mercado mundial de ônibus elétrico, desembarca com sua tecnologia no Rio de Janeiro para participar nos dias 12 e 13 de março do 1º fórum "RJ Eletromobilidade - Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”. O evento é promovido pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).

Em seu estande, a TEVX Higer apresentará o que há de mais moderno no mercado de ônibus elétrico, com o modelo AzureA12BR, um veículo 100% elétrico, consagrado em mais de 130 países e totalmente customizado, inclusive com linha dedicada de produção na planta de Suzhou-China, para o mercado brasileiro.

“Essa é uma oportunidade para debater e co-criar com os responsáveis pela mobilidade urbana do Rio de Janeiro a transição e a promoção de um transporte ambientalmente responsável, com otimizado custo operacional comparado ao modelo atual, beneficiando a saúde pública e ainda, elevando o índice de satisfação dos usuários uma vez que segurança e o conforto estão presentes em cada detalhe do nosso portfolio” afirmou Adriana Taqueti, gerente de vendas e marketing da TEVX Higer, que participará no segundo dia do evento do painel “Avanços e Perspectivas para a Indústria brasileira”.

O visitante que for a área de exposição de produtos da Higer poderá conferir de perto o modelo urbano Azure A12BR e se surpreender desde a entrada no modelo, que vem de fábrica com piso baixo total, aliado a um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão, e conjunto de acessibilidade com rampas na porta central, até os detalhes internos com corredores largos, acabamento ou ausência de ruído que fazem do veículo a melhor opção para o transporte urbano.

Ao entrar no veículo, sem degraus ou obstáculos, a primeira sensação de conforto é percebida com o sistema de ar-condicionado ecológico, sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, oferece um ambiente uniformemente climatizado em qualquer estação do ano, comodidade que é complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo, sistema testado e aprovado até em Dubai durante a COOP23.

O conforto é reforçado por luzes coloridas de LED trazem o benefício da cromoterapia aos passageiros, wi-fi e carregadores USB posicionados nas laterais para quem viaja sentado e nos balaústres para quem circula em pé, benefícios que os passageiros podem usufruir em seus trajetos. 

Para os operadores, o modelo monobloco se destaca pelo baixo peso e eficiência energética em média de 20% perante os concorrentes urbanos, conta com a tecnologia de sistema de freios regenerativos que permite aumentar a autonomia de 270 kms do Azure A12BR em até 30%, gerando assim o menor custo operacional do segmento e a melhor a disponibilidade do veículo. Sustentabilidade ambiental aliada a sustentabilidade financeira da operação.

Informações: TEVX Higer

READ MORE - TEVX Higer participa do RJ Eletromobilidade

Mais de 240 motoristas mulheres dirigem as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU

Uma profissão que desperta admiração e curiosidade de muitas pessoas no trânsito é exercida por grandes mulheres nas linhas metropolitanas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Em homenagem ao Mês das Mulheres, a empresa parabeniza as mais de 200 motoristas mulheres que operam os ônibus de cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

São mais de 26 condutoras do VLT e 34 motoristas de ônibus na Baixada Santista, 31 motoristas mulheres na Região Metropolitana de Campinas, 8 na Região Metropolitana de Sorocaba, 160 na Região Metropolitana de São Paulo e 8 na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O amor pela profissão reflete no cuidado com os passageiros, os quais gostam até de registrar fotos das motoristas no volante do ônibus. É o caso da Cristiane Novaes dos Santos Silva, de 38 anos, que era motorista de caminhão e almejava conduzir coletivos. Há 6 anos ela realizou seu sonho e hoje é a “Motorista Barbie” do ônibus decorado com crochê rosa, da linha 178 (Embu das Artes / São Paulo), operada pela Viação Pirajuçara e gerenciada pela EMTU.

Mãe de uma jovem de 12 anos e casada há 15 anos, Cris conta que a filha e o marido têm muito orgulho da profissão dela e que admiram o amor e carinho com os passageiros no dia a dia. “Minha rotina começa às 3h da madrugada, vou para a garagem da empresa, onde arrumo minha decoração linda de crochê no meu ônibus. Após tudo inspecionado e verificado, começo a primeira viagem às 04h15 e faço 5 viagens para o Metrô Campo Limpo”, conta. “No fim do expediente, às 14h, vou para casa com a missão cumprida de mais um dia de trabalho produtivo e vitorioso.”

Sobre as reações dos passageiros ao verem a motorista, ela conta que recebe muitos comentários positivos, divertidos e elogios. “Eu ouço ‘mulheres no poder é tudo de bom’, comemorações do tipo ‘oba, hoje vou com a motorista Barbie’, ‘hoje minha viagem tá mais cor de rosa’ e tem muitos passageiros que tiram fotos comigo e da decoração do ônibus. Segundo Cris, a maior motivação de exercer a profissão é lidar com os passageiros. “Gosto de poder fazer o bem no meu trabalho e que meus passageiros viajem em segurança. Adoro levar alegria, porque estou ali por eles e para eles”, revela.

Na parte operacional, para garantir a qualidade e eficiência dos ônibus, a EMTU conta há 11 anos com uma profissional no Departamento de Inspeção que realiza vistorias nos veículos, verificando se todos os itens estão em conformidade e o que precisa passar por manutenção. Adriana Barbosa, 52 anos, atua diretamente nas inspeções veiculares verificando itens como sistemas de freios, suspensão, pneus, carroceria, acessibilidade etc. “Tenho uma filha e dois netos, que admiram minha garra e luta constante, trabalhando em algo que normalmente é mais direcionado aos homens. Quando digo aos meus amigos que sou inspetora de ônibus ficam curiosos, e quando explico os procedimentos, ficam admirados e me parabenizam”, conta Adriana. “Acho gratificante embarcar em um ônibus e ver que nosso trabalho foi feito com excelência, com qualidade e respeito ao próximo.”

Informações: EMTU

READ MORE - Mais de 240 motoristas mulheres dirigem as linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU

Linha Sul do Metrô Recife volta a funcionar após mais uma pane

A linha Sul do Metrô do Recife voltou a operar normalmente após passar nove horas com serviços indisponíveis aos usuários devido a uma pane na rede aérea da companhia.

Todas as 10 estações da Linha Sul ficaram fora de operação, dificultando a vida de cerca de 60 mil passageiros que utilizam o sistema todos os dias. 

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô retorna às suas atividades a partir das 14h desta segunda.
 
“A CBTU Recife informa que a Linha Sul do Metrô será reaberta às 14h. Todas as 10 estações estarão funcionando normalmente a partir desse horário”, diz a nota.

No dia 5 de março, o mesmo sistema ficou sem operar por causa de outra pane. 

A paralisação das atividades afetou os passageiros que utilizam o metrô para a ligação entre o  Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. 

Informações: Diário de Pernambuco

READ MORE - Linha Sul do Metrô Recife volta a funcionar após mais uma pane

Em Salvador, Empresa responsável pelas obras do VLT será divulgada no dia 25 de março

O governo da Bahia prorrogou o prazo de abertura das propostas para a escolha da empresa que ficará responsável pelas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Com nova licitação publicada em dezembro, a gestão estadual adiou para o dia 25 de março o ato. 

“Para melhorar a possibilidade de participação de todas as empresas que queriam, nós prorrogamos o prazo de abertura das propostas. Ele estava previsto para dia 12 de março, prorrogamos para dia 25, prazo em que nós esperamos que a gente decida qual a empresa que vai tocar a obra”, contou a secretária estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) ao bahia.ba, nesta segunda-feira (11), durante a formalização do programa Pé-de-Meia, na Arena Fonte Nova. 

O governo Jerônimo criou, recentemente, uma Comissão Especial de Licitação com a intenção de acompanhar todo o processo licitatório do equipamento. À imprensa, a titular da Sedur explicou que a ação deve-se a ampliação do trecho do novo modal. A expectativa é de que até o dia 20 de março, a comissão comece as atividades. 

Nós tínhamos já no antigo projeto a Comissão de Acompanhamento de Obra. Como nós ampliamos agora o trecho do VLT e estamos agora organizando a nova comissão e incluindo nessa comissão, participantes dos outros trechos que antes não estavam no projeto”, disse Jusmari. 

Após o rompimento do contrato do governo da Bahia com a Skyrail, primeira empresa responsável pelas obras do equipamento, o projeto passou por reformulações. Inicialmente, atendendo apenas o Subúrbio, a nova proposição sugere que o VLT também passe pelos bairros de Águas Claras e Piatã. 

De acordo com Jusmari, os integrantes da comissão terão a responsabilidade de “acompanhar tanto a abertura da licitação, tanto a realização da contratação da obra. Além do andar da obra”. 

Novo PAC

Uma das obras que serão desenvolvidas através do Novo PAC, na Bahia, será a ampliação do metrô de Salvador. Com o investimento federal, o sistema metroviário deve chegar ao bairro do Campo Grande. A informação foi confirmada pela gestora da Sedur, que se reunirá, ainda nesta semana, com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) para tratar do tema. 

“Nós já temos certeza de que o novo trecho do metrô vai ser bancado, digamos assim, pelo PAC”, pontuou. E complementou: “Nós já temos reuniões esta semana com o governador para tratar, exclusivamente, sobre isso. Vai ser o trecho que vai até Campo Grande, será todo em túnel e a previsão de um custo de aproximadamente R$ 1,8 bi. Nós já estamos com o projeto bem adiantado”. 

Informações: Bahia.ba

READ MORE - Em Salvador, Empresa responsável pelas obras do VLT será divulgada no dia 25 de março

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960