Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Renovação da frota e BH já conta com 730 novos ônibus

domingo, 16 de junho de 2024

A renovação da frota de ônibus é um dos principais pilares da política de melhoria do transporte coletivo da Prefeitura de Belo Horizonte. Desde a implementação da lei 11.458, sancionada pelo prefeito Fuad Noman em julho de 2023, 730 novos ônibus já estão rodando nas linhas da capital – todos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade. Esse número supera em 310 veículos a exigência prevista na Lei, que era a inclusão de 420 coletivos na frota municipal, e corresponde a um terço da frota dos ônibus convencionais da cidade. 

Com a adição dos novos veículos no sistema, cerca de 80% da frota de Belo Horizonte agora já conta com ar-condicionado e suspensão a ar e 100% têm acessibilidade. E a idade média dos veículos, que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e quatro meses. 

Para o superintendente de Mobilidade do Município, André Dantas, a entrada dos novos veículos é um indicador expressivo do compromisso da Prefeitura com a melhoria da qualidade do transporte coletivo. “Gera mais confiabilidade e conforto para os passageiros, que tanto merecem. Com os novos ônibus também estamos oferecendo novas linhas, novos itinerários e mais viagens”, destacou o superintendente. 

Mobilidade Sustentável 

Os mais 730 ônibus novos que entraram em operação no transporte coletivo da capital também contam com a tecnologia sustentável baseada no sistema Euro 6. O sistema faz parte do Acordo de Paris, um tratado global de dezembro de 2015, que estabeleceu um conjunto de medidas para redução da emissão de gases do efeito estufa. A inovação tem a capacidade de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes. 

A introdução dos veículos com essa tecnologia representa um marco significativo no compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte de fornecer um transporte coletivo mais eficiente, moderno e sustentável. 

Além disso, a PBH também já garantiu recursos para a compra de ônibus elétricos, através do projeto aprovado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções do governo federal. São R$ 317 milhões destinados à aquisição de cerca de 100 ônibus elétricos, que serão incorporados à frota do transporte coletivo municipal. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Grande Recife Consórcio inicia operação de nova linha em Camaragibe

Após a adesão do município de Camaragibe ao Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, a partir de domingo (16), será iniciada a operação da linha 2470 – Circular Bairro dos Estados, nos dias úteis, sábados e domingos, passando a compor o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR).


A linha deverá realizar dois itinerários, conforme discriminado a seguir:

Via Av. Dr. Belmino Correia/Rua Pio X

Terminal/Ponto de Retorno: Av. Pernambuco, Av. Dr. Belmínio Correia (PE-005), Rua Pio X.

Ponto de Retorno/Terminal: Rua Pio X, Rua Severino Gomes da Silva, Rua Eliza Cabral de Souza, Av. Pernambuco.

Via Rua Eliza Cabral de Souza/Rua Teófilo de Melo

Terminal/Ponto de Retorno: Av. Pernambuco, Rua Eliza Cabral de Souza, Rua Severino Gomes da Silva, Rua Teófilo de Melo.

Ponto de Retorno/Terminal: Rua Teófilo de Melo, Av. Dr. Belmínio Correia (PE-05), Av. Pernambuco.

Informações: GRCT

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Governo de SP anuncia 100 novos ônibus intermunicipais com ar-condicionado na Baixada Santista

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a aquisição de 100 novos ônibus, equipados com ar-condicionado, para as linhas intermunicipais da Baixada Santista, no litoral paulista. Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), os veículos foram comprados pela BR Mobilidade e serão entregues até novembro.

O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante compromissos na região na última semana. Ele participou da entrega de moradias, títulos de posse e ainda anunciou o Distrito Turístico de Santos, o sétimo do Estado.

Segundo a EMTU, as linhas intermunicipais vão receber 100 novos ônibus 0km climatizados, com previsão de entrega de 50 veículos para setembro e a outra metade em novembro.

Dados
A EMTU informou que, no segundo semestre de 2023, foram entregues 30 novos ônibus para a região e, nos últimos cinco anos, 454 veículos foram incluídos na frota da Baixada Santista.

Informações: g1 Santos

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Alunos de baixa renda da Educação Infantil agora têm transporte gratuito em Porto Alegre

O prefeito Sebastião Melo sancionou a lei que amplia o Programa Vou à Escola. A nova legislação inclui alunos de baixa renda matriculados na educação infantil de instituições públicas e conveniadas de Porto Alegre e seus acompanhantes na lista de beneficiários da gratuidade de passagem em transporte coletivo através do cartão TRI Escolar.

Foram inseridos ainda os acompanhantes de alunos do ensino fundamental das escolas públicas do município. O projeto de lei de autoria do Executivo Municipal foi aprovado pela Câmara de Vereadores em 29 de maio e sancionado em 11 de abril.

“Retiramos a idade mínima para obter o benefício, que anteriormente era de sete anos, para garantir também aos alunos das etapas creche e pré-escola. O critério utilizado para a educação infantil será apenas a distância entre a residência e a unidade escolar, que deve ser maior que um quilômetro. Para as demais etapas escolares se mantém os requisitos da baixa renda e a idade máxima de 24 anos”, explica o secretário municipal de Educação, Maurício Cunha.
O período de calamidade enfrentado pelo município, devido à enchente, causou estragos em dezenas de escolas da rede municipal e nas residências de alunos, ocasionando alterações nos endereços das famílias e outras situações que dificultam o deslocamento destes estudantes da rede pública até as escolas, como casos de alunos em abrigos temporários ou a necessidade futura de escolas provisórias.

Para o secretário, a ampliação do Vou à Escola permitirá maior celeridade na distribuição de vagas de creche e pré-escola, sobretudo como estratégia emergencial de garantia efetiva de acesso e retomada da educação na Capital.

Para os acompanhantes, será possível a utilização do cartão do benefício por aqueles maiores de 18 anos, desde que comprovem, junto à solicitação de cadastro ao Programa, a condição de responsável legal ou que sejam por estes autorizados. Para pais ou responsáveis legais não há restrição de idade.

Informações: O Sul

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SPTrans desvia linhas no Limão a partir de sábado, 22


A SPTrans informa que, a partir de 0h de sábado (22), as linhas 178T/10 Metrô Santana - Ceasa e 971A/10 Jardim Primavera – Shop. D terão seus itinerários alterados devido à interferência viária na Rua Carolina Soares, entre a Rua Cel. Joaquim de Freitas e a Praça do Sossego, e trechos da Rua Madalena Madureira, no Limão, Zona Norte.

Confira as mudanças:

178T/10 Metrô Santana - Ceasa

Ida: Normal até a Av. Eng. Caetano Álvares, Rua João Serrano, Pça. Francisco D'auria (Lgo. do Limão), Av. Nossa Sra. do Ó, prosseguindo normal.
Volta: Normal até Av. Nossa Sra. do Ó, Pça. Francisco D'auria (Lgo. do Limão), Rua João Serrano, Av. Eng. Caetano Álvares, prosseguindo normal.

971A/10 Jardim Primavera – Shop D

Ida: normal até a Praça Francisco D’Auria, Rua João Serrano, Av. Eng. Caetano Álvares, Retorno, Av. Eng. Caetano Álvares, Rua Elias Gannam, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Águas Virtuosas, Av. Eng. Caetano Álvares, retorno, Av. Eng. Caetano Álvares, Rua João Serrano, Avenida Dep. Emilio Carlos, prosseguindo normal.

Atenção

Em razão da interferência, saiba os pontos de parada que ficarão desatendidos e as opções para embarque e desembarque em ambos os sentidos:

178T/10

Ida: Av. Eng. Caetano Álvares, 1.056 e Rua Madalena Madureira, 212.
Volta: Rua Carolina Soares, 299.

971A/10

Ida: Rua Carolina Soares, 50, 506 e 714; Rua Antônio Vera Cruz, 473 e 281; e Rua Zilda, 577.
Volta: Rua Carolina Soares, 299, 570 e 986; Rua Antônio Vera Cruz, 494 e 134; e Rua Zilda, 250 e 44.

Opções de pontos de parada para ambas as linhas:

Ida: Rua João Serrano, 349 e 87.
Volta: Rua João Serrano, 104, 540.

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VLT do Subúrbio deve ter a mesma tarifa do metrô de Salvador, diz presidente da CTB

Presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Claudia Nascimento disse, nesta sexta-feira (14), que as tarifas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), previsto para ser entregue em outubro de 2027, devem se aproximar das do metrô. Ainda não há um valor definido.

O início das obras foi autorizado na manhã desta sexta-feira. O modal será implementado como substituição dos trens do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que deixaram de rodar em 2021. Cada passagem de trem custava R$0,50. Caso o VLT adote o valor pago no metrô de Salvador, os passageiros pagarão R$3,60 a mais em cada viagem, que custa R$4,10. 

Segundo a CTB, o aumento do preço se deve ao sistema mais moderno do modelo que será estabelecido.

Recentemente, um levantamento feito pelo CORREIO apontou que, entre fevereiro de 2021 e abril deste ano, as pessoas que utilizavam a linha de trens entre Paripe e Calçada nos cinco dias úteis perderam, em média, R$6,7 mil desde a desativação do antigo modal.

Esses passageiros tiveram que desembolsar mais dinheiro para se deslocar, já que passaram a pagar passagens dos ônibus entre R$4,20 no início de 2021 a R$5,20 atualmente.

Os trens transportavam 10 mil pessoas por dia. Para o VLT, de acordo com a CTB, a previsão é que 100 mil pessoas embarquem diariamente em alguma das 34 paradas. Serão três trechos: Ilha de São João x Calçada, Paripe x Águas Claras e Águas Claras x Piatã.

Informações: Correio 24 Horas

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Ponta Grossa lança “Conecta PG”: nova era na bilhetagem do transporte coletivo


A prefeita Elizabeth Schmidt de Ponta Grossa anunciou o programa “Conecta PG”, que revolucionará o sistema de bilhetagem do transporte coletivo municipal.

Anteriormente sob controle da concessionária, a nova medida trará dois novos cartões de pagamento, o Cartão Benefício e o Cartão Embarque, gerenciados pela Prefeitura para melhor fiscalização e rastreamento em tempo real dos veículos.

A iniciativa visa modernizar o transporte, aumentar a eficiência e proporcionar maior comodidade aos usuários, complementando outras ações como a redução da tarifa e a abertura de nova licitação para o serviço.

Informações: Mobilidade Curitiba

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Marcopolo avança na descarbonização com lançamento do ônibus elétrico Attivi

Em um compromisso com a descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros, a Marcopolo, principal fabricante brasileira de ônibus, está investindo no desenvolvimento do Attivi, um veículo elétrico disponível em versões integral, com chassi e carroceria da própria marca, e também em parceria com as principais montadoras globais.

A versão integral do Attivi oferece configurações adaptáveis para atender às condições operacionais exigidas pelas operadoras brasileiras. As primeiras oito unidades vendidas do modelo serão entregues à cidade de Porto Alegre. O modelo já foi demonstrado em várias cidades brasileiras, incluindo Curitiba, São Paulo, Goiânia, Salvador e Angra dos Reis.

“Como a principal fabricante brasileira de ônibus, estamos prontos para contribuir com a implantação do transporte coletivo eletrificado no Brasil. A eletromobilidade é uma das nossas principais iniciativas para a descarbonização, e o Attivi Integral é uma solução que se beneficia da tradição e confiança de uma marca presente no mercado há 75 anos”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Diferenciais do Attivi Integral

O Attivi Integral é totalmente desenvolvido no Brasil, com uso predominante de componentes fabricados por empresas brasileiras, incluindo itens eletroeletrônicos. O veículo incorpora um conceito inovador para o transporte coletivo urbano. Além disso, a Marcopolo oferece planos de serviços para garantir total assistência e segurança aos operadores, incluindo atendimento pós-venda, peças de reposição, sistema de recarga e manutenção das baterias.
Os veículos destinados a Porto Alegre terão capacidade para transportar 81 passageiros, com 40 em pé e 41 sentados, incluindo poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas, ar-condicionado, e baterias com autonomia de até 280 km e tempo de recarga de até quatro horas.

Expansão da produção
Em dezembro de 2023, a Marcopolo anunciou investimento de R$ 50 milhões para a produção do Attivi Integral na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. A unidade emprega atualmente dois mil colaboradores e deve ampliar seu quadro de funcionários em até 20% com o início da produção dos modelos elétricos. A planta de São Mateus produz 16 veículos em média por dia e passará a ter capacidade para fabricar até 26 ônibus diariamente com a inclusão do Attivi.

Com esses investimentos e avanços, a Marcopolo reforça seu papel na transição para um transporte público mais sustentável e eficiente, alinhado às necessidades contemporâneas de mobilidade urbana e preservação ambiental.

Informações: Estadão
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Governo quer empréstimo de R$ 100 milhões para comprar novos veículos para metrô de Teresina

O governo do Piauí encaminhou ao Poder Legislativo um Projeto de Lei solicitando autorização para contratar uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF). O empréstimo, no valor de até R$ 100 milhões, destina-se à aquisição de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para Teresina.

O projeto visa a extensão da linha ferroviária para novos bairros da Região Sudeste e a otimização da Linha 1 - Sudeste, com a redução dos intervalos entre trens e aumento da capacidade de atendimento aos passageiros.

Na justificativa aos deputados, o projeto de lei argumenta que, desde 2019, Teresina enfrenta um colapso no sistema convencional de ônibus e elenca que isso desencadeou um aumentando a demanda por alternativas eficientes como o VLT.

A estimativa é de que o projeto aumentará a demanda de passageiros em cerca de 4 mil pessoas por dia, beneficiando principalmente trabalhadores e estudantes que se deslocam para o centro da cidade e a Região do Grande Dirceu.

A Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP) será responsável pela execução do programa de renovação da frota.

Informações: Cidade Verde

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