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Estação Águas Claras do metrô de Salvador supera expectativas de circulação

quinta-feira, 14 de março de 2024

A Estação Águas Claras, trecho mais recente construído pelo governo do estado no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), já superou a média de usuários prevista para 2024, alcançando a expectativa da CCR Metrô Bahia — concessionária do serviço — para 2025. A informação foi revelada na tarde desta quarta-feira, 13, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que ainda sinalizou para um avanço da construção da Nova Rodoviária, a ser instalada próxima ao local.

“Hoje também eu tive uma reunião com a empresa que dirige o metrô, a CCR, e nós ali conversamos sobre outras frentes. Vocês já já terão novidades. Uma delas é a avaliação positiva que nós tivemos. Hoje, eu tive acesso ao relatório e o último tramo, o tramo 3 que fizemos, em Águas Claras, está dando superávit de passageiros. Já bateu a expectativa que era para 2025. Imagine quando a gente estiver com a rodoviária funcionando. E estamos trabalhando para isso. Já já vocês também terão novidades sobre ela”, contou Jerônimo.

A reunião entre Jerônimo e a CCR também teria passado por outros debates, como a chamada “Expansão Sul”, que levaria o metrô de Salvador para o bairro do Campo Grande, no Centro da cidade, a partir da Estação da Lapa. Conforme apuração do portal A TARDE, um projeto para essa ampliação deve ser apresentado pelo governo do estado ainda neste primeiro semestre.

A Expansão Sul é um projeto que, segundo o ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, já estaria inscrito para receber verbas oriundas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O investimento federal no sistema de transporte de Salvador pode chegar a R$ 7 bilhões.

Outro tema abordado no encontro entre Jerônimo e a CCR foi a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação de um trem regional entre Salvador e Feira de Santana. Nesta quarta, o governador citou ainda a possibilidade desse novo sistema ferroviário passar pelo município de Camaçari, o que ainda não havia sido especulado.

“[Discutimos] também um estudo sobre chegar até Feira de Santana, chegar a Camaçari, ver se tem a possibilidade de implantação de um sistema ferroviário — um trem ou algo equivalente — que possa expandir e aumentar a captação de passageiros”, revelou o governador.

Por fim, Jerônimo deixou escapar que o VLT (veículo leve sobre trilhos) de Salvador, que está em processo licitatório, também foi pauta da reunião. Nos bastidores, o governo considera a possibilidade de incluir o novo modal no SMSL, o que daria à CCR a administração do serviço. A ideia chegou a ser citada por Rui Costa, durante uma entrevista ao portal A TARDE em janeiro.

“O outro que conversamos com eles foi o VLT: no dia 25 ou 26, abriremos os envelopes. Essa é a parte de valor. São duas licitações: uma da parte de valor e a outra é licitação da área técnica. Então, no dia 25, a gente abre os envelopes das empresas apresentando valores e, mais adiante, a gente abre os envelopes das propostas técnicas. E aí eu espero que a gente possa, muito em breve, também iniciar as obras do VLT”, finalizou Jerônimo.

Informações: A Tarde

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Em Belém, Usuários sofrem com paradas de ônibus abandonadas

Em diversos pontos da capital, as paradas de ônibus estão deterioradas. Por causa disso, os usuários do transporte público têm que encontrar formas de resistir ao sol e à chuva enquanto espera o coletivo. Vários abrigos estão sujos, quebrados e sem cobertura. Além disso, faltam placas de sinalização que guiem os usuários sobre os itinerários das linhas de ônibus que atendem os bairros.

Em um ponto em frente à Secretaria Executiva de Transportes (Setran), na avenida Almirante Barroso, o teto da parada quase não existe mais. A preocupação constante refere-se ao inverno amazônico e à probabilidade maior de chuvas, como conta a balconista Elaine Cristina. “Eu quase nem pego mais ônibus nessa parada aqui em frente, prefiro andar mais um quarteirão e esperar na parada perto do batalhão”, explica.

“Em dias muito ensolarados a gente sofre muito com a quentura. Quando chove a gente se molha todo e não tem como se proteger. Para completar, quando o ônibus passa no buraco aqui na frente da parada ainda molha mais ainda a gente”, diz.

A professora Kátia Farias abordou outra preocupação. Nesse caso, a falta de sinalização das linhas que passam ali naquele ponto e que acabam confundindo os passageiros. “São péssimas, sem placas de horário, sem banco para sentar, outras mal cobertas e isso é de muito tempo. Eu costumo pegar ônibus na outra parada, mas tem certos ônibus que não param lá e só param aqui. Aí fica essa confusão, porque não tem placa sinalizando quais são as linhas de cada parada”, conta.

Passageiros penam sob sol e chuva nas paradas de ônibus

No mesmo trecho da avenida, em frente ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o ponto também perdeu sua cobertura, além de estar enferrujado. Os usuários precisam ficar em pé e ficar debaixo do sol. Já na avenida Pedro Álvares Cabral, próximo à Prefeitura de Aeronáutica de Belém, onde deveria ter uma parada, existe só a placa sinalizando. Os usuários esperam de pé, no meio do mato, sem proteção alguma. Alguns usuários ainda se arriscam a se proteger na sombra do poste do local.

Semob
Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que está implantando, de forma gradativa, os novos abrigos de paradas de ônibus. A medida atinge principalmente os corredores com maior frequência de ônibus.

Segundo o órgão, os novos abrigos de paradas de ônibus são fabricados em estruturas de aço inoxidável, apropriadas para o mobiliário urbano ao ar livre. A Semob informa ainda que disponibiliza os seguintes canais da Ouvidoria do órgão, para que os cidadãos possam formalizar reclamações e denúncias referentes a abrigos de passageiros em pontos de parada de ônibus: site (semob.belem.pa.gov.br), e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou entrando em contato pelo whatsapp (91) 98415-4587.

Informações: DOL

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Tarifa do transporte coletivo em Campo Grande sobe 2,94% e vai a R$ 4,75

A tarifa do transporte coletivo urbano de Campo Grande foi reajustada em 2,94% elevando o preço da passagem de R$ 4,65 para R$ 4,75. A portaria da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) determinando o aumento foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (14), já está em vigor.

O Consórcio Guaicurus informou que a implementação da nova tarifa passa a valer a partir desta sexta-feira (15).

A portaria também estipulou que em sete datas especiais: Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia dos Pais, Aniversário de Campo Grande, Dia de Finados, Natal e Ano Novo, a tarifa diferenciada terá o valor de R$ 1,90, para os usuários que pagarem a passagem com cartão eletrônico recarregável.

Segundo a Agereg, o aumento é parte do processo de reajuste tarifário anual previsto no contrato de concessão do serviço, que é apurado pelo próprio órgão e submetido à consulta do Conselho Municipal de Regulação e Controle Social.

Informações: G1

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SPTrans altera itinerários de linhas na região da Vl. Industrial


A Prefeitura, por meio da SPTrans, informa que a partir das 7h de segunda-feira (18) cinco linhas estarão com seus itinerários alterados por conta de interferência viária na Rua Dr. Zeferino do Amaral, altura nº 12, esquina com a Rua Gonzaga de Campos, na Vila Industrial, Zona Leste.

Acompanhe as alterações:

476G/10 Jd. Elba – Ibirapuera
476G/41 Vl. Industrial – Metrô Ana Rosa

Ida: normal até a Rua Anaí, Av. Morais Costa, Rua Maria Graham, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

3024/10 Vl. Industrial – Term. Vl. Prudente
4286/10 Industrial – Term. Vl. Prudente

Ida: normal até a Rua Anaí, Av. Morais Costa, Rua Maria Graham, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

N533/11 Term. Vl. Prudente – Jd. Planalto

Sentido Jd. Planalto: normal até a Rua Maria Graham, Av. morais Costa, Rua Ana clara, prosseguindo normal.
Sentido Term. Vl. Prudente: normal até a Rua Anaí, Av. Morais Costa, Rua Maria Graham, prosseguindo normal.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Prefeitura de Porto Alegre apresenta projeto para expansão de malha cicloviária na Zona Sul

Na noite desta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Porto Alegre apresentou para ciclistas, moradores e vereadores o projeto para expansão em 1,4 quilômetro da rede cicloviária na Zona Sul. A proposta prevê uma ciclovia bidirecional no canteiro central, desde a Wenceslau Escobar com Otto Niemeyer, até a rua Castro de Menezes.

“Esta é uma etapa importante para seguirmos avançando com a mobilidade ativa. Estamos priorizando pontos em que podemos promover conexões e assim permitir que o ciclista tenha um espaço cada vez mais qualificado para o seu deslocamento, seja para lazer ou trabalho”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A implantação será feita por meio de contrapartida da Melnick. Com a expansão, os usuários deste modal terão 7,5 quilômetros de conexão da malha cicloviária entre as regiões Sul e Centro.

Além do trecho no canteiro central, foram apresentadas pela diretora de Mobilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), Carla Meinecke, e pelo coordenador de Planejamento da SMMU, João Paulo Cardoso Joaquim, três alternativas temporárias para o trecho de 500 metros entre a avenida Copacabana e a rua Castro de Menezes.

A primeira opção prevê uma ciclovia separada e asfaltada no lado esquerdo da avenida Copacabana, mantendo as vagas de estacionamento do lado direito, onde há maior ocupação residencial, com ciclovia bidirecional do lado esquerdo, tornando a rua com sentido único.

A segunda opção seria a ciclovia no lado esquerdo na Copacabana com proibição de estacionamento até a rua Castro de Menezes, mantendo a via com sentido duplo. A terceira sugestão inclui uma ciclorrota na avenida Copacabana, com a manutenção do estacionamento do lado direito onde há maior ocupação residencial, com revestimento asfáltico em toda a via e moderadores de velocidade.

Os participantes apresentaram sugestões sobre o trecho na Copacabana, como a redução de velocidade na Wenceslau Escobar com a colocação de controladores e o uso do passeio público, entre a Copacabana e a rua Castro de Menezes.

“A partir das sugestões, faremos uma análise e marcaremos uma nova reunião para trazer aos moradores novas propostas, de modo que juntos possamos construir a solução mais segura para todos no trânsito”, afirma Castro Júnior.

Participaram do evento o diretor técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Flávio Caldasso, e a gerente de planejamento de Trânsito e Circulação, Vanessa Schein.

Rede cicloviária - A malha cicloviária de Porto Alegre possui 86 quilômetros. Desde 2022, a prefeitura realiza uma revisão do modal. Além de reuniões setoriais com diversos segmentos para entender as necessidades para a realização de melhorias, a gestão promove reuniões prévias com comunidades onde há projeto de expansão previsto. Em 2023, foram feitos encontros com moradores da Nilo Peçanha e Sertório.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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