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Transporte público de São Paulo tem pior avaliação dos últimos 10 anos

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Uma pesquisa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) apontou que a avaliação sobre o transporte público na Grande São Paulo em 2014 teve o pior resultado dos últimos 10 anos, informou o SPTV. O estudo ouviu 3,3 mil passageiros frequentes do transporte por ônibus, trem e metrô.

A maior queda foi na satisfação de quem anda de metrô. Das avaliações excelentes e boas, a redução foi de 93% em 2006 para 64% no ano passado. A avaliação sobre os ônibus também caiu em 10 anos, passando de 61% de avaliações excelentes e boas para 34% em 2014. Esta é a taxa mais baixa de avaliação entre os principais meios de transporte.

Os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também registraram a pior marca numérica em 10 anos. A aprovação oscilou de 60% para 40% no período analisado.

A pesquisa da ANTP apontou que houve melhora apenas na satisfação sobre o corredor de ônibus no trecho Mateus-Jabaquara, onde a aprovação subiu de 67% para 75%, de acordo com o SPTV. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos disse que “todas as pesquisas independentes ou feitas pelo Metrô, CPTM e EMTU, exclusivamente com passageiros das linhas, mostram de forma inequívoca a melhora dos índices de satisfação dos usuários”. A secretaria diz que uma pesquisa feita com usuários da CPTM revela que a satisfação dos usuários saltou para 68,7%, dez pontos percentuais a mais do que o último levantamento feito em 2012.

A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que "está implantando uma série de medidas visando a melhoria no transporte público em São Paulo e as ações já apresentam resultados positivos, perceptíveis pela queda de 36,2% nas reclamações entre janeiro e julho de 2015, comparando com o mesmo período de 2014".

Segundo os dados da SPTrans, houve, por exemplo, queda de 62% nas reclamações de veículos com superlotação neste período, de 1.207 no ano passado para 458 neste ano. As reclamações de intervalo excessivo da linha caíram 61%, de 10.967 para 4.246.

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