Os usuários do transporte público coletivo que utilizam o BRT na região do Campo Grande vão ganhar mais uma opção de paradas na avenida John Boyd Dunlop, na altura do Shopping Parque das Bandeiras. A Estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama entra em operação nesta sexta-feira, 7 de fevereiro. Trata-se da última estação do BRT Campo Grande a entrar em funcionamento, tornando o corredor 100% operacional.
A gestão da estação passa a ser realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Serão quatro linhas do BRT Campo Grande atendidas: as paradoras BRT20 e BRT25 e as semiexpressas BRT21 e BRT26. Não haverá alterações nos intervalos e programação horária das linhas.
O acesso dos usuários à estação será feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code. As catracas PNE (pessoas com necessidades especiais) é exclusiva para pessoas com mobilidade reduzida e idosos.
“O desafio de tornar o Corredor BRT Campo Grande 100% operacional foi cumprido. O total funcionamento do Corredor BRT Ouro Verde é o próximo passo, com a operação dos terminais BRT Vida Nova e Ouro Verde”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Segurança dos pedestres
Para orientar a correta travessia dos pedestres e garantir a segurança na circulação, a Emdec instalou gradis metálicos no entorno da nova estação. Elas direcionam os usuários para a passarela construída sobre a avenida John Boyd Dunlop.
No primeiro dia de funcionamento da Estação BRT Ipaussurama, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre a operação das linhas e reforçar a importância de utilizar a passarela de pedestres para acessar a estação com segurança. No final de dezembro, a Emdec também distribuiu folhetos para orientar sobre o uso da passarela para a travessia completa da avenida JBD.
O material também vai enfatizar o risco da circulação de motociclistas na passarela, que é exclusiva para a circulação de pedestres. A infração é gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 multiplicada por três – R$ 880,41.
Operação das linhas
A linha paradora BRT20 agora atenderá todas as 14 estações do corredor, partindo do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até os terminais Mercado e Central, além do Corredor Central / Rótula. Ela circula todos os dias, com intervalos de 7 a 8 minutos e frota de 16 e 14 veículos nos picos, em dias úteis.
Também paradora, a BRT25 parte do Satélite Íris, atende agora às 11 estações a partir deste ponto; e chega até os terminais Mercado e Central, além do Corredor Central (Rótula). Circula todos os dias, com intervalos de nove minutos e nove ônibus nos horários de maior demanda, em dias úteis.
Os usuários que desejam seguir diretamente para o Centro contam com as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26, com menos paradas e deslocamento ainda mais rápido. Elas circulam de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (4h45 às 9h; 15h30 às 19h30).
A BRT21 parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a seis estações entre eles (Rossin, Bandeiras/Ipaussurama, PUC/Roseira, Londres, Aurélia e Rodoviária). São seis ônibus na frota diurna, com intervalos de 12 minutos; e oito na noturna, com intervalos de nove minutos. A BRT26 parte do Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a cinco estações no percurso (Bandeiras/Ipaussurama, PUC/Roseira, Londres, Aurélia e Rodoviária). São três veículos na frota e intervalos de 20 minutos.
Características da estação
A estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama fica no canteiro central da avenida John Boyd Dunlop, entre as estações Roseira/PUCC e Bandeirantes. A construção da estação e do pavimento de concreto no entorno foi viabilizada por meio de um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), firmado entre o Shopping Parque das Bandeiras e a Prefeitura de Campinas.
Ela segue o padrão das estações BRT, conta com estrutura metálica, pisos em granito e acessibilidade. E integra o Lote 2 / Trecho 2 do Corredor BRT Campo Grande. O espaço recebeu nova comunicação visual nos painéis de informações e faixas informativas foram fixadas para orientar usuários sobre as travessias seguras.
Informações: Prefeitura de Campinas