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Uso da catraca dupla divide opiniões no transporte público da Grande Aracaju

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

A instalação de catracas duplas no transporte público da Grande Aracaju tem gerado opiniões divergentes entre motoristas e passageiros. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), a medida contribuiu para uma redução de cerca de 90% nos casos de pessoas que pulam a catraca, conforme dados da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) do município de Barra dos Coqueiros.

Para os motoristas, a mudança trouxe maior segurança durante os percursos. “É um item de segurança que está sendo bom para nós profissionais e melhor ainda para os passageiros”, afirmou Clayton Santos, motorista de ônibus. Ele ressaltou ainda que, em caso de dificuldade, os passageiros podem permanecer na área frontal do veículo.

Dificuldades e reclamações
Apesar dos benefícios apontados pelos profissionais do transporte, muitos usuários manifestaram insatisfação com a nova estrutura.

“Se você passa com sacolas, fica enganchada. Se for uma pessoa obesa, como eu, que sou quase obesa, também fica enganchada. […] Vejo muito sofrimento”, lamentou a dona de casa Rita Gardênia Martins.

O Setransp afirmou que está atento aos relatos dos passageiros e buscando alternativas junto às empresas de ônibus e à SMTT. Estão sendo realizados estudos e testes para definir novas dimensões das catracas, buscando aliar segurança e mobilidade dos usuários.

Impacto financeiro
Dados de segurança revelam que apenas no ano passado, mais de 349 mil pulos de catraca foram registrados por câmeras de uma das empresas de ônibus da região, uma média superior a 29 mil ocorrências mensais. Esse comportamento resultou em um prejuízo financeiro estimado em mais de R$ 1,5 milhão ao longo do ano.

Além do impacto econômico, o Setransp destacou que a principal preocupação é com a segurança dos passageiros. Desde a implantação das catracas altas, a ocorrência de pulos e arrastões nas linhas afetadas caiu quase 100%.

Informações: 93 Noticias

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Cobrança da tarifa de ônibus em Palmas deve ser retomada na próxima segunda-feira (3)

Os usuários do transporte público de Palmas devem voltar a pagar a tarifa na próxima segunda-feira (3). O valor deve continuar R$ 3,85 e as recargas poderão ser feitas por todos os meios de pagamento, segundo o presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Walace Pimentel.

Em entrevista à TV Anhanguera, ele informou que não há previsão de aumento do valor da tarifa e os serviços irão continuar gratuitos nos finais de semana e feriados. O presidente ainda disse que recebeu os ônibus em situação precária.

"Não podemos negar como recebemos o transporte público de Palmas, infelizmente numa situação muito difícil. Nós temos investido pesado na recuperação dos ônibus, mas nós sabemos que esse é um trabalho apenas paliativo. Apenas para que sustente o mínimo do transporte das pessoas que precisam. Por isso, estamos trabalhando para que realize rapidamente esse processo de licitação e entregamos esse transporte para quem tem expertise para fazer esse trabalho", disse.

A gratuidade do transporte público em janeiro foi anunciada durante cerimônia de transmissão de faixa, realizada no dia 1º. Segundo o prefeito Eduardo Siqueira (Podemos), a decisão foi para que o município pudesse organizar a situação.

Licitação do serviço
No Diário Oficial do dia 13 de janeiro deste ano, a prefeitura publicou um decreto autorizando uma nova concessão do transporte coletivo de passageiros à iniciativa privada. O processo deverá acontecer por meio de uma licitação pública, com a validade de 20 anos, podendo ser prorrogado.

O transporte público de Palmas ficou sob concessão da iniciativa privada por mais de 20 anos. Após o fim do contrato em 2022, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) decidiu retomar o serviço e criou a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).

Segundo o município, a licitação ocorrerá na modalidade de concorrência pública. Será obrigatório a concessão em um único lote de serviços, com uma frota de 180 ônibus para o transporte de 323 mil habitantes.

Informações: g1 TO
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Consórcio vence licitação de R$ 180 milhões para novo corredor de ônibus em São Paulo

Após uma série de estudos e audiências, o Consórcio A.D-Corredor Miguel Yunes foi o vencedor da licitação para as obras de implantação do Corredor de Ônibus Miguel Yunes, na região da zona sul de São Paulo. 

O Corredor Miguel Yunes será uma importante ligação do transporte público na Zona Sul da cidade, com integração entre outros corredores, e diferentes modais, como o Aquático-SP, na região de Pedreira. A extensão do Corredor é de 4,8 km.  

O consórcio é formado pelas empresas Arvek Técnica e Construções Ltda e Dang Construtora de Obras Ltda. 

A decisão foi homologada por Anderson Clayton Nogueira Maia, diretor de Administração e de Infraestrutura da SPTrans, empresa responsável pelo transporte municipal em São Paulo. 

O valor do contrato é de cerca de R$ 180 milhões. Já o prazo estabelecido para a conclusão do projeto é de 24 meses. 

Os estudos da Prefeitura de São Paulo mostram que o corredor se estenderá pelas ruas Cristiano Rolim de Freitas, avenidas Nações Unidas e Miguel Yunes e se conectará com o futuro Corredor Sabará. 

O projeto prevê a integração com o futuro Terminal Pedreira, que abrigará o transporte aquático na represa Billings e linhas de ônibus. 

Informações: Gazeta de São Paulo

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Greve dos rodoviários em João Pessoa entra no quarto dia

A paralisação dos motoristas de ônibus de João Pessoa chegou ao seu quarto dia consecutivo nesta quinta-feira (30), sem avanços nas negociações entre a categoria e as empresas de transporte coletivo. Passageiros continuam enfrentando dificuldades para se locomover, enquanto o impasse entre trabalhadores e patrões segue sem solução.

Na quarta-feira (29), uma audiência de instrução foi realizada no Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13) com a mediação da presidente do tribunal e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Apesar dos esforços para se chegar a um consenso, a proposta apresentada pelos mediadores foi rejeitada pelos motoristas, que decidiram manter a paralisação.

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Passageiros e Cargas da Paraíba (Simtro/PB) apresentou uma contraproposta, solicitando um reajuste salarial linear de 6%, um adicional de R$ 150 para motoristas que atuam como "batedores", vale-alimentação de R$ 600 e a manutenção das cláusulas já existentes no acordo coletivo. No entanto, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (Sintur-JP) recusou a proposta, oferecendo um reajuste de 5% e um vale-alimentação de R$ 500, que aumentaria para R$ 550 a partir de julho.

A Justiça do Trabalho determinou que 60% da frota de ônibus permaneça em circulação, mas o percentual tem sido descumprido em alguns momentos da greve. Na terça-feira (28), apenas 48,1% dos veículos estavam operando, o que agravou os transtornos para os usuários do transporte público.

Nesta quinta-feira (30) os motoristas devem realizar uma nova assembleia para debater a proposta patronal e definir os próximos passos da greve. Inicialmente, a categoria reivindicava um reajuste de 15%, mas as negociações seguem travadas, deixando a população refém da paralisação.

Enquanto isso, os passageiros continuam enfrentando longas esperas, ônibus lotados e dificuldades para cumprir seus compromissos diários, sem previsão para o fim do impasse.

Informações: Repórter PB

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