Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

No Recife, Ônibus é grafitado com mensagens de respeito e inclusão às pessoas com autismo

segunda-feira, 3 de abril de 2023

No Dia Mundial Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado neste domingo (2), um ônibus da empresa Conorte foi todo grafitado pelo artista Rafa Mattos, com mensagens de respeito, amor e inclusão.

O veículo coletivo também se transformou em uma galeria, com obras dos artistas autistas Lucas Morais e Diogo Bruno Calife, em exposição intitulada de “Todos Juntos por Mais Conhecimento e Menos Preconceito”.

A partir desta segunda-feira (3), o ônibus da Conorte vai circular durante dois meses pela Região Metropolitana do Recife para chamar a atenção da população sobre o respeito e inclusão das pessoas com TEA. Nesta semana, ele estará fazendo a linha 1909 - TI Pelopidas/ TI Joana Bezerra, circulando por corredores da PE-15 e Avenida Agamenon Magalhães. 
A ação realizada pela manhã, no Marco Zero, no bairro do Recife, contou com a participação de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que também deixaram suas mensagens grafitadas tanto na parte externa, quanto dentro do ônibus.

“Eu achei muito bacana unir o desenho das crianças autistas com a minha arte para criar o novo layout desse ônibus. Para mim, o ônibus transporta várias causas e esse terá a finalidade de divulgar para a população que é preciso ter mais respeito aos autistas.”, disse Rafa Mattos.

Informações: JC
READ MORE - No Recife, Ônibus é grafitado com mensagens de respeito e inclusão às pessoas com autismo

Prefeitura coloca em operação seis estações do BRT Ouro Verde

A Prefeitura de Campinas coloca em operação nesta sexta-feira, 31/03, seis estações do Corredor BRT Ouro Verde. As estações vão servir a linha BRT10, criada para ligar, de forma semiexpressa, os terminais urbanos Ouro Verde e Central, pelo corredor exclusivo de ônibus.

As seis estações abertas do BRT são as seguintes: Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti e João Jorge. A nova linha também vai passar pela estação Santa Lúcia.

“Estamos, com muito esforço, aproveitando as estruturas já prontas de parte do Corredor BRT Ouro Verde. Uma forma de colocar as estações em operação e trazer maior rapidez e conforto para os usuários do transporte coletivo da região, melhorando o deslocamento por ônibus”, enfatiza o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete.

A nova linha BRT10 terá circulação nos dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. No pico da manhã, fará o sentido Ouro Verde – Central, das 4h54 (primeira viagem) às 8h30 (última viagem). No pico da tarde, o sentido será inverso, Central – Ouro Verde, das 15h30 (primeira viagem) até as 19h06 (última viagem).
A expectativa é de que o deslocamento entre os terminais seja realizado em, aproximadamente, 35 minutos, com um intervalo de 18 minutos entre os veículos. No total, serão 26 viagens ao dia, considerando os dois sentidos.

Características das estações BRT

As seis estações do Corredor BRT Ouro Verde que entram em operação nesta sexta (31) - Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernado, Mário Gatti e João Jorge - possuem plataformas com estrutura metálica, piso em granito, vidro laminado duplo, portas automáticas e semáforos para orientação dos motoristas de ônibus.

A cobrança da tarifa é feita por meio de catracas eletrônicas, no solo. O pagamento é feito por meio do Bilhete Único; tíquete QR Code impresso em papel, ou na tela do smartphone. A iluminação dos locais é em LED. E a acessibilidade é garantida por meio de rampas, corrimões e piso tátil.

O embarque / desembarque nas estações será feito pela porta esquerda dos ônibus, que abrem em sincronia com as portas das estações. Nos terminais Ouro Verde, Central, e na Santa Lúcia, a parada é realizada do lado direito (plataformas baixas).

Confira os itinerários e horários da linha BRT10

- Ouro Verde - Terminal Central: Terminal Ouro Verde; Santa Lúcia; estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge; e Terminal Central.

Partidas: 04h54; 05h12; 05h30; 05h48; 06h06; 06h24; 06h42; 07h00; 07h18; 07h36; 07h54; 08h12; 08h30.

- Terminal Central - Ouro Verde: Terminal Central; estações BRT João Jorge, Mário Gatti, São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera, Vila Rica; Santa Lúcia; e Terminal Ouro Verde.

Partidas: 15h30; 15h48; 16h06; 16h24; 16h42; 17h00; 17h18; 17h36; 17h54; 18h12; 18h30; 18h48; 19h06.

Informações: Prefeitura de Campinas
READ MORE - Prefeitura coloca em operação seis estações do BRT Ouro Verde

Grande Porto Alegre fará estudo para integração do transporte coletivo

Para trazer à realidade um desejo comum às cidades que integram a Região Metropolitana de Porto Alegre, governo do Estado e prefeituras se unem para realizar estudos que culminem em uma proposta para a integração da frota de ônibus metropolitano. Um protocolo de intenções foi formalizado nesta quinta-feira, dia 30 de março, entre a Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) e a Metroplan, e marca “uma virada de chave que ficará para a história”, defende Rodrigo Battistella (PT), prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal. Para ele, “a única saída que temos (para a crise do setor de transporte público) é a integração".

A aposta para racionalizar o sistema (e o custo cobrado do usuário) é avançar para um modelo que funcione de maneira integrada. Hoje cerca de 60% das linhas que circulam entre os municípios são sobrepostas, informa o diretor-superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe. Ou seja, ônibus de diferentes cidades passam pela mesma rua para chegar até a Capital, mas só aceitam passageiros do município de origem. No caminho de volta, a porta é aberta para quem quiser embarcar, mas o desembarque só é permitido na cidade de destino.

Sem a integração, 90% dos ônibus que chegam de fora de Porto Alegre circulam no mesmo trajeto das linhas do município, explica o secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Adão de Castro Júnior. Segundo ele, as viagens que chegam das cidades vizinhas estão superestimadas - com frota similar, cerca de mil veículos circulando todos os dias, Porto Alegre transporta em média 800 mil pessoas, já os ônibus metropolitanos, 200 mil.
A proposta que deve ser elaborada vai permitir que o passageiro vindo de fora chegue ao destino pagando uma única passagem, mesmo que para isso precise mudar de ônibus ou modal na cidade de seu destino - a diferença é que será possível concluir a viagem ter que pagar a mais. Isso difere de hoje, em que cada troca de ônibus tem custo, então as linhas buscam atender a demanda de trajeto de quem utiliza o transporte público, mesmo que cheguem ao ponto final com pouca gente dentro.

Segundo Adão, isso significa que o sistema, no modo como opera nas cidades da Região Metropolitana, será revisto. Mas, antes, deve passar pela série de estudos previstos no documento assinado no início da tarde por representantes dos municípios e do governo do Estado. O secretário explica que será estudado, por um grupo jurídico, um marco legal para a integração.

Lembrando que a responsabilidade pela gestão do transporte metropolitano é do governo do Estado, será elaborado um projeto de lei que deverá chegar à Assembleia Legislativa em 2024, criando a base legal para o passo seguinte, que é a integração de fato. Hörbe aponta que o resultado esperado é, “além de diminuir a quantidade de ônibus, melhorar a quantidade de viagem para o usuário, o que ajuda a reduzir custo”.

Capitaneados pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), prefeitos se mobilizaram desde 2021 para que o governo federal dê sua contribuição financeira para a manutenção do transporte público. Um dos argumentos acolhidos é que a União subsidie a passagem de pessoas com mais de 65 anos, isenção prevista no estatuto do idoso. A pressão teve sucesso no ano passado e o pedido será repetido este ano. Mas o pedido de socorro vai além.
“Hoje todos os municípios estão aportando recursos no sistema e não aguentam mais”, pondera Francisco Hörbe. O objetivo do estudo que será realizado em conjunto entre governo e prefeituras é “tentar diminuir esse aporte”, continua. “Mas, para retomar de ser um transporte competitivo e trazer o passageiro de volta, precisamos de muito recurso para investimento em tecnologia, melhoria da frota e inovação", justifica.

Foi com estes argumentos que Hörbe pediu “apoio para um fundo federal que possa manter o transporte”. O destinatário foi o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Paulo Pimenta (PT), que almoçou com os prefeitos da Granpal nesta quinta-feira. O governo do Estado, que também auxilia financeiramente as empresas do transporte metropolitano, cogita criar um fundo próprio para esse subsídio. Pouco antes do almoço, em entrevista coletiva à imprensa no Hotel Deville, Pimenta havia afirmado que este é um tema que está no “radar de preocupações do presidente Lula”, mas que ainda não há um plano concluído.

Informações: Jornal do Comercio
READ MORE - Grande Porto Alegre fará estudo para integração do transporte coletivo

Em Goiânia, Bilhete Único já representa 63% das validações dos usuários do transporte coletivo

O usuário do transporte público coletivo de Goiânia e Região Metropolitana tem, há um ano, mais liberdade para trafegar utilizando o transporte público. Lançado pelo prefeito Rogério Cruz em 02 de abril de 2022, o Bilhete Único já representa 63% das validações dos usuários do transporte coletivo. De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), em um ano, foram feitas 112 milhões de validações no transporte coletivo e, deste total, 71 milhões se deram pelo Bilhete Único.

O prefeito Rogério Cruz destaca que “o Bilhete Único foi o pontapé inicial de uma série de produtos e serviços inovadores que são implantados, progressivamente, no transporte público coletivo de Goiânia e toda Região Metropolitana. “Um trabalho em parceria com o governo de Goiás e prefeituras para beneficiar a população, assim como ocorre com o Passe Livre do Trabalhador, o Meia-Tarifa e o Cartão Família”, exemplifica.

A modalidade — prevista no plano de governo do prefeito Rogério Cruz — permite que o usuário escolha o melhor trajeto para chegar ao seu destino, pagando apenas o valor de uma passagem, podendo trocar de ônibus sem necessariamente ter de passar pelos terminais.
O Bilhete Único pode ser usado dentro de um período de 02h30 (150 minutos a contar da primeira validação), sem restrição para trocas de linhas, podendo ser realizadas até quatro integrações gratuitas em qualquer um dos quase sete mil pontos de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia.

“Os números mostram que nossos usuários já aprenderam a usar os benefícios do Bilhete Único. Hoje, o cidadão pode subir e descer dos ônibus várias vezes, durante duas horas e meia, em qualquer ponto de ônibus, sem ter que pagar outra passagem e, ainda melhor, sem tem que passar por integração dentro dos terminais. Essa é a liberdade que nossos usuários precisavam”, explica o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu.

Tarcísio ressalta importância de que os usuários façam simulações, pois somente assim descobrirão novas possibilidades de planejar e escolher melhor suas viagens. “Existe o APP SIMRMTC que acompanha em tempo real o deslocamento dos ônibus, disponibilizando várias opções de rotas, criando várias possibilidades e agilizando assim a viagem”, reforça o presidente da CMTC.

Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – Prefeitura de Goiânia
READ MORE - Em Goiânia, Bilhete Único já representa 63% das validações dos usuários do transporte coletivo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960