Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Prefeitura de Sorocaba anuncia mais 50 ônibus 0 km, 10 deles elétricos, para início de 2023

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, dá continuidade ao seu programa de renovação da frota do transporte público e anuncia a operacionalização de mais 50 ônibus zero quilômetro, sendo 10 deles elétricos, no início de 2023.

As três operadoras do transporte público em Sorocaba, que são a City, Consor e BRT, em 2021, iniciaram o processo de renovação da frota e, desde então, continuam adquirindo novos ônibus para atender ao crescimento da demanda de passageiros, além de proporcionar sempre mais conforto, segurança e eficiência.

Desta vez, a Consor vai disponibilizar 20 ônibus e a City outros 20, além dos 10 elétricos, todos modernos e equipados com ar-condicionado, elevador para cadeirante, internet sem fio e carregador UBS de eletrônicos, além de terem maior capacidade.

Os 40 ônibus convencionais serão distribuídos em linhas, como: 5 – Vila Carvalho/Vila Fiori, 10 – Senac, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini, 21 – Lopes de Oliveira, 28 – Mineirão, 44 – Novo Mundo, 55 – Rodrigo, 62/1 – São Bento II e 73 – Júlio de Mesquita.

Já, as linhas em que os elétricos vão rodar serão definidas pela Urbes e pela empresa operadora, em breve, levando em conta análise do monitoramento diário do sistema, com base na rota, extensão, infraestrutura disponível e demanda de passageiros.

Ônibus elétricos

Os 10 ônibus elétricos terão a partir de 12,5 metros de comprimento, chassi Mercebes-Benz, carroceria Caio, baterias Weg, freios ABS elétricos e sistema de regeneração de energia. A autonomia é de até 250 quilômetros e o sistema de tração exclusivamente elétrico dispensa câmbio.
A implantação dessa nova tecnologia, que permite uma condução suave e silenciosa, além de confortável aos passageiros, vem sendo discutida pela atual Administração Municipal. Isso porque com o ônibus elétrico não há emissão de fumaça, barulho e material particulado saído dos pneus.

“É uma alternativa viável à mobilidade urbana, eficiente e sustentável, que coloca Sorocaba, mais uma vez, à frente de outras grandes cidades do País. A City está apostando na cidade, como local ideal para adotar a eletromobilidade no transporte público, de forma pioneira no interior paulista”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Melhorias na frota

Sorocaba opera com 100% da frota de 371 ônibus do transporte coletivo, em 119 linhas, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda atual (mais de quatro vezes), que é de 154,5 mil passageiros/dia útil, em média. Em 2020, eram 109 linhas e 300 ônibus. O número de viagens por ano passou de 1.794.961 para 2.425.230, no mesmo período.

Em 2021, foram incorporados à frota 114 novos ônibus e, em 2022, mais 45, também todos zero quilômetro. Atualmente, são 36 ônibus superarticulados e 30 articulados. Até o fim de 2019, eram apenas 18 articulados e uma capacidade total de transporte para até 586.953 passageiros por dia útil.

“A atualização da frota só não ocorreu mais rapidamente, devido à pandemia e de outros fatores mundiais que afetaram as montadoras, as quais enfrentaram dificuldades para a entrega dos veículos, devido à falta geral de peças e outros componentes”, explica o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

Ele lembra, ainda, que está prevista, até o fim de 2023, a conclusão das obras do novo Corredor Oeste do BRT. Com isso, o sistema ganhará outros 36 novos ônibus e em torno de 45 mil sorocabanos, por dia, serão favorecidos pelo novo corredor do transporte coletivo.

A Urbes informa que todos os veículos da frota são regularmente vistoriados e apresentam todas as condições de circulação.  Atualmente, a idade média da frota de ônibus em Sorocaba é de 4,35 anos, índice classificado dentro dos padrões de qualidade em mobilidade, que estabelecem até cinco anos para a idade média da frota. Em 2019 e 2020, a idade média da frota, respectivamente, era de 5,94 e de 5,87 anos.

A frota atual tem capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes), que é de 180 mil passageiros/dia útil, em média. Por mês, são cerca de 4 milhões de passageiros transportados, rodando um total de 2.100 milhões de quilômetros.

Informações: Prefeitura de Sorocaba
READ MORE - Prefeitura de Sorocaba anuncia mais 50 ônibus 0 km, 10 deles elétricos, para início de 2023

Em Curitiba, Doze linhas de ônibus terão alteração de itinerário com novo binário no Pinheirinho

O início do binário das ruas Izaac Ferreira da Cruz e Emanoel Voluz, nesta quinta-feira (15/12), a partir das 11h, vai provocar mudanças no itinerário de 12 linhas de  ônibus entre os terminais Pinheirinho e Sitio Cercado. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo, essas linhas transportam, juntas, 20.285 pessoas em dias úteis.

As linhas que passam a ter novo trajeto são: 507-Sitio Cercado (horário); 600 -Tequaly/Quartel General; 610-S.Cercado/C.Raso; 630-Vitória Régia; 633-Maria Angelica; 635-Londrina; 636-Rio Negro; 637-Sta Joana; 640 -Palmeira; 644-Pinheirinho/CIC; 649-Pirineus; e 689-Mad. São Pedro/Rio Negro.

A área de operações do transporte coletivo da Urbs elaborou um descritivo de como ficarão os itinerários nas 12 linhas. Cartazes informando sobre as mudanças foram anexados dentro dos ônibus para que os passageiros possam programar seus deslocamentos. 

Confira as mudanças
A linha 507 – Sitio Cercado (horário) terá seu itinerário alterado para as ruas Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho.
A linha 610 – S.Cercado/C. Raso terá seu itinerário alterado para as ruas Izaac Ferreira da Cruz, Tijucas do Sul, Francisco Claudino Pereira, Marte e Dr. Levy Buquera, sentido Terminal Sítio Cercado; e Rua Izaac Ferreira da Cruz, Estação Tubo Xapinhal, Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Capão Raso.

As linhas 635-Londrina, 636- Rio Negro, 637 – Sta Joana e 640 – Palmeira e 689 -Mad. São Pedro/Rio Negro terão seu itinerário alterado para as ruas Rosa Tortato e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho. As linhas terão novos pontos de parada na Rua Emanoel Voluz, entre as ruas Dilermando Pereira de Almeida e Pedro Frederico Voluz; entre Humberto Zanato e Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração; e entre José Afonso Cordeiro e Victor Modesto de Oliveira. Os pontos de parada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, entre as ruas José Ferreira da Rocha e Dilermando Pereira de Almeida, e entre Humberto Zanato e Al. Nsa. Sra. Do Sagrado Coração, sentido Terminal Pinheirinho, serão desativados.

As linhas 600 – Tequaly/Quartel General,  630 – Vitória Régia e 644 – Pinheirinho/ CIC terão seu itinerário alterado para as ruas Izaac Ferreira da Cruz, Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho. As linhas terão novo ponto de parada na Rua Emanoel Voluz, entre as ruas José Afonso Cordeiro e Victor Modesto de Oliveira.

A linha 633 – Maria Angélica terá seu itinerário estendido para as ruas Prof. Júlio Theodorico Guimarães, Francisco Claudino Ferreira, Padre Rafael José Kalinowski e Miguel Raicoski Sobrinho, passando a realizar itinerário circular no bairro. A linha terá novos pontos de parada na rua Prof. Júlio Theodorico Guimarães, entre as ruas Neusa de Fátima Ferreira e Abdias Galdino da Silva; na Rua Francisco Claudino Ferreira, entre as ruas Arcília Becher dos Santos e Gaipava e entre Sebastião Gomes Oliveira e Padre Rafael José Kalinowski, e na Rua Miguel Raicoski Sobrinho, entre as ruas Gaipava e Mar Cáspio.

A linha 649 – Pirineus terá seu itinerário alterado para as ruas Al. Nsa. Sra. Do Sagrado Coração, Antônio Skrepec, João Lemos dos Santos, José Manoel Voluz e Marte, sentido Terminal Sítio Cercado, e ruas Marte, José Manoel Voluz, João Lemos dos Santos, Antônio Skrepec, Al. Nsa. Sra. do Sagrado Coração e Emanoel Voluz, sentido Terminal Pinheirinho.

Linhas que não mudam
Segundo a Urbs, outras sete linhas da região não terão mudança de itinerário: 508-Sitio Cercado (anti-horário); 528-Boqueirão/Pinheirinho; 638-Pinheirinho; 639-Futurama; 641-Luiz Nichele; 642-Ganchinho; e 643-Umbará. Juntas, essas linhas transportam 20.995 pessoas por dia.

Informações: URBS
READ MORE - Em Curitiba, Doze linhas de ônibus terão alteração de itinerário com novo binário no Pinheirinho

Linhas de ônibus terão atendimento modificado a partir deste sábado em Salvador

Para otimizar o atendimento do transporte em regiões de grande circulação em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) fará mudanças no atendimento de nove linhas de ônibus, a partir deste sábado (17). Com isso, usuários de bairros como Alto do Coqueirinho, Ribeira e Santa Cruz, entre outros, devem ficar atentos às alterações. Todo o atendimento poderá ser feito através de integração com outras linhas de ônibus.

Com o início da operação do BRT, entre a Rodoviária e o Itaigara, sete linhas deixarão de circular pela região da Avenida ACM. Desta forma, o usuário deverá utilizar o BRT, ganhando mais agilidade no deslocamento.

No bairro de Santa Cruz, por exemplo, quem utiliza a linha 0710 – Santa Cruz x Aquidabã sentido Brotas, Barroquinha ou Campo da Pólvora, deverá utilizar uma das linhas com destino ao Itaigara e, de lá, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como por exemplo as linhas 1614 ou 0125. Já para a região da Sete Portas e Ladeira dos Bandeirantes o usuário deve seguir até o supermercado Atakadão, na Avenida ACM, e integrar com a linha 0339 – Rodoviária Circular.
O atendimento entre a Ribeira e a Boca do Rio também será modificado. Quem tem como destino a Avenida Bonocô, Ribeira ou Comércio deve utilizar a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras x Praça da Sé e, na Rodoviária, integrar com outras opções que tenham estes locais como destino, como as linhas 0933, 0125, 0218, 1372 ou 1634. Para a Boca do Rio, o usuário deverá ir até o Terminal Acesso Norte com a linha 1145 e integrar com a 1158 ou 1158-01.

Os usuários das linhas 1622 – Alto do Cabrito/Boa Vista do Cabrito x Pituba e 1652 – São João do Cabrito x Pituba também devem ficar atentos às mudanças no atendimento. Em ambos os casos, os usuários devem integrar na Estação Pirajá com a 1347 – Estação Pirajá x Pituba, com destino ao Caminho das Árvores e Avenida Paulo VI, ou com a 1341 – Estação Pirajá x Barra 2 para o Itaigara e Avenida Manoel Dias da Silva.

Na Estação Mussurunga, duas linhas passarão por mudanças. São elas a 1051 – Estação Mussurunga x Barra 1 e a 1052 – Estação Mussurunga x Barra 2. Em ambos os casos, o usuário deverá utilizar o metrô até a estação de transbordo mais próxima do seu destino e, de lá, integrar com o BRT ou outra linha de ônibus, como a 1230, na Rodoviária, para a Heitor Dias ou Sete Portas, 1144 no Terminal Acesso Norte para o Comércio, ou 0136 na Lapa para a Avenida Centenário. Todas as opções podem ser conferidas na tabela ao final do texto.

Nova linha – Para substituir o atendimento das linhas 1018 – Alto do Coqueirinho x Campo Grande e 1076 – Alto do Coqueirinho x Metrô Imbuí foi criada uma nova linha, a 1017 – Alto do Coqueirinho/Km 17 x Metrô Pituaçu. A nova linha passará pela orla, que já era atendida por ambas as linhas, além de ampliar o atendimento da região do Km 17 ao direcionar os usuários para a Estação Pituaçu.

O objetivo é melhorar o atendimento aos usuários do Km 17, além de oferecer mais viagens durante o dia, reduzindo o tempo de deslocamento. Com isso, quem tem a Estação da Lapa como destino deverá acessar o metrô na Estação Pituaçu ou na Estação Mussurunga. Na Estação da Lapa o usuário tem atendimento para a região da Barra, Cardeal da Silva, Rio Vermelho, Ondina, Avenida Garibaldi e Nordeste. Já quem deseja ir para o Garcia, poderá acessar a linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé (via Garibaldi) na região da orla.

Informações: SECOM
READ MORE - Linhas de ônibus terão atendimento modificado a partir deste sábado em Salvador

Prefeitura de Campo Grande inicia cadastramento do Passe Estudantil


Para os alunos interessados em utilizar gratuitamente o transporte coletivo em 2023, a Prefeitura Municipal de Campo Grande abriu o cadastramento e recadastramento do passe estudantil. A abertura da primeira remessa foi no dia 12 de dezembro e vai até o dia 15 de janeiro. Para realizar o cadastro ou o recadastro é necessário a cópia do CPF, foto digital e acessar o site: http://passe.campogrande.ms.gov.br/ e seguir o passo a passo.

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) alerta para a importância dos alunos ou responsáveis realizarem o cadastramento o quanto antes. “Temos um termo de compromisso em que cada remessa é entregue em uma data. Quanto mais tardio o responsável realiza o cadastramento, mais tarde irá receber o passe”, informou o diretor presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno.

Informações: Governo do MS
READ MORE - Prefeitura de Campo Grande inicia cadastramento do Passe Estudantil

Novos abrigos de passageiros são instalados em Florianópolis


As secretarias de Mobilidade e Infraestrutura de Florianópolis iniciaram nesta terça-feira (13) a instalação dos primeiros abrigos de ônibus dos 257 adquiridos através de licitação. A primeira via a receber as novas estruturas é a Avenida das Rendeiras, que terá 15 novos abrigos.

Segundo a prefeitura, serão priorizadas as instalações onde os abrigos foram retirados por medida de segurança ou por conta de obras nas calçadas. Alguns dos bairros que receberão os abrigos novos durante os próximos meses são: Ingleses, Sambaqui, Santinho, Campeche, Agronômica, Tapera, Ribeirão da Ilha, Pântano do Sul, Cacupé e Continente.

Informações: Correio SC
READ MORE - Novos abrigos de passageiros são instalados em Florianópolis

No Recife, Mudança no tráfego em Beberibe, altera o itinerário de 11 linhas

A circulação de veículos no entorno da Praça da Convenção, no bairro de Beberibe, Zona Norte do Recife, muda a partir desta quinta-feira (15). Com a alteração, os carros passam a trafegar em mão única no trecho da Rua Uriel de Holanda, Avenida Hildebrando de Vasconcelos e Rua Compositor Vinícius de Moraes. A iniciativa modifica o percurso de 11 linhas de ônibus que passam pela região no sentido cidade/subúrbio. Veja, abaixo, como ficam os novos itinerários e as paradas de ônibus:

700 – Beberibe/Afogados
710 – Beberibe/Derby (Joana Bezerra)
717 – José Amarino dos Reis
742 – Linha do Tiro
743 – Alto José Bonifácio (João de Barros)
745 – Alto José Bonifácio (Bacurau)

…Av. Beberibe, Praça da Convenção, giro à esquerda na Rua Compositor Vinicius de Morais (beira canal), giro à esquerda na Av. Hildebrando de Vasconcelos, giro à direita na Rua Uriel de Holanda…

Com a mudança, a parada nº 120164, na Rua Uriel de Holanda, deixa de ser atendida. As opções para os passageiros são a parada que será implantada em frente ao Mercado Público de Beberibe ou a parada nº 120163, que fica na Avenida Hildebrando de Vasconcelos, antes do cruzamento com a Rua Uriel de Holanda.

741 – Dois Unidos
744 – Dois Unidos (Bacurau)
746 – Alto do Capitão
760 – Dois Unidos / Derby
800 – Dois Unidos / Afogados

...Av. Beberibe, Praça da Convenção, giro à esquerda na Rua Compositor Vinicius de Morais (beira canal), giro à direita na Av. Hildebrando de Vasconcelos...
Com a mudança, a parada nº 120164, na Rua Uriel de Holanda, deixa de ser atendida. As opções para os passageiros são a parada que será implantada em frente ao Mercado Público de Beberibe ou a parada nº 120126, que fica na Avenida Hildebrando de Vasconcelos, próximo ao cruzamento com a Rua Canavial.

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o Whatsapp (99488.3999), das 05h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

Informações: GRCT
READ MORE - No Recife, Mudança no tráfego em Beberibe, altera o itinerário de 11 linhas

Em SP, Gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos vale a partir desta quinta-feira (15) nos ônibus


A Prefeitura da cidade de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que, a partir desta quinta-feira (15), as pessoas com idade entre 60 e 64 anos poderão viajar nos ônibus do transporte público municipal de São Paulo sem o pagamento da tarifa, mediante apresentação de documento que comprove a idade.

O documento será aceito nos ônibus enquanto os sistemas de bilhetagem eletrônica estão sendo preparados para atender a esses passageiros.

As concessionárias foram comunicadas por carta circular e as equipes de campo da SPTrans estão na rua reforçando a informação com os operadores.

Os passageiros serão informados pelos canais oficiais da SPTrans na internet e por meio de mensagens nos terminais de transferência.

Informações: SPTrans
READ MORE - Em SP, Gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos vale a partir desta quinta-feira (15) nos ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960