Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

VLT da Baixada Santista recebe iluminação natalina

domingo, 3 de dezembro de 2023

Neste início de dezembro, as cidades começam a ganhar mais cores e luzes que refletem as celebrações de Natal e Ano Novo. Para entrar no clima natalino com os passageiros, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da Baixada Santista, gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo)  e operado pela BR Mobilidade, já começou a circular iluminando o trajeto entre Santos e São Vicente. 

Desde quinta-feira (30/11), o VLT está iluminando as viagens e o percurso de 11km de extensão para que passageiros e turistas possam embarcar no clima natalino, tirar fotos e passear com a família. O modal transporta, em média, 26 mil passageiros por dia.

Para Paulo Reis, gerente de Marketing da EMTU, o Natal tem um significado especial para muitas famílias e iluminar o VLT é uma forma de espalhar bons sentimentos e emoções.  “As luzes e decorações no VLT dão um brilho especial para a viagem dos passageiros e para as pessoas que estão de fora, nas ruas. Com a iluminação natalina buscamos despertar sentimentos de esperança, alegria e encanto para todos”, observa.

Reforço na operação

Prevendo o aumento de passageiros nos próximos dias com o início da temporada de compras para o Natal, a EMTU e a BR Mobilidade reforçaram a operação do VLT desde quarta-feira (29/11) até 8/12. A medida busca atender os usuários com mais agilidade e conforto nos deslocamentos neste período natalino, onde inclusive as viagens são realizadas pelas pessoas com acessórios e sacolas de compras nas mãos. 

Foram incluídos mais dois VLTs na frota e mais 12 viagens na programação, proporcionando o aumento de 4,8 mil lugares. Ao todo, são 15 VLTs, 196 viagens nos dias úteis e 78,4 mil lugares ofertados. A operação especial foi planejada devido a previsão de aumento da demanda de passageiros prevista para o período que contempla a semana de pagamentos e do 13º salário.

A operação é acompanhada pela fiscalização e planejamento para eventuais ajustes se necessário. Para consultar mais informações sobre os itinerários e horários, basta acessar o site da EMTU ou o aplicativo EMTU Oficial (para consultar o VLT, digitar na busca a linha ‘953’) ou o aplicativo Quanto Tempo Falta, da BR Mobilidade.

VLT - Operando há sete anos na Baixada Santista com 11km de extensão, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) é referência brasileira em mobilidade urbana sustentável. Alternativa 100% elétrica e não poluente, o modal de transporte oferece qualidade e conforto aos 6,5 milhões de passageiros por ano que se deslocam entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, à Estação Porto, em Santos. Além de proporcionar uma viagem silenciosa, tranquila e confortável aos passageiros que se deslocam diariamente, o VLT integra-se à malha cicloviária existente e é também uma opção de passeio para os turistas, já que passa por pontos turísticos e próximo das praias.

Informações: EMTU

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Cidade de Camaragibe vai aderir ao Grande Recife Consórcio de Transporte

O município de Camaragibe deverá aderir aos serviços do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM). Na última quarta-feira (29), a gestão da cidade oficializou a intenção de adotar a participação do consórcio no transporte público. Esta é a primeira vez em 15 anos que um município incorpora o Grande Recife Consórcio na administração dos coletivos.

O protocolo de intenções para o início da adesão foi assinado pela prefeita Nadegi Queiroz. O documento será apresentado à população em uma audiência pública na Câmara Municipal. Posteriormente, será transformado em um projeto de lei a ser votado pelos vereadores. Se for aprovado, o município ingressa no sistema metropolitano de transporte público de passageiros. 

Na prática, esta adesão vai possibilitar que o transporte público de Camaragibe seja administrado tanto pela prefeitura quanto pelo Grande Recife Consórcio. Desta forma, a gestão da cidade vai participar ainda mais no planejamento do transporte público e isso inclui licitações, fiscalização, projeções de custos e revisão dos contratos de concessão.

A medida, segundo a prefeita, vai garantir mais qualidade e segurança nas viagens, que poderão se integrar ao Recife e outras cidades da Região Metropolitana pagando menos.  “Estamos trabalhando para proporcionar aos moradores de Camaragibe mais qualidade no transporte público municipal, confiando a gestão nas mãos do experiente Grande Recife Consórcio, que está há 15 anos atuando neste segmento. Sabemos da capacidade técnica e da integração tecnológica que esse passo vai assegurar; e no avanço que teremos em nossa cidade”, destacou.

Informações: Diário de Pernambuco

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Prefeitura de São Paulo pode receber R$ 1,4 bilhão do PAC para VLT na região central

O sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) planejado pela Prefeitura de São Paulo ganhou nesta sexta-feira, 1º, uma boa notícia. Segundo o secretário municipal de governo, Edson Aparecido, o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, liberou a inclusão do projeto no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal – os dois se encontraram na COP28, conferência mundial do clima em Dubai.

Com isso, a capital pode receber R$ 1,4 bilhão de investimento para sair do papel. A solicitação de inclusão foi feita pela Prefeitura no início do mês passado.

“A ideia do VLT aqui no Centro primeiro é fazer uma requalificação urbana e que ele possa integrar as principais estações de ônibus, trem e metrô, com uma opção de transporte rápido para quem precisa se deslocar pelo Centro”, disse o secretário de governo em exercício, Clodoaldo Pelissioni.

A Prefeitura batizou o projeto de “Bonde São Paulo”, em homenagem aos veículos que dominaram o transporte público na capital na virada do Século 19 para 20 e perduraram até o final da década de 60.

Segundo a gestão de Ricardo Nunes, a iniciativa já conta com estudos técnicos preliminares e projetos funcionais e, neste momento, a Prefeitura trabalha na elaboração de serviços especializados para o desenvolvimento de estudos técnicos urbanísticos como parte do Plano de Requalificação Urbana com Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável.

A ideia é implantar uma rede de 12 km de extensão dividida em duas linhas que fariam a conexão de cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM. As duas linhas se integrariam na Av. São João e, ao todo, teriam 27 estações de embarque e desembarque.

Entre os bairros da região central a serem atendidos estão o Bom Retiro e Brás. Além disso, ponto turísticos como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade também estarão no percurso.

Outros equipamentos públicos previstos para serem atendidos pelo VTL são o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e Parque Minhocão.

O projeto pretende requalificar a região central da capital num modelo semelhante ao feito no Rio de Janeiro, que conta hoje com uma rede de VLT significativa e que atende o centro da cidade. No estado de São Paulo, o único VLT em operação é o sistema da Baixada Santista e que está em expansão

A Prefeitura afirmou que promoverá nos próximos meses um chamamento público para receber contribuições da sociedade civil e da iniciativa privada para o projeto.

Informações: Metro CPTM

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Governo sugere aumentar tarifa de trens e metrô em São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sinalizou nesta quarta-feira que poderá aumentar a tarifa do metrô e dos trens metropolitanos, hoje em R$ 4,40, a partir do ano que vem. O anúncio foi feito no dia seguinte à greve que paralisou sete linhas do transporte sobre trilhos e foi encabeçada por funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), dentre outras categorias.

Em entrevista a jornalistas, Tarcísio disse que a tarifa atual está “defasada”, uma vez que não é reajustada desde janeiro de 2020, e que buscará uma solução até o fim deste ano:

— A tarifa está congelada há muito tempo. A gente precisa começar a fazer conta. Ou eu passo alguma coisa para a tarifa, ou a gente permanece com ela congelada e eu aumento o subsídio. Quando entra mais subsídio, eu vou tirar de algum lugar. Então a gente tem que colocar na balança qual política pública que vai pesar mais. Porque não tem almoço de graça. Se a tarifa não subiu, o custo subiu.

Tarcísio voltou a se manifestar contra a proposta de tarifa zero para os ônibus estudada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Para o governador, o valor do vale-transporte pago pelas empresas aos trabalhadores é “absolutamente insuficiente” para custear a gratuidade do sistema, o que obrigaria o uso de recursos de outras áreas:

— A gente tem que ver se é esse caminho. Não vejo viabilidade financeira para dar esse passo. Essa conta é explosiva e vai sangrar muito as contas do estado e do município. Então vale a pena você paralisar uma série de políticas públicas só por causa da tarifa zero? Eu acho que não.

Sobre a greve de terça-feira, organizada em protesto contra os planos de desestatização defendidos pelo governo, Tarcísio afirmou que entende que houve descumprimento da decisão da Justiça do Trabalho que ordenou o funcionamento mínimo de 80% dos serviços no Metrô e 85% na CPTM nos horários de pico. Segundo o governador, funcionários que organizaram a paralisação terão suas condutas “apuradas individualmente” e poderão sofrer punições.


— Entendo que há uma infração, um descumprimento de dever funcional. E aí vamos ver, ponderada a razoabilidade, vamos aplicar sanções para que a gente não tenha essa indisciplina generalizada, para que a gente não vulgarize as decisões judiciais — disse.

A greve desta semana foi a terceira enfrentada por Tarcísio neste primeiro ano de gestão.

Informações: O Globo

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Belo Horizonte anuncia mais 33 novos ônibus na frota

A Prefeitura de Belo Horizonte vai emitir autorização de tráfego (AT) para a inclusão de mais 33 ônibus na frota do transporte coletivo municipal – totalizando 413 veículos novos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade. A renovação dos ônibus é uma exigência da PBH prevista na Lei 11.458/23, que estabeleceu um prazo até dezembro para que as empresas adquirissem 420 unidades. Deste total, 380 já estão cadastrados na Superintendência de Mobilidade do Município (SUMOB) e estão circulando nas ruas de Belo Horizonte. 

A Lei 11.458/23, sancionada em julho pelo prefeito Fuad Noman, trouxe uma série de melhorias ao serviço de mobilidade prestado ao cidadão, modernizando o sistema de transporte público com a criação do mecanismo de remuneração complementar, possibilitando um transporte com mais qualidade e redução do preço da tarifa de R$ 6 para R$ 4,50 – mesmo valor praticado desde 2018.

Os novos ônibus estão recebendo uma plotagem especial na traseira, com numeração de cada um dos veículos entregues para a cidade, permitindo que a população acompanhe a renovação da frota. Até o final do ano a operação de transporte coletivo vai ganhar 2.170 viagens em relação ao que era realizado até 2022. Com mais viagens principalmente nos horários de pico, a superlotação nos ônibus será reduzida.

Gratuidades

Os esforços da prefeitura de Belo Horizonte também contemplam gratuidades para a população. Já estão disponíveis o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos em hospitais habilitados ao Sistema Único de Saúde.

Há ainda o Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica, e o Auxílio de Transporte Escolar, que atende cerca de 6 mil estudantes do município com gratuidade nos ônibus.

Outra importante implementação foi a tarifa zero nas linhas de vilas e favelas. O Auxílio de Transporte Social, em fase de regulamentação, vai beneficiar famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e econômica, garantindo o deslocamento e o acesso ao serviço público de transporte coletivo convencional e suplementar no município.

Aumento da Fiscalização

A Prefeitura de Belo Horizonte ainda intensificou a fiscalização do transporte público. Neste ano já foram realizadas 1.874 operações de fiscalizações e os ônibus foram inspecionados 20.309 vezes. As equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans fazem ações de fiscalização nas estações, ao longo dos itinerários nas vias, e também pelas câmeras do COP-BH.

Todas as viagens são acompanhadas em tempo real, por meio de monitoramento eletrônico. Quando são constatados atrasos e omissões e os critérios de confiabilidade e qualidade não são atendidos, os consórcios não recebem a remuneração complementar pela viagem. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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População de Belém espera pela chegada dos ônibus elétricos

O anseio por um sistema de transporte menos poluente e ao mesmo tempo mais confortável, funcional e digno para a população da Grande Belém vem na contramão da realização da COP-30 na capital paraense.

O anúncio do evento mundial na cidade despertou ainda mais a cobrança da sociedade por uma mobilidade mais sustentável, de acordo com o que prega os participantes da Conferência das Partes.

Com o encontro marcado para novembro de 2025, o poder público, em todas as suas esferas, busca parcerias e um esforço coletivo para mudar a realidade de quem depende da condução pública.

A seguir, veja o levantamento do que tem sido feito, de forma efetiva, para que o direito de ir e vir com dignidade seja garantido para a população.

RENOVAÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS URBANO
O governador Helder Barbalho anunciou em outubro deste ano que a Região Metropolitana de Belém vai receber, em um prazo de 120 dias a contar do anúncio (10/10/23), 300 ônibus novos para o transporte público coletivo.

COMO SERÃO OS VEÍCULOS NOVOS?
Os veículos terão baixa emissão de carbono, serão equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e aplicativo que permite ao usuário monitorar, em tempo real, a localização e previsão de chegada do transporte. O investimento é de R$ 250 milhões.

QUEM ESTÁ A FRENTE?
O anúncio foi feito pelo governador no Palácio do Governo, em Belém, ao lado do prefeito da capital, Edmilson Rodrigues, e do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), responsável pelo serviço de transporte urbano na Região Metropolitana de Belém (RMB), Paulo Gomes, além de vereadores da capital.

META DE RENOVAÇÃO
A Região Metropolitana será contemplada com mil ônibus novos no processo de renovação da frota. São 300 veículos adquiridos pelo Setransbel; 265 ônibus elétricos pelo governo estadual e outros 130 ônibus ou 200 micro-ônibus adquiridos pela Prefeitura de Belém. A meta é renovar a frota até 2025, segundo as autoridades.

TIPOS DE VEÍCULOS
Dos 265 novos ônibus, 40 serão elétricos e 50 movidos a gás natural. Os veículos serão usados no BRT Metropolitano.

SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE
Em acordo judicial assinado pelo Governo do Pará, Setransbel e Prefeitura de Belém ficou acordada a criação de outro “Sistema Integrado de Transporte Público Coletivo de Passageiros de Belém”, que atualmente abrange uma rede metropolitana de transporte integrada, constituída por linhas troncais e alimentadoras de ônibus equipados com ar-condicionado e bilhetagem 100% digital.

ENTREGA E FUNCIONAMENTO DO BRT
Foi anunciada a integração dos Sistemas BRT, que tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2024.

CONSTRUÇÃO DE VIADUTOS
O Estado também confirmou a construção de dois novos viadutos pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) na rodovia BR-316 com a Alça Viária e com a avenida Independência. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, no último dia 14, no Ginásio de Marituba.

INVESTIMENTO PARA IMPLANTAÇÃO
As obras dos dois equipamentos custarão no total R$ 33.797.389,45 e têm previsão de conclusão em quatro meses. O Consórcio Obras Integradas será o executor da obra.

COMO SERÃO OS VIADUTOS?
Os viadutos serão de concreto armado e vão atravessar a rodovia com seus 60 metros de extensão. Eles terão mão dupla, ou seja, o viaduto da Independência possibilitará que o condutor que vier pela BR-316, no sentido Belém-Marituba, possa acessar a Independência e o condutor que vier pela Independência possa pegar a BR-316 sentido saída da capital. Já o viaduto da Alça Viária possibilitará que os motoristas que estiverem trafegando na BR-316 no sentido Marituba-Belém possam entrar na Alça Viária e os que estiverem saindo da Alça Viária consigam seguir para Belém de forma mais prática.

O QUE SE ESPERA?
A BR-316 é a principal via de acesso à Região Metropolitana de Belém e um dos trechos de BR mais movimentados do Brasil, com circulação média de 80 mil veículos por dia em ambos os sentidos. A construção dos viadutos vai melhorar a condição do acesso à rodovia por quem trafega pela Independência e Alça Viária.

Informações: Diário Online

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Em Campinas, Linha BRT10 registra mais de 1 mil passageiros no pico da manhã

O primeiro dia de operação da linha BRT10 no Terminal BRT Mercado e Corredor Central (Rótula) contou com a adesão de 1.050 usuários no pico da manhã, entre 4h40 e 8h20, no Terminal Ouro Verde. A ampliação do atendimento na região central começou nesta sexta-feira, 1º de dezembro.   

A contagem de embarques foi feita pelos agentes da mobilidade urbana no Terminal Ouro Verde. Historicamente, a demanda registrada às sextas-feiras no transporte público coletivo é menor em relação aos demais dias da semana.  

De acordo com o monitoramento inicial realizado in loco pelos agentes da Emdec, o tempo de viagem registrado foi cerca de cinco minutos menor do que o previsto. O tempo de viagem da linha BRT10 é de 35 minutos. 

“Nossas equipes já constataram um movimento de migração para a linha BRT. A Emdec segue monitorando a operação ampliada da BRT10 e faremos mais ajustes, se for necessário”, explicou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. “A Emdec já prepara a nova fase desta ampliação. Serão duas novas linhas e vamos ativar o Terminal BRT Campos Elíseos”, completou.   

A linha já circula com a frota reforçada, são mais cinco ônibus nos horários de picos, em dias úteis. A frota passou de quatro para nove veículos. Os intervalos foram reduzidos de 18 para 10 minutos nos picos. E a operação foi ampliada dos dias úteis para sábados, domingos e feriados, ou seja, das 4h40 às 0h35.    

No Corredor Central, são atendidos pontos de parada na Irmã Serafina (Allan Kardec), Anchieta (Prefeitura e CPFL), Orosimbo Maia x Sacramento e Terminal Mercado. Pelo itinerário ampliado, a linha BRT10 seguirá do Terminal Central para o Corredor Central, passando pela Dr. Moraes Salles, Irmã Serafina, Anchieta, Orosimbo Maia e Terminal Mercado. Retornará, então, pela Senador Saraiva ao Terminal Central, retomando o trajeto pela João Jorge.    

Fica mantido o atendimento aos terminais Ouro Verde, Santa Lúcia e Central; e às estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge.  

Para viabilizar o retorno ao Centro, a partir do Terminal Mercado, a Emdec executou a abertura de acesso na avenida João Penido Burnier. O local recebeu novos conjuntos semafóricos e sinalização viária horizontal.  
 
Ouro Verde terá novas linhas em 2024   

Em janeiro, uma nova fase da ampliação do BRT Ouro Verde será anunciada. Está prevista a criação de duas novas linhas: BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos – Corredor Central), além da ativação do Terminal BRT Campos Elíseos.   
 
Experimenta o BRT: orientações à população seguem até 7/12 

Até o dia 7 de dezembro, a Emdec mantém as abordagens aos usuários para orientar sobre a nova operação da linha BRT10, nos horários de pico. Recebem as ações da campanha “Experimenta o BRT” os terminais Ouro Verde, Mercado, pontos do Corredor Central e as principais estações atendidas. Cerca de 3,5 mil folhetos informativos já foram distribuídos.  

Duzentos cartazes foram fixados em ônibus. As estações, terminais e pontos do Corredor Central receberam faixas informativas sobre a nova operação e com indicação das paradas atendidas.  

Histórico   

Segunda linha com características BRT a entrar em operação, a BRT10 foi lançada no dia 31 de março. Em maio, passou a realizar paradas também no contrafluxo. Desde a mudança, os usuários passaram a utilizar a linha para acessar o sentido Ouro Verde no pico da manhã; e o Centro no pico da tarde. Atualmente, a linha BRT10 atende, em média, 2,3 mil usuários por dia. Os números consideram dados da bilhetagem nas estações e contagem de usuários no embarque nos terminais.    
Informações: EMDEC

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Prefeitura de SP entrega mais de 900 metros de faixa exclusiva para ônibus

A Prefeitura de São Paulo vai entregar cerca de 970 metros de faixa exclusiva de ônibus, neste sábado (2), na Rua São Caetano, no Centro, e na Av. dos Tajurás, na Zona Oeste. As novas faixas têm o objetivo de melhorar a fluidez dos coletivos na região. A estimativa é de que cerca de 36 mil passageiros sejam beneficiados por dia com os ganhos no tempo de viagem.

A nova faixa exclusiva da Rua São Caetano foi implantada entre a Rua da Cantareira e a Av. do Estado, na região da Luz, no Centro Histórico. Pelo trecho trafegam 8 linhas de ônibus.

A Av. dos Tajurás ganha faixas exclusivas em ambos os sentidos. No sentido bairro, entre a Praça Deputado Dario de Barros e Rua Taques Alvim, e no sentido centro, entre a Av. Engenheiro Oscar Americano e a Pça. Deputado Dario de Barros, na Cidade Jardim, Zona Oeste. O trecho é atendido por 11 linhas municipais.

A medida é implantada pelas secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), pela São Paulo Transporte (SPTrans) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A iniciativa faz parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, que prevê um total de 50 km de faixas exclusivas para ônibus até o fim de 2024. Desde 2021, foram implantados 48 km de faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo, ou seja, 96% do total previsto.  

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

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Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju trará melhorias no transporte público para a população

Em breve, os moradores das quatro cidades que formam a Grande Aracaju irão dispor de um sistema de transporte público de melhor qualidade. Isso porque está em curso a instalação do Consórcio do Transporte, uma iniciativa que integra as prefeituras de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, e o governo do Estado. O consórcio levará à criação de uma entidade pública que definirá o formato do sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Aracaju e as obrigações de cada ente na gestão do serviço. Por ser a mais populosa entre as quatro cidades, Aracaju terá a competência de administrar a autarquia, mas todas as discussões serão conduzidas de forma coletiva. Criado o consórcio, será publicado, em breve, o edital para a licitação do transporte coletivo, instrumento que representa um importante avanço para esses quatro municípios.

O sonho de transformar o consórcio em realidade vem de longe. A sua criação tem sido tema de discussões desde 2017, mas devido à pandemia, o processo precisou ser adiado. Desde o início do mês de outubro deste ano, os prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju), Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro), Marcos Santana (São Cristóvão) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros) vêm promovendo reuniões para discutir a sua instalação. Eles se debruçaram sobre o diagnóstico detalhado do transporte coletivo na Grande Aracaju, estudo esse que foi conduzido pela Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), entidade contratada pela Prefeitura de Aracaju no final do ano passado, com um investimento de R$1,9 milhão. O consórcio conta ainda com a participação do Governo do Estado. O governador Fábio Mitidieri esteve presente nas reuniões de instalação e de discussão para adoção de medidas que visem a melhora do transporte. No dia 13 de novembro foi anunciado pelos quatro gestores municipais e pelo governador a instalação do consórcio. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou também que a meta é, até o início de 2024, ter o edital para a licitação do transporte coletivo.

Ainda de acordo com Edvaldo Nogueira, a gestão municipal de Aracaju se inscreveu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, iniciativa que abre linha de crédito para que as prefeituras e governos estaduais possam comprar ônibus e fazer comodato com as empresas. “Entramos nesse projeto com 40 novos ônibus para fazer a renovação da frota. O projeto já está no BNDS e pretendemos que até o começo do ano que vem já esteja aprovado. A ideia do consórcio é também realizar, até o primeiro semestre de 2024, a licitação do transporte coletivo. Teremos mais reuniões do comitê para que, em meados de março ou abril, já possamos estar com o edital da licitação do transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana. Os quatro prefeitos e o governo do Estado, juntos, estamos trabalhando pela melhoria do transporte coletivo das nossas cidades”, afirmou.

Estrutura do consórcio
O consórcio do transporte público será uma autarquia que terá uma sede própria, estatuto e regulamento. Como prefeito da maior cidade entre as quatro, o gestor de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assume a presidência do consórcio, e o superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, a Diretoria Executiva. O governador Fábio Mitidieri e os demais prefeitos das cidades da Grande Aracaju também terão participação efetiva. Com a criação do consórcio metropolitano, todas as decisões sobre o sistema de transporte coletivo serão tomadas coletivamente, tanto do ponto de vista da fiscalização, como das discussões das linhas, entre outros pontos.

Congelamento da tarifa
Em assembleia extraordinária do Consórcio Metropolitano da Grande Aracaju, realizada no dia 22 de novembro, com participação dos prefeitos das quatro cidades, do governador Fábio Mitidieri e demais membros da autarquia, o prefeito Edvaldo Nogueira anunciou o congelamento da tarifa e a concessão de um subsídio pela prefeitura da capital para o transporte público da região metropolitana, sistema que atende, diariamente, 170 mil usuários, totalizando 3,5 milhões passageiros ao mês.

O prefeito destacou ainda que a instalação se divide em dois momentos: o primeiro é um conjunto de ações emergenciais. “A primeira medida será o congelamento do preço das passagens, que já são caras para quem paga, e insuficientes para as empresas. Então o preço da passagem será de R$ 5,00, sendo que os passageiros pagarão apenas  R$ 4,50, e o restante, necessário para financiar o sistema de transporte, será arcado pela Prefeitura de Aracaju, com o valor de um milhão e seiscentos mil reais por mês a partir de janeiro, e um milhão e trezentos mil reais já para os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano”, disse, explicando ainda que no próximo ano haverá a renovação de 20 novos ônibus nas empresas de transporte coletivo.

Esta iniciativa foi adotada com base em estudo realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da capital, que identificou a necessidade de aumento da tarifa do transporte coletivo.  O Projeto de Lei para concessão do subsídio foi encaminhado à Câmara Municipal de Aracaju no dia 23 de novembro para ser apreciado pelos vereadores.

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, destacou que o consórcio tem um grande desafio, que é o de fazer com que aconteça a licitação do transporte coletivo. “Essa é a grande esperança para que se melhore a qualidade do transporte público. Neste momento, o prefeito Edvaldo Nogueira assumiu o compromisso de ajudar no subsídio às empresas de transporte, que passam por dificuldades, congelando assim o preço da passagem para a população”, disse.

Informações: Governo de Sergipe

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Linhas do Terminal Varginha mudam de ponto a partir de segunda-feira, 4


A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (4), cinco linhas terão seus pontos remanejados durante obras na Plataforma 2 do Terminal Varginha. As mudanças prosseguem até o término dos trabalhos.

Confira as linhas envolvidas:

Plataforma 2 - Ponto Móvel

6072/10 Jd. São Nicolau - Term. Varginha
6L07/10 Jd. Sta. Fé - Term. Varginha
6L10/10 Term. Varginha - Pq. Florestal
6L10/41 Messiânica - Term. Varginha
6073/10 Jd. Sta. Terezinha - Term. Varginha

Informações: SPTrans

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Prefeitura de Fortaleza implanta nova linha de ônibus no bairro Boa Vista

A partir deste sábado (02/12), Fortaleza conta com uma nova linha de ônibus para atender moradores do bairro Boa Vista, mais especificamente, da Comunidade Deus é Fiel, do Condomínio Solar das Águas e do Residencial Green Park. A nova linha 352 - Solar das Águas/Green Park/Parangaba tem como ponto inicial a Rua Brisa Leste, no bairro Cajazeiras, e ponto final, o Terminal da Parangaba.

Na mesma data, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) dá início à substituição da Linha 677 - Cidade Jardim 5 / Montenegro / José Walter pela Linha 605 – José Walter / BR-116 / Av. I / Centro, no bairro José Walter.

Linha 352

Além de favorecer o deslocamento, os usuários da nova linha 352 vão poder contar com a integração temporal, por meio do Bilhete Único ou carteira estudantil, com as linhas que se dirigem ao Centro e aos terminais da Parangaba e Papicu.

No sentido de ida, o itinerário da nova linha vai seguir a seguinte sequência:

1 - Rua Brisa Leste
2 - Avenida Dep. Paulino Rocha
3 - Av. Geógrafo Antônio Ribeiro Zaranza
4 - Rua Padre Paulino
5 - Rua Francisco Nogueira (Green Park)
6 - Rua Margarida de Queiroz
7 - Rua Tito Barros Filho
8 - Rua Francisco Vilela
9 - Rua José Messias Matos
10 - Rua Maestro Néo Miranda,
11 - Rua Ademar Paula
12 - Avenida Alberto Craveiro
13 - Avenida Dr. Silas Munguba
14 - Rua Carlos Amora
15 - Terminal Parangaba

Na volta, a linha 352 sai do Terminal da Parangaba, seguindo o seguinte itinerário:

1 - Terminal Parangaba
2 - Rua Eduardo Perdigão
3 - Avenida Silas Munguba
4 - Alça Rotatória Arena Castelão
5 - Avenida Alberto Craveiro
6 - Rua Ademar Paula
7 - Rua Maestro Néo Miranda
8 - Rua José Messias Matos
9 - Rua Francisco Vilela
10 - Rua Tito Barros Filho
11 - Rua Margarida de Queiroz
12 - Rua Francisco Nogueira (Green Park)
13 - Rua Padre Paulino
14 - Avenida Geógrafo Antônio Ribeiro Zaranza
15 - Rua Encontros
16 - Rua Brisa Leste

Mudança no Residencial Cidade Jardim 5

Buscando uma maior comodidade para os usuários do transporte público, a Etufor também fez ajustes nas linhas de ônibus que cobrem o Residencial Cidade Jardim 5. A Linha 677 - Cidade Jardim 5 / Montenegro / José Walter vai ser substituída pela Linha 605 – José Walter / BR-116 / Av. I / Centro, a partir de sábado (02/12), para atender aos moradores do Residencial Cidade Jardim 5, no bairro José Walter.

Com isso, a Linha 605 – José Walter / BR 116 / Av. I / Centro vai percorrer o interior do Residencial Cidade Jardim 5 na ida e na volta, oferecendo aos moradores maior facilidade no deslocamento ao Centro da cidade.

"A substituição dessa linha para atender o Conjunto Habitacional Cidade Jardim 5 representa mais facilidade no deslocamento daqueles que moram na região, proporcionando mais rapidez e conforto aos usuários", ressalta Raimundo Rodrigues, presidente da Etufor.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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