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SPTrans ativa linha 4050/10 durante a Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo

terça-feira, 23 de julho de 2024

A SPTrans informa que ativará a linha 4050/10 Metrô Itaquera - Parque do Carmo, entre os dias 26 de julho e 4 de agosto, para atender ao público que irá à Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, na Zona Leste da cidade. A linha funcionará das 12h às 18h25 na sexta-feira e das 9h às 18h25 aos sábados e domingos, e será cobrada a tarifa vigente, de R$ 4,40, que poderá ser paga com o Bilhete Único. Aos domingos, da 0h às 23h59, os passageiros contam com o benefício da Tarifa Zero.


Saiba o itinerário, dias e horários de operação da linha:

4050/10 Metrô Itaquera – Pq. do Carmo

Dias 26/7 e 2/8 - sexta-feira, das 12h às 18h25  
Dias 27/7 e 3/8 - sábado, das 9h às 18h25
Dias 28/7 e 4/8 - domingo, das 9h às 18h25

Ponto inicial: Rua Corinthians/Itaquera (lateral do Term. Metrô Itaquera)

Ponto final: Rua Afonso de Sampaio e Sousa, 898.

Ida: R. Corinthians/Itaquera, R. Poupatempo, R. Eng. Sidney A. de Moraes, retorno, R. Eng. Sidney A. de Moraes, R. Dr. Luís Aires, Av. Prof. Eng. Ardevan Machado, Rotatória, Av. Miguel Ignacio Curi, Av. Jean Khoury Farah, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, Av. Itaquera, Pça. Francisco Daniel Lopes, Av. Líder, Av. Maria Luiza Americano, R. Luiz de Toledo Piza, Praça José Patrocínio Freire, R. Marcondes Homem de Melo, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Sousa.
Volta: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, R. Eduardo Salamonde, Av. Maria Luiza Americano, Av. Líder, R. Isaar Carlos de Camargo, Av. Itaquera, Complexo Viário Arieta Calfat Khoury Farah, Av. Jean Khoury Farah, Av. Miguel Ignácio Curi, Rotatória, Av. Prof. Eng. Ardevan Machado, R. Corinthians/Itaquera.

Os passageiros também terão como opções para chegar ao local as seguintes linhas: 

3027/10 CPTM Guaianazes - Shop. Aricanduva
352A/10 Jd. Helena - Term. São Mateus
3743/10 São Mateus - Metrô Itaquera
4002/10 Guaianazes - Term. Vl. Carrão

Devido à realização do festival, haverá interferência viária nas avenidas Afonso de Sampaio e Sousa e Osvaldo Pucci. Por esta razão, outras cinco linhas de ônibus terão desvios em seus itinerários nos dias 26 de julho e 2 de agosto, das 12h às 18h; e nos dias 27 e 28 de julho, 3 e 4 de agosto, das 9 às 18h.

Acompanhe a programação:

3539/10 Cid. Tiradentes – Metrô Bresser
407H/10 Jd. São Francisco – Metrô Itaquera

Ida: normal até a Av. Osvaldo Pucci, Av. Antonio Ricardo da Silva, Av. Francisco Tranchesi, Rua Harry Dannenberg, seguindo normal.

Volta: normal até Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, R. Toledo Castelanos, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Souza, Av. Osvaldo Pucci, seguindo normal.

4008/10 Jd. Cibele – Term. Vl. Carrão

Ida: normal até a Av. Osvaldo Pucci, Av. Antonio Ricardo da Silva, Av. Francisco Tranchesi, Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, seguindo normal.

Volta: sem alteração.

3789/10 Cid. Tiradentes – Metrô Itaquera
3796/10 Gleba do Pêssego – Metrô Itaquera

Ida: normal até a Av. Osvaldo Pucci, Av. Antonio Ricardo da Silva, Av. Francisco Tranchesi, Rua Harry Dannenberg, seguindo normal.

Volta: normal até Av. Afonso de Sampaio e Souza, R. Arcádia Paulistana, R. Toledo Castelanos, R. Venâncio Lisboa, Av. Afonso de Sampaio e Souza, Av. Osvaldo Pucci, seguindo normal.

Informações a Imprensa

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BNDES pode impor restrições ao financiamento da compra de trens de R$ 3,74 bi para São Paulo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve impor algumas restrições ao financiamento da compra de 44 trens para o sistema de metrô de São Paulo, no valor de R$ 3,74 bilhões (US$ 668 milhões).

“O BNDES já deu sinal ao governo do estado que vai financiar essa aquisição, porém devemos ver algumas restrições, como, as empresas fornecedoras de trens devem ter operação, produção aqui no Brasil”, informou à BNamericas uma fonte familiarizada com o assunto, sob condição de anonimato.

Há uma pressão crescente de empresas brasileiras para impedir que, principalmente, companhias chinesas sem operações no país participem da licitação e obtenham financiamento do BNDES.

“Aparentemente esta pressão ha esta dando alguns resultados, pois já temos informação de que há empresas chinesas avaliando terrenos no estado para construir fábricas para produzir trens”, disse a fonte.

No início deste ano, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos suspendeu o leilão de compra de trens para alterar partes do edital.

O leilão estava marcado para 21 de março e agora será realizado no dia 30 de setembro. O edital pode ser visto aqui.

Os trens serão destinados à Linha 2 – Verde, Linha 1 – Azul e Linha 3 – Vermelha. O contrato será concedido à empresa que oferecer o menor preço, com o prazo para a entrega do primeiro trem estabelecido em 21 meses após a assinatura do contrato. O prazo para a entrega de todos os trens é de 58 meses.

O segmento de material rodante no Brasil tem sido tradicionalmente dominado por empresas europeias com operações no país, como Alstom e CAF - Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles, mas tem visto a entrada de players chineses nos últimos anos.

Um consórcio formado pela brasileira Comporte e pela chinesa CRRC ganhou em fevereiro o leilão da ligação ferroviária de passageiros Trem Intercidades, no estado de São Paulo. O contrato de parceria público-privada (PPP) para construir e operar a linha de 101 km envolve investimentos de cerca de R$ 13,5 bilhões e contará com 15 trens fornecidos pela CRRC.

A previsão era que o leilão ocorresse em setembro. Em tese, a Linha 2 terá sua primeira etapa inaugurada em 2026, quando parte dos novos trens será necessária. No entanto, não será surpresa se a conclusão das obras e sistemas também atrasar.

Informações: Metrô CPTM

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