Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Transporte urbano de Curitiba conta com ônibus movido a GNV

terça-feira, 7 de março de 2023

O transporte coletivo urbano da região metropolitana de Curitiba agora conta com um um ônibus 100% movido a gás natural veicular (GNV). A ação faz parte do projeto de mobilidade urbana sustentável por meio do uso do gás natural, realizado pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) e com o Governo do Estado, e em parceria com a Scania.

O operador escolhido foi a Viação São José. A demonstração na linha metropolitana levará 30 dias e o objetivo será certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes.

“Várias cidades no mundo já têm praticamente 80% da sua frota movida a gás natural. Esse é o primeiro ônibus que nós teremos no Paraná para experimentar a eficiência, o custo operacional comparado a um ônibus movido a óleo diesel, além da questão ambiental, que é uma preocupação que nós temos a cada dia”, destacou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no lançamento do projeto no dia 28 de fevereiro, no Palácio Iguaçu, sede do governo local.

GNV
O uso do gás natural permite uma redução significativa de poluentes na atmosfera. Em relação ao diesel, o veículo a gás emite um índice que pode chegar a até 20% a menos de CO2 (dióxido de carbono, o gás que provoca o efeito estufa).

Os benefícios também estão ligados diretamente à saúde da população. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%. Os efeitos são de curto prazo, com um menor índice de doenças cardiovasculares e da perda de produtividade causada por esses poluentes.

Modelo
O ônibus da Scania durante a demonstração fará parte da frota da Viação São José. O itinerário escolhido foi a linha São José / Guadalupe e percorrerá, diariamente, um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba. O veículo Scania é do tipo padron e de modelo K 280, com 13,2 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Essa é a primeira vez que o ônibus a gás é testado em uma linha metropolitana.

Para viabilizar os ônibus a gás Scania não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.

Atributos
O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Não é convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Neste momento, é o ideal para o ‘Aqui e Agora’ no país, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Para o ônibus em demonstração, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km. Caso um cliente deseje autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros.

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria.

Informações: Frota e Cia
READ MORE - Transporte urbano de Curitiba conta com ônibus movido a GNV

Metrô de SP permite embarcar apenas usando celular


O Metrô de São Paulo permite que os usuários atravessem as catracas apenas com o uso do celular e de um aplicativo, mas o fato ainda não é conhecido por muitos usuários, que ainda usam recibos com QR Codes comprados nas máquinas que ficam nas estações ou nas bilheterias. Há também aqueles que usam cartões, já que permitem um desconto na integração com ônibus e lotações, o que é mais vantajoso.

Caso você use apenas o Metrô, sem necessidade de integração, basta seguir o roteiro abaixo para fazer toda a operação de comprar passagem e passar pela catraca apenas com o celular.

O primeiro passo é baixar o aplicativo TOP, disponível na loja Google Play e também na App Store.
Com o aplicativo instalado, é necessário fazer um cadastro no sistema, que requer a inclusão de CPF, nome, sexo, data de nascimento, e-mail e número de telefone celular.

Após fazer o cadastro, você já pode comprar passagens, que atualmente custam R$ 4,40 por meio da inclusão de uma forma de pagamento, como cartão de crédito.

Com a compra da passagem digital, é disponibilizado um QR Code, que deve ser utilizado na hora de passar pela catraca. Para isso, basta colocar a tela do aparelho próxima do leitor da catraca e pronto, a viagem está liberada.

Informações: Isto É

READ MORE - Metrô de SP permite embarcar apenas usando celular

Prefeitura do Rio entrega mais 110 novos ônibus, e Transcarioca tem frota 100% renovada

A transformação do sistema BRT do Rio de Janeiro segue a pleno vapor. Nesta quarta-feira, 1º de março, aniversário da cidade, o prefeito Eduardo Paes e a secretária de Transportes, Maína Celidonio entregam 110 novos ônibus para o sistema. Os veículos comprados pela Prefeitura do Rio vão circular na Transcarioca, que teve toda a sua frota renovada. O corredor é o segundo a operar 100% com a nova frota. Com a nova entrega, são 339 veículos articulados em funcionamento no sistema BRT, número que inclui os ônibus da antiga frota – um crescimento de 185% da frota após a intervenção da Prefeitura do Rio.

– Começamos a diminuir o sofrimento que a população está passando. A Transolímpica já totalmente revitalizada, com estações reformadas, ônibus novos, e agora a Transcarioca. Vamos chegar na Transoeste e na Transbrasil, essa última vai começar a funcionar. O BRT havia mudado a vida das pessoas. É muito bom, nesses 458 anos do Rio, poder devolver essa dignidade para a população e permitir que as pessoas tenham qualidade na sua mobilidade. Agora, um pedido que eu sempre faço: os ônibus foram comprados com dinheiro dos impostos dos cariocas, então pedimos: cuidado com o BRT. Tenham consciência – afirmou Eduardo Paes.

Com os novos ônibus, a Transcarioca terá um aumento de quase 50% de novos veículos à disposição da população. Atualmente, a Transcarioca conta com 74 ônibus em atividade. Inaugurada em 2014, tem 39 km entre o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, passando por bairros das zonas Oeste e Norte da cidade. O corredor tem dois terminais e 45 estações, todos reformados após a intervenção realizada pela Prefeitura do Rio em março de 2021.
Esta é maior etapa, até o momento, do processo de transformação do sistema BRT.  A Prefeitura já havia entregue 80 novos BRTs que já estão em operação no sistema, atendendo o corredor Transolímpica e o trecho Jardim Oceânico – Alvorada.

Depois da renovação, movimento na Transolímpica aumentou 60%

Transolímpica, que liga o Recreio dos Bandeirantes à Vila Militar, passando pela Barra da Tijuca, Curicica, Jacarepaguá, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos, foi inaugurada em 2016 e chegou a transportar, nessa época, 43 mil passageiros diariamente. No fim de 2020, o corredor atendia cerca de 22 mil pessoas por dia e hoje, após a revitalização, esse número subiu para 35 mil.

Como ocorreu na Transolímpica, após a chegada dos novos ônibus, a expectativa é que o movimento de passageiros aumente gradualmente na Transcarioca.

– A primeira etapa foi a reinauguração da Transolímpica com ônibus novos e todas as estações reformadas. E agora fazemos uma grande entrega com a renovação de toda a frota da Transcarioca, também com a reforma de todas as estações. Os ônibus novos trazem mais conforto, menos tempo de espera e menos lotação do sistema – declarou Maína Celidonio.

Recuperação do sistema

No final de 2016, eram cerca de 400 articulados circulando nos três corredores: Transcarioca, Transolímpica e Transoeste. No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário.

Em março de 2021, o município fez a intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. Houve aumento da oferta de articulados e foram criadas linhas eventuais, batizadas de “Diretão”. Hoje, a frota antiga do BRT está sendo substituída gradativamente pelos novos ônibus adquiridos pela Prefeitura.

Transoeste com mais ônibus e redução de 50% dos intervalos de espera

Os ônibus antigos do corredor Transcarioca serão remanejados para o corredor Transoeste. Com isso, serão 120 articulados no trecho Alvorada x Santa Cruz, além de 101 ônibus convencionais das linhas eventuais, os “diretões” (Santa Cruz x Alvorada; Pingo D’Água x Alvorada; Mato Alto x Alvorada; e Magarça x Alvorada). Esse remanejamento vai melhorar os serviços no corredor, com a redução dos intervalos.
Após a reinauguração da Transolímpica, em dezembro de 2022, e da chegada dos novos ônibus ao trecho Alvorada – Jardim Oceânico, em janeiro, já houve uma redução de cerca de 50%, em média, nos intervalos das linhas do corredor Transoeste.

Por exemplo, o intervalo da linha 18 (Recreio Shopping x Jardim Oceânico expresso), que era de 20 minutos, passou para 10 minutos e vai chegar a 8 com a entrada dos novos ônibus na Transcarioca. Já a linha 19 (Salvador Allende x Pingo D’Água expresso) passou de 15 minutos para 12 minutos e vai chegar a 8 minutos. E o intervalo da linha 13 (Mato Alto x Alvorada expresso), que chegou a ser de 20 minutos, vai para 10 minutos.

– Hoje é uma grande entrega, a Transcarioca é um corredor muito importante, transporta muitos trabalhadores por dia e que corre um trecho muito grande da nossa cidade. É o segundo corredor a receber uma frota integralmente nova depois da Transolímpica. No dia do aniversário da nossa cidade, a Transcarioca recebe ônibus novos para a população ser transportada com qualidade e conforto – disse a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.

85% das estações do sistema BRT já foram reformadas

A Prefeitura, por meio da Mobi-Rio, já reformou 106 das 125 estações do sistema BRT, sendo 45 no corredor Transcarioca. Entre as melhorias realizadas estão substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas; fiação embutida e mecanismos das portas blindados; alarmes luminosos e sonoros das portas, indicando a abertura e o fechamento, e trava automática das portas.  Entre os serviços executados estão ainda pinturas interna e externa, novas instalações elétricas e programação visual, reforço na iluminação e colocação de guarda-corpos.

Frota e serviços

Dos 291 primeiros veículos adquiridos e que estão chegando de forma gradativa, 270 são do modelo Euro V. São 220 articulados e 71 ônibus modelo padron. Os outros 270 articulados Euro VI têm entrega prevista entre novembro de 2023 e março de 2024.

Todos os ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, elevador para cadeirante, área reservada a pessoas com deficiência, tomadas USB em todas as poltronas, entre outros itens.

Uma novidade nos modelos padron é o piso elevado, já adaptado à plataforma do BRT, e portas dos dois lados do veículo. Além das duas para embarque e desembarque de passageiros nas estações, há duas de emergência do lado direito.

A partir de novembro deste ano, até março de 2024, a cidade receberá os outros novos articulados comprados pelo município para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste – atualmente em obras. O primeiro corredor deve começar a operar gradativamente a partir do segundo semestre deste ano, e o segundo, no início de 2024.

Informações: Prefeitura do Rio

READ MORE - Prefeitura do Rio entrega mais 110 novos ônibus, e Transcarioca tem frota 100% renovada

Novo trecho do metrô de Salvador deve começar a operar em abril

O tramo III, novo trecho do metrô de Salvador que possui estações em Campinas de Pirajá, na localidade da Brasilgás, e no bairro de Águas Claras, deve começar a operar já em abril. A expectativa do governo do estado é que até o próximo mês as estações estejam operando comercialmente com um trecho tarifado e outro gratuito e até maio toda a obra tenha sido entregue.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado da equipe da CTB, Seinfra e Conder, realizou, na manhã deste domingo (5), vistoria das obras do tramo III do metrô de Salvador e Lauro de Freitas e da nova rodoviária, no bairro de Águas Claras.

A vistoria é parte do trabalho de finalização do trecho, que passará por duas semanas de teste dos trens e das estruturas a partir do dia 17 de março.

“A chegada do metrô para essa região tem um impacto primeiro, para Salvador, na mobilidade. E nós estamos tirando a rodoviária daquele miolo da região do Iguatemi, o que vai desafogar muito o trânsito naquela região. E, com tramo III, nós estamos chegando mais perto de Cajazeiras para garantir mobilidade, para garantir conforto para as pessoas que precisam utilizar diariamente o transporte coletivo”, afirmou o governador.

A nova rota do metrô de Salvador possui uma extensão de cinco quilômetros e duas novas estações, em Campinas de Pirajá, próximo a Brasilgás, e em Águas Claras. Com a ampliação do transporte público, ele passa de 33 quilômetros em operação para quase 38 quilômetros. O estado destinou mais de R$ 700 milhões para a obra. Nas estações também estão sendo instaladas cinco escadas rolantes e três elevadores. Além de dois terminais de integração de ônibus.

A equipe do estado visitou as instalações da estação Águas Claras, que está com mais de 50% do trabalho executado, e verificou as novas estruturas metálicas e coberturas feitas, passarela e vias permanentes.
“Estamos em fase de comissionamento e testagem de todos os equipamentos nesta obra, que vai trazer uma condição de muito mais mobilidade e de muito mais tranquilidade para a população de Salvador e também para a população baiana, que virá nos ônibus metropolitanos do interior do Estado para a estação de Águas Claras”, explica a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.

Nova rodoviária
Na nova rodoviária, que já tem 42% do trabalho executado, estão sendo investidos R$ 120 milhões. O terminal terá um total de 36 mil metros quadrados de área construída e será integrada à estação de metrô Águas Claras.

Para facilitar o acesso à nova rodoviária, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), está construindo um sistema viário de interseção às margens da BR-324.

“É um grande sistema viário, uma obra de mais de R$ 140 milhões e vamos entregar à população não só o sistema viário, mas toda a qualidade de vida, um vetor de crescimento que é essa rodoviária, que vai atender não só Cajazeiras e Águas Claras, mas toda a cidade de Salvador e região metropolitana”, afirma o presidente da Conder, José Trindade.

Informações: Sociedade Online
READ MORE - Novo trecho do metrô de Salvador deve começar a operar em abril

Araucária reduz tarifa do transporte coletivo pela oitava vez e valor chega a R$1,25

O valor da tarifa de ônibus de Araucária baixará mais uma vez! Será a 8ª redução seguida do valor desde 2018. Isso porque a Prefeitura de Araucária investe para que o transporte coletivo contribua cada vez mais para o desenvolvimento social e econômico do município. O transporte coletivo local (TRIAR), que tinha tarifa de R$1,50, passará a ter tarifa de apenas R$ 1,25 a partir de segunda-feira (06).

Além do valor baixo, Araucária oferece outros benefícios aos usuários; wi-fi nos veículos e integração livre ao sistema metropolitano de transporte via terminais da cidade. Além disso, a tarifa de ônibus aos domingos é gratuita em Araucária mediante uso do cartão. Vale ressaltar que estudantes têm direito ao cartão Educard de vale transporte e não pagam para ir à escola (pais de crianças podem levá-los de graça se devidamente cadastrados).

A diarista Jozete Maciel e Maciel é provedora de sua família e é um exemplo do quanto os araucarienses podem se beneficiar com esse investimento no transporte público. “Por cuidar sozinha de 3 filhos, qualquer economia ajuda. Esse valor que estamos economizando com a queda do valor da passagem vai para a comida do dia a dia, um quilo de fruta, meio quilo de fígado ou alguma mistura para o almoço. Somos 4 pessoas em casa, então qualquer custo é multiplicado por 4, assim como a economia”, relata. A diarista conta que graças ao valor da passagem pôde começar a fazer faculdade de Assistência Social, assim como a estudante de Logística, Fabiula Arendartchuk, de 20 anos.

Além de mais pessoas tendo acesso ao serviço do transporte público, há quem encare a situação como uma oportunidade de ter mais giro de capital na própria cidade, movimentando a economia local. O empresário do ramo moveleiro, Marcelo Kujawa, vê muitos benefícios nesse investimento do transporte público. A família montou a atual empresa há 15 anos e começou com o avô trabalhando em uma marcenaria de fundo de quintal.

“Qualquer economia que tenha é uma chance para investir na fábrica com infraestrutura/modernização e também na condição de trabalho dos colaboradores. Fazendo uma conta rápida, comparando com o tempo em que a tarifa era de R$4,25 e agora será de R$1,25, com 59 funcionários economizamos R$7.788,00 no mês. Faz muita diferença”, opina Kujawa.

Informações: Prefeitura de Araucária

READ MORE - Araucária reduz tarifa do transporte coletivo pela oitava vez e valor chega a R$1,25

Linha de ônibus do BRT em Campinas passa a atender 10 estações nos dois sentidos

A linha BRT20 (BRT Campo Grande Semiexpresso) passou a atender às 10 estações e terminais nos dois sentidos de circulação, nos horários de pico. Até então, a linha vinha realizando retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. 

Na prática, a linha agora vai e volta. Os usuários poderão utilizar a linha para acessar o sentido Campo Grande no pico da manhã e o Centro no pico da tarde, com embarque e desembarque no Terminal Campo Grande, Estação Rossin, Estação Florence, Terminal Satélite Íris, Estação Roseira / PUC, Estação Londres, Estação Garcia, Estação Aurélia, Estação Rodoviária e Terminal Mercado.   

“A circulação da linha BRT20 é só o começo da operação efetiva dos corredores BRT. E os ajustes são feitos na medida em que identificamos as necessidades dos usuários. Seguimos planejando as próximas etapas para que a população possa usufruir das estruturas do BRT”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.   

A linha semiexpressa BRT20 liga as regiões do Campo Grande e do Centro em cerca de 40 minutos. Ela circula em dias úteis, nos horários de pico da manhã e da tarde. O intervalo e a frota em operação foram mantidos em 16 minutos e cinco veículos.  

Orientações aos usuários  
O pagamento da tarifa deve ser feito nas catracas eletrônicas das estações, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone. Para acessar o Terminal Satélite Íris, é necessário ter créditos válidos no Bilhete Único ou QR Code. O Terminal Campo Grande conta com bilheteria e terminal de autoatendimento.  
Faixas informativas estão sendo fixadas nas estações e terminais; e cartazes afixados em linhas da região do Campo Grande. A linha BRT20 começou a circular em novembro do ano passado, atendendo a cinco estações e terminais. Em janeiro deste ano, mais cinco estações foram ativadas, totalizando 10 estações e terminais.   

Informações: EMDEC

READ MORE - Linha de ônibus do BRT em Campinas passa a atender 10 estações nos dois sentidos

Governo do Estado promove ação especial do Dia da Mulher na estação Sé do Metrô

O Governo do Estado de São Paulo promove na próxima quarta-feira, 8 de março, uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Estação Sé do Metrô de São Paulo. Diversas secretarias e órgãos prepararam serviços gratuitos relacionados à saúde, segurança e empreendedorismo voltados às mulheres que passarem pelo local.


“Este 8 de março será muito especial e emblemático para as mulheres paulistas, que a partir deste ano contam com a Secretaria de Políticas para a Mulher, a primeira da história São Paulo, criada para pensar, desenvolver e pôr em prática políticas públicas voltadas exclusivamente para o público feminino. Vamos atuar de forma intersecretarial com foco na saúde, capacitação e dignidade da mulher, e este evento na capital já é uma ação concreta deste trabalho”, afirma a secretária Sonaira Fernandes.

A Secretaria da Saúde, por exemplo, irá realizar a distribuição de preservativos femininos, gel lubrificante, autoteste de HIV e exame de sífilis. Já a Polícia Civil vai disponibilizar orientação sobre direitos e formas de denúncia da Lei Maria da Penha e vai distribuir informativos na estação sobre os tipos mais frequentes de abusos, quem procurar e como ajudar uma vítima.
A Secretaria de Desenvolvimento Social também participa da ação com orientação referente aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Fundo Social de São Paulo vai oferecer a inscrição dos cursos de qualificação profissional. O Centro Paula Souza participa com uma palestra sobre a mulher empreendedora.

O evento conta também com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que vai disponibilizar informações sobre a linha de crédito Empreenda Mulher do Banco do Povo atreladas à qualificação profissional e empreendedora. O Sebrae vai oferecer informações e orientações sobre o programa Sebrae Delas, com abertura de MEI, gestão de micro e pequenas empresas, cursos e consultorias especializadas.

A ação terá também a participação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo e vai oferecer consultas ao nome e toda a orientação para formalização de empresas.

Todo o desenvolvimento e execução do projeto para a ação foi feito em parceria com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e Metrô, que também cedeu o espaço para a realização do evento. Atualmente, pela estação, circulam cerca de 350 mil passageiros diariamente.

Informações: Governo de São Paulo

READ MORE - Governo do Estado promove ação especial do Dia da Mulher na estação Sé do Metrô

Aumento da passagem de ônibus no Entorno do DF já está em vigor

O preço das passagens de ônibus entre o Distrito Federal e o Entorno aumenta 12%, neste domingo (5). O reajuste foi anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última sexta-feira (3).
Foto: Joel Rodrigues/ Agência Brasília

Em alguns trechos, como entre Planaltina de Goiás e a Rodoviária do Plano Piloto, o valor chega a R$ 8,85. Veja preços abaixo das viagens entre as regiões e Brasília:
  • Luziânia: de R$7,40 para R$ 8,35
  • Novo Gama: de R$ 7 para R$ 7,85
  • Planaltina: de R$ 7,85 para R$ 8,85
  • Águas Lindas: de R$ 7,80 para R$ 8,65
  • Santo Antônio do Descoberto: de R$ 7,30 para R$ 8,15
  • Céu Azul: de R$ 4,95 para R$ 5,60
  • Valparaíso: de R$ 5,40 para R$ 6,10
  • Cidade Ocidental: de R$ 6 para R$ 6,75
A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta. A gestão do transporte público do Entorno era responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Pública do DF, no entanto, em dezembro de 2022, o GDF devolveu a administração para a União.

A desistência ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) barrar um reajuste de até 26% nas passagens dos ônibus do Entorno. O convênio de gestão e fiscalização do transporte entre a ANTT e o GDF foi assinado em julho de 2021.

No último dia 23, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), e o governador do Goiás, Ronaldo Caiado (UB), afirmaram que planejam criar um consórcio interfederativo que una o DF, Goiás e a União para o transporte público do Entorno.

Segundo os governadores, a ideia é que os três entes participantes dividam uma tarifa técnica para arcar com a diferença entre a tarifa paga pelo cidadão e a paga por eles. O valor seria dividido de forma igualitária.

Informações: G1 DF
READ MORE - Aumento da passagem de ônibus no Entorno do DF já está em vigor

Tarifa de ônibus de João Pessoa passa de R$ 4,40 para R$ 4,70


O novo preço da passagem de ônibus em João Pessoa começa a valer neste domingo (5). Com o aumento, o valor cobrado pelo serviço de transporte público passa de R$ 4,40 para R$ 4,70.

Veja o decreto que regulamenta o novo valor da tarifa
O reajuste da tarifa foi confirmado na noite da sexta-feira (3), depois que o prefeito Cícero Lucena assinou e publicou um decreto no Semanário Municipal que regulamenta o novo valor.

No decreto, o prefeito argumenta que a decisão “baseou-se nos estudos elaborados pela equipe técnica da Semob-JP acerca do valor necessário para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão de serviços de transporte coletivo urbano de passageiros”.

Informações: G1 PB

READ MORE - Tarifa de ônibus de João Pessoa passa de R$ 4,40 para R$ 4,70

Usuários do transporte coletivo de Chapecó têm novo canal para reclamar


Com objetivo de implementar o atendimento para a população e solucionar reclamações, a Auto Viação Chapecó informou que adotou um novo instrumento para atender aos usuários do transporte coletivo urbano a partir desta segunda-feira (6).

A concessionária do transporte coletivo disponibilizará uma plataforma na internet específica para reclamações, através do site www.avchap.com.br. Dessa forma, especificamente o diretor João Carlos Scopel, esse instrumento de interação ficará disponível 24 horas, inclusive nos fins de semana.

A plataforma, na parte de Reclamações e Notícias do site, terá um link para reclamações gerais, envolvendo o próprio sistema de transporte, os setores e o atendimento em si, entre outros. Além disso, haverá um segmento para reclamações específicas quanto à integração com o uso do cartão.

Informações: NDmais
READ MORE - Usuários do transporte coletivo de Chapecó têm novo canal para reclamar

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960