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Mais de 900 cartões são bloqueados por uso indevido no Transporte Coletivo de Blumenau

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Desde o início de 2022 o Transporte Coletivo já efetuou o bloqueio de mais de 900 cartões com gratuidade em Blumenau por uso indevido. O número ultrapassa os registros dos anos anteriores desde outubro, quando os bloqueios já somavam 875 cartões. Em 2020 e 2021 foram bloqueados por ano, respectivamente, 789 e 278 cartões com gratuidade.

Esse aumento gradual, que acontece pelo uso indevido dos cartões com gratuidade, é identificado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) desde julho, quando em um único mês foram feitos 327 bloqueios. Em todos os casos o motivo é o mesmo: o uso indevido dos cartões “estudante”, “livre” e “melhor idade” por terceiros.

O sistema de Transporte Coletivo de Blumenau conta com três opções de descontos ou gratuidades de passagem assegurados por lei. E para combater as fraudes todos os veículos da frota são equipados com o sistema de biometria facial junto às catracas.

“Além de propiciar maior segurança aos passageiros e o monitoramento do serviço, a biometria facial nos auxilia no combate de ações indevidas como o uso de gratuidades por pessoas não contempladas pela legislação. A maioria dos bloqueios ocorre no cartão da modalidade estudante, que é contemplado com a meia passagem. Familiares e amigos de estudantes são flagrados pela biometria utilizando o recurso que concede desconto apenas ao titular do cartão, que é de uso pessoal e intransferível” conta Alexandro Fernandes, secretário da SMTT.

A Prefeitura de Blumenau, assim como a secretaria de trânsito, ressaltam que a ação de uso indevido dos cartões é prejudicial para todo o sistema de transporte público do município. Afinal, quando alguém utiliza o serviço público de forma indevida, prejudica todo um sistema que visa atender a população de forma igualitária e justa; isso sem falar do fato da ilegalidade que existe nessas tentativas de fraude.

“Temos trabalhado diariamente para manter e melhorar o transporte coletivo da nossa cidade que foi bastante afetado durante a pandemia e precisou inclusive de aportes financeiros por parte da prefeitura. Ou seja, as fraudes contribuem para esse desequilíbrio financeiro que será pago por alguém; que será pago pelo poder público e consequentemente pela população” finaliza o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Sistema
Blumenau conta com cinco opções de pagamentos por cartão em seu sistema de Transporte Coletivo. Entre essas opções estão o passe escolar - que possibilita o pagamento de meia passagem aos estudantes, e os passes “livre” e “melhor idade” que têm gratuidade na passagem para pessoas com deficiência e/ou acima de 65 anos de idade - conforme lei federal 10.741 de 2003.

Ao passar pela catraca todos os passageiros são registrados por uma câmera que fica logo acima do monitor de leitura dos cartões. O próprio sistema da empresa concessionária do serviço faz a leitura facial e compara a imagem com a foto do titular do cartão.

Os casos de incompatibilidade, registrados pelo sistema, são avaliados e validados ou não por operadores que, ao identificarem a fraude, efetivam o bloqueio. 

Diante do registro de fraude, o cartão fica bloqueado - sem a possibilidade de uso ou recarga - durante 30 dias. Caso a detecção de fraude seja reincidente no cadastro do mesmo usuário, que deve ser mantido atualizado, o período de bloqueio passa para 60 dias.

Informações: SETERB
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Estações-tubo da Sete de Setembro estão "vestidas" de luzes para o Natal de Curitiba 2022

Além das linhas especiais, o Natal de Curitiba 2022 coloca mais novidades na rota do transporte público da capital paranaense. Passageiros dos ônibus biarticulados e ligeirões que circulam pela canaleta expressa da Avenida Sete de Setembro estão sendo surpreendidos pelas Estações de Luz Uninter, decoração luminosa que contorna um dos ícones do design urbano de Curitiba, as estações-tubo de embarque e desembarque em nível.

Nesse trecho da canaleta por onde passam mais de 120 mil passageiros por dia, as Estações de Luz Uninter enfeitam com 1.650 metros de mangueira de led dez estações-tubo, nos dois sentidos, desde a praça Eufrásio Correia, em frente ao Shopping Estação, até a estação Bento Viana, perto da Praça do Japão.  A inauguração da decoração das Estações de Luz Uninter será nesta quarta-feira (14/12), às 19h30, com a presença do prefeito Rafael Greca.
A iluminação é feita com mangueiras de led, que contornam o formato arredondado das estações e poderá ser apreciada de perto pelos passageiros das linhas Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e os biarticulados Centenário/Campo Comprido, Santa Cândida/Capão Raso, Pinhais/Rui Barbosa e Pinheirinho/Praça Rui Barbosa que passam nesse trecho. Essas estações também têm adesivos da campanha do Natal de Curitiba 2022. 

Alerta 
As pessoas não devem circular pela canaleta para fazer as fotografias da decoração natalina das estações-tubo. Andar a pé ou de bicicleta na via exclusiva do transporte coletivo é proibido e insistir na prática é perigoso. 

A exposição de um pedestre em uma canaleta traz riscos para a própria vida dele. Basta comparar a massa metálica de um ônibus biarticulado com a de um automóvel. Colisão com ônibus tem uma probabilidade maior de ser fatal. 

O motorista do transporte coletivo tem uma responsabilidade muito grande e precisa manter atenção constante para garantir a segurança dos passageiros que transporta em cada viagem.

Informações: URBS
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Campo Grande ganha nova linha de ônibus que vai interligar terminal Morenão ao Centro


A partir da última segunda-feira (12), os usuários do transporte coletivo da Capital poderão contar com uma nova linha de ônibus Morenão/Praça – 059, criada para atender a demanda de passageiros no corredor da 14 de Julho até a Avenida Fernando Corrêa da Costa.

No sentido Morenão/Praça Ary Coelho, o ônibus vai passar pela Avenida Costa e Silva, Rua Oclécio Barbosa Martins, Rua Quintino Bocaiúva, Rua Rui Barbosa, Anibal Toledo, 14 de Julho, Avenida Fernando Corrêa da Costa, Avenida Fábio Zahran, Avenida Afonso Pena, com ponto final na Praça Ary Coelho.

Já no sentido Praça Ary Coelho/Morenão, a linha vai percorrer a Rua Treze de Maio, Avenida João Pedro de Souza, Avenida Calógeras, Avenida Costa e Silva e Morenão.

Anualmente, são mais de três milhões de usuários que utilizam o transporte coletivo da Capital. O itinerário e horário pode ser acompanhado por meio do aplicativo: bus2.mobilibus.com.br/ms/campo-grande/

Informações: O Sul Matogrossense
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BRT completa um mês de integração ao sistema de transporte de Salvador

BRT de Salvador completou, no domingo (11), um mês de operação integrado com os outros modais de transporte coletivo da cidade. A ação dá direito ao usuário de, mediante o pagamento de uma única tarifa no valor de R$4,90, dentro do período de 2h, também utilizar os ônibus metropolitanos, os ônibus do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) – mais conhecidos como “amarelinhos” – e o metrô.

Funcionando diariamente de 6h às 22h, com 12 veículos, dois dos quais elétricos, o BRT conduz o passageiro da Estação Rodoviária à Estação Itaigara em 10 minutos. E três minutos é o tempo de espera entre dois ônibus do BRT em uma de suas estações nos horários de pico, ou seja, entre 7h e 9h e entre 16h e 18h.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), desde que começou a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador, no dia 11 do último mês até o dia 5 do mês corrente, o BRT transportou cerca de 315 mil pessoas na capital baiana.

Rapidez e conforto
Estudante de Direito e estagiária em um escritório de advocacia no bairro do Itaigara, Maria Clara Lima, 18 anos, se desloca por meio do BRT entre a casa e o trabalho e diz estar gostando bastante do serviço. “Pego o BRT desde que começou a funcionar, todos os dias úteis. De manhã, na rodoviária, com destino ao Itaigara, de onde faço o trajeto de volta às 14h. É bem interessante, muito mais seguro que o ônibus convencional, as estações são mais protegidas, o veículo acomoda mais gente, não dá voltas, então é muito bem-vindo”, avaliou.
Já o eletrotécnico Jorge Sales, 60 anos, passou a fazer uso do BRT há uma semana e também aprovou a qualidade da condução. “A refrigeração é excelente, o que conta muito neste calor do verão. Além disso, a gente não espera no ponto e é muito mais rápido porque não tem engarrafamento nem sinaleira. Às vezes, a gente perdia uma hora no tráfego entre a rodoviária e o Itaigara e, com o BRT, não tem esse transtorno. Aprovado”, pontuou.

Novo trecho em 2023
Além da Linha 1, que percorre as estações Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade e Itaigara, com extensão prevista até a orla da Pituba (nas imediações da Praça Nossa Senhora da Luz), o BRT deve contar ainda com a Linha 2, a ser entregue até o fim de 2023, com início na Estação da Lapa, passando pelas novas estações Vasco da Gama, Ogunjá, HGE, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim.

Informações: BAdeValor

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