DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

Em SP, Linha 5106/31 será unificada com a linha 5091/10 e passa a ser 5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025


A SPTrans informa que, a partir de sábado (22), a linha 5106/31 Jd. Selma – Metrô Ana Rosa será unificada com a linha 5091/10 Jd. Ubirajara – Metrô São Judas e passará a ter o nome 5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa. Com a alteração, seu ponto inicial será na Rua Marfim, nos dias úteis e aos sábados. Já a linha 5091/10 Jd. Ubirajara – Metrô São Judas irá operar somente aos domingos.  

A linha 5106/21  Jd. Selma – Term. Água  Espraiada terá novos horários e permanecerá circulando pelo interior do bairro Jardim Selma e propiciando ligação com a Estrada do Alvarenga, onde possibilita a conexão com o atendimento 5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa, entre outras linhas que circulam nessa via. 

Confira as mudanças:

5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa

Ponto inicial: Rua Marfim, 543

Ponto final: sem alteração.

Dias e horários de funcionamento

Dias úteis

Jardim Ubirajara: das 3h50 às 23h10

Metrô Ana Rosa: das 4h55 à 0h30

Sábados

Jardim Ubirajara: das 3h55 à 0h20

Metrô Ana Rosa: das 4h55 à 0h40

Ida: R. Marfim, Eng. Domício de L. Pacheco e Silva, R. São Canuto, R. José Fugulin, R. Zike Tuma, Av. Nsa. Sra. do Sabará, Av. Emerico Richter, Estrada do Alvarenga, R. Roseiral, R. Papa Gregório Magno, R. Mons. José Marinoni, R. Belarmino Belisário de Araújo, Av. Ângelo Cristianini, R. Alcides Arguedas, R. Cap. John Cordeiro e Silva, Av. Sen. Vitorino Freire, Av. Cupecê, Av. Assembleia, Ac. Acesso, Av. Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Viad. Jabaquara, Av. Jabaquara, Av. Itacira, Al. dos Ubiatans, Av. Indianópolis, Av. Afonso Mariano Fagundes, Av. José Maria Whitaker, Av. Sem. Casemiro da Rocha, R. das Rosas, R. Luís Góis, R. Três de Maio, Av. Onze de Junho, R. Napoleão de Barros, R. Loefgreen, R. dos Otonis, R. Gandavo, R. Rio Grande, Av. Cons. Rodrigues Alves, R. Cubatão, R. José Antônio Coelho, R. Domingos de Morais, R. Tamoios, R. Vergueiro, Term. Metrô Ana Rosa (Metrô Ana Rosa).

Volta: Term. Metrô Ana Rosa (Metrô Ana Rosa), R. Vergueiro, R. Joaquim Távora, R. Humberto, R. Dr. Álvaro Alvim, R. Rio Grande, R. Marselhesa, R. Cap. Macedo, R. Botucatu, R. Borges Lagoa, R. Cel. Lisboa, R. Primeiro de Janeiro, Av. Onze de Junho, R. Dr. Bacelar, R. Luis Gois, R. das Rosas, Av. Sen. Casemiro da Rocha, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Metrô Conceição, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Conceição, Av. Assembléia, Av. Cupecê, Av. Sen. Vitorino Freire, R. Prof. Freitas Julião, R. Alcides Arguedas, Av. Ângelo Cristianini, Av. Prof. Araújo Lima, R. Wilson Cantoni, R. Belarmino Belisário de Araújo, R. Mons. José Marinoni, R. Papa Gregório Magno, R. Roseiral, Estr. do Alvarenga, Av. Emerico Richter, Av. Nsa. Sra. do Sabará, R. Zike Tuma, R. São Canuto, Rotatória, R. São Canuto, R. Domingos Galleteri Blotta, R. Marfim.

5106/21 Jd. Selma – Term. Água Espraiada

Dias e horários de funcionamento

Dias úteis

Jardim Selma: das 4h05 às 23h30

Term. Água Espraiada: das 5h55 à 0h20

Sábados

Jardim Selma: das 4h às 22h50

Term. Água Espraiada: das 6h20 à 0h10

5091/10 Jd. Ubirajara – Metrô São Judas

Dia e horários de funcionamento

Ponto inicial: sem alteração.

Ponto final: sem alteração.

Dia de operação: domingo

Itinerário: sem alteração.

Informações: SPTrans

READ MORE - Em SP, Linha 5106/31 será unificada com a linha 5091/10 e passa a ser 5106/31 Jd. Ubirajara – Metrô Ana Rosa

Aeroporto de Congonhas inicia operação com ônibus elétricos para transporte de passageiros

Com investimentos em sustentabilidade e no conforto dos passageiros, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, inaugura em Congonhas a primeira frota de ônibus elétricos para aeroportos do país. Os veículos entram em circulação nesta quarta-feira (19), destinados ao transporte de viajantes para embarque e desembarque remoto. Foram adquiridas dez unidades, que vão operar durante todo o período de funcionamento do terminal. Cada veículo tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.

Além de aumentar o conforto dos usuários, a aquisição dos ônibus elétricos é mais um passo importante no projeto de sustentabilidade da Aena. Com zero emissão de gás carbônico e zero ruído, a expectativa é que os veículos deixem de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera, o que representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil. A medida também reflete o compromisso da Aena com a qualidade ambiental da cidade de São Paulo.

Os ônibus elétricos que passam a operar no Aeroporto de Congonhas foram adaptados exclusivamente para a Aena, numa parceria com a TEVX Higer. Os veículos operaram em fase de testes em Congonhas em novembro de 2023 e agora entram na frota de forma definitiva.

A acessibilidade está no foco dos ônibus elétricos. Os veículos contam com piso baixo para embarque e desembarque facilitados nas três portas e sistema de suspensão adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, tomadas USB disponíveis em todos os assentos e também para passageiros em pé, sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV, que proporcionam conforto térmico para todos os passageiros.

Em termos de autonomia, os novos ônibus elétricos percorrem, em média, 300 quilômetros com uma única carga e são completamente recarregados em até 3 horas, além de possuírem tecnologia para regenerar até 30% da bateria durante o uso.

"A implementação dos ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas reforça nosso comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros, proporcionando mais conforto, acessibilidade e eficiência no transporte dentro do terminal. Além disso, essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e contribuindo para um futuro mais verde. Estamos sempre buscando inovação para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que adotamos soluções responsáveis para o meio ambiente", afirma Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena.

O projeto de implantação da mobilidade elétrica no aeroporto é inédito no país e começou a ser desenvolvido de forma personalizada há dois anos, a partir de um trabalho em parceria da Aena com a TEVX Higer, que incluiu estudo das necessidades da logística dos passageiros e também o dimensionamento de rede e estrutura para o carregamento dos ônibus. O resultado é uma solução personalizada para atender a frota de dez ônibus e uma central de abastecimento com capacidade de carregar seis ônibus elétricos ao mesmo tempo.

"Estamos muito felizes com essa parceria e que marca nossa entrada no segmento de aeroportos. Um projeto no qual oferecemos veículos inovadores e sustentáveis, além de uma solução completa em mobilidade elétrica, com todo o suporte para implantação e operação da infraestrutura. Temos certeza de que esse modelo, já testado e aprovado em outros projetos no país, será um grande sucesso no Aeroporto de Congonhas", destaca Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.

Informações: TEVX Higer

READ MORE - Aeroporto de Congonhas inicia operação com ônibus elétricos para transporte de passageiros

Prefeitura de Goiânia lança Programa Nova Mobilidade visando à integração do trânsito e do transporte coletivo

A Prefeitura de Goiânia instituiu, nesta segunda-feira (17), o Programa Nova Mobilidade, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa busca integrar o trânsito, o transporte coletivo e a mobilidade ativa, com medidas como a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica.

O plano também inclui a otimização do transporte coletivo. “Com a implementação do programa, Goiânia se tornará uma cidade mais conectada e acessível, promovendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana”, destacou o prefeito Sandro Mabel (UB). Entre as medidas mais polêmicas, está a proibição de estacionamento em 11 avenidas de grande circulação, incluindo a Jamel Cecílio e a 136.

Monitoramento e modernização do trânsito
Uma das principais novidades é a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que utilizará tecnologia para monitoramento em tempo real do trânsito e transporte público. O sistema contará com imagens de câmeras, radares, semáforos inteligentes e a plataforma Google Waze for Cities para otimizar o fluxo viário.

Outro destaque é a implantação do conceito de “metronização”, que visa garantir aos ônibus maior previsibilidade nos deslocamentos, semelhante ao funcionamento dos sistemas ferroviários.

Medidas prioritárias nos primeiros 100 dias
Nos primeiros 100 dias, algumas estratégias serão priorizadas, incluindo:

  • Criação de faixas preferenciais para ônibus;
  • Implantacão da conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados;
  • Modernização do sistema semafórico para otimizar os tempos de sinalização;
  • Campanha de educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Para viabilizar as ações, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito poderá firmar parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas privadas. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado em até 180 dias para alinhar as novas diretrizes ao planejamento da cidade.

Informações: O Hoje

READ MORE - Prefeitura de Goiânia lança Programa Nova Mobilidade visando à integração do trânsito e do transporte coletivo

SuperVia terá trens extras após testes de luz e som na Sapucaí

A partir de amanhã, a SuperVia terá uma operação especial para atender os passageiros no retorno para casa após os testes de luz e som na Sapucaí. De sexta-feira até domingo, serão disponibilizados trens extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna após os ensaios das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo.

Nestes dias, a Estação Central do Brasil fechará nos horários habituais e será reaberta à meia-noite. Os trens extras partirão em seguida, garantindo o retorno dos passageiros. O embarque deve ser realizado pelo acesso A (mais próximo ao metrô). As demais estações funcionarão apenas para desembarque. Confira os horários dos trens com saída da Central do Brasil em direção aos terminais:

Ramal Santa Cruz – 00:30 / 02:30 / 04:30
Ramal Japeri – 00:45 / 02:45 / 04:45 
Ramal Saracuruna – 00:30 / 02:30 / 04:30

No domingo, dia 23/02, os trens extras do ramal Saracuruna encerrarão viagem na estação Gramacho.

A concessionária lembra que a programação de trens extras pode sofrer alterações em virtude da dinâmica dos eventos.  

A SuperVia também orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, entrem em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Informações: Supervia

READ MORE - SuperVia terá trens extras após testes de luz e som na Sapucaí

Vá de ônibus! SPTrans ativa duas linhas especiais para público do Carnaval 2025

Os foliões que vão aproveitar o Carnaval 2025 na avenida podem contar com o transporte público para chegar ao Sambódromo do Anhembi. A SPTrans irá disponibilizar duas linhas especiais ligando estações de Metrô aos desfiles do Grupo Especial e dos grupos de acesso da folia paulistana, nos dias 22 e 28 de fevereiro e 1º, 2 e 8 de março.

O público poderá embarcar nas estações Portuguesa-Tietê, na linha 1-Azul e Palmeiras-Barra Funda, na linha 3-Vermelha. As linhas serão expressas, fazendo o percurso direto entre as estações e o Anhembi e irão operar durante toda a noite, garantindo também a volta para casa após os desfiles.

Linhas:
- 179A/10 Metrô Tietê - Anhembi
- 879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi

Nos ônibus será aceito pagamento por Bilhete Único e em dinheiro. O valor da tarifa é de R$ 5,00. Vale lembrar que quem utiliza o Bilhete Único tem direito a desconto na integração com o sistema sobre trilhos. Já entre 0h e 23h59 de domingo (2/3), as viagens serão gratuitas dentro do programa Domingão Tarifa Zero.

A SPTrans também vai disponibilizar duas linhas de vans do Serviço Atende+ realizando o transporte gratuito de pessoas com mobilidade reduzida, tornando o Carnaval mais acessível a todos. No Sambódromo, outra linha do Atende+ irá garantir mobilidade e acessibilidade ao público que precisa se deslocar pelo complexo.

Operação de Ônibus no Carnaval

A SPTrans preparou um site especial para o passageiro consultar se sua linha de ônibus precisará desviar seu caminho pela passagem dos blocos de rua. Basta acessar o site www.sptrans.com.br/carnaval e pesquisar a linha para verificar os desvios.

Transporte de passistas

A SPTrans também disponibilizou mais de 1.900 ônibus para transportar os foliões que irão abrilhantar a avenida durante os desfiles de Carnaval, fazendo todo o deslocamento entre as quadras das escolas e os três locais de apresentação: Sambódromo do Anhembi, Vila Matilde e Butantã.

Informações: SPTrans

READ MORE - Vá de ônibus! SPTrans ativa duas linhas especiais para público do Carnaval 2025

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960