Após sucesso de inscrição no projeto Salvador Vai de Bike, até o próximo dia 03, a cidade ganhará mais 15 pontos de bicicletas compartilhadas. No sábado (02) uma ciclovia será inaugurada no bairro do Comércio e as estações em diversos pontos da cidade. Ação tem como objetivo incentivar a cultura de andar de bicicleta pela cidade. Atualmente, as estações estão fixadas no Campo Grande, Barra, Praça da Piedade, Castro Alves, e Jardim Apipema.
De acordo com informações da Prefeitura de Salvador, as novas estações ficam nas regiões da Avenida Centenário, Corredor da Vitória, Praça Bahia Sol, Parque Cruz Aguiar, Largo da Mariquita, Amaralina, Rua Ceará, Praça Marconi, Praça Nossa Senhora da Luz, Parque Costa Azul, Jardim de Alah, Boca do Rio, Patamares, Avenida Pinto de Aguiar e Imbuí.
A faixa, que começa na Bahia Marina, passa pelo Mercado Modelo e chega aos Fuzileiros Navais, funcionará das 7h às 16h, além de operar regularmente aos domingos e demais feriados. A ciclofaixa que vai do Campo Grande ao Centro Histórico funcionará no sábado, das 7h às 16h, contando com sinalização e monitoramento, garantindo segurança aos condutores.
O vereador Euvaldo Jorge (PP) foi um dos defensores para instalação de uma das ciclovias no Imbuí. “O Imbuí detém características ideais para implantação do Salvador Vai de Bike, pela extensa área de lazer. Além de incentivar as pessoas a se deslocarem de bicicletas para distâncias de pequeno percurso, reduzindo os congestionamentos cotidianos, o Projeto ajudará na promoção de hábitos saudáveis de vida, combatendo o sedentarismo, uma das minhas plataformas de atuação”, afirmou o líder do PP na Câmara. Os usuários poderão utilizar as bicicletas todos os dias, das 6 às 22 horas.
A meta da prefeitura é alcançar, até o final do ano, 40 estações de bicicletas compartilhadas, que devem ir desde o Comércio até a Orla Atlântica. Após o lançamento do projeto (22/09), a boa aceitação foi percebida. Em menos de duas horas o site para credenciamento no sistema público de bicicletas compartilhadas teve 300 cadastros realizados e 86 passes vendidos. Além das estações e ciclovias, também serão instalados paraciclos, para os ciclistas guardarem as bicicletas.
Antes de utilizar as bicicletas é preciso realizar cadastro no site e pagar uma taxa anual de R$ 10, através de cartão de crédito. Cada usuário terá um prazo de 40 minutos para usufruir da bicicleta, caso o tempo seja extrapolado R$ 5 será cobrado a cada meia hora de atraso. A devolução da Bicicleta pode ser realizada em qualquer estação disponível.
Informações: Tribuna da Bahia