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Prefeitura de SP entrega mais 115 novos ônibus elétricos à bateria

domingo, 6 de abril de 2025

A Prefeitura de São Paulo traz mais uma inovação nos serviços que oferece à população e integra ao sistema municipal de transporte público os cinco primeiros ônibus equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa. Os veículos fazem parte do lote de 115 novos coletivos elétricos apresentados nesta quinta-feira (3) pelo prefeito Ricardo Nunes no Sambódromo do Anhembi, ampliando o compromisso com a sustentabilidade e reforçando as estratégias de segurança urbana.

“São ônibus de muita qualidade e que, evidentemente, por serem elétricos não emitem dióxido de carbono. Cada um desses ônibus representa a não emissão, não utilização de 35.000 litros de óleo diesel por ano”, contou o prefeito Ricardo Nunes. “É um avanço enorme e muito importante. A gente vai melhorando a qualidade do ar, a questão da segurança e o veículo elétrico também dá uma condição de trabalho melhor e com mais conforto para os motoristas”, completou o prefeito ressaltando que a entrega de ônibus só não foi maior pois a companhia que fornece energia na cidade de São Paulo não viabiliza infraestrutura para que as concessionárias possam carregar os veículos nas garagens.

De acordo com o prefeito, as câmeras farão o reconhecimento de foragidos, como as demais câmeras do Smart Sampa, mas também estarão protegendo as mulheres, que por vezes são vítimas de assédio. Também podem evitar ou registrar casos de furto, eventual roubo ou desentendimento entre passageiros.

“Além de ter uma frota descarbonizada, que colabora com o meio ambiente, que é sem dúvida nenhuma a essência, só as câmeras já dariam um evento, prefeito. Se hoje você montasse um evento para falar que os ônibus passarão a ser monitorados e protegidos, já seria um grande evento. Então, são duas grandes entregas que o prefeito Ricardo Nunes faz: ônibus elétrico, mas, acima de tudo, ônibus que protegem as pessoas”, afirmou o secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando.

Os ônibus são equipados com duas câmeras cada, instaladas na parte dianteira e na parte traseira dos veículos. Os equipamentos estão integrados à central de monitoramento do Programa Smart Sampa com transmissão de dados em tempo real durante todo o período em que os coletivos estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possível identificar foragidos da Justiça, além de crimes em flagrante dentro dos coletivos e, também, pessoas desaparecidas.

Com a entrega feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e SPTrans, a cidade alcança 728 veículos não poluentes, sendo 527 à bateria e 201 trólebus, que atendem aos passageiros em todas as regiões e deixam de emitir anualmente mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Todos os coletivos proporcionam mais conforto aos passageiros. Eles já são equipados com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi. Os veículos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.

Dois dos primeiros ônibus que contam com as câmeras do Smart Sampa são da concessionária Campo Belo, dois da Norte Buss e um da Movebuss. 

“Essa entrega de hoje reforça o compromisso do prefeito com a sustentabilidade, o meio ambiente e, principalmente, com a mobilidade limpa da cidade de São Paulo”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Celso Caldeira, apontando que a frota da capital conta com mais de 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia. “É fundamental que a frota de veículos movidos a energia limpa seja cada vez maior. E a Prefeitura tem investido cada vez mais no sentido de financiar esse projeto”, completou.

Maior frota de veículos elétricos do país
De acordo com a plataforma E-Bus, que monitora a quantidade de veículos elétricos nas frotas de transporte público no mundo, a cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus não poluentes do país. Colocando a cidade na dianteira de uma importante ação de descarbonização, tornando melhor a qualidade do ar que respiramos e contribuindo para a mitigar o impacto ambiental do transporte urbano.

Os ônibus entregues nesta quinta-feira farão parte da rotina dos passageiros de todas as regiões da cidade. A operação ficará dividida entre as concessionárias Movebuss, Sambaíba, Express, Transcap e Campo Belo. Os modelos são dos tipos Padron, de 13 e 15 metros, e Básico.

“Nós estamos tornando São Paulo uma cidade mais humana, uma cidade mais saudável. Os paulistanos vão viver mais, as nossas crianças vão viver mais por causa disso. Isso coloca São Paulo no pioneirismo, não apenas do Brasil, mas do mundo. Vocês devem ter orgulho por estarem na cidade que leva mais a sério esse desafio, que é o único que a humanidade tem que enfrentar agora”, disse o secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.

Quem já recebeu as chaves dos novos elétricos nesta quinta já está prevendo os benefícios com os elétricos. “Dirijo cerca de 9 horas por dia e o ônibus convencional é cansativo, pesado. O ônibus elétrico é mais leve e tranquilo em relação a tudo”, conta Erika Nogueira Oliveira, 37 anos, que atua há 17 anos como motorista. “Acredito que as câmeras do Smart Sampa vão acabar inibindo situações de assédio, furto e, até mesmo, brigas entre passageiros”, contou a motorista, ressaltando a importância da mobilidade sustentável, contribuindo na redução da poluição.

A SPTrans avalia ainda a possibilidade de incluir novas formas de energia limpa na frota, como os ônibus movidos a gás natural e biometano.

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Nova empresa de ônibus começa a operar em Aracaju


A Prefeitura de Aracaju informa que, com base no Decreto nº 8.042/2025, publicado no Diário Oficial em 10 de março, foram estabelecidas novas regras para o transporte coletivo. Somente ônibus com até 12 anos de uso (a combustão) ou 15 anos (elétricos) poderão operar no sistema.

Devido a essas mudanças, a Viação Progresso está sendo gradualmente substituída. Para garantir um mínimo de 80 veículos em circulação, que correspondem à frota da empresa, e evitar a desassistência da população, a operação da RS Transportes foi antecipada para esta quinta-feira, 03, e a transição será concluída em 10 de abril.

A Prefeitura segue trabalhando para oferecer um transporte seguro, eficiente e de qualidade para todos.

Informações: Prefeitura de Aracaju

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Prefeitura de BH fecha contrato de R$ 20 milhões para estudos e projetos do BRT Amazonas

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta quinta-feira (3 de abril) a assinatura do contrato com um consórcio de empresas que será responsável pelos serviços técnicos especializados de engenharia para elaboração dos estudos e projetos de mobilidade urbana do BRT Amazonas. A empresa, que ficou em segundo lugar na licitação, foi chamada após a vencedora ter o contrato rescindido. 

O consórcio que assume o contrato é composto por quatro empresas com sede em São Paulo: Oficina Engenheiros Consultores Associados LTDA, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Pitmen Consultores LTDA. e Gustavo Penna Arquiteto & Associados. O valor do contrato é de R$ 20,5 milhões. Apesar de o prazo do contrato ser de 32 meses, o prazo de execução do serviço é estipulado em 28 meses. 

Os “Estudos e Projetos de Mobilidade Urbana do BRT Amazonas” contemplam a implantação de tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, as regiões Central, Oeste e Barreiro, tendo por eixo estruturante a Avenida Amazonas. A estimativa é de que o serviço opere em faixas exclusivas à esquerda para o corredor Amazonas e avenida Olegário Maciel na forma de BRT (8,64 km) e à direita para as vias do Barreiro e vias do Município de Contagem (14,69 km).

Em junho de 2024, o prefeito Fuad Noman assinou a ordem de serviço inicial para os estudos e projetos que analisariam, entre outras coisas, viabilidade, anteprojetos, concepções, projetos básicos e executivos urbanísticos e de infraestrutura viária urbana para atender ao projeto. No entanto, houve recentemente a rescisão com essa empresa. 

A ideia da prefeitura é de que os quase 40km de corredores tenha estações de transferência nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Saiba onde ficarão os dois novos corredores de ônibus em São Paulo

A cada quatro anos a Prefeitura de São Paulo precisa divulgar o Programa de Metas para os quatro anos de gestão. Nesta segunda-feira, 31 de março, a equipe de Ricardo Nunes (MDB) tornou público o documento inicial, que passará por avaliação da população antes de se tornar oficial. No plano, há previsão de construir dois novos corredores de ônibus na capital, além de outras medidas voltadas a mobilidade urbana. 

Ao total, o Programa de Metas 2025-2028 tem orçamento de R$ 48,8 bilhões. No eixo voltado a mobilidade urbana, o Universo SP, está previsto investimento de R$ 29,2 bilhões e outros R$ 2,4 bilhões em custeios. O orçamento total, de R$ 31,7 bilhões, ainda prevê investimentos em preservação da natureza e intervenções na paisagem urbana. Portanto, não fica claro a quantia exata que irá para as iniciativas em prol da mobilidade.

A partir de 7 de abril até 7 de maio, uma série de audiências públicas devem ocorrer nas subprefeituras de São Paulo. Porém, quem quiser opinar e não puder estar presente, pode enviar sua sugestão ou reclamação pela plataforma Participe+ até 11 de maio. 

Aliás, a versão final do Plano de Metas 2025-2028 será divulgada em setembro deste ano. 

Dois novos corredores de ônibus
Entre as dezenas de metas do documento, no eixo Universo SP existem algumas citações a corredores de ônibus. Seja para revitalização, construção ou ampliação provocada por reformas em vias. 

Dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes (SMT), duas metas indicam a viabilização de corredores. 

Corredor Itaquera-Líder:
Este corredor terá 9,3 km de extensão nos dois sentidos, facilitando a mobilidade de ônibus na Zona Leste. O primeiro trecho será de 6,2 km e os 3,1 km restante dividido em dois lotes. Dessa maneira, o primeiro lote será do Terminal Vila Carrão à Avenida Aricanduva, com 600 metros. Já o segundo, de 2,5 km, fará a conexão entre as avenidas Líder e Jacu Pêssego. 

Corredor Celso Garcia:
Este corredor deve ficar entre o Terminal Parque Dom Pedro e a Estação Bresser-Mooca do Metrô. Ao total, o corredor terá 8,3 km, com uma ligação a região central, no Terminal Aricanduva. Entretanto, o primeiro trecho erá de 2,7 km. 

Além dos dois corredores novos, o programa também prevê a requalificação de outros já existentes. Por fim, confira a lista de corredores de ônibus que devem ser requalificados:

Corredor Amador Bueno, na Zona Leste
Corredor Imirim, na Zona Norte.
Corredor Itapecerica, entre os terminais João Dias e Capelinha.
Corredor Interlagos

Outras metas relacionadas aos ônibus
Ainda dentro do eixo Universo SP, a prefeitura prevê a entrega do novo Terminal Itaquera para facilitar a integração entre o Metrô e CPTM. As obras do novo Terminal Itaim Paulista, para integrar com a estação da Linha 12-Safira da CPTM, também deve ocorrer nestes quatro anos. 

Outro terminal que deve ser construído é o Perus, junto à Estação Perus da Linha 7-Rubi da CPTM, para reestruturar a circulação de ônibus dos dois lados da linha férrea. Além disso, o terminal Pedreira/Mar Paulista também está previsto para sair do papel na Zona Sul. O espaço deve integrar as linhas de ônibus com o transporte hidroviário. 

Não apenas o Pedreira/Mar Paulista, como também o Terminal Cocaia estão previstos no plano. 

Informações: Estadão

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BRT Sorocaba lança chatbot para orientar passageiros

A BRT Sorocaba estreou na segunda-feira, 31/03, o “BRT Amigo”, um chatbot baseado em inteligência artificial para ajudar os passageiros dos ônibus. Dessa forma, a ferramenta responde rapidamente dúvidas sobre formas de pagamento, pontos de integração, acesso ao wi-fi, entre outros.

A ferramenta elabora respostas instantâneas a partir das informações oficiais do sistema de transporte público. Entretanto, o usuário é direcionado para um operador humano caso a inteligência artificial não consiga resolver a dúvida.

Chatbot do BRT Sorocaba
O aplicativo funciona pelo WhatsApp, no número (15) 9-9177-1992. Dessa forma, basta adicionar o contato do chatbot e enviar mensagens de texto pedindo orientações.

A equipe do Mobilidade Estadão testou o aplicativo e percebeu limitações nas respostas e demora no atendimento humano. Além disso, o assistente virtual não é capaz de entender mensagens de áudio.

De acordo com a empresa, melhorias serão feitas continuamente para aprimorar o funcionamento da ferramenta. Sobre a demora, respondeu que houve uma instabilidade no sistema na terça-feira (1), mas que o serviço já foi normalizado.

Uma das limitações, por exemplo, é na orientação de trajetos possíveis a partir de um ponto de partida e destino. O aplicativo não sabe responder, mas dá um passo a passo de como instalar o aplicativo Cittamobi, que possui essa funcionalidade.

O público tem buscado o aplicativo de forma gradativa, de acordo com a BRT. A divulgação do aplicativo começou esta semana. A expectativa é que a partir de agora mais usuários procurem a ferramenta, que vem sendo desenvolvida desde dezembro de 2024.

Informações: Estadão

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Em Curitiba, Duas estações-tubo do transporte coletivo entram em obras

As estações-tubo Bento Viana e Pres. Kennedy entram em obras na próxima semana. O trabalho faz parte do programa de revitalização de 69 de estações-tubo da cidade, que vai até outubro de 2025.

A estação-tubo Bento Viana, sentido Centro/Santa Cândida, no bairro Batel, será desativada parcialmente a partir de segunda-feira (7/4), até 3 de maio. Na estação-tubo passam as linhas 203 - Sta. Cândida/C. Raso; 603 - Pinheirinho/Rui Barbosa e 250 - Ligeirão Norte/Sul.

A estação Pres. Kennedy, ambos sentidos, no bairro Rebouças, terá desativação parcial a partir de quinta-feira (10/4), até 10 de maio. No local param as linhas 506 - Bairro Novo, 520 - Osternack/S.Cercado e 607 - Colombo. Como a desativação vai ser parcial, os usuários poderão acessar normalmente o transporte coletivo no local, mas é necessário ao local de embarque e desembarque.   

Mais conforto
O projeto de revitalização das estações-tubo é dividido em lotes e prevê a substituição de elementos estruturais metálicos do piso com excesso de corrosão e troca do piso naval, borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros. Esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. 

No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou  integralmente. Os usuários serão avisados por meio de cartazes e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Oito linhas de lotação terão locais de terminal alterado no Centro Histórico em Porto Alegre

A partir da próxima quarta-feira oito linhas de lotação terão alteração no Terminal Centro, no Centro Histórico de Porto Alegre. Segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), a mudança ocorre devido ao avanço das obras do projeto de revitalização do Quadrilátero Central. O objetivo, conforme a Prefeitura da Capital, é melhorar o atendimento ao usuário, já que os novos pontos estão localizados em uma área de maior visibilidade para quem circula pela região.

Após a requalificação da infraestrutura, que inclui nova pavimentação em blocos de concreto nivelados ao passeio público do entorno, proporcionando mais segurança aos pedestres, as linhas passarão a operar a partir da avenida Borges de Medeiros, entre a rua dos Andradas e a avenida Senador Salgado Filho.

Linhas com alteração no Terminal Centro:
  • 30.2 – Partenon - Pinheiro
  • 20.2 – Otto Teresópolis - Campo Novo
  • 02.1 – Menino Deus
  • 02.11 – Menino Deus via José do Patrocínio
  • 20.4 – Jardim Vila Nova
  • 10.6 – Restinga
  • 10.61 – Restinga Nova
  • 10.63 – Restinga - Glória
O transporte por lotação é uma alternativa à rede de ônibus urbano, oferecendo mais agilidade, rapidez e conforto aos usuários. O sistema, que possui tarifa de R$ 8, opera com bilhetagem eletrônica (Cartão TRI – Passe Antecipado) e aceita pagamentos via PIX, cartões de crédito e débito, além de dinheiro.

Informações: Correio do Povo

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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