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Governo de SP avança em entregas no transporte coletivo sobre trilhos

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Empenhado em oferecer mais segurança e mobilidade aos cidadãos que precisam do transporte coletivo sobre trilhos para chegar ao trabalho e retornarem às suas casas, o Governo de SP vem investindo pesadamente na ampliação das linhas do Metrô e CPTM.


Ao longo da atual gestão, já foram investidos R$ 3,8 bilhões e 10 novas estações foram entregues – Vila Sônia, Campo Belo, Jd. Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jd. Colonial, Francisco Morato, Bruno Covas e João Dias. A capital paulista possui a maior extensão de Metrô de toda América Latina.

Uma das mais recentes a serem entregues, a estação Vila Sônia, na zona Oeste da capital, foi construída em um complexo com terminal de ônibus para atender a cerca de 86 mil pessoas por dia. As obras entregues fazem parte de um amplo pacote de investimentos do Governo do Estado de São Paulo, que aportou R$ 2,1 bilhões na construção de um total de cinco estações e túneis da fase 2 da Linha 4-Amarela.
Já a estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, foi chamada de “obra de arte” pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, na ocasião da sua entrega. O motivo foi a engenharia empregada para reduzir os riscos de interrupção na circulação de trens e elevar a segurança dos passageiros em período de chuvas que, infelizmente, traz transtornos para a população de Francisco Morato.

Para isso, a CPTM construiu um “sistema anti-enchente”: diques e bombas que drenam a água por debaixo da terra, além de um sistema de contenção para a água não invadir a estação. O telhado da estação possui um sistema que transforma a água da chuva em um “turbilhão” que tira a água imediatamente do local e desce pelas colunas, para não acumular água e evitar vazamentos.

Os passageiros que utilizam a Linha 7-Rubi todos os dias, incluindo os que utilizam a extensão até Jundiaí, têm à disposição um boulevard e uma praça dentro dos limites da estação, que tem três vias operacionais e uma quarta exclusiva para trens de carga, para não interferir na circulação dos trens de passageiros, principalmente nos horários de pico, quando a demanda é grande.

Monotrilho de alta capacidade

Além disso, cinco linhas estão em obras para ampliar ainda mais o atendimento aos cidadãos – Linha 6 Laranja, Linha 15 Prata, Linha 17 Ouro, Linha 2 Verde e Linha 9 Esmeralda (Nova estação Varginha).

Construída pelo Metrô de São Paulo, a Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões Leste e Sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo, reduzindo em 50% o tempo de deslocamento entre a região do Iguatemi (estação Jardim Colonial) ao centro. O monotrilho possui características similares ao metrô convencional, porém seus trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas.

A implantação dessa linha tem o custo de R$ 5,4 bilhões, em investimentos exclusivos do Governo do Estado, compreendendo a construção de 15,3 km de vias e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial (antiga Iguatemi), além do Pátio de Manutenção Oratório, a compra de 27 trens, sistemas elétricos, de sinalização e controle, e também de três novos terminais de ônibus já entregues na região da Vila Prudente.

Informações: Governo de SP
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Transporte coletivo urbano de Foz do Iguaçu receberá 10 ônibus zero km

O transporte coletivo de Foz do Iguaçu receberá, na próxima sexta-feira (11), 10 ônibus zero quilômetros para reforçar a frota. 

Todos os veículos, adquiridos pela Viação Santa Clara, empresa responsável atualmente pela operação do transporte coletivo urbano na cidade, têm capacidade para 81 passageiros. Também são equipados com câmeras de segurança, ar-condicionado, wi-fi e entradas USB para recarga de celulares, conforme determinação do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu - Foztrans. 

Os novos ônibus contam ainda com sistemas focados em acessibilidade, como informação em braille para portadores de deficiência visual e mensagem de voz na solicitação de parada. Ao todo, 20% dos assentos são destinados a pessoas com algum tipo de deficiência.

Atualmente, a frota do transporte coletivo em Foz é de 99 carros, dos quais seis são modelos articulados com capacidade para até 160 passageiros. 

Modernização

A contratação emergencial da Viação Santa Clara, iniciada em março deste ano, permitiu a modernização do transporte coletivo em Foz, atendendo a demandas antigas dos usuários, como é o caso dos ônibus com ar-condicionado. 

Em agosto, também foi disponibilizada a opção de recarga de créditos do Cartão Cidadão via Whatsapp, pelo número (45) 9970-0173. 

O aplicativo para smartphones Clivebus foi lançado em setembro, permitindo aos passageiros acompanhar os ônibus em tempo real e monitorar os horários de chegada e partida de toda a frota, além de pesquisar rotas, consultar as linhas e verificar o tempo da viagem com base na própria localização. Mais 9 mil iguaçuenses já utilizam o aplicativo.

Informações: Portal da Cidade
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TEVX Higer anuncia aumento de produção para atender a cidades brasileiras

Determinada a apoiar a renovação da frota de São Paulo com ônibus elétricos de última geração, a TEVX HIGER, que já tem seu veículo Azure A12BR homologado pela SPTRANS, aumentou a produção em sua fábrica a fim de garantir as melhores condições de custos e de entrega.

Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para América do Sul, conta que este movimento é uma resposta concreta para auxiliar a capital paulista a atingir as 2 600 unidades elétricas até 2024. “Já temos programação com nossos fornecedores de componentes, inclusive de baterias, para atender em curtíssimo prazo pedidos de até 200 unidades. Para 2023 traremos mais 3 000 unidades. A estrutura que temos na matriz nos dá flexibilidade para aumentar a linha de produção para atender o Brasil e os demais países da América do Sul”.

O Azure é a linha de segmento de ônibus elétricos urbanos da Higer e já conta com 6.000 unidades em operação pelo mundo, dentre as mais de 50 mil unidades elétricas produzidas pela marca

Para atender as especificações do mercado brasileiro, a Higer projetou um modelo exclusivo para o país, o Azure A12BR, que inclusive já expandiu fronteiras e atingiu novos mercados, como Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, Guatemala, República Dominicana e México.

Unindo tecnologia de ponta e um moderno projeto de engenharia, o Azure12BR tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para 78 passageiros. Possui piso baixo com acesso fácil para cadeiras de rodas, assentos confortáveis e corredores largos, além de ar-condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV.                                                                        

Teste prático de mobilidade – O Azure A12BR já tem sido utilizado em operações nas ruas de algumas cidades brasileiras, como Curitiba e São José dos Campos. Para atender à crescente demanda de pedidos, a empresa está ampliando o número de ônibus elétricos para testes. As novas unidades já estarão rodando no início de 2023.  “Nos testes práticos realizados, registrou-se uma autonomia de 300 km e ainda tivemos uma excelente aceitação do público. Temos demonstrado aos gestores públicos que o A12BR consegue trabalhar uma média de 15 horas continuamente, com elevado nível de desempenho”.

Nacionalização – A Higer Bus é o maior fabricante de ônibus elétricos do mundo, com capacidade de produção  de 35 mil unidades por ano e presença em mais de 100 cidades (por exemplo, toda a frota urbana de Doha, já para a Copa), o que a posiciona como a fabricante com o maior número de ônibus elétricos em operação no mundo. E, pelo potencial do mercado nacional, o Azure A12BR começará a ser produzido no Brasil em 2024, na fábrica da TEVX Higer em Pecém (CE).

O modelo nacional contará com renomadas empresas de componentes do mercado, todas já atuantes no Brasil, como a ZF (eixos e suspensão); Bosch (sistema de direção); Valeo (ar-condicionado); Catl (baterias, que no Brasil são representadas pela Moura); Wabco (sistema de freios); Sachs (amortecedores; Dana (motor elétrico); Mobitec (itinerário eletrônico); Fanavid (vidros e para-brisas; Alcoa (rodas de alumínio); Grammer (assentos de motorista e passageiros).

Sobre TEVX Higer – A Higer Bus é líder mundial na fabricação de ônibus elétricos, que tem sua operação no mercado brasileiro sob responsabilidade do TEVX Motors Group – especializado na oferta de soluções de transporte limpo, criado para importar os ônibus e prestar serviços de pós-venda e de peças de reposição. Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a Higer Bus exporta cerca de 30% da sua produção para mais de 100 países. O primeiro produto a ser oferecido ao mercado brasileiro é o Azure A12BR, que poderá circular em grandes cidades brasileiras ainda em 2022.

Informações: TEVX Higer
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Usuários do cartão especial PCD de transporte devem fazer recadastro em Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis informou que usuários do Cartão Especial PCD (Pessoas com Deficiência) devem realizar a atualização cadastral até o dia 30 de novembro.

A partir deste dia, os cartões que não forem renovados serão bloqueados. Para garantir o benefício do cartão municipal do transporte coletivo para PCD é preciso comparecer à Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, junto ao Ticen.

O cartão especial do transporte coletivo para pessoas com deficiência garante a gratuidade aos mais de 20.000 beneficiários da modalidade que utilizam ônibus em Florianópolis. Mas para garantir o benefício, o usuário deve estar com cadastro atualizado. Para quem já regularizou o cadastro neste ano, a data limite é o dia do aniversário.

Para renovar o Cartão Especial PCD é preciso comparecer à Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, junto ao Ticen, no período das 08h às 18h. O usuário deve levar os seguintes documentos: comprovante de residência, cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante do CPF e atestado médico ou laudo médico que comprove a deficiência permanente.

A primeira via do cartão pode ser feita mediante preenchimento de formulário on-line via aplicativo SI.GO, disponível para Android e IOS. No app, basta procurar pela opção “Recadastro de Benefício”, disponível na tela inicial e seguir os passos indicados, incluindo o envio de fotos dos documentos comprobatórios.

Para mais informações, o usuário deve acessar bit.ly/cartoesfloripa ou ligar para (48)3251-4120

Informações: ND Mais
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EPTC vai reforçar transporte coletivo para o Enem em Porto Alegre

Porto Alegre terá reforço no transporte público nos locais que concentram maior número de candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro (nos dois próximos domingos), informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) nesta quinta-feira. Além disso, o cartão TRI dos estudantes estará liberado para uso nos dois dias com a isenção correspondente à categoria de cada usuário conforme a Lei 12.944. 


De acordo com a EPTC, a orientação é que os participantes, com 21.615 inscritos na Capital, se informem com antecedência sobre o local e linhas de transporte que atendem a região da prova. Na cidade, os três locais com maior demanda e que terão reforço são: PUCRS (7.069 candidatos), Uniritter/Campus Fapa, Manoel Elias (1.439) e Uniritter Orfanotrófio (237).

Com a oferta disponível, a empresa comunicou que tem capacidade para transportar 347 mil passageiros. Em um domingo comum, são transportados, em média, 120 mil passageiros. A EPTC vai monitorar a circulação nas principais vias para identificar congestionamentos e reprogramar os semáforos conforme necessidade, para melhorar a mobilidade no início e término das provas. 

Informações: Correio do Povo
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Prefeitura de Belo Horizonte vai aumentar a oferta de ônibus para o Enem

A Prefeitura de Belo Horizonte vai reforçar o quadro de horários de 102 linhas do transporte coletivo nos próximos dias 13 e 20 de novembro - dias de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2022.  Serão disponibilizados mais ônibus nos momentos que antecedem as provas (9h30 às 12h30) e após os exames (18h às 19h30).


Serão reforçados os quadros de horários de 102 linhas do transporte coletivo que atendem os locais do exame, nos momentos que antecedem as provas (9h30 às 12h30) e após os exames (18h às 19h30).

Os candidatos podem consultar o quadro de horários das linhas na página da BHTrans no Portal da Prefeitura, onde as informações estarão disponíveis a partir deste sábado (12). Os candidatos podem ainda fazer a busca de qual linha devem usar para chegar ao local de prova e as partidas, nos aplicativos SIU Mobile e BHBUS+.
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTrans, PMMG e Guarda Municipal, irão operar o tráfego na região dos locais de prova e nos corredores de acesso, para garantir a mobilidade dos estudantes. Nas instituições que recebem um grande número de candidatos, como as universidades e centros universitários, serão realizadas operações especiais de trânsito para priorizar a chegada dos candidatos, impedir fechamento de cruzamentos, auxiliar pedestres nas travessias e orientar motoristas sobre locais permitidos para estacionamento.

Cartão BHBUS - Com o Cartão BHBUS, você evita filas nas bilheterias das estações e economiza todos os dias: tem desconto na integração com o segundo ônibus ou metrô. E aos domingos e feriados, você pega um segundo ônibus ou faz a integração com o metrô pagando, no máximo, a tarifa de R$4,50. A integração é válida no intervalo de uma hora e meia.

SIU Mobile – Com o aplicativo para celulares SIU Mobile o usuário saberá o tempo estimado para o ônibus passar no ponto, trazendo assim mais comodidade e agilidade para os passageiros planejarem o seu dia a dia. Com a nova versão, ao clicar em um ponto de ônibus de qualquer linha, é possível ver o ônibus se movendo no mapa no trajeto até chegar ao ponto. O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas Android e iOS (Iphone). 

Informações: POrefeitura de Belo Horizonte
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Em Vitória-ES, Tarifa do Transcol já pode ser paga por QR Code

Já está funcionando! Desde a última semana, os usuários do Sistema Transcol têm uma nova opção para pagamento da tarifa. Trata-se do QR Code no validador do ônibus. A tecnologia permite a liberação da passagem diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, em que o passageiro irá gerar um código na tela do aparelho para ser apresentado no validador. Com isso, quem não tem créditos no CartãoGV tem uma alternativa para conseguir embarcar, mesmo se não estiver com o bilhete único em mãos.


Vale ressaltar que não é necessário ter o cartão físico para criar a carteira virtual e administrar os créditos e QR Codes. Ela gera gerada automaticamente na primeira compra.

Para utilizar a funcionalidade, é preciso baixar o aplicativo Kim no celular, de forma gratuita, e preencher um cadastro. Em seguida, basta escolher a forma de pagamento e recarregar o CartãoGV Virtual com o valor que desejar, para em seguida gerar os QRCodes. Escolha a linha em que código será usado e embarque tranquilo!

Além dos moradores da Grande Vitória, a nova modalidade de pagamento irá beneficiar turistas que precisam se locomover pela região, mas ainda não têm o cartão de transporte. Lembrando que todos os pontos de chegada a Região Metropolitana, como aeroporto, Rodoviária de Vitória e terminais, já contam com máquinas de autoatendimento para aquisição do CartãoGV físico.

Confira o passo a passo para pagar a tarifa do Transcol com QR Code:

1 – Baixe o app KIM e preencha seu cadastro:

2 – Na tela do seu cartão, selecione QR Code e depois recarregar:

3 – Selecione o valor desejado e a forma de pagamento:

4 – Após validar o pagamento, acesse gerar QR Code:

5 – Selecione a linha em que o QR Code será usado e pronto:

No ônibus, toque na opção QR Code no validador e aponte o código que está na tela do seu smartphone para a câmera do validador para liberar a passagem.

Informações: CETURB
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Prefeitura de Curitiba começa reforma de estações-tubo

A Urbanização de Curitiba (Urbs) deu início, quinta-feira (3/11), ao programa de revitalização de 85 estações-tubo na cidade. O projeto, com investimentos de R$ 5,9 milhões, é o maior dos últimos cinco anos.


Na tarde desta quinta-feira, oito estações-tubo entraram em reforma, entre elas Praça Carlos Gomes sentido Terminal Boqueirão e Praça Eufrásio Correia sentido Terminal de Pinhais/Terminal Santa Cândida, que ficarão parcialmente interditadas. 

Estações-tubo em obras
Jardim Botânico sentido Círculo Militar/Terminal Centenário – 3 a 7/11
Detran sentido Terminal Cabral/Terminal Sta Felicidade - 3 a 8/11
Terminal Capão do Imbuia sentido Terminal Campo Comprido – 3 a 5/11
Brigadeiro Franco sentido Terminal Campo Comprido - 3 a 4/11
Brigadeiro Franco sentido Terminal Centenário – 3 a 4/11
Praça Carlos Gomes sentido Terminal Boqueirão – 3 a 26/11 (parcialmente interditada)
Praça Eufrásio Correia sentido Terminal Pinhais/Terminal Santa Cândida – 3 a 12/11 (parcialmente interditada)
Terminal Capão Raso sentido Terminal Campina do Siqueira - 3 a 5/11

Próximas obras
Visconde de Nácar sentido Terminal Campo Comprido – 5 a 6/11
Visconde de Nácar sentido Terminal Centenário – 5 a 6/11
Praça Tiradentes sentido Terminal CIC - 6 a 11/11
Terminal Portão sentido Terminal Campina do Siqueira - 6 a 10/11
Presidente Taunay sentido Terminal Campo Comprido – 7 a 8/11
Presidente Taunay sentido Terminal Centenário - 7/11 a 8/11
Terminal Sítio Cercado sentido Terminal Pinheirinho – 8 a 11/11

O foco é a reforma dos pisos, mas as obras incluem também pinturas, reposicionamento do posto de trabalho e substituição de catracas. Segundo previsão da Urbs, se o tempo ajudar, a reforma das estações-tubo deve ser concluída até 20 de dezembro.

Cada revitalização deve durar entre dois e cinco dias para estações de pequeno porte e até 25 dias para estações de grande porte.

No período de obras, as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários serão avisados por meio de cartazes e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo.

Informações: Prefeitura de Curitiba
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Estação Asa Branca, na Transolímpica, é a 80ª reformada no sistema BRT


A Mobi-Rio informa a reabertura da estação Asa Branca, no corredor Transolímpica, na tarde desta quinta-feira (10/11), após passar por reforma. Já são 80 estações remodeladas no sistema BRT desde março de 2021.

As obras seguiram o padrão adotado nas demais estações revitalizadas, com a substituição das portas de vidro por chapas de aço vazadas. Outras mudanças foram: fiação embutida e portas com trava automática e mecanismos blindados.

Informações: Prefeitura do Rio
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Prefeitura de SP passa a aceitar somente ônibus elétricos no transporte público

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, visando o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas e a redução da emissão de poluentes na cidade, determinou que agora somente ônibus movidos a tecnologias sustentáveis poderão ser incluídos para operar no sistema de transportes da cidade.

A medida inovadora permite que São Paulo avance na melhoria da qualidade do ar e se alinha às políticas públicas mais modernas existentes no planeta em relação à mobilidade urbana. A utilização de tecnologias sustentáveis irá modernizar a frota da cidade, tornando as viagens mais silenciosas, confortáveis e impactando diretamente a saúde de toda a população da região metropolitana, ao reduzir a emissão de gases poluentes.

Com a mudança, as concessionárias não poderão mais comprar ônibus movidos a diesel, somente com tecnologias que atendam o cronograma de redução de emissão de poluentes previsto na Lei 16.802/2018 e nos contratos vigentes, como os elétricos. A determinação foi comunicada às empresas na última sexta-feira (14).

A medida está alinhada, também, com a meta da gestão municipal de ter 20% da frota da cidade composta por veículos 100% elétricos até 2024. Hoje, os ônibus movidos a bateria representam o modelo que melhor atende os termos da legislação de combate à poluição. A cidade de São Paulo conta, atualmente, com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria.

Informações: Prefeitura de SP
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BRT de Salvador inicia integração a partir da próxima sexta-feira

O BRT de Salvador passará a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador a partir de sexta-feira (11) após cerca de 40 dias em fase de testes. O horário de funcionamento permanece das 6h às 22h.

Segundo a prefeitura, o BRT tem apresentado bom desempenho operacional e tido grande aceitação dos usuários. No primeiro mês de operação, 174 mil pessoas usaram o BRT. O equipamento estava em testes desde o dia 30 de setembro, antes de iniciar a operação integrada com os outros modais de transporte da cidade.

A integração vai funcionar nos mesmos moldes já praticados pelos ônibus convencionais da cidade sem que seja cobrado nada mais por isso, uma vez que a tarifa também será a mesma, R$ 4,90.
Quem utiliza o BRT poderá integrar normalmente com os demais ônibus convencionais da cidade, além dos ônibus do Sistema Complementar (STEC), os Amarelinhos, com o metrô e também com ônibus metropolitanos. O período para integração também permanece o mesmo, com intervalo de até 2h.

O conjunto do novo modal tem início pela Via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.

O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba - Itaigara - Posto dos Namorados).

A previsão é que a Estação Pituba seja entregue em dezembro, nas imediações do Parque Júlio César, com trajeto estendido até a orla, na praça Nossa Senhora da Luz. Em dezembro também devem ser entregues novas linhas do modal, ampliando o serviço aos usuários.

A segunda etapa do BRT, entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa, continua em obra, com previsão de entrega no final de 2023.

Integração
A integração do BRT com os demais modais da cidade será feita da mesma forma que já é realizada pelos usuários com os ônibus convencionais, utilizando os cartões Salvador Card, CCR Metrô e o Metropasse.

Os usuários que desejarem poderão adquirir cartões de integração junto às equipes de apoio presentes nas estações, localizadas próximo às catracas. Quem preferir também poderá comprar o cartão unitário do BRT, porém, este não dá direito à integração.

Informações: Prefeitura de Salvador
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Em SP, Obras da linha 17-Ouro do monotrilho ficam quase R$ 14 milhões mais caras

As obras do monotrilho da futura linha 17-Ouro do Metrô devem ficar quase R$ 14 milhões mais caras. Entre os serviços que justificam o aumento, estão retoques, a conclusão da montagem de estruturas e a compra de peças metálicas para as juntas das vigas, o serviço mais caro da lista — R$ 55 mil para reapertar parafusos —, além de R$ 80 mil para a limpeza de estruturas metálicas que estão com fezes de pombos.

O dinheiro será repassado para as construtoras KPE e Coesa, responsáveis por terminar as sete estações, o pátio de manobras e fazer o acabamento da linha. A nova previsão de inauguração é 2023. As obras se arrastam há dez anos e o projeto original já foi reduzido pela metade.

“Era para ficar pronta em 2014, né. Estamos em 2022... Eu moro numa rua acima. Sempre passo aqui. Já está, inclusive, enferrujando. Não sei quando vai ficar pronto não”, lembrou Gessi Lavrini, dona de casa.
A promessa de que a linha 17 seria um monotrilho para a Copa do Mundo de futebol no Brasil foi assunto nas redes sociais do presidente do Metrô, Silvani Pereira, nesta semana, enquanto ele comemorava que a companhia iria participar da construção de um outro monotrilho, na República Dominicana, país no Caribe.

Silvani foi perguntado sobre o prazo inicial da linha 17 e respondeu: “Cobre de quem prometeu entregar na Copa. O que pode ser feito, respeitando a lei, estamos fazendo”.

A obra da linha 17 enfrenta desafios há anos. Fornecedores faliram, não cumpriram os contratos, e dois operários morreram em serviço. O Metrô até já mandou instalar nas estações as escadas rolantes que custam cerca de R$ 350 cada uma, mas não há data para funcionamento.

No site do Metrô, os prazos aparecem como “em reprogramação". Em agosto, o SP2 mostrou que o próprio presidente da companhia também estava incomodado com o ritmo das obras. Também nas redes sociais, ele disse: "A empresa responsável pela obra não executou o que estava no cronograma, e que todas as medidas estão sendo adotadas pra resolver esse descumprimento".

Em nota, como justificativa do novo aporte, o Metrô disse que o aditivo se refere à inclusão de serviços necessários, como a instalação de peças metálicas para a escada fixa.

Informações: G1 SP
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No DF, Faixa exclusiva da Epia Sul é desativada para ajustes

A faixa exclusiva destinada ao transporte público coletivo na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) será desativada a partir desta quarta-feira (9). A decisão conjunta da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) tem como objetivo fazer ajustes no projeto. O corredor exclusivo da Epia Sul foi implantado no último dia 24 de outubro. Com extensão de 7,6 km, a faixa vai do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) ao entroncamento com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085).

Durante o período de teste, a faixa da direita foi dedicada preferencialmente a ônibus, vans e táxis, nos horários de pico – pela manhã, das 5h às 9h, e à tarde e à noite, das 16h às 19h30 – enquanto os demais veículos deveriam trafegar nas faixas do centro e da esquerda da via. Fora desses horários, o trânsito funcionava em seu fluxo normal, em que todos os veículos transitavam em qualquer faixa.

“Valorizar o transporte coletivo e incentivar a mobilidade sustentável é uma prioridade desta gestão. O que ocorre é que, depois de duas semanas de teste, detectamos a necessidade de realizar algumas intervenções na Epia para que a população possa de fato usufruir dos benefícios de uma faixa exclusiva para ônibus”, afirma o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.
Ele explica que o período de teste foi adotado justamente para que fosse possível verificar a viabilidade da adoção do corredor exclusivo, nos dois sentidos da via. O DER-DF tem realizado várias intervenções em diversas rodovias distritais para priorizar o transporte coletivo, seja com faixa exclusiva ou com reversão, visando melhorar o fluxo viário.

O GDF conta com mais de 150 km de faixas exclusivas para o transporte público coletivo. O objetivo dos corredores é melhorar a vida da população que depende de ônibus para se deslocar diariamente ao trabalho e à escola. A ideia é dar mais conforto aos usuários dos coletivos, diminuindo o tempo de viagem nos deslocamentos.

*Com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do DF
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Grande Recife divulga reforço de linhas para primeiro dia de provas do Enem 2022


No próximo domingo (13), estudantes de todo o Estado se submetem ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Para auxiliar no deslocamento dos feras da Região Metropolitana, o Grande Recife vai dar um reforço na operação de 21 linhas. Juntas, estas linhas terão à disposição 97 ônibus que, juntos, farão 914 viagens ao longo do dia. Ou seja, 26 veículos e 186 viagens a mais que em domingos comuns.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:

020 – Candeias/TI Tancredo Neves
032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)
061 – Piedade
071 – Candeias
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem
860 – TI Xambá (Príncipe)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
202 – Barro Macaxeira (Várzea)
640 – Guabiraba/Derby (Joana Bezerra)
2431 – TI CDU/TI Caxangá (UFPE)
2466 – Vera Cruz/TI Camaragibe
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 – TI Rio Doce/TI CDU
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
162 – Muribeca/TI Cajueiro Seco
163 – TI Cajueiro Seco (Circular)
164 – Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
198 – Ipojuca/TI Cabo

Neste dia, a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio funcionará das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o Whatsapp (99488.3999) das 05h30 às 21h30 para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos. Os clientes podem entrar em contato com estes canais de comunicação para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações.

Informações: GRCT
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Moradores da Vila Paulicéia passam a ser atendidos pela linha 1778/10

A SPTrans informa que a partir de sábado, 3 de dezembro, a linha 1778/10 Jardim Cabuçu – Metrô Santana ligará o sistema metroviário aos moradores do bairro de Vila Paulicéia e imediações. Para isso, será necessário alterar o itinerário da linha que passará a atender a Avenida Águas de São Pedro e as ruas Pedro Cacunda e Maria do Carmo Sene, na Zona Norte. 

Os passageiros que utilizam a linha para embarque/desembarque na Avenida Nova Cantareira e  Av. Leôncio de Magalhães terão como opção as linhas 107T/10 Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros, 174M/10 Vila Sabrina – Museu Ipiranga e 1788/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana.

Acompanhe o novo itinerário:
1778/10 Jardim Cabuçu – Metrô Santana
Sentido único: normal até Avenida Nova Cantareira, Avenida Águas de São Pedro, Rua Maria do Carmo Sene, Rua Professor Antônio Pena, Rua Pedro Cacunda, Avenida Luís Dumont Villares, Praça Orlando Silva, Rua Dr. Olavo Egídio, Rua Ezequiel Freire, Rua Darzan, Rua Dr.Zuquim, Rua Duarte de Azevedo, Praça Orlando, Avenida Luís Dumont Villares, Rua Tomé Portes, Avenida Águas de São Pedro, Avenida Nova Cantareira, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans
READ MORE - Moradores da Vila Paulicéia passam a ser atendidos pela linha 1778/10

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