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Belém quer trocar ônibus a diesel por veículos elétricos

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Belém, capital do Pará, está se preparando para a 30ª Conferência das Partes (COP 30) com um plano ambicioso: substituir sua frota de 1,3 mil ônibus por veículos elétricos. Essa iniciativa é parte dos esforços da cidade para promover a sustentabilidade e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

A renovação da frota será financiada por uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), concedida às empresas ou consórcios encarregados da substituição. A frota atual de Belém é uma das mais antigas do país, com veículos com cerca de 12 a 14 anos de uso. A mudança para ônibus elétricos é vista como um passo essencial para garantir que a cidade não fique atrás nesta área.
O Brasil é o segundo país que mais utiliza ônibus no mundo, e outros países latino-americanos como México e Chile já realizaram a transição para ônibus elétricos. Neste contexto, Belém busca não só acompanhar essa tendência, mas também se tornar um exemplo de transporte coletivo sustentável.

Além da atualização da frota de ônibus, Belém também está investindo na construção de novos corredores de transporte. Isso faz parte de um amplo projeto de infraestrutura que visa melhorar o ambiente urbano na região metropolitana, promovendo uma mobilidade mais eficiente e sustentável.

Informações: DOL

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Testes com ônibus elétrico em Curitiba tem nova fase e novo modelo

O prefeito Rafael Greca anunciou na manhã desta segunda-feira (17/7), na praça 29 de Março, nas Mercês, mais uma etapa de testes com ônibus 100% elétrico no transporte coletivo da capital. O ônibus Eletra, tipo padron, de 15 metros, começa a rodar com passageiros na próxima semana na linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto.

É o segundo modelo da montadora brasileira a ser testado na capital. A Prefeitura também avaliou o desempenho do Eletra padron de 12 metros por cerca de 30 dias.

“Aqui, na Praça 29 de Março, nesse marco que simboliza o passado com a fundação de Curitiba, estamos ao lado do marco que simboliza o futuro da nossa cidade, que é o ônibus elétrico”, disse o prefeito.

A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

Pouco antes de lançar a nova etapa de testes, o prefeito anunciou o início do serviço de bicicletas compartilhadas na capital. Na sequência, Greca inaugurou um novo modelo de placas de ruas. “O futuro do transporte é a eletromobilidade. Os ônibus elétricos têm emissão zero de CO2, não tem ruído e ainda trazem mais conforto para os passageiros”, completou.

Nova concessão
A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos ônibus elétricos da capital já dentro do novo contrato de concessão, a partir de 2025.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar, no entanto, a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.
Curitiba iniciou a série de testes técnicos em abril, com a chinesa BYD, que trouxe o seu ônibus elétrico articulado. Além da BYD e da Eletra, a gaúcha Marcopolo também fez sua estreia nos testes e desde o final de junho está rodando com seu ônibus padron na linha Interbairros II.

“Teremos dois modelos em teste no Interbairros II nos próximos dias. A ideia é fazer testes na mesma linha para que tenhamos uma mesma base de comparação entre as marcas, podendo avaliar performance nas mesmas condições de trabalho”, explicou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer.

O modelo Eletra XY045, do tipo padron, tem capacidade para até 78 passageiros. O chassis é Scania, a carroceria é Caio, o motor e a bateria são Weg. A autonomia é de 220 a 250 quilômetros e as baterias do veículo serão carregadas de duas a quatro horas no período noturno na garagem da empresa Redentor. Sete motoristas, sendo três mulheres, foram treinados para dirigir o veículo

Com capital 100% nacional, a Eletra tem fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com capacidade para produzir 1,8 mil elétricos por ano.

Informações: Bem Paraná
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Prefeitura entrega 20 novos ônibus com ar-condicionado

Mais 20 ônibus novos climatizados foram entregues à população de Salvador na manhã desta quinta-feira (20), pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), na Praça do Sol, em Periperi. Os novos veículos fazem parte da renovação anual da frota da cidade.  

Os coletivos serão destinados para linhas que operam no bairro de Mirantes de Periperi. São elas: 1633 – Mirantes de Periperi x Ondina, 1636 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí (via BR 324), 1637 – Mirantes de Periperi x Boca do Rio/Imbuí e 1649 – Mirantes de Periperi x Estação Cidadela. Com essa entrega, Salvador passa a contar com 546 ônibus com ar-condicionado. 

De acordo com o secretário municipal de mobilidade, Fabrizzio Müller, à medida que os próximos ônibus forem chegando, serão alocados nas linhas que registram maior carregamento de usuários na cidade. “Nosso objetivo é cada vez mais oferecer conforto aos usuários do sistema. Mesmo com todas as limitações econômicas enfrentadas, estamos mantendo a renovação anual da nossa frota”, afirmou.   
O porteiro Sidnei Bispo é morador do bairro e viu como positiva a chegada dos novos coletivos. “Sempre utilizo os ônibus do bairro para ir trabalhar. E com esses carros novos vou me deslocar com mais conforto. São ônibus limpos e mais silenciosos”, disse. 

Para o eletricista José Augusto Costa, os novos ônibus vão oferecer mais agilidade no deslocamento. “Carros com ar-condicionado e com mais conforto pra gente. O serviço de transporte está melhorando cada vez mais e com essa entrega espero me deslocar ainda mais rápido”, afirmou. 

Sustentabilidade – Os novos ônibus possuem motor Euro 6, com tecnologia que diminui a emissão de poluentes, ruídos e tem maior eficiência energética. Este tipo de motorização traz várias vantagens significativas que beneficiam tanto o meio ambiente quanto as pessoas. Em primeiro lugar, esse sistema foi projetado para reduzir drasticamente as emissões de poluentes, como dióxido de nitrogênio (NOx) e partículas finas. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades e a diminuir os impactos negativos na saúde das pessoas, como problemas respiratórios e cardiovasculares. 

Além disso, os ônibus Euro 6 também são mais eficientes no consumo de combustível. Isso significa que eles conseguem percorrer maiores distâncias com uma quantidade menor de combustível, o que é ótimo para reduzir os custos operacionais das empresas de transporte público. Além disso, uma maior eficiência energética também contribui para a diminuição das emissões de gases do efeito estufa, ajudando a mitigar os impactos da mudança do clima.  

Outra vantagem importante da nova motorização é a utilização de tecnologias mais avançadas de controle de emissões. Isso inclui sistemas de pós-tratamento, como catalisadores e filtros, que ajudam a eliminar ainda mais os poluentes antes de serem liberados na atmosfera.  

Para titular da Semob, o uso de ônibus Euro 6 é um passo significativo em direção a um transporte público mais limpo, eficiente e sustentável, trazendo benefícios para todos os cidadãos e o meio ambiente. “A partir de agora, os novos ônibus adquiridos para Salvador serão equipados com este motor. Seguimos buscando soluções que visem trazer mais qualidade para o transporte aliadas a sustentabilidade”, concluiu Müller. 

Informações: SECOM Salvador

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Casos de vandalismo a ônibus aumentam 35% em Salvador em 2023

O primeiro semestre de 2023 registrou um aumentou de 35% no número de casos de vandalismo a ônibus em Salvador, comparando com o mesmo período do ano passado. O dado consta de um levantamento feito pela Integra a pedido da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). 

Foram 303 ocorrências esse ano, contra 224 no ano anterior, o que significa uma média diária de 1,68 casos. A Semob destaca que isso impacta na rotina diária dos usuários, já que esses ônibus vandalizados precisam ser retirados de circulação, aumentando intervalo de viagens e tempo de espera. 

Para o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller,  atos de vandalismo acabam prejudicando o sistema como um todo. "As ocorrências de vandalismo impactam no aumento do custo operacional do serviço de ônibus com as despesas decorrentes dos reparos e mais tempo de espera nos pontos. Ou seja, menos vandalismo significa mais viagens oferecidas", afirmou.
O levantamento também destaca o tempo que os ônibus ficam fora de funcionamento após um caso de vandalismo. Entre janeiro e junho de 2023, um total de 256 horas foram necessária para reparar os coletivos, o que equivale a 11 dias. Em 2022, o tempo foi de 201 horas, o que corresponde a um aumento de 31% no tempo para a manutenção dos coletivos.

Ônibus queimados

Um dos tipos de vandalismo contra ônibus é a queima de coletivos. Nesse caso, eles não retornam para a operação e a frota fica com um ônibus a menos na linha atingida, aumentando o tempo de espera.

Em 2023, dois ônibus foram incendiados. "É uma atitude lamentável, um ato de vandalismo que só traz prejuízos à população", concluiu o secretário.

Renovação de frota

A Prefeitura de Salvador tem investido na compra de novos coletivos. No total, 526 novos ônibus com ar-condicionado já foram entregues e ainda este ano mais coletivos estarão à disposição dos usuários. Cada veículo novo custa R$ 751.300,00.

Informações: Correio 24Horas
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SuperVia reabre ramal paralisado por furto de cabo

A SuperVia retomou às 18h10 de hoje a circulação de trens no ramal Saracuruna. A primeira viagem paradora seguirá até a estação Saracuruna, sem os clientes precisarem fazer a baldeação na estação Gramacho. Depois de 30 minutos, partirá um trem com destino a Gramacho e, depois de mais 30 minutos, partirá um trem direto com destino a Saracuruna. Como o horário de pico é no sentido Baixada Fluminense, a concessionária está priorizando atender os passageiros na volta para a casa. As viagens no sentido Central do Brasil do ramal Saracuruna continuam suspensas.

Desde às 16h de ontem (20/07), o furto de cerca de cem metros de cabo alimentador, na altura do Parque Arará, provocou a queda do abastecimento de energia dos trens no trecho entre Central do Brasil e Gramacho, Gramacho e Saracuruna e nas extensões Vila Inhomirim e Guapimirim. Técnicos da SuperVia seguem trabalhando na via. Ao todo, 37 estações tiveram que ser fechadas. As causas deste incidente foram devidamente protocoladas em carta enviada à Agetransp.

Levantamento dos crimes no sistema ferroviário em 2023

A SuperVia fez um levantamento que mostra os principais dados relacionados aos crimes contra o sistema ferroviário.  A concessionária que opera os 270 quilômetros de trilhos que ligam o Rio a outros 11 municípios contou, de janeiro a junho deste ano, 90 ocorrências de assaltos e/ou arrastões contra passageiros em trens e/ou estações. O número de assalto a colaboradores da empresa chama atenção porque já supera o de 2022. Ao longo de todo o ano passado, foram 15 ocorrências do tipo. Este ano, já são 24 casos de profissionais da SuperVia assaltados enquanto estavam trabalhando.

Mesmo com risco de vida por causa do choque elétrico, as caixas de impedância da SuperVia também passaram a ser alvo dos ladrões de cabos do Rio de Janeiro.  O equipamento blindado custa cerca de R$ 40 mil, fica enterrado e abastece as subestações de energia alimentadoras do transporte ferroviário do Grande Rio. Em 2022, foram 59 furtos de caixas de impedância. Este ano, o número já chegou a 146. Essas caixas possuem peças de cobre.
A segurança pública dentro do sistema ferroviário é atribuição do Poder Público, conforme contrato de concessão. As autoridades policiais atuam nos trens, estações e ao longo da via férrea - no caso do sistema ferroviário, através do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFER). Os agentes de controle da concessionária não têm poder de polícia para atuar na prevenção ou coerção de ações de natureza criminal. A SuperVia atua em parceria com as forças de segurança pública do Estado, buscando soluções para mitigar o risco à operação decorrentes da violência urbana.

A concessionária reitera que vem adotando todas as medidas possíveis para garantir a integridade de seus colaboradores, inclusive oferecendo suporte psicológico por meio de seu Núcleo de Saúde Mental. 

Veja os índices completos

(Os dados de 2023 se referem até as 7h do dia 22/06)

Assaltos a Colaboradores Supervia  
2022 - 15 ocorrências 
2023 - 24 ocorrências 

Assaltos a Passageiros 
2022 - 206 ocorrências 
2023 - 90 ocorrências  

Furto de Caixa de Impedância  
2022 - 59 ocorrências   
2023 - 146 ocorrências   

Furto de cabos de Rede Aérea  
2022 - 510 ocorrências e 67.915 metros de cabos   
2023 - 149 ocorrências e 26.843 metros de cabos    

Furto de cabos de Sinalização  
2022 - 1.268 ocorrências e 67.711 metros de cabos  
2023 - 242 ocorrências e 5.066 metros de cabos   

Furto de Subestações 
2022 - 14 ocorrências    
2023 - 26 ocorrências   

Corte de Fibra Óptica  
2022 - 92 ocorrências 
2023 - 39 ocorrências  

Prisões dentro do sistema  
2022 - 197 ocorrências   
2023 - 110 ocorrências  

Informações: Supervia

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Em Manaus, Passageiro pode entrar e sair do ônibus fora do ponto após as 22h

O passageiro do transporte coletivo de Manaus agora pode entrar e sair do ônibus fora do ponto, desde que seja depois das 22h. A medida começou a valer na segunda-feira (17).

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) afirmou que a decisão tem como foco a segurança dos usuários do transporte público de Manaus.

A instituição determinou que as empresas que operam as linhas de ônibus da capital permitam o embarque e o desembarque fora do ponto de parada de ônibus, a partir de 22h. Com isso, os coletivos vão parar em locais mais seguros para os passageiros.
A orientação é que os motoristas prefiram o embarque e o desembarque em locais iluminados, onde haja ao menos residência ou comércio nas proximidades.

"Pode ser próximo a uma drogaria, por exemplo, um comércio ou qualquer outro lugar que ofereça mais segurança do que no ponto de ônibus", disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

De acordo com o instituto, o ofício que detalha as medidas foi enviada às empresas de ônibus e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).

Informações: G1

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