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Volvo inicia programa de validação do ônibus biarticulado elétrico

segunda-feira, 3 de junho de 2024

A Volvo dará início ao programa de validação do seu ônibus elétrico biarticulado no País. A atividade que tem início em Curitiba (PR), também vai abranger outras cidades da América Latina como Bogotá, na Colômbia. E da América do Norte, como Cidade do México. Seja como for, os biarticulados elétricos são adequados para atender sistemas BRT (Bus Rapid Transit). No caso do chassi biarticulado Volvo, é o maior do portfólio de elétricos da marca no mundo.

"Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô. Mas com custos de implantação e operação infinitamente menores e também com zero emissões", diz o presidente da Volvo Buses América Latina, André Marques.

No momento de seu lançamento comercial, o chassi será produzido no complexo industrial da Volvo em Curitiba e poderá ser exportado para diversos países onde há cidades com BRT.

Sobre o ônibus biarticulado da Volvo
Dessa forma, o biarticulado elétrico mantém as tradicionais características de seu antecessor a diesel. Ou seja, utiliza o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão.

Todavia, vem agora com o trem de força elétrico do Grupo Volvo, o mesmo utilizado nos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca. No ônibus biarticulado o motor fica na parte central, entre o primeiro e o segundo eixos, tracionando.

Isso também garante a melhor distribuição de carga por eixo e viabiliza carrocerias com salão completamente livre para os passageiros, uma vez que design garantiu que todos os componentes elétricos e mecânicos fossem instalados abaixo do piso.

O modelo tem 28 metros de comprimento. Assim, pode transportar até 250 passageiros. Além disso, está equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW. O que garante potência equivalente a 540 cv. O ônibus conta com uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na Volvo I-Shift.

O veículo pode ser equipado com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. Assim, garantindo autonomia de até 250 km. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Além disso, o ônibus poderá ter a opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT, ao longo da jornada diária.  

Informações: Estradão
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Prefeitura lança Plano Cicloviário com meta de chegar a 700 km de vias para ciclistas em Salvador

Neste domingo (2), a Prefeitura de Salvador lançou o novo Plano Cicloviário da cidade, que oferece um diagnóstico detalhado e diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura cicloviária na capital baiana. O objetivo é expandir a rede cicloviária para 700 quilômetros nos próximos dez anos, em comparação aos mais de 300 quilômetros atuais.

O evento de lançamento ocorreu na Avenida Magalhães Neto e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, do secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Müller, do presidente da Saltur, Isaac Edington, e do superintendente da Transalvador, Décio Martins, além de outras autoridades e representantes de grupos de ciclistas.

O prefeito Bruno Reis destacou que o plano inaugura “um novo momento na mobilidade da capital baiana”, promovendo a bicicleta como “um meio de transporte viável que fomenta a mobilidade ativa e a sustentabilidade ambiental”. Ele ressaltou os esforços da gestão municipal para ampliar a rede cicloviária da cidade.

Durante o evento, Reis assinou uma ordem de serviço para obras de novas conexões cicloviárias, incluindo um trecho na Praia da Paciência, no Rio Vermelho, e a ligação entre a Vila Caramuru, também no Rio Vermelho, e Amaralina.

Reis enfatizou o aumento de 30 km para mais de 300 km de ciclovias nos últimos dez anos e afirmou que o novo plano garantirá avanços contínuos na infraestrutura para ciclistas. “O movimento Vai de Bike cresceu expressivamente porque construímos uma cidade que permite a circulação segura dos ciclistas e a prática de esportes, algo inexistente no passado”, afirmou.

Ele acrescentou que o plano prevê diversas intervenções focadas na acessibilidade, incluindo rampas, pisos táteis para pessoas com deficiência, e ciclovias. Novas ciclovias serão implantadas, como na Avenida Bonocô, que passará por requalificação, e a Prefeitura investirá R$19 milhões na Avenida Suburbana para garantir uma ciclovia mais segura. “Com orgulho, apresentamos o Plano Cicloviário, deixando um legado para a nossa cidade”, concluiu.

O secretário de Mobilidade, Fabrizzio Müller, destacou o apoio do governo britânico através do UK Pact e recursos geridos pelo Banco Mundial na elaboração do plano. “Ele não é apenas uma previsão de expansão, mas um diagnóstico preciso da infraestrutura atual, indicando onde melhorias e ampliações são necessárias. Temos políticas para fomentar o uso da bicicleta, como educação, conectividade e integração multimodal”, explicou Müller.

“Com 38% da população se deslocando a pé, melhorar a cobertura permitirá mais deslocamentos de bicicleta. Pretendemos atingir 25 km de ciclovias por 100 mil habitantes em dez anos, comparável a cidades europeias”, projetou Müller, destacando a participação popular na construção do plano.

O plano possui cinco eixos principais: adequações da rede cicloviária existente, implantação de trechos críticos para eliminar descontinuidades, implementação de tramos previstos no Plano de Mobilidade de Salvador (PlanMob), novas ciclovias, e novos bicicletários e paraciclos.

Isaac Edington, presidente da Saltur, mencionou os avanços na mobilidade de Salvador, citando o Movimento Salvador Vai de Bike. “Isso requer sensibilidade, investimento e mobilização de recursos. Salvador é a cidade que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, fruto de muito trabalho e dedicação. Uma cidade boa para ciclistas é boa para todos”, afirmou.

Henrique Marinho, vice-presidente da Federação Baiana de Ciclismo, garantiu que o novo Plano Cicloviário atende tanto ciclistas utilitários quanto de lazer e competição. “Nunca fomos tão atendidos como nesta gestão. As ações na Avenida Magalhães Neto foram um primeiro passo, contemplando áreas de treinamento. É um projeto maravilhoso que tende a melhorar ainda mais”, concluiu.

Informações: Bahia Notícias

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