Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Curitiba vai testar ônibus elétrico da Marcopolo na linha Interbairros II na próxima semana

domingo, 2 de julho de 2023

A Prefeitura de Curitiba começa na próxima semana os testes com um ônibus 100% elétrico da brasileira Marcopolo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/6) pelo prefeito Rafael Greca durante a apresentação do veículo no Passeio Público, no Centro.

Os testes serão inicialmente na linha Interbairros II - que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto -, e devem durar 30 dias.

"Trouxemos o ônibus da Marcopolo para ser apresentado aqui, no Passeio Público, o primeiro pulmão verde de Curitiba, fundado em 1884, e que é tão querido pelos curitibanos. Os ônibus elétricos, não poluentes e mais confortáveis para a população, são o futuro do transporte coletivo da nossa cidade", disse Greca.

"Nosso entendimento é testar todos os modelos disponíveis no mercado e colocarmos em operação os primeiros ônibus elétricos em pelo menos uma grande linha da cidade até meados do próximo ano", completou.
O prefeito estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, do presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e do gerente comercial da Marcopolo, Alexandre Cervelin.

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. Até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

"O objetivo é melhorar a qualidade de vida do morador de Curitiba, com um transporte coletivo eficiente, sem emissões, que percorra os trajetos em menos tempo e com uma tarifa justa", completou o presidente da Urbs.

A Marcopolo, com sede em Caxias do Sul (RS), é a terceira montadora a executar testes técnicos com ônibus 100% elétricos no transporte coletivo da capital. A Prefeitura está testando também o ônibus articulado da chinesa BYD, desde abril, e um padron da brasileira Eletra, desde maio. Os testes dessas empresas se encerram nesta semana.

Seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer. Os testes servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.

A Prefeitura prevê investir R$ 200 milhões na aquisição de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano. Os ônibus elétricos comprados vão trafegar, inicialmente, nas linhas Inter II e Interbairros 2, que transportam, juntas, cerca de 200 mil pessoas por dia.

Modelo
A Marcopolo trouxe para Curitiba o modelo padron Attivi Integral, o primeiro ônibus elétrico da marca, com chassi e carrocerias próprios e integrante do projeto de descarbonização da multinacional brasileira. Lançado em 2022, o ônibus tem 12,95 m de comprimento, capacidade para 60 passageiros em pé e 25 sentados.

Com montagem total pela Marcopolo e mais da metade de componentes nacionais em chassis (57%) e carroceria (96%), o ônibus obteve o selo de 100% produto nacional pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). 

"Esse veículo que começa a ser testado pela Prefeitura é o nosso primeiro modelo de ônibus elétrico, levou cinco anos para ser desenvolvido pela engenharia da empresa e agora está pronto para a comercialização. Temos 30 ônibus para pronta entrega e outros 100 que já possuem componentes e que podem ser montados até o fim do ano", disse Alexandre Cervelin, diretor comercial da Marcopolo.
Segundo ele, o desenvolvimento tecnológico e o aumento da demanda devem fazer essa indústria crescer muito nos próximos anos, inclusive com a redução dos custos da bateria, hoje o item de maior peso na definição do preço dos ônibus elétricos. Fundada há 73 anos em Caxias do Sul, a empresa tem fábricas nos cinco continentes e presença em mais de 100 países.

O ônibus Marcopolo conta com baterias na traseira e no teto, quatro câmeras de monitoramento para gravação de imagens e ainda dois lugares para passageiros em cadeiras de rodas, que embarcam por uma rampa de acesso instalada na porta do meio. O carregamento das baterias, que leva entre duas e quatro horas, será realizado na sede da empresa São José, que vai operar o veículo. A autonomia é estimada de 230 a 280 quilômetros. 

Ao todo 16 motoristas, dos quais seis mulheres, estão sendo treinados para operar o veículo. Na manhã desta quarta-feira, foi a vez da Gilza Meldola, de 44 anos, conhecer a tecnologia. Depois de trabalhar mais de dez anos como cobradora, ela está há cinco anos atuando como motorista de ônibus. "É uma emoção conhecer um ônibus elétrico, nunca tinha entrado em um. Estou muito feliz", afirmou. 

Informações: URBS
READ MORE - Curitiba vai testar ônibus elétrico da Marcopolo na linha Interbairros II na próxima semana

Passe livre: tema avança em grandes cidades brasileiras

A demanda pelo fim da cobrança da passagem no transporte coletivo público urbano tem ganhado espaço nas casas legislativas e prefeituras de capitais do país, impulsionada pelos movimentos populares que surgiram nas grandes manifestações de junho de 2013. Capitais como São Paulo e Belo Horizonte estão entre os exemplos onde essa pauta está avançando, seja por meio de novas leis municipais ou decisões do poder executivo.

No total, 74 municípios já adotaram a tarifa zero plena no transporte coletivo, com destaque para São Paulo e Minas Gerais, que concentram a maioria dessas cidades. Além dos municípios menores, agora as capitais também estão avançando na adoção do passe livre.

No final do ano passado, a prefeitura de São Paulo solicitou um estudo de viabilidade para a adoção do passe livre na cidade, mas o projeto ainda está em desenvolvimento pela São Paulo Transporte (SPTrans), empresa responsável pela gestão do transporte no município.

Recentemente, vereadores de São Paulo propuseram um projeto de lei que prevê o passe livre parcial, especialmente para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e desempregados registrados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Em Belo Horizonte, a Câmara dos Vereadores aprovou o passe livre no transporte público municipal para estudantes, mulheres vítimas de violência em deslocamento para atendimento, e em linhas que atendem favelas e vilas. Também foi aprovada a permissão para que a prefeitura destine recursos adicionais no orçamento para implementar o transporte gratuito para toda a população aos domingos e feriados.

Efeito da pandemia
A adoção dessa pauta por políticos e empresas conservadoras em São Paulo e Belo Horizonte pode ser explicada pelo colapso iminente do sistema de financiamento do transporte público. A queda significativa na demanda de passageiros após a pandemia de Covid-19 levou as empresas a buscarem soluções para reverter essa situação.

Nesse contexto, a adoção do passe livre seria benéfica para as empresas, pois aumentaria a demanda de passageiros com remuneração direta pelo poder público, além de atender aos interesses dos usuários e políticos, que podem obter ganhos eleitorais com essa medida.

O pesquisador Daniel Santini destaca que os aspectos sociais, econômicos e políticos estão convergindo para impulsionar o avanço do passe livre. O fator eleitoral pode ser o gatilho que acelera todo esse processo.

Direito ao transporte
A mobilidade como um direito tem se tornado uma bandeira cada vez mais forte desde as manifestações de junho de 2013. Embora tenha enfrentado resistência inicialmente, o entendimento de que o transporte é um direito garantido pelo Estado tem se consolidado ao longo do tempo.

Atualmente, há um consenso de que a mobilidade é um direito e o debate gira em torno de como viabilizá-lo e estruturá-lo. Daniel Santini, pesquisador da área, destaca que estamos vivendo um momento em que soluções efetivas estão sendo buscadas para fortalecer o transporte coletivo, em contraposição aos investimentos massivos na mobilidade motorizada individual, como a construção de avenidas e anéis rodoviários.

Essa mudança de perspectiva tem um aspecto de justiça social, e a consolidação da mobilidade como direito foi impulsionada pelas mobilizações nas ruas, lideradas pelo Movimento Passe Livre (MPL). A luta dos movimentos sociais culminou na aprovação da Emenda Constitucional 90/2015, que elevou o transporte a um direito social garantido pelo Estado, proposta pela deputada federal Luiza Erundina.

Além de São Paulo e Belo Horizonte, outras sete capitais brasileiras estão discutindo a implementação da tarifa zero no transporte coletivo: Campo Grande, Teresina, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis, Palmas e Cuiabá. Essa pauta está em análise tanto nas administrações municipais quanto nas casas legislativas dessas cidades.
Para o Movimento Passe Livre, a luta nas ruas foi essencial para que o transporte fosse reconhecido como um direito constitucional em 2015, e a tarifa zero se tornasse uma pauta nacional. O transporte público é um direito fundamental que viabiliza o acesso a outros direitos, e é responsabilidade das prefeituras e dos estados garantir a tarifa zero para toda a população.

Com informações da Agência Brasil 
READ MORE - Passe livre: tema avança em grandes cidades brasileiras

Prefeitura anuncia primeira fase do novo sistema de bilhetagem no BRT

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, anuncia que a partir do fim de julho terá início, no BRT, a primeira fase de implantação do novo sistema de bilhetagem digital, operado pela concessionária Jaé. Até a data de inauguração, todas as estações e terminais já estarão equipadas com novos validadores, além de máquinas de autoatendimento (ATMs) para compra e recarga dos novos cartões.

Durante este primeiro período, o novo sistema é indicado apenas para os passageiros que só utilizam BRT como meio de transporte, pois não será possível fazer integração com os outros modais. Os usuários que têm o cartão do atual sistema, operado pela Riocard, não precisam se preocupar, pois este seguirá sendo aceito e vendido normalmente nas estações de BRT.

Além das ATMs nas estações e terminais, haverá sete postos de atendimento da Jaé espalhados pela cidade neste primeiro momento: Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) – Cidade Nova; Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria – Botafogo; Terminal Paulo da Portela – Madureira;  Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca; Terminal Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.

Mais seis postos de atendimento serão criados até a implantação completa do novo sistema de bilhetagem digital na cidade.

A previsão é que a operação do novo sistema comece nos outros modais regulados pelo município (ônibus convencionais, vans e VLT) em outubro deste ano. Após a implantação, começará um período de transição entre o sistema a ser substituído e o novo, de forma a não prejudicar os passageiros.

Durante esta fase de transição, que deve durar até o início do próximo ano, os cartões da Riocard continuarão sendo aceitos em todos os modais do transporte público municipal.
Novo modelo de cartão que será usado no sistema BRT – Divulgação


Fim da “caixa preta” no transporte público

Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, este novo sistema dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Assim, permitirá transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

Sobre o novo sistema

Além do cartão físico, os passageiros poderão pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code ou aproximação (NFC). Os usuários podem baixar o aplicativo da Jaé, já disponível nos sistemas Android e IOS, ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app será possível ver o saldo, extrato, fazer recarga, solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão.

É importante ressaltar que neste novo sistema o saldo não expira. Não há prazo definido para que o usuário utilize o crédito.

Reconstrução do transporte público carioca

A nova Bilhetagem Digital faz parte do processo de reconstrução do transporte público da cidade. A requalificação do sistema BRT foi a principal delas, com destaque para a compra de 561 novos ônibus, reforma das estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público.
Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e consórcios operadores de ônibus, que possibilitou a retomada de 73 linhas de ônibus na cidade. Este reforço na operação representa a reativação de mais de 630 pontos de ônibus em 18 bairros.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - Prefeitura anuncia primeira fase do novo sistema de bilhetagem no BRT

Renovação da frota da EMTU no Corredor Itapevi-Osasco terá 20 novos ônibus e integração ampliada

Neste sábado (1º de julho), 20 ônibus zero km com novo padrão vão renovar a frota das linhas gerenciadas pela EMTU do Corredor Itapevi/Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo. Entre os serviços atendidos, estão as novas linhas 860, 870 e 870EX1, operadas pelo Consórcio Anhanguera, que vão fazer integração tarifária com as linhas metropolitanas que passam pelo Corredor, com descontos que variam de 15% a 50%.

Os novos ônibus possuem características especiais para a comodidade dos passageiros. São veículos mais modernos, low entry (piso baixo), com motor traseiro, transmissão automática, suspensão pneumática, ar-condicionado e tomadas USB. Com 13,4m de comprimento, os modelos Caio Millennium possuem capacidade para transportar 90 passageiros, portas dos dois lados e rampas de acesso veicular para pessoas com deficiência.

Juntas, as três linhas com integração devem beneficiar cerca de 8 mil passageiros por dia. “Estamos em constante aprimoramento da frota e do atendimento das linhas gerenciadas pela EMTU para transportar com mais qualidade e segurança os passageiros. O planejamento e o acompanhamento diário da operação possibilitam a evolução dos serviços para melhor atender a população”, considera Rogério Marcelino, chefe do Departamento de Planejamento Operacional da EMTU.

A nova linha 870EX1 - Jandira (Centro) a Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia) via Estações Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração fará uma ligação expressa e mais rápida entre o Terminal Metropolitano de Cotia, centro de Itapevi e centro de Jandira, circulando no  Corredor Metropolitano. Com tarifa de R$ 5,70, a linha será operada de segunda a sábado, das 4h às 23h30, e atenderá o seguinte itinerário: Terminal de Jandira, Avenida João Balhesteiro, Estação Sagrado Coração, Estação Engenheiro Cardoso, Avenida Feres Nacif Chaluppe, Estação Itapevi, Avenida Rubens Caramez, Estrada da Roselândia, Terminal Metropolitano de Cotia. O serviço fará integração com as linhas 024, 130, 247, 247EX1, 247VP2, 313, 313VP1, 346, 350, 350BI1, 419, 421, 454, 463, 468, 468BI1, 489, 517, 533, 534, 815, 821, 828, 833, 860 e 870.

Já as linhas 860 - Itapevi (Cohab-Jardim Paulista) a Osasco (Vila Yara), via Jandira (Centro) e 870 - Osasco (Vila Yara) a Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia) vão substituir as linhas 133 e 420, respectivamente, sem alteração de itinerário, de programação ou valor da passagem. Os serviços farão integração com as linhas 020, 022, 023, 024, 082, 082DV1, 130, 134, 223, 244, 244BI1, 246, 246BI1, 246EX1, 247, 247EX1, 247VP2, 260, 260EX1, 263, 283, 283VP1, 291, 291BI1, 313, 313VP1, 321, 345, 346, 350, 350BI1, 360, 390, 390BI1, 392, 417, 418, 419, 421, 428, 448, 449, 450, 454, 455, 463, 466, 4666EX1, 466EX2, 468, 468BI1, 479, 489, 496, 496BI1, 497, 498, 517, 518, 528, 533, 534, 542, 557, 559, 579, 581, 814, 815, 821, 824, 824EX1, 828, 831, 833, 835, 840, 850, 870EX1.
Os valores das tarifas integradas e programação horária podem ser consultados no site da EMTU (clique aqui) ou no app EMTU Oficial.

Corredor Itapevi-Osasco

Com extensão total de 22,7km, o corredor atenderá a cinco municípios da região oeste da Grande SP, inclusive a capital: São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Itapevi e Jandira. A demanda prevista ao longo dos trechos é de 50 mil passageiros por dia.

- Trecho Itapevi-Jandira: O trecho Itapevi - Jandira conta com 5km de extensão e foram implantadas duas passarelas, um viaduto (Ameríndia), além de sete paradas, entre os Terminais Itapevi e Jandira.

- Trecho Jandira-Carapicuíba: O trecho Jandira/Barueri/Carapicuíba foi concluído em 2020. Com 8,8km de extensão, o trecho conta com 10 paradas (duas pré-existentes) e o Terminal Metropolitano Carapicuíba.

- Trecho Carapicuíba: O trecho de 2,2 km do Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo, que prevê a ligação do Terminal de Carapicuíba até o Terminal Luiz Bortolosso (km 21), teve os serviços de campo iniciados em junho de 2022. A conclusão está prevista para o final de 2023. Seguirá pelas avenidas Governador Mário Covas, Desembargador Dr. Luís Eduardo Cunha de Abreu e Av. dos Autonomistas. Além da readequação do viário ao longo do trecho, serão construídos dois viadutos (Viaduto Carapicuíba) e duas estações de embarque e desembarque.

- Trecho Osasco: O Terminal Luiz Bortolosso (Terminal Km 21) foi entregue em 2017 e a reforma do Terminal Amador Aguiar (Vila Yara) foi concluída em 2021. O trecho de Osasco, entre o Terminal Luiz Bortolosso e Terminal Vila Yara, que perfaz 6,7km de readequação viária, acompanhando a avenida dos Autonomistas, contará com 10 estações de embarque-desembarque. 

Informações: EMTU
READ MORE - Renovação da frota da EMTU no Corredor Itapevi-Osasco terá 20 novos ônibus e integração ampliada

Novo valor da passagem de metrô em BH já está valendo; tarifa passa a ser de R$ 5,30

A partir deste sábado (1º), o valor da passagem do metrô de Belo Horizonte aumentou de R$ 4,50 para R$ 5,30. O reajuste foi de 17,8% e chega apenas três meses após a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O bilhete só pode ser comprado com dinheiro nas bilheterias das estações.

A Metrô BH, concessionária que administra o serviço, afirma que o aumento está previsto no contrato de concessão do transporte e que corresponde à inflação acumulada de março de 2021 a março de 2023, período em que o preço da passagem permaneceu sem reajuste.

O aumento foi confirmado por uma resolução da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), publicada no Diário Oficial do Estado, no último sábado (24).

Com o novo valor, em breve, a tarifa do metrô de BH será maior do que a dos ônibus. Isso porque o projeto de lei que prevê a redução das passagens dos coletivos para R$ 4,50 foi aprovado essa semana na Câmara Municipal (CMBH) e, em breve, deve ser sancionado pelo prefeito Fuad Noman.
Para o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro), o aumento da tarifa do metrô não é justo, pois a nova administração do serviço propôs reajuste salarial de 4,18% para os funcionários – abaixo da correção inflacionária que foi usada como justificativa no aumento das passagens.

Na sexta-feira (30), os metroviários realizaram um protesto na Praça da Estação, no Centro de BH, contra o aumento da tarifa.

Informações: Hoje em Dia
READ MORE - Novo valor da passagem de metrô em BH já está valendo; tarifa passa a ser de R$ 5,30

Guarujá entrega 14 novos ônibus e institui Tarifa Social a R$ 1,00 aos domingos e 30 de junho

Guarujá é referência no transporte coletivo urbano na Região. Prova disso, é que a Cidade reforçou a sua frota com 14 novos ônibus, sendo 10 convencionais, três elétricos e um super-articulado. Os veículos foram entregues pelo prefeito de Guarujá em cerimônia realizada nesta quarta-feira (28), no estacionamento do Paço Moacir dos Santos Filho. Na solenidade, também foi feito o anúncio da instituição da Tarifa Social a R$ 1,00 aos domingos e dia 30 de junho – aniversário da Cidade. A ação integra a programação de aniversário dos 89 anos de Emancipação Político-Administrativa de Guarujá, celebrado nesta sexta-feira (30).

“Guarujá se orgulha de ter a frota mais moderna da Baixada Santista. Temos um transporte de qualidade, que respeita o meio ambiente e a inclusão social. Acredito que o ônibus elétrico é a tendência para o futuro não só na Região como em todo País”, afirmou o prefeito.

Os novos veículos possuem ar-condicionado, wi-fi, entrada USB, entre outros itens que oferecem conforto e comodidade. Todos os veículos são adaptados para pessoas com deficiência. Os convencionais são do modelo Apache V, movidos a biodiesel e contam com um sistema de purificação das emissões de gases gerados pela queima de combustíveis e possuem capacidade para 78 passageiros.

Ônibus 100% elétricos

Já os ônibus 100% elétricos unem sustentabilidade e tecnologia de ponta. Os veículos são do modelo eMillennium com tecnologia 100% brasileira e têm capacidade para 70 pessoas. O transporte tem emissão zero de carbono, contam com inovadores sistemas de suspensão pneumática dianteira e traseira, freios a disco com ABS e sistema regenerativo, proporcionando segurança e autonomia aos veículos.

“É uma honra para a City fazer parte da história de Guarujá. Trazemos sempre para a Cidade o que temos de melhor. Com esses novos veículos, Guarujá continua na rota do desenvolvimento sustentável”, afirmou diretor administrativo da City Transporte, André Prestes, que destacou os investimentos realizados também na área do Esporte, pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte (Promifae) com investimentos de R$ 500 mil em projetos.

A diretora executiva da empresa Eletra, responsável pelos ônibus sustentáveis, destacou a importância da ação. “O transporte elétrico é uma realidade hoje no Brasil. Somos uma empresa 100% nacional, com produtos nacionais. Espero podermos atender a expectativa e valorizar ainda mais o investimento realizado pela Prefeitura”, afirmou Ieda Oliveira.

Frota

Atualmente, a Cidade conta uma frota de 174 ônibus, que transportam diariamente 75 mil passageiros. São 119 ônibus convencionais, 40 midônibus, três executivos, cinco articulados, um super-articulado, três microônibus e três elétricos. É uma das frotas mais modernas da Baixada Santista e a única da Região que possui ônibus articulados e também elétricos.
Foram realizados, ao longo dos anos, investimentos nos abrigos. Alguns contam com iluminação por energia solar e entrada USB, e os usuários dispõem de aplicativo para monitorar a localização dos veículos em tempo real.

Cidade terá ônibus a R$ 1,00 aos domingos e no aniversário da Cidade

A Prefeitura de Guarujá vai conceder a Tarifa Social no valor de R$ 1,00, no aniversário da Cidade, celebrado em 30 de junho, e se estenderá para todos os domingos do ano, começando neste dia 2 de julho. O decreto formalizando a medida será publicado nos próximos dias.

A Tarifa Social vale para todas as linhas regulares de ônibus operadas pela City Transporte Intermodal, concessionária responsável pelo transporte coletivo, e é aplicada independente da forma de pagamento, seja dinheiro, cartão cidadão ou cartão de vale- transporte.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a utilização do transporte público nesses dias, sobretudo para compromissos religiosos, lazer e convívio familiar.

Informações: Prefeitura de Guarujá
READ MORE - Guarujá entrega 14 novos ônibus e institui Tarifa Social a R$ 1,00 aos domingos e 30 de junho

Mais de 65 motoristas são multados a cada hora em São Paulo por trafegar em faixa de ônibus

Mais de 65 motoristas são multados a cada hora por invadiram faixas exclusivas de ônibus na cidade de São Paulo. Por dia, as multas por esse tipo de ocorrência na capital chegam perto das 1600. Os dados obtidos pela CBN são da CET e levam em conta os meses de janeiro a março de 2023.

Eles mostram que, apesar da cidade tentar priorizar o transporte público, têm muito motorista de carro que tenta tirar vantagem e, para furar o trânsito, utiliza as vias exclusivas de ônibus. Nas faixas exclusivas da Rebouças, as invasões são flagradas diariamente por passageiros do transporte público, que lamentam a atitude dos motoristas de carros.
Os motoristas de ônibus são os que têm mais dor de cabeça com essas invasões. Eles afirmam que os carros transitando nas faixas também aumenta o risco de acidentes, diante do movimento de vai e vem de alguns.

Os dados evidenciam, ainda, que a prática de motoristas de burlar a lei e utilizar essas faixas exclusivas quando não podem não é algo novo. Nos três primeiros meses de 2022, 140 mil motoristas foram multados por invadir faixas exclusivas de ônibus. Em 2023, nesse mesmo período, foram 142 motoristas multados por esse tipo de ocorrência.

O coordenador de Mobilidade Urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Rafael Calábria, afirma que as faixas exclusivas são extremamentes importantes para a mobilidade da cidade. Isso porque elas garantem prioridade ao ônibus, que irão transportar mais pessoas, visando reduzir os tempos das viagens. Quando um carro invade essas faixas, no entanto, a agilidade do ônibus é afetada.

"A prioridade é o elemento central das faixas de ônibus. Quando o carro invade, por mais banal que possa parecer, ele está acabando com a utilidade dessa faixa exclusiva. É uma violação que os órgãos de trânsito tem que fiscalizar com muito cuidado", diz.

Já o Engenheiro e Mestre em Transportes pela USP, Sérgio Ezenverg, destaca o risco de acidentes diante das invasões dos carros.

"As manobras ainda trazem riscos e podem causar acidente. Além disso, trazem congestionamento e atraso dos ônibus. Por isso, a legislação pune de forma rigorosa disso", alerta.
A infração por andar na faixa de ônibus é gravíssima, gera sete pontos na carteira e multa de quase R$ 300.

É importante lembrar que há exceções de carros que podem transitar nessas faixas, como táxis e ambulâncias. Também há horários específicos, como em finais de semanas, nos quais a circulação de carros por essas faixas é liberada.

Informações: CBN
READ MORE - Mais de 65 motoristas são multados a cada hora em São Paulo por trafegar em faixa de ônibus

Licitação do ônibus em Joinville vai buscar renovação da frota

A Prefeitura de Joinville deu um passo importante no processo de preparação da licitação do transporte coletivo. Em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi, o prefeito Adriano Silva formalizou o pedido para que o Tribunal participe como mediador da negociação da dívida entre a Prefeitura de Joinville e as empresas que operam o serviço na cidade.

“Seguimos trabalhando para que a licitação possa ser realizada com muita transparência. Por isso, solicitamos o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para mediar a negociação da dívida”, afirma o prefeito Adriano Silva.

A preparação para a licitação do transporte coletivo foi organizada pela Prefeitura de Joinville em três etapas: a primeira é a atualização da legislação, a segunda é a negociação da dívida e a terceira é a efetiva publicação do Edital de Licitação.

Primeira etapa
A atualização da legislação relacionada ao transporte coletivo foi conduzida pela Prefeitura e pela Câmara de Vereadores de Joinville.

Até então, mais de 11 dispositivos legais tratavam de questões relacionadas diretamente com o transporte coletivo de Joinville. Por este motivo, houve necessidade de atualização dos termos e unificação da Lei Municipal, com adequação à Lei Federal.
O Projeto de Lei, de autoria da Prefeitura de Joinville, entrou na Câmara de Vereadores em 8 de fevereiro de 2023, tramitou pelas comissões de Legislação, Finanças, Cidadania e Urbanismo, e foi discutida no Plenário, sendo aprovada em 11 de abril. A sanção do prefeito e a publicação no Diário Oficial foram realizadas em 20 de abril.

Segunda etapa
No dia 27 de dezembro de 2012, nos últimos dias como prefeito de Joinville, Carlito Merss reconheceu uma dívida de R$125.406.443,39 entre a Prefeitura e as empresas que operam o transporte coletivo. Até o presente momento, esta dívida não foi paga.

Para que seja possível realizar a licitação do sistema, é necessário que esta questão seja solucionada. Decisões judiciais prévias apontam que o pagamento da dívida deve ser realizado considerando a incidência de juros e correção. A Prefeitura de Joinville busca um acordo para reduzir esta dívida.

Por este motivo, a Prefeitura solicitou apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para intermediar a negociação, considerando também a participação do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

“A negociação da dívida, com redução do valor, e a homologação do acordo entre as partes são etapas importantes e necessárias para viabilizarmos a licitação do transporte coletivo”, pontua o prefeito.

Terceira etapa
A última etapa é a efetiva publicação do Edital de Licitação. Para isso, desde abril de 2022, a Prefeitura de Joinville conta com a consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Diversas pesquisas, levantamentos e estudos seguem sendo realizados para apontar a melhor modelagem para o serviço de transporte coletivo de passageiros em Joinville.

“Assumimos o compromisso de realizar a licitação do transporte Coletivo de Joinville e estamos trabalhando com muita responsabilidade e comprometimento para a construção de um Edital que atenda as necessidades da nossa cidade”, reforça o prefeito.

Renovação do contrato
Em 26 junho de 2023 encerrou o prazo de vigência do contrato da Prefeitura de Joinville com as empresas que operam o transporte coletivo. Para que o serviço não seja interrompido, prejudicando o deslocamento de milhares de pessoas, o contrato fora renovado pelo período de 24 meses ou até a conclusão da licitação, o que ocorrer primeiro.

“Neste momento em que estamos na parte final da preparação do Edital, a renovação do contrato é uma medida que vai garantir que os joinvilenses não tenham sua mobilidade prejudicada”, explica Adriano.

Informações: Prefeitura de Joinville
READ MORE - Licitação do ônibus em Joinville vai buscar renovação da frota

Atrasado: BRT-ABC estar longe de virar realidade

Há quatro anos um dos maiores retrocessos da mobilidade urbana de São Paulo era protagonizado pela gestão do ex-governador João Doria (sem partido). Em 3 de julho de 2019, o agora ex-político anunciou com pompa o projeto do BRT-ABC, um corredor de ônibus que prometia substituir a Linha 18-Bronze do Metrô custando menos e, sobretudo, sendo de implantação mais rápida.

Desde então o que se viu não tem parecido em nada com o quadro que Doria pintou. Notadamente atrasada, a obra do corredor de ônibus, sob responsabilidade da Next Mobilidade (antiga Metra), empresa de ônibus responsável pela operação do corredor ABD e área 5 da EMTU, está começando a dar os primeiros sinais de existência apenas agora.

Segundo o comunicado publicado pelo governo do estado na época, o BRT poderia ser implantado em 18 meses, a partir do início de sua construção, e teria capacidade para transportar até 340 mil passageiros por dia.

“Hoje, vamos anunciar um novo modal de transporte metropolitano no ABC. Uma decisão importantíssima do Governo do Estado, depois de vários anos de retardo. Será uma opção de menor custo, de menor tempo, de mais eficiência e de menos manutenção”, disse João Doria.
Na prática, o corredor de ônibus vai transportar, se muito, metade da capacidade do monotrilho cancelado e num tempo de viagem 50% maior na melhor das hipóteses (serviço expresso).

De quebra, já custa bem mais que os R$ 680 mil informados no anúncio e pode sair ainda mais caro já que há outros processos em paralelo ocorrendo, como a indenização à concessionária VEM ABC, que teve o contrato da Linha 18 extinto após ficar cinco anos à espera de o governo cumprir sua parte no acordo.

Se com a Linha 18 o passageiro do ABC ganharia uma integração gratuita com o restante da malha metroferroviária, com o BRT-ABC isso não é garantido já que a Next/Metra vai recuperar seu investimento com o preço da tarifa, bastante cara no Corredor ABD, que ela gerencia desde 1997.

Nesta semana, às vésperas do aniversário de quatro anos do engodo criado pela gestão anterior, o site foi até São Bernardo do Campo conferir in loco como estão as obras do corredor de ônibus.

Terminal São Bernardo
O terminal de ônibus São Bernardo do Campo é o ponto de partida do BRT-ABC. O local que outrora atendia aos ônibus municipais e intermunicipais agora está interditado, com sinais de abandono e sem quaisquer tipo de melhorias visíveis.

O local está cercado por tapumes que mostram fotografias de funcionários trabalhando, possivelmente algo feito nos primórdios do empreendimento, mas que não reflete a situação atual do local.

Por de trás dos tapumes o que se vê é o entulho decorrente da demolição do piso em concreto, que foi removido. A cobertura também foi retirada, deixando a estrutura metálica exposta às intempéries.

Talvez a única grande atualização tenha sido a placa das obras que recebeu uma nova coloração, que remete a atual gestão do governador Tarcísio de Freitas. O valor das obras foi aumentado para R$ 919 milhões e o período igualmente, para 24 meses.
As obras, pelo o que consta na placa, iniciaram-se em fevereiro de 2022, ou seja, mais de 30 meses após o anúncio.

Não bastasse o atraso, os passageiros dos ônibus são furtados de uma qualidade digna de embarque. A quantidade de linhas de coletivo concentradas em apenas uma calçada ao lado do terminal é assustadoramente grande.

Paço Municipal
Na região do Paço Municipal de São Bernardo, parte inicial do trajeto do BRT-ABC, não há nenhum sinal de obra. Depois de mais de um ano do início das intervenções o trecho mais próximo ao ponto inicial de parada sequer tem tapumes, máquinas, ou indicações de melhorias.

Nesta região o BRT vai circundar todo o paço com uma via no sentido Sacomã e outra no sentido São Bernardo do Campo. Neste trecho o BRT estará sujeito a interferência semafórica, o que descaracteriza a operação do serviço que deveria ser, por essência, totalmente segregado.

Avenida Aldino Pinotti
Nesta região surge a primeira edificação, de fato, nova do BRT-ABC. A estrutura metálica do primeiro ponto de ônibus do sistema de coletivos rápidos e as intervenções para a implantação do pavimento de concreto são os pontos de maior visibilidade.

A parada de ônibus pode ser considerada generosa dada a sua ampla cobertura, mas não deverá passar disso. Em que pese a estrutura metálica extravagante a área de embarque é relativamente estreita. A impressão que se tem é de se estar em uma parada de VLT de baixo custo.

A plataforma é levemente alterada, possibilitando uma facilidade no acesso caso sejam empregados ônibus com piso baixo. Foi possível notar dutos onde deverão ser alocados cabos para diversos sistemas.

A premissa do BRT é de haver cobrança prévia ao embarque, portanto, existirão bloqueios nas extremidades do ponto de ônibus.

O pavimento de concreto, ao que se pode notar, está sendo bem executado. Talvez, esta seja de fato uma das poucas melhorias que o BRT pode proporcionar: um pavimento de melhor qualidade na região, o que pode gerar viagens minimamente confortáveis.

Destaca-se o nível de organização e isolamento da obra. Envolta apenas por uma rede, fazendo um verdadeiro papel de “cerca mole”, o acesso às obras do BRT nesta região são absolutamente irrestritas com praticamente nenhuma sinalização de segurança.

Pedaços de madeira estão jogados de qualquer forma na obra. Não existe vigilância no local. Os equipamentos como escavadeiras e plataformas elevatórias ficam expostos, absolutamente largados como se estivessem em um pátio, seguras e protegidas.

O único espaço que está de fato coberto por tapumes é o canteiro de administração da obra. Ali se pode ver alguns containers e um relógio de luz.

Visão geral
Após quase 18 meses de obras é possível arriscar dizer que o BRT-ABC não estará pronto em fevereiro de 2024, como promete o governo. São apenas sete meses para literalmente implantar quase tudo, algo fora da realidade até para um projeto sem complexidade como um corredor de ônibus.

Irresponsabilidade como essas, em que o dinheiro do contribuinte foi jogado no lixo, não podem ser esquecidas com o intuito de evitar outros absurdos no transporte público do estado.

Informações: Metro CPTM
READ MORE - Atrasado: BRT-ABC estar longe de virar realidade

Natal ganha 202 novos abrigos de passageiros no primeiro semestre de 2023

No mês que fecha o primeiro semestre do ano, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, ultrapassou a marca dos 202 novos abrigos de passageiros implantados nas quatro regiões da cidade. O número corresponde a 67,5% das unidades previstas para serem implantadas neste ano.

O último abrigo de passageiros foi implantado nesta semana na avenida Salgado Filho, na altura do Midway Shopping. A implantação dos novos pontos de ônibus tem como objetivo oferecer um serviço de melhor qualidade e conforto aos usuários do transporte público de passageiros de Natal.

A secretária de Mobilidade Urbana, Daliana Bandeira destaca que “a marca atingida está alinhada ao compromisso do prefeito Álvaro Dias com o natalense de melhorar a qualidade da infraestrutura que atende os usuários e o serviço de transporte público.”
O contrato firmado com a Prefeitura do Natal prevê a implantação de 300 abrigos por ano, contemplando um total de 1.500 novas estruturas nos próximos cinco anos. Além dos abrigos, as novas estruturas contam com acessibilidade, sinalização de ponto de ônibus – incluindo em braile e iluminação.

De acordo com o cronograma do Departamento de Estudos e Projeto da STTU, o critério para instalação das estruturas é prioritariamente atender os locais onde não há abrigo de passageiros.  A cidade conta hoje com cerca de 1.960 pontos de ônibus e opcionais, mas nem todos comportam abrigos por causa das limitações das calçadas. Os abrigos não podem comprometer a passagem do pedestre na calçada, nem dos cadeirantes. Daí o fato de que em determinados locais existirem somente os pontos de ônibus sem a estrutura de abrigo. 

Informações: Prefeitura de Natal
READ MORE - Natal ganha 202 novos abrigos de passageiros no primeiro semestre de 2023

Linha Turismo de Curitiba celebra 29 anos e amplia funcionamento em julho

A Linha Turismo, um dos principais atrativos da capital paranaense, comemora o 29º aniversário no dia 9 de julho. Para marcar a data e o período das férias escolares, os ônibus passarão a operar diariamente durante todo o mês de julho. Normalmente eles não funcionam na segunda-feira.

A iniciativa faz parte da programação do Inverno Curitiba 2023, evento que tem movimentado a cidade durante toda a estação. A medida visa atender tanto os moradores locais que desejam desfrutar dos encantos da cidade e aproveitar as férias escolares, como também os turistas que visitam Curitiba.

Ao embarcar na Linha Turismo, os passageiros têm a oportunidade de explorar os principais pontos turísticos, como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer. Durante o percurso, todos poderão vivenciar a rica cultura, arquitetura e história de Curitiba, enquanto desfrutam de um confortável e charmoso passeio pelos cartões-postais da cidade.

24 horas para aproveitar
Com a aquisição do cartão de embarque, no valor de R$ 50, os passageiros terão embarques ilimitados em todos os atrativos do percurso, pelo período de 24 horas. Essa flexibilidade permite que os visitantes desembarquem e desfrutem do local que escolherem, podendo reembarcar no próximo ônibus disponível, a cada 30 minutos. 
No mês de julho o serviço vai operar regularmente todos os dias, das 8h30 às 17h, com saída inicial na Rua 24 Horas, no Centro. Vale ressaltar que o passeio pode ser iniciado em qualquer ponto do percurso e os cartões de embarque são vendidos diretamente nos ônibus.

Informações: URBS
READ MORE - Linha Turismo de Curitiba celebra 29 anos e amplia funcionamento em julho

TCE determina a volta do controle financeiro do sistema de transporte público ao Grande Recife Consórcio

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a devolução ao Grande Recife Consórcio de Transporte do controle financeiro do sistema de transporte público da capital e Região Metropolitana, depois de dez anos do que chamou de "esvaziamento" das competências da empresa pública.

Segundo uma auditoria feita pelo TCE, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) atuava de forma indevida no gerenciamento dos valores arrecadados com as passagens de ônibus.

O consórcio foi criado em 2007, para gerenciar o sistema de transporte público da região, e é uma empresa pública, sem fins lucrativos. Cabe a ele gerenciar os pagamentos feitos às empresas de ônibus e comprovar os serviços prestados por essas operadoras.
À Urbana-PE, segundo o TCE, cabe apenas emitir e comercializar as passagens de ônibus. Entretanto, atualmente, o sindicato das empresas de ônibus "comercializa, guarda, arrecada, deposita, gerencia e repassa" o valor arrecadado com as passagens.

Um exemplo dessa atuação excessiva da Urbana-PE é o fato de que o dinheiro pago pelos passageiros é depositado em contas das empresas de ônibus, quando na verdade deveria ser transferido para uma conta do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Segundo o tribunal, essas irregularidades eram praticadas há anos e a gestão do consórcio, ao assumir suas funções administrativas, "encontrou uma situação consolidada há muito tempo".

Como funciona o sistema
Desde 2013, o transporte público do Grande Recife é feito por meio de delegação a empresas. Significa que o governo e municípios, em vez de gerenciarem eles mesmos o sistema, passam a função para empresas privadas, que recebem, além das passagens, subsídios do poder público.

Entre essas empresas estão:

Duas concessionárias, que participaram de licitação: remuneradas por meio do índice de Preço de Remuneração ao Operador, composto pelo valor da passagem e eventuais subsídios governamentais;

Sete permissionárias, que não participaram de licitação: são remuneradas com o valor das passagens de ônibus, sem qualquer subsídio governamental.

O correto, segundo o TCE, seria que o Grande Recife Consórcio, após receber o valor das passagens de ônibus, fizesse o repasse entre as empresas.

Entretanto, na prática, o que acontece é que a Urbana-PE, que é responsável por mais de 99% da venda das passagens, recebia o dinheiro em contas das empresas, fazia cálculos e transferia ao consórcio somente o valor das passagens das concessionárias.

Essa prática pode ter impacto direto no pagamento de subsídios governamentais.

Na auditoria feita pelo TCE, com base em dados de 2019 e 2020, o tribunal determinou que o dinheiro arrecadado deve ser depositado diretamente numa conta do Grande Recife Consórcio, que deverá fazer o repasse às empresas e manter atualizada no site do órgão a divulgação dos extratos bancários mensais.

Um grupo de trabalho deve ser instituído para estudar a regulação das atuais e futuras linhas de concessões e permissões de transporte público, para propor um projeto de lei sobre o assunto à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Ainda cabe recurso da decisão.

O que dizem os envolvidos
Questionado, o Grande Recife Consórcio de Transporte, informou que está ciente do acórdão e que "no devido tempo, tomará as medidas necessárias para atender às determinações do TCE".

A Urbana-PE informou que não iria se pronunciar sobre a decisão, "porque o processo ainda está em andamento".

Informações: G1 PE
READ MORE - TCE determina a volta do controle financeiro do sistema de transporte público ao Grande Recife Consórcio

Estação de BRT General Olímpio, em Santa Cruz, é reaberta

A estação de BRT General Olímpio, no corredor Transoeste, foi reaberta nesta quarta-feira (28). O ponto, localizado em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, foi reformado pela prefeitura.

Na reforma, que durou 17 dias, a Mobi-Rio substituiu as portas de vidro por chapas de aço vazadas e instalou portas com travas automáticas com mecanismos blindados.

A estação recebe as linhas: Alvorada X Santa Cruz (Expresso e Parador), Santa Cruz X Campo Grande (Parador) e Salvador Allende X Santa Cruz (Expresso).

Além desta reforma, as estações Mato Alto, Magarça, Pingo D´Água, Curral Falso e Santa Cruz passarão por modificações para fazer parte da Nova Transoeste, agora como terminais.

A prefeitura, através da Mobi-Rio, já reformou 111 das 125 estações do sistema BRT.

Informações: O Dia
READ MORE - Estação de BRT General Olímpio, em Santa Cruz, é reaberta

Pesquisa mostra que 70% dos usuários estão insatisfeitos com transporte coletivo de Joinville

Uma pesquisa encomendada pela Prefeitura de Joinville apontou que 70% dos usuários do transporte coletivo estão insatisfeitos com a lotação dentro dos ônibus. O resultado do estudo foi divulgado durante reunião na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (28) na cidade do Norte de Santa Catarina.

A pesquisa, feita no ano passado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com 2.039 usuários dentro dos terminais, é um dos produtos contratados pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) para a elaboração da licitação do transporte público. Os dados foram apresentados pelo gerente da Unidade de Transportes da Seinfra, Charlison Ribeiro.

Além da lotação, a maioria dos usuários também se mostrou insatisfeita com a qualidade dos abrigos. Em geral, no entanto, os usuários avaliam bem o sistema de transporte. A melhor avaliação, de 75%, é a dos motoristas.

Conforme o secretário de Infraestrutura, Jorge Luiz Correia de Sá, a prefeitura trabalha numa licitação que deverá levar à melhoria do transporte, como a implantação de novos abrigos. O edital será lançado depois de ouvidas a população e o TCE (Tribunal de Contas do Estado)

Pelo menos 15% da população usam o transporte público, percentual bem abaixo dos 30% a 40% de outras cidades. E o uso vem caindo. Antes da pandemia, eram 140 mil passageiros por dia, e agora são 110 mil por dia, conforme o vereador Neto Petters (Novo).

Horários
O vereador Diego Machado (PSDB) relatou receber muitas reclamações sobre os horários dos ônibus. “Para trazer mais usuários, tem que ter mais horários, e talvez esse seja o pulo do gato dessa nova licitação”, opinou Machado.
O secretário esclareceu que todas as reclamações são analisadas e que não adianta criar várias linhas se elas são deficitárias, tirando recursos de outras áreas do governo. “Várias linhas foram criadas e ampliadas, porque são necessárias, mas outras seriam irresponsabilidade da nossa parte”, afirmou Correia de Sá.

Outros resultados
  • 57% dos usuários são mulheres
  • 20 a 39 anos é a idade da maioria
  • 18,8% já sofreram assédio
  • Renda média é de um a dois salários mínimos
  • 65% conhecem ou usam o aplicativo do sistema
  • Ensino médio é a escolaridade média
  • 5 dias por semana é a frequência média
  • Maioria usa o transporte público porque é a única opção

Informações: ND Mais
READ MORE - Pesquisa mostra que 70% dos usuários estão insatisfeitos com transporte coletivo de Joinville

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960