Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Brasil já tem capacidade de produção de ônibus elétricos para a transição

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Com os anúncios recentes de eletrificação da frota de transporte público nas principais cidades do Brasil, a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) divulgou uma nota reiterando a capacidade da indústria brasileira de produzir todos os ônibus elétricos requeridos pelas novas leis de descarbonização.

Essa manifestação surgiu logo após o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciar a proibição da compra de novos ônibus a diesel para a frota paulistana, e do secretário municipal de Mudanças Climáticas, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, que levantou dúvidas sobre a capacidade da indústria de suprir a demanda por ônibus elétricos.

O prefeito de São Paulo já tinha assumido compromisso de eletrificar pelo menos 20% da frota até 2024, o que equivale a cerca de 2.600 ônibus elétricos em circulação na maior cidade do país em pouco mais de um ano. 

Esse compromisso está alinhado com as metas de transição da frota de ônibus a diesel para ônibus de baixa emissão de poluentes fixadas pela Lei 16.802 e pela atual licitação para renovar os contratos da Prefeitura com as empresas de transporte.

No entanto, poucos dias depois, o secretário executivo de Mudanças Climáticas da própria Prefeitura, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, admitiu, numa entrevista ao programa Olhar de Repórter, da Band, ter se surpreendido com o anúncio da SPTrans.

No programa, o secretário lançou dúvidas sobre a capacidade da indústria brasileira de suprir a demanda por ônibus elétricos requerida pelas metas de transição da frota paulistana definidas pela lei citada acima. 

Dessa forma, a ABVE rebateu as afirmações do secretário, reafirmando um compromisso da própria cadeia produtiva nacional de ônibus elétricos, que diz ser capaz de lidar com a demanda crescente por veículos elétricos no transporte público.

Na prática, a entidade lembrou que o compromisso da cadeia produtiva nacional de produzir até 2 mil ônibus elétricos/ano já tinha sido afirmando em documento enviado ao Ministério Público do Estado de São Paulo já em 2017, um ano antes da aprovação pela Câmara Municipal da Lei 16.802.

Confira abaixo a íntegra do documento: 

INDÚSTRIA BRASILEIRA ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER A DEMANDA POR ÔNIBUS ELÉTRICOS

Cadeia produtiva nacional pode produzir mais de 2 mil veículos/ano

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico vem a público reiterar o compromisso da indústria brasileira de ônibus elétricos de atender às demandas por transporte público sustentável no Município de São Paulo e em qualquer outra cidade do Brasil.

A propósito de manifestações recentes sobre o tema do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e do secretário executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura paulistana, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, a ABVE reafirma a plena capacidade da cadeia produtiva nacional de responder com rapidez e eficiência a todas as exigências da Lei Municipal 16.802/2018, que fixou metas anuais de transição da frota de ônibus a diesel para veículos de baixa emissão.

Empresas instaladas no País, como BYD, Eletra, WEG, Scania, Mercedes-Benz, Moura, Caio, Marcopolo e outras estão plenamente qualificadas e aptas a produzir mais de 2 mil ônibus elétricos por ano.

São empresas que pagam impostos e geram milhares de empregos em território nacional, além de assegurar assistência técnica e reposição aos operadores de transporte público em todas as regiões do Brasil. 

A ABVE entende que as declarações do prefeito e a recente circular divulgada pela SP Trans, proibindo a contratação de novos ônibus a diesel na cidade de São Paulo, limitam-se a reiterar os termos da Lei 16.802 e as regras da atual licitação para renovar os contratos de concessão com as operadoras de transporte.

Por isso mesmo, apoia sem reservas a manifestação do prefeito Ricardo Nunes e seu compromisso de eletrificar até 20% da frota paulistana de ônibus até 2024.

A ABVE lembra que já em 2017 – portanto, antes do anúncio da Lei 16.802 – havia enviado ao Ministério Público do Estado de São Paulo documento assegurando a plena capacidade da indústria brasileira de produzir até 2 mil ônibus elétricos/ano e, assim, responder às metas de descarbonização da frota paulistana de transporte público.

Essa capacidade tem sido reiterada a cada dia, com novos modelos de ônibus elétricos apresentados ao público, novas empresas brasileiras entrando no mercado de transporte público e novos desafios tecnológicos sendo superados.

O mais recentes desses desafios, aliás, foi alcançado pela WEG, uma empresa 100% brasileira, que anunciou a capacidade de fornecer baterias elétricas produzidas no País para ônibus elétricos fabricados em território nacional.

Cabe destacar, ademais, que outras empresas, como BYD e Moura, também se posicionam para assegurar o fornecimento das baterias elétricas requeridas pelo mercado nacional de ônibus de baixa emissão.

Para a ABVE, o Brasil já tem todas as condições de posicionar-se como um importante ator no mercado global de transporte urbano sustentável, com solidez, experiência e tecnologia comprovada.

Cabe agora ao Poder Público pôr em prática as leis já em vigor e dar as garantias mínimas para que a indústria já instalada no País possa fazer a sua parte na grande tarefa de assegurar transporte público limpo e sustentável para as cidades brasileiras.

São Paulo, 25 de outubro de 2022

Adalberto Maluf
Presidente da ABVE 

Informações: Uol
READ MORE - Brasil já tem capacidade de produção de ônibus elétricos para a transição

Prefeitura do Rio homologa bilhetagem digital do transporte público

A Prefeitura do Rio homologou, nesta terça-feira (1º), a concessão da operação do Sistema de Bilhetagem Digital ao consórcio Bilhete Digital, formado pelas empresas RFC Rastreamento de Frotas Ltda e Alto Tijuca Participações Ltda. O consórcio foi o vencedor do processo de licitação ao apresentar a melhor oferta, no valor de R$ 110 milhões.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a assinatura do contrato deve ocorrer no prazo máximo de 45 dias e o início da operação, no primeiro semestre de 2023, começando pelo sistema BRT. Nos outros meios de transporte municipais, como VLT, ônibus convencionais e vans, a previsão é que o sistema de bilhetagem digital comece a ser operado em 2024. A concessão será pelo período de 12 anos, podendo ser prorrogado por, no máximo, 12 anos.

A Prefeitura do Rio informou que este novo sistema dará ao município o controle da arrecadação tarifária, permitirá maior transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte. 

Informações: O Dia
READ MORE - Prefeitura do Rio homologa bilhetagem digital do transporte público

No Recife, TI Igarassu passa a ser integração temporal com a inclusão da linha 1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)

Com a inclusão da última linha, a 1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto), à integração temporal, o TI Igarassu passa a operar integralmente por meio do sistema a partir do próximo sábado (5). Com isso, o embarque de todas as linhas do terminal será realizado pela porta dianteira dos ônibus, sendo necessária a validação do cartão VEM para liberar a catraca. A integração temporal permite circular pagando apenas uma tarifa no intervalo de até 2h por sentido da viagem (ida ou volta). Nesse tempo, também é permitido alternar entre os modais ônibus e metrô.  

É importante os usuários estarem atentos, pois esse sistema é válido apenas com a utilização do cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Passagens pagas em dinheiro não contemplam a integração temporal. Quem ainda não tem o cartão pode adquirir o VEM Comum, distribuído gratuitamente no TI Igarassu. É só procurar a equipe de distribuição e apresentar um documento oficial com foto que comprove o CPF e o nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão. Se preferir, no mesmo momento, o usuário ainda pode realizar a recarga sem o pagamento de taxa.  
O sistema de bilhetagem eletrônica possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, ajudando o Grande Recife Consórcio no melhor planejamento das linhas de ônibus. Outra vantagem é a otimização do embarque principalmente nos horários de maior movimento nos terminais, além de evitar a evasão de receitas. 

Com a inclusão do TI Igarassu, a integração temporal está implantada em 21 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana do Recife. Somente em 2021, foram integrados os TIs Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

DESCONTO INDEVIDO - Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem direito ao ressarcimento, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
READ MORE - No Recife, TI Igarassu passa a ser integração temporal com a inclusão da linha 1967 - TI Igarassu (Dantas Barreto)

Intelbras apresenta soluções de monitoramento com inteligência artificial na Fenatran 2022

A Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 46 anos de história, participa pela segunda vez da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina, que acontece entre os dias 7 e 11 de novembro, em São Paulo (SP). A companhia vai apresentar um portfólio completo de soluções de rastreio e monitoramento, com destaque para lançamentos de gravadores veiculares, câmeras inteligentes e um software de gestão de frota.


“A Intelbras tem inovação em seu DNA e direciona investimentos e esforços para atender por completo as necessidades do setor de transporte e logística. Na Fenatran 2022, a companhia terá a oportunidade de apresentar suas soluções inovadoras que são ideais para todos os públicos do setor, incluindo o caminhoneiro, empresas de logística, até o gestor de frotas”, explica Rafael Duarte, Gerente do segmento de Gerenciamento de imagens da Intelbras.

Mercado em crescimento, mas com desafios

A frota de caminhões no Brasil tem aumentado nos últimos anos. Segundo dados da Fenabrave, 2021 apresentou crescimento de 43% nas unidades vendidas, chegando a 127,3 mil e atingindo como maior volume nos últimos 6 anos. Com isso, a frota alcançou 3,5 milhões de caminhões em circulação no país – de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura há mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil.

Por outro lado, para preocupação das empresas, o ano passado também registrou um aumento de 1,7% nos roubos de carga– o primeiro desde 2017. Portanto, torna-se imperativo para essas companhias investirem em soluções tanto de segurança, quanto de monitoramento e rastreio dos seus veículos.

“A Intelbras acompanha de perto os mercados em que atua, mantendo-se sempre próxima de seus clientes e parceiros. Na Fenatran, vamos demonstrar como as soluções da companhia pode transformar a gestão de frotas, tornando-a mais segura e assertiva”, complementa Bruno Pedro Valerim, Supervisor da categoria de Tecnologias de Monitoramento e Rastreamento Veicular da Intelbras.

Destaques no estande

Para apresentar uma experiência imersiva para os visitantes do estande, a Intelbras vai utilizar um simulador que mostra os desafios da direção, ao mesmo tempo que monitora o comportamento do motorista, por meio de uma câmera que registra sinais de cansaço, uso de celular e distração. O simulador, que ficará disponível durante os cinco dias do evento, reproduzirá o trajeto percorrido pelo motorista e o gestor de frota presente poderá acompanhar os movimentos e receber alertas emitidos pelo próprio equipamento.

“O simulador é uma maneira eficaz de demonstrar como tecnologias de inteligência artificial e machine learning podem ser aplicadas à gestão de frotas e aos motoristas. O objetivo dessas ferramentas é mostrar a motoristas e gestores de frotas que a tecnologia é capaz de ser aliada na conscientização por uma estrada mais segura, reduzindo custos de sinistros e operacionais da frota”, explica Valerim.

Haverá também um veículo conceito, em que será possível conferir toda a solução Intelbras instalada, com as principais funcionalidades em operação.

Lançamentos

Entre os lançamentos da Intelbras, destacam-se a nova geração de gravadores veiculares (modelos MVD 3404 GW; MVD 5404 GW; MVD 1404; MVD 9004 IA) que contam com processamento e recursos avançados, entregando maior capacidade de processamento, codificação em H.265+, funções de inteligência artificial, como Reconhecimento Facial, Contagem de Pessoas, além da solução de apoio ao monitoramento policial com a leitura de placas.
Captura de tela do software Intelbras Moovsec

Outra solução que será apresentada é o software Intelbras Moovsec, nova plataforma de gestão de frotas e integração com dispositivos para o mercado de rastreamento e monitoramento veicular. Com ela é possível realizar monitoramento via vídeo, com rastreamento em tempo real, monitorar alarmes e integrações com dispositivos. Ademais, o software oferece download e visualização das gravações, entregando relatórios simplificados e inteligentes. 

Entre outros destaques, a companhia vai apresentar a bodycam BCM 5000 DEFENSE, que pode ser integrada a linha de gravadores veiculares, trazendo agilidade e mobilidade de uma câmera portátil em um ambiente versátil. Também serão mostradas as novas câmeras speed dome VIPM 9080 IR e VIPM 9050 D IA, que oferecem funcionalidades como infravermelho de 80 metros e 30x de zoom óptico. E a câmera analógica VHDM 5220 FP de alta definição para uso lateral; e o case de antivandalismo IK10.

Já a unidade de energia da empresa vai levar a linha de carregadores para veículos elétricos (também denominados estação de recarga). Previsto para ser lançado em 2023, o portfólio da empresa conta com carregadores de diferentes potências e design para necessidades e ocasiões específicas – desde os portáteis, focados no proprietário do veículo elétrico, até mesmo modelos que estarão presentes nas garagens de estacionamentos particulares, empresas de frotas veiculares e postos de recarga públicos. E a de energia solar vai apresentar o módulo solar flexível para aumento da vida útil da bateria dos veículos.

“A Fenatran será uma ótima oportunidade para a Intelbras apresentar suas novas soluções para projetos que atendem transportadoras responsáveis por atuar em setores como: transporte de combustíveis e de cargas, equipamentos agrícolas, transporte de passageiros, veículos que prestam serviços de manutenção, entre outras diversas aplicações. A solução TMR Intelbras atende não só o mercado brasileiro, como países da América do Sul e da África. Estamos com expectativa de que será um grande evento e que bons negócios poderão ser realizados”, finaliza o Gerente Rafael Duarte.

Serviço – Fenatran

Data: 7 a 11 de novembro
Horários: 7 de novembro – 17h às 21h / 8 a 11 de novembro – 12h às 21h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Jabaquara, São Paulo – SP
Estande Intelbras: E193
READ MORE - Intelbras apresenta soluções de monitoramento com inteligência artificial na Fenatran 2022

Qatar Airways faz parceria com a Gevo para comprar 25 milhões de galões de combustível sustentável

A Qatar Airways e a Gevo, produtora de combustível de aviação sustentável (SAF), assinaram um acordo de compra em que a companhia aérea irá adquirir 25 milhões de galões americanos de SAF puro ao longo de cinco anos, com entregas previstas para começar em 2028 em vários aeroportos da Califórnia. Assim, a companhia aérea irá adquirir 5 milhões de galões americanos de SAF puro todos os anos, o combinando com seu suprimento existente de combustível convencional para jatos e tornando-se a primeira na região do Oriente Médio e África a anunciar um compromisso com um acordo internacional de compra SAF.


Essa parceria faz parte do compromisso anterior da Qatar Airways, juntamente com outros membros da oneworld® Alliance, de comprar até 200 milhões de galões americanos de SAF da Gevo. A utilização de SAF é um dos pilares da Qatar Airways e do plano da oneworld de atingir zero emissões líquidas até 2050. Em setembro de 2020, a oneworld tornou-se a primeira aliança global de companhias aéreas a se unir em torno de uma meta comum para alcançar a neutralidade de carbono com zero emissões líquidas do componente até 2050. 

A aliança posteriormente se comprometeu com uma meta de 10% de uso sustentável de combustível de aviação até 2030. A Qatar Airways está muito interessada em aumentar o uso de SAF em nível comercial, observando que o produto a ser adquirido será certificado sob a sustentabilidade critérios estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO). Comparado com o combustível de aviação de base fóssil, o SAF resulta na redução das emissões de dióxido de carbono ao longo de seu ciclo de vida. A tecnologia atual permite que as reduções de CO2 com o uso de SAF cheguem a 85% quando comparadas ao combustível de aviação convencional.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, disse: “A Qatar Airways continua a priorizar nosso compromisso com voos net-zero até a metade do século. A descarbonização da aviação requer uma incorporação gradual de combustíveis com baixo teor de carbono e sustentáveis, e estamos orgulhosos de colaborar neste esforço global para um futuro melhor. Unindo forças com outros membros da oneworld, estamos apoiando a Gevo para estabelecer suas instalações de produção de SAF para aumentar o fornecimento e nos aproximar de nossa meta de substituir 10% de nosso combustível convencional para jatos por SAF até 2030.”

“Ao trabalhar com agricultores em práticas agrícolas regenerativas, a Gevo pode fornecer matérias-primas não prejudiciais para produzir combustível de aviação sustentável, além de aumentar a saúde do solo, sequestrar carbono e fornecer produtos nutricionais para a cadeia alimentar'', disse Patrick R. Gruber, CEO da Gevo. “Ao incorporar a sustentabilidade em cada etapa do nosso sistema de negócios, desde a matéria-prima cultivada de forma não agressiva até o uso de energia renovável para produção, estamos ajudando a Qatar Airways e outros membros da aliança oneworld a atingirem suas metas de redução de emissões.”

A Qatar Airways fez progressos significativos para alcançar a sustentabilidade ambiental e a descarbonização, e atualmente está voando com uma das frotas mais jovens e econômicas. É a primeira companhia aérea do Oriente Médio a obter o credenciamento ao mais alto nível no Programa de Avaliação Ambiental da IATA (IEnvA) e a primeira a ingressar na plataforma IATA CO2NNECT, oferecendo um novo programa voluntário de compensação de carbono para remessas de carga aérea, continuando a avançar uma agenda ambiciosa para demonstrar liderança ambiental em todo o setor de aviação global.
READ MORE - Qatar Airways faz parceria com a Gevo para comprar 25 milhões de galões de combustível sustentável

SPTrans altera itinerários de nove linhas na região de Santana a partir de 5 de novembro


A SPTrans informa que a partir de sábado, 5 de novembro, nove linhas de ônibus terão seus itinerários alterados e passam a circular pela Rua Darzan e deixam de atender a Rua Leite de Morais, na região de Santana, Zona Norte. A mudança visa melhorar o desempenho das linhas.

Não haverá desatendimento a pontos de parada.

Acompanhe os novos itinerários:

178T/10 Metrô Santana – Ceasa
177H/10 Metrô Santana – Cidade Universitária
177H/21 Metrô Santana – Pinheiros

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Voluntários da Pátria, Rua Darzan, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Leite de Morais, Terminal Santana. 

1741/10 Vila Dionísia – Metrô Santana
1742/10 Jardim Antártica – Metrô Santana
1744/10 Lauzane Paulista – Metrô Santana
1756/10 Pedra Branca – Metrô Santana
1758/10 Jardim Antártica – Metrô Santana
1759/10 Jardim Pery – Metrô – Santana

Ida: normal até a Rua Voluntários da Pátria, Rua Darzan, Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Leite de Morais, Terminal Santana. 
Volta: sem alteração.

Informações: SPTrans
READ MORE - SPTrans altera itinerários de nove linhas na região de Santana a partir de 5 de novembro

Urbs conclui primeira etapa de reforma do Terminal Cabral

A Urbanização de Curitiba (Urbs) concluiu a primeira etapa de obras no Terminal Cabral. O projeto contempla a reforma das duas plataformas de embarque e desembarque do biarticulado, nos dois sentidos (bairro/Centro e Centro/bairro). 


As obras começaram na plataforma sentido Centro/bairro em 10 de outubro. Para que o embarque e desembarque de passageiros ocorresse normalmente, os trabalhos se concentraram em 50% da plataforma. Com a liberação dessa primeira etapa, as obras prosseguem nos 50% restantes.

Um dos mais importantes da cidade, o Terminal Cabral recebe cerca de 73 mil passageiros por dia útil. O projeto contempla quatro fases, que devem estar concluídas no fim de janeiro de 2023, com recurso de R$ 627,3 mil.

Estações-tubo
O investimento se soma aos R$ 5,9 milhões que serão aplicados na revitalização de 85 estações-tubo, que começa na próxima quinta-feira (3/11)  O foco é a reforma dos pisos, mas a revitalização inclui também pinturas e reposicionamento do posto de trabalho em 17 estações-tubo.

Segundo previsão da Urbs, a reforma das estações-tubo deve ser concluída até 20 de dezembro.

Informações: URBS
READ MORE - Urbs conclui primeira etapa de reforma do Terminal Cabral

Mobi-Rio publica edital para contratação de 250 motoristas de articulados para o sistema BRT

A Mobi-Rio vai contratar 250 motoristas de ônibus articulados. O edital 022/2022 foi publicado nesta quinta-feira (3/11), no Diário Oficial do Município. As inscrições, que começam na sexta-feira (4/11) e vão até a próxima terça-feira (8/11), devem ser feitas online no site da Mobi-Rio, acessando a página Vem Pra Mobi-Rio.


No edital, encontram-se as informações para se candidatar às vagas, que são para preenchimento imediato. Um dos requisitos para participar do processo seletivo é ter experiência como condutor de veículos de grande porte. O salário é de R$ 3.228,40, além de vale-alimentação no valor de R$ 500,00.

A necessidade de aumentar o quadro de motoristas decorre das melhorias que vêm sendo realizadas pela Prefeitura do Rio no sistema BRT, entre elas a compra de 220 novos articulados que entram em operação até março de 2023. Parte deles começará a circular já em dezembro deste ano no corredor Transolímpica, cujas estações estão sendo todas remodeladas. Em março, essa nova frota estará rodando também no corredor Transcarioca.

Informações: Prefeitura do Rio
READ MORE - Mobi-Rio publica edital para contratação de 250 motoristas de articulados para o sistema BRT

Show altera linhas de ônibus no fim de semana na Zona Oeste de SP

A SPTrans informa que a partir das 20h30 de sábado, 5 de novembro, e no domingo, dia 6, a partir das 20h, devido a realização do show do cantor Michael Bublé será necessário alterar os itinerários de 26 linhas de ônibus que circulam no entorno do Allianz Parque, na Av. Francisco Matarazzo, 1.705, na Água Branca.


Confira as mudanças de itinerário:

1896/10 Jaraguá – Pça. Ramos de Azevedo
8000/10 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8000/1 Term. Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
8400/10 Term. Pirituba – Pça. Ramos de Azevedo
8549/10 Taipas – Pça. do Correio
8594/10 Cid. D`Abril – Pça. Ramos de Azevedo
8622/10 Morro Doce – Pça. Ramos de Azevedo
8686/10 Mangalot - Lgo. do Paissandu
8677/10 Jd. Líbano – Lgo. do Paissandu
938C/10 COHAB Taipas - Term. Princ. Isabel
978J/10 Voith – Term. Princesa Isabel

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, R. Mário de Andrade. Av. Gal. Olímpio da Silveira, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

129F/10 Conexão Petrônio Portela – Metrô Barra Funda
8055/51 Perus – Metrô Barra Funda
948A/10 Vl. Zatt – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: Sem alteração.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

8545/10 Penteado – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Junior e Av. Pompéia, será interditada.

938P/10 Jd. Tereza – Metrô Barra Funda
938V/10 Jd. Vista Alegre – Metrô Barra Funda
978T/10 Jd. Guarani – Metrô Barra Funda

Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Pedro Machado, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

178A/10 Metrô Santana – Lapa

Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaa, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, R. Pedro Machado, Av. Auro Soares de Moura Andrade, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

874T/10 Ipiranga – Lapa

Ida: normal até Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.
Volta: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaa, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, prosseguindo normal.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

809U/21 Metrô Barra Funda – Metrô Vl. Madalena

Ida: normal até Av. Antártica, Pça. Marrey Júnior, Av. Sumaré, R. Aimberê, R. Bartira, R. Min. Ferreira Alves, Av. Pompéia, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.

856R/10 Lapa – Socorro

Ida: sem alteração.
Volta: normal até R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

8615/10 Pq. da Lapa - Term. Pq. D. Pedro II

Ida: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça.Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

A R. Palestra Itália, entre a Pça. Marrey Júnior e Av. Pompéia, será interditada.

875H/10 Term. Lapa – Metrô Vl. Mariana

Ida: normal até a R. Clélia, Pça. Cornélia, R. Crasso, R. Coriolano, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, prosseguindo normal.
Volta: normal até Pça. Marrey Junior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo, R. Carlos Vicari, prosseguindo normal.

877T/10 Vl. Anastácio - Metrô Paraíso

Ida: normal até a R. Clélia, R. Dr. Augusto de Miranda, R. Pe, Chico, R. João Ramalho, R. Cayowaá, R. Dr. Homem de Melo, Av. Sumaré, Pça. Marrey Júnior, Av. Antártica, Pça. Tomás Morus, Av. Francisco Matarazzo,prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

A Av. Francisco Matarazzo será interditada, após o show por 30 minutos, até a dispersão do público na saída.

748R/10 Jd. João XXIII – Metrô Barra Funda

Ida: normal até R. Clélia, Vd. Pompéia, Av. Pompéia, Av. Nicolas Bôer, Av. Mq. de São Vicente, Pça. Luiz Carlos Mesquita, Av. Mq. de São Vicente, Av. Dr. Abrahão Ribeiro, Pça. David Raw, Vd. Pacaembu, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Metrô Barra Funda.
READ MORE - Show altera linhas de ônibus no fim de semana na Zona Oeste de SP

Metrô SP vai auxiliar na implantação do monotrilho da República Dominicana

O Metrô de São Paulo, em consórcio com outras empresas, foi declarado vencedor de uma licitação internacional no projeto de monotrilho da República Dominicana.

“A expertise do Metrô na implantação e operação de sistema de monotrilho de alta capacidade e de seus técnicos, agregaram valor na nota técnica a mais alta na concorrência”, declarou Silvani Pereira, presidente da companhia.

Será a primeira vez que a companhia vai atuar na implantação de sistema de transporte no exterior.
O consórcio Multinacional Monotel SDC é formado pelo Metrô de São Paulo, a Concremat Engenharia e Tecnologia (Brasil), Itrans (República Dominicana) e Grupo AM (Venezuela) que vão receber aproximadamente US$ 22,5 milhões para atuar na gestão e fiscalização da execução do projeto da obra, bem como os procedimentos para iniciar a operação do sistema pioneiro no país do Caribe.
Mapa do futuro monotrilho da República Dominicana (Imagem: Reprodução)
O projeto envolve a implantação da primeira linha de monotrilho da América Central e Caribe, que vai ter 16 km de extensão e 16 estações entre Cienfuegos e Madre y Maestra, interligando os setores mais populosos de Santiago de Los Caballeros e regiões de concentração de trabalho

A obra foi iniciada em março de 2022 e, quando pronta, deve transportar 200 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a acessibilidade no transporte público.

por Igor Roberto 
Informações: MobilidadeSampa
READ MORE - Metrô SP vai auxiliar na implantação do monotrilho da República Dominicana

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960