Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Em SP, Obras de modernização alteram circulação dos trens

quinta-feira, 12 de março de 2015

Neste fim de semana, 14 e 15 de março, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]

Sábado: das 22h até o fim da operação comercial, haverá intervenções no sistema de rede aérea no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Água Branca. O intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha.

Domingo: das 4h até meia-noite, a circulação ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão com paradas intermediárias para embarque e desembarque na Estação Pirituba. 

O intervalo médio no trecho entre Luz e Palmeiras-Barra Funda será de 21 minutos, e de 30 minutos entre as estações Perus e Jundiaí. 

As senhas para utilização dos ônibus de conexão deverão ser retiradas nas estações. 

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi - Amador Bueno]

Domingo: das 9h às 19h, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente entre as estações General Miguel Costa e Carapicuíba, e entre Santa Terezinha e Antônio João. O intervalo médio será de 16 minutos em toda a linha.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]

Sábado: das 23h até o fim da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados nos equipamentos de sinalização entre as estações Hebraica-Rebouças e Cidade Jardim. O intervalo médio será de 18 minutos em toda a linha.

Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 16h, haverá intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Mauá e Ribeirão Pires. O intervalo médio será de 30 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Linha 11-Coral/ Expresso Leste [Luz - Guaianases]

Domingo: das 4h até meia-noite, o intervalo médio será de 15 minutos em toda a linha, em razão dos serviços realizados na extensão Guaianazes e Estudantes.

Linha 11-Coral/ Extensão [Guaianases - Estudantes]

Domingo: das 4h até meia-noite, serão realizados serviços nos equipamentos de via permanente e de infraestrutura na Estação Ferraz de Vasconcelos. O intervalo médio será de 22 minutos entre Guaianases e Estudantes.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado: das 21h até o fim da operação comercial, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via permanente entre as estações Comendador Ermelino e USP Leste. O intervalo médio será de 25 minutos em toda a linha. 

Domingo: das 4h até meia-noite, os serviços estarão concentrados no sistema de rede aérea entre as estações Itaim Paulista e Engº Manoel Feio. O intervalo médio será de 20 minutos entre Brás e Itaim Paulista, e de 30 minutos entre as estações Itaim Paulista e Calmon Viana. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário: 0800 055 0121.

Informações: CPTM

Leia também sobre:
READ MORE - Em SP, Obras de modernização alteram circulação dos trens

Em Curitiba, Faixas exclusivas na Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen começam a ser implantadas

A Prefeitura de Curitiba iniciou a preparação do pavimento para a implantação de duas novas faixas exclusivas para ônibus na cidade, nas ruas Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen. As duas faixas deverão entrar em operação até o fim de março, reforçando a política municipal de priorização do transporte coletivo. A primeira faixa exclusiva da capital funciona desde julho do ano passado na Rua XV de Novembro.

A faixa exclusiva da Marechal Deodoro será demarcada no trecho entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy. Ela beneficiará 30 mil passageiros transportados por 13 linhas do transporte coletivo – Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto. A velocidade máxima permitida na via será de 40km/h.

A faixa exclusiva da Desembargador Westphalen irá da Avenida Visconde de Guarapuava até a Avenida Presidente Getúlio Vargas, beneficiando 70 mil passageiros de 20 linhas que passam pela via – Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo e Ligeirinho CIC/Cabral.

Com as faixas exclusivas, os ônibus deverão ter velocidade contínua, fazendo com que as viagens sejam feitas em menor tempo. As outras faixas de circulação da Marechal Deodoro e da Desenbargador Westphalen também passarão a ter a velocidade máxima permitida nos trechos correspondentes das faixas exclusivas.

No trecho exclusivo, será permitido apenas o acesso de veículos de moradores nas regiões próximas a garagens de casas e prédios localizados no lado direito das vias. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde haverá uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

Em um cruzamento da Rua Marechal Deodoro (com a Alameda Dr. Muricy) e em um cruzamento da Rua Desembargador Westphalen (com a Avenida Getúlio Vargas), algumas linhas de ônibus terão que fazer uma conversão à esquerda. Próximos a esses cruzamentos, foram criados outros espaços de 20 metros (também demarcados com linha pontilhada, aos invés dos tachões) para a saída dos ônibus da faixa exclusiva. Os demais veículos devem dar preferência para a conversão à esquerda dos ônibus. Todas as conversões e preferências serão sinalizadas com placas.

Informações: Urbs

READ MORE - Em Curitiba, Faixas exclusivas na Marechal Deodoro e Desembargador Westphalen começam a ser implantadas

Em Campinas, Linha 310 – Vila Olímpia terá mais 2 ônibus e novos horários

A partir desta segunda-feira, 16 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçará a linha 310 – Vila Olímpia com mais dois ônibus convencionais, que têm capacidade média de 70 passageiros. A frota vinculada à linha aumentará de 6 para 8 veículos.

Operada pela empresa VB Transportes e Turismo, a 310 circula na Área 3 do sistema de transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp). Essa área abrange Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição.

A média diária de passageiros foi de 2.699 em 2014 (o Sistema InterCamp como um todo movimenta cerca de 634 mil por dia), mas a demanda ampliou desde a entrega do Residencial Takanos, daí o reforço da linha pela Emdec. O total de passageiros equivale ao total de passagens pela catraca; o sistema atende diariamente a 240 mil usuários (indivíduos).

Em função da melhoria (aumento do número de veículos), os ônibus passarão nos pontos em intervalos menores. No sentido Estrada Municipal José Sedano – Terminal III, das 04h45 às 08h13, o intervalo médio cairá para 13 minutos; das 08h33 às 16h53, para 20 minutos; das 17h08 às 18h00, para 13; e das 18h25 às 23h37, para 24.

No sentido Terminal III - Estrada Municipal José Sedano, das 05h37 às 09h15, o intervalo médio também cairá para 13 minutos. Os intervalos serão de 20 minutos das 09h23 às 16h03, de 13 minutos das 16h16 às 18h52 e de 24 minutos das 19h08 às 00h20. Até então, esses intervalos nas faixas horárias equivalentes eram, respectivamente, de 17, 25, 17 e 32 minutos. Os intervalos também diminuirão aos sábados, domingos e feriados. Por isso, houve alterações nos horários da linha, que o usuário pode consultar no link abaixo. O itinerário continua o mesmo.


Para mais informações, os munícipes têm à disposição o telefone (19) 3772-1517 da Emdec, que funciona 24 horas.

Informações: EMDEC

READ MORE - Em Campinas, Linha 310 – Vila Olímpia terá mais 2 ônibus e novos horários

Dez ônibus são integrados à frota de transporte coletivo de Aracaju

Mais dez ônibus do transporte coletivo da capital sergipana foram entregues, na manhã desta quinta-feira (12), na Praça dos Mercados, Centro, em comemoração aos 160 anos de Aracaju. Os veículos somam, agora, 220 novos entregues ao longo dos três anos, fora os 45 seminovos, concluindo a frota num total de 265 ônibus.

Segundo o diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), coronel Péricles, três das sete linhas já foram definidas para a área de Tijuquinha, Piabeta/DIA e a última passará por São Cristóvão/Palestina, via avenida Oswaldo Aranha. “Ainda vamos nos reunir com a empresa para definir todas as linhas, até a próxima segunda-feira já devemos estar com todos definidos”, explica.


De acordo com a SMTT, os veículos irão suprir algumas linhas que possuem em quantidade insuficiente e, além disso, devem atender a frota reserva. “É preciso ter uma boa frota reserva. De dois anos para cá, mais de 50% dos ônibus que compõem a frota da região metropolitana, da Grande Aracaju, foi renovada. Hoje, Aracaju é, sem dúvida, a capital que tem a idade média de ônibus mais baixa do país. Isso tudo para melhoria da qualidade do sistema de transporte público e, consequentemente, o atendimento ao usuário”, disse o assessor Flávio Vasconcelos.

Para o capitão J. Luiz, diretor de Trânsito da SMTT, esse investimento no transporte público é de grande valia para a mobilidade urbana e para a qualidade de vida dos usuários, principalmente devido aos transtornos no trânsito causados pelo abarrotamento de veículos.

Conforme o vice-prefeito José Carlos Machado (ao lado), mais da metade da frota que circula em Aracaju passa a ser de veículos novos e seminovos. “Há dois anos o sistema de transporte estava funcionando precariamente e a grande maioria que compunha essa frota eram ônibus velhos. Não chegamos ao ponto ideal, mas há melhoras, isso é perceptível”.

Sobre o BRT, Machado relata que há trâmites burocráticos difíceis de serem superados, no entanto, acredita que em poucos dias será assinado o consórcio com os municípios envolvidos e o Governo do Estado para o sistema de transporte da capital continuar integrado com Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão.

A Prefeitura anunciou também a instalação de 32 novos abrigos, sendo dois duplos em 30 pontos de paradas, se somando aos 130 já substituídos. “Outras centenas precisam ser substituídos, agora, isso não pode ser feito de uma hora para outra porque nos falta, sobretudo, recursos para se tocar a coisa na dimensão que nós desejávamos”, afirmou Machado.

Fotos: Fernanda Araujo
Informações: F5 News
READ MORE - Dez ônibus são integrados à frota de transporte coletivo de Aracaju

Passagem da Linha Sul do Metrô de Fortaleza deve subir para R$ 2,40

Um decreto de 9 de março de 2015 publicado do diário oficial desta quarta-feira (11) autoriza o aumento da tarifa da da linha sul do Metrô de Fortaleza para R$ 2,40. A secretaria estadual da Infraestrutura informa que ainda não há data prevista para a implantação do novo valor da passagem.

O reajuste, segundo o Diário Oficial, ocorre devido ao aumento dos custos de insumos, especialmente, nos gastos com energia elétrica para operação e manutenção da Linha Sul do Metrofor.

Atualmente, as passagens são de R$ 2,20, a inteira, e R$1,10, a meia, e passarão a custar R$ 2,40 e R$1,20 a meia, respectivamente. Gratuidades previstas na legistação serão preservadas. A data de implantação do reajuste deve ser divulgada em breve.

Informações: G1 CE

READ MORE - Passagem da Linha Sul do Metrô de Fortaleza deve subir para R$ 2,40

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960