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Teste do BRT no Recife será feito sem passageiros

quarta-feira, 26 de março de 2014

Faltando dez dias para o início dos testes do sistema de BRT (Bus Rapid Transit) no Recife ainda há muitas pedras no caminho. O atraso no cronogama das obras obrigou, mais uma vez, uma mudança de tática na operação do sistema pelo Grande Recife Consórcio de Transporte.

A ideia de iniciar os testes no dia 4 de abril permanece, mas sem os passageiros e sem parte das paradas. Ontem, duas equipes técnicas do Grande Recife embarcaram para Belo Horizonte e Rio de Janeiro para verificar de que forma se deu a operação nas duas cidades. Mas já há duas definições antes mesmo da conclusão da visita: não haverá mais uma segunda fase, que estava prevista para o dia 26 de abril, e em maio não entrará todo o sistema em operação, mas apenas  uma linha.

As mudanças adotadas na operação têm relação direta com o ritmo das obras. Não há como os testes serem iniciados com os passageiros se o trecho previsto para a primeira etapa, no dia 4 de abril, entre o Hospital Getúlio Vargas, na Avenida Caxangá, e a Avenida Conde da Boa Vista, não dispõe, ainda, de todas as estações.

O terminal ao lado do Getulio Vargas não está concluído. No sentido Centro, a situação piora. A estação da Benfica ainda não tem sequer alicerce e, na Avenida Conde da Boa Vista, as seis estações estão sendo construídas fora do padrão BRT e de forma improvisada, enquanto o projeto do município não fica pronto. Segundo o Grande Recife, as seis estações da Boa Vista serão concluídas até o fim de abril.
Paradas ainda em construção mostra a situação da implantação do BRT

A segunda etapa da operação que ocorrerá em maio com passageiros, sem data definida, será feita com apenas uma linha. A assessoria do Grande Recife não informou qual linha será escolhida para iniciar a operação do Leste/Oeste. A única informação é que as linhas restantes serão incorporadas aos poucos ao sistema. No corredor Norte/Sul, a situação não é diferente.

O trecho que entrará em testes no dia 4 de abril, também sem passageiros, entre o Terminal da PE-15 e a Avenida Dantas Barreto, também está com estações em obras no Parque Memorial Arcoverde, na Cruz Cabugá, na Rua Princesa Isabel e na própria Dantas Barreto, sem falar nas estações em outros pontos do Centro que serão usadas no retorno das linhas. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano decidiu não dar mais datas para as inaugurações dos terminais da 3ª Perimetral, Joana Bezerra. O cronograma anterior previa que eles iriam entrar em operação no dia 26 de abril.

Saiba mais

1ª fase do Corredor Leste/Oeste
- Da estação do BRT em frente ao HGV (Caxangá) até a Conde da Boa Vista
- 13 ônibus do BRT vão iniciar os testes sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Leste/Oeste:
- 1 estação do BRT na Benfica (início das obras)
- 6 estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista

1ª fase do Corredor Norte/Sul
- Do Terminal da PE-15 até a Avenida Dantas Barreto
- 14 ônibus vão operar na 1ª fase sem passageiros

Trecho ainda em obras da 1ª fase no Norte/Sul
- Estação do Parque Memorial Arcoverde
- Estações da Avenida Cruz Cabugá
- Estação da Rua Princesa Isabel
- Estações da Avenida Dantas Barreto

Informações: Blog Mobilidade Urbana

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São Paulo vai ter cerca de 500 ônibus com wi-fi até a copa

Com um prazo um tanto quanto apertado para inicio da copa do mundo, Pedro Gimenes que é superintendente da tecnologia da SPTrans afirma que cerca de 500 ônibus da cidade de São Paulo terão wi-fi a bordo. O superintendente conta que hoje cerca de 100 ônibus já dispõe da tecnologia, e que até o final do ano espera que todos os quase 15 mil veículos disponha da funcionalidade. A informação foi passada durante entrevista a rádio Estadão.

Na próxima sexta-feira (28) deve ocorrer uma audiência para debater as novas tecnologias no sistema municipal de ônibus com as empresas que fornecedoras. É previsto também que todo sistema tenha painéis que vão informar as próximas paradas, inclusive com anúncios de áudio, assim como ocorre no Metrô.

Informações: Via Trolebus

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Em Sorocaba, Ônibus elétrico será utilizado na linha 100-Expresso

Será nesta quinta-feira (27), às 8h30, com partida do Terminal Santo Antonio, a primeira viagem de teste do ônibus 100% elétrico em Sorocaba. O veículo de transporte coletivo operará na linha 100 - Expresso, que faz a ligação entre os terminais Santo Antonio e São Paulo. O prefeito Antonio Carlos Pannunzio conhecerá o ônibus elétrico e acompanhará esta primeira viagem.

A linha 100 - Expresso é operada pela Consórcio Sorocaba (Consor) que, buscando a inovação tecnológica, irá fazer o teste com o ônibus 100% elétrico na cidade por cerca de 30 dias, com o acompanhamento operacional da Urbes - Trânsito e Transportes.

O veículo, modelo urbano com piso baixo, pertence à empresa chinesa BYD que está fazendo uma série de testes no Brasil. A intenção é avaliar o seu desempenho técnico e operacional em sistemas de transporte coletivo urbano. O veículo já operou em linhas em São Paulo e agora operará temporariamente em Sorocaba.

O ônibus elétrico possui 12 metros de comprimento, 2,55 metros de largura e 3,36 metros de altura. O veículo é alimentado por baterias de fosfato de ferro, tecnologia ambientalmente responsável, não emite poluente e não precisa do sistema de rede elétrica como os trolebus que rodam em São Paulo, por exemplo. Ele possui autonomia de 250 a 320 km dependendo das condições da operação e sua recarga é feita durante a noite na garagem por um período de 5 horas. Possui dois motores elétricos no eixo de tração, o que torna o carro com baixo nível de ruído e melhora o conforto dos passageiros. 

A BYD é uma das maiores fabricantes de baterias do mundo. Há alguns anos entrou neste mercado fabricando ônibus e veículos de passeio elétricos. A Urbes não possui neste momento informações relativas a sua manutenção ou preço comercial. 

Informações: Cruzeiro do Sul

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