Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Veja os novos ônibus que chegam ao Brasil em 2024

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

O setor de ônibus será mais movimentando em 2024 na comparação com 2023. Segundo especialistas, apenas com as novas demandas do Programa Caminho da Escola, as fabricantes já começaram o ano com aquecimento na produção. Além disso, haverá eleições municipais. Historicamente, nesses anos costuma haver renovação das frotas. No mesmo sentido, várias cidades grandes, como São Paulo, por exemplo, têm planos de eletrificar a frota de ônibus.

Dessa forma, as principais marcas preparam novidades. Algumas, inclusive, já anunciaram e até mesmo apresentaram seus novos ônibus. Seja como for, entre os dias 6 e 8 de agosto ocorre a LatBus, em São Paulo. Assim, na feira também haverá estreias. Trata-se do maior evento do setor de ônibus da América Latina. Confira alguns modelos com lançamento previsto para 2024.

Eletra
A Eletra promete lançar ainda em janeiro o e-Trol. Trata-se de um trólebus que conta com pacote de baterias. Portanto, pode ou não ser ligado à fiação. Na prática, isso garante maior autonomia, além de facilitar as manobras, por exemplo.

Seja como for, o novo ônibus elétrico tem destino específico. Ou seja, para operações em vias segregadas e BRT. Porém, como as baterias podem receber recargas de oportunidade durante o trajeto., a autonomia chega a 300 km. Portanto, está dimensionado para atuar em qualquer cidade do Brasil.


Conforme a Eletra, o e-Trol tem 21,5 metros de comprimento e a capacidade é para até 146 passageiros. Do total, são 60 sentados e 85 em pé. Além disso, há espaço para cadeiras de rodas ou para quem precisa viajar com cão-guia.

Conforme a fabricante, outras duas novidades vão chegar ao mercado brasileiro em 2024. Elas são as versões de piso alto para dos ônibus elétricos de 15 m e 12,1 m. Dessa forma, a Eletra informa que esses modelos oferecem mais versatilidade de acordo com as características de cada rota.

Higer
A Higer promete trazer ao Brasil em 2024 o novo Fencer. Ou seja, um ônibus Padron para atuar em linhas com corredores do tipo BRT. Conforme a marca, o modelo elétrico tem baterias com capacidade de até 422 kWh.

Além disso, sua estrutura é feita de aço de alta resistência. Com isso, a fabricante informa que isso ajudou a reduzir o peso em cerca de 1 tonelada na comparação com modelos convencionais similares. Conforme a Higer, o resultado é uma redução de consumo de energia de até 20%. 

Vale lembrar que o novo ônibus Fencer foi apresentado durante a edição de 2023 do Bussworld. O maior evento do setor de ônibus no mundo ocorreu em outubro passado, em Bruxelas, na Bélgica.

Mercedes-Benz
Embora a Mercedes-Benz não confirme, deve lançar novos ônibus rodoviários no Brasil em 2024. Vale lembrar que a Daimler Buses apresentou na Europa, em 2023, seus aprimorados sistemas de assistência ao motorista. Como, por exemplo, o assistente de frenagem de emergência, batizado pela empresa de Active Brake Assist 6 (ABA 6).

Trata-se de uma evolução do sistema atual. Conforme a fabricante, a novidade consegue "perceber" com mais agilidade a presença de pedestres, ciclistas e pequenos veículos no entorno do ônibus. Além disso, o recurso está projetado para atuar tanto nos convencionais quanto nos de dois andares (Double Decker).

Outra novidade é o Preventive Brake Assist 2, para ônibus com piso rebaixado. Agora, o assistente de frenagem pode reduzir sozinho a velocidade do veículo ao detectar riscos de acidentes. Ou seja, caso haja, ao mesmo tempo, pessoas, objetos e ciclistas próximos ao ônibus. O Sideguard Assist 2 tem novo sensor. Conforme a fabricante, isso garante mais precisão e cobre o lado do motorista.

Câmeras no lugar dos espelhos
Há ainda o Frontguard Assist, que detecta e avisa sobre obstáculos ou pessoas à frente do veículo. De acordo com a Mercedes-Benz, o sistema funciona com o veículo a até 15 km/h. Outra novidade é o assistente inteligente de velocidade Traffic Sign Assist. Ele avisa se a velocidade máxima da via for ultrapassada.

A marca ainda oferece nos ônibus vendidos na Europa o sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores convencionais. Porém, o item é vendido como opcional. Possivelmente, a marca deve ter o dispositivo para seus ônibus rodoviários no Brasil. Afinal, nos caminhões da Mercedes-Benz o chamado MirrorCam é oferecido desde 2020.

Scania
A Scania também vai apresentar um ônibus elétrico no Brasil neste ano. O modelo ainda está em fase de testes. Porém, logo deve começar a rodar em São Paulo. Com isso, a marca pretende homologar o ônibus junto à SPTrans, a empresa que regula o sistema público de ônibus da capital paulista.

Apesar de a Scania não revelar detalhes, possivelmente o novo ônibus será feito na fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP). Além disso, seria oferecido na versão Padron e com motor Scania. Vale ressaltar que a Eletra tem um ônibus elétrico com chassi Scania e motor WEG.

Volksbus
Recentemente, o e-Volksbus, ônibus elétrico da VWCO, teve encerrada a fase de testes de engenharia. Com isso, em breve a marca deve iniciar suas vendas no Brasil. Segundo a empresa, o modelo utiliza a mesma plataforma do caminhão e-Delivery.

Conforme informações da marca, trata-se de um ônibus Padron com peso bruto total (PBT) de 18 toneladas. Além disso, tem capacidade para transportar mais de 80 passageiros. 

Volvo BZL foi testado em vários municípios do País e seu lançamento está previsto para neste ano

Volvo
Em 2023, a Volvo promoveu uma série de eventos para demonstrar seu ônibus elétrico BZL. Em todas, o modelo se saiu bem. Portanto, suas vendas também devem começar neste ano. Conforme a fabricante, o novo ônibus tem tração 4x2.

Além disso, o modelo tem pacote de baterias com capacidade de 94 kWh. Como resultado, a autonomia entre as recargas pode chegar a 300 km, aproximadamente. Conforme a ficha técnica, o Volvo BZL tem comprimento de 12,6 metros e pode transportar até 80 passageiros. 

Informações: Estadão
READ MORE - Veja os novos ônibus que chegam ao Brasil em 2024

Mapa do transporte metropolitano de São Paulo é atualizado: veja o que mudou

A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) atualizou o mapa do transporte metropolitano de São Paulo para o ano de 2024. O documento, agora, inclui algumas alterações de nome de algumas estações, assim como adiciona trechos com serviços de ônibus e integração, além de incluir o Expresso Aeroporto, que liga a Estação Barra Funda-Palmeiras ao Aeroporto de Guarulhos.

Entre os ajustes feitos, estão a alteração do nome da estação Vila Sônia para Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro, conforme estabelecido pelo Decreto nº 67.644/2023. Ao mesmo tempo, a atualização também adiciona estações com inclusão de “naming rights” como foi o caso da estação Paulista-Pernambucanas.

Outra alteração importante no mapa do transporte metropolitano de SP foi a inclusão do serviço de ônibus complementar, operado pela ViaQuatro, entre a Vila Sônia e Taboão da Serra. O serviço teve início em maio de 2022, mas está sendo considerado pela primeira vez no mapa do transporte metropolitano de São Paulo.

Além disso, também foi adicionado nesta atualização o Expresso Tiradentes, com integrações entre as estações de ônibus e metrô. O corredor exclusivo do BRT é composto por sete estações: Pedro II, Ana Neri, Alberto Lion, Clube Atlético Ypiranga, Nossa Sra. Aparecida, Grito e Dianópolis; e três terminais: Sacomã, Mercado e Vila Prudente.

O Expresso Tiradentes ainda possui 9,7 km de vias, por onde circulam as linhas 5105/10 Term. Mercado – Term. Sacomã; 5109/10 Term. Mercado – Term. Vila Prudente; 5110/10 Term. Mercado – Term. São Mateus; 5110/21 São Mateus – Term. Mercado e 5110/23 Jd. Planalto – Term. Mercado.


Metrô em São Paulo
A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, com 104,4 km de extensão e 91 estações ao todo. De acordo com levantamento da empresa gerenciadora, mais de 5 milhões de passageiros utilizam os serviços diariamente.

O Metrô de São Paulo é responsável pela operação das Linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera – Palmeiras-Barra Funda). Além delas, também cuida do Monotrilho da Linha 15-Prata (Vila Prudente – Jardim Colonial).

No total, são 71,5 km de extensão e 63 estações. Apenas pela rede administrada pelo Metrô, chegam a passar 4 milhões de passageiros diariamente.

A Linha 4-Amarela recebe operação pela Via Quatro em regime de PPP desde 2010, com 12,8 km de extensão e 11 estações. Já a Linha 5-Lilás passou a ser operada em regime de concessão pela Via Mobilidade em 04 de agosto de 2018. Hoje, a Via Mobilidade também gerencia as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

O metrô está integrado à CPTM pelas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo. Hoje, ela possui 196 km de linhas e 57 estações operacionais, atendendo a 18 municípios. 

Informações: Estadão

READ MORE - Mapa do transporte metropolitano de São Paulo é atualizado: veja o que mudou

Em 2023, Governo de SP entregou 338 novos veículos da EMTU para operarem na Região Metropolitana de São Paulo

As linhas gerenciadas pela EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos receberam 282 novos ônibus zero km, entre janeiro e dezembro de 2023, para a renovação da frota das linhas da Região Metropolitana de São Paulo. Ainda, 56 novas vans foram inseridas para operar no Serviço Ligado - transporte gratuito da residência até a porta da escola para mais de 5 mil alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

O investimento do Governo do Estado de São Paulo, de aproximadamente R$ 287 milhões, beneficia cerca de 1,5 milhão de passageiros que utilizam as linhas das regiões diariamente.

Os ônibus entregues são modernos e oferecem às viagens dos usuários mais tecnologia, qualidade e conforto. Todos os veículos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para recarregar dispositivos móveis e plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Atualmente, mais de 600 veículos em operação de linhas gerenciadas pela EMTU no estado já possuem acesso wi-fi.

Os ônibus adquiridos estão operando no sistema regular de transporte entre os municípios de São Paulo, Guarulhos, Barueri, Cajamar, Caieiras, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Cotia, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mairiporã.

visualizador

Todos os veículos passam por inspeções periódicas nas quais são verificados mais de 900 itens, como os sistemas de freios, suspensão, pneus, acessibilidade e demais itens que conferem a segurança, conservação e o conforto aos passageiros, conforme as determinações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).  

Nos últimos 5 anos, de janeiro de 2019 a dezembro de 2023, foram entregues 2,3 mil novos ônibus zero km para as linhas gerenciadas pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas onde atua no Estado de São Paulo. 

Informações: EMTU

READ MORE - Em 2023, Governo de SP entregou 338 novos veículos da EMTU para operarem na Região Metropolitana de São Paulo

Com tarifa zero, ônibus de SP têm média de 335 mil passageiros a mais nos domingos e feriados

Os ônibus municipais de São Paulo transportaram 16,2 milhões de passageiros nas sete datas que tiveram tarifa zero desde a implementação do programa, há um mês. A medida, anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) como um aceno ao eleitorado de baixa renda, é válida aos domingos e feriados.

Na comparação com os mesmos domingos e feriados do período entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, quando ainda não havia gratuidade nos ônibus paulistanos, o período mais recente teve acréscimo de 16,9% no número de passageiros. Isso dá, em média, 335 mil pessoas a mais rodando pela cidade no transporte público em cada dia de catracas liberadas.

De acordo com a SPTrans, empresa pública que opera o sistema de ônibus da capital, no Natal foram 1,5 milhão de passageiros, 25% a mais que na mesma data de 2022 (quando foram 1,2 milhão). Já no Ano Novo, o aumento foi de 27,3%: passou de 1,1 milhão para 1,4 milhão.

Se desconsiderados os feriados e suas vésperas, já houve até o momento três domingos “normais” com tarifa zero na cidade: 17 de dezembro, 7 de janeiro e 14 de janeiro. Esses dias tiveram média de 2,8 milhões de passageiros, número 28,6% superior aos 2,2 milhões de pessoas que usaram ônibus em 18 de dezembro de 2022, 8 de janeiro de 2023 e 15 de janeiro de 2023.

Em nota, a prefeitura informou que os dados “demonstram o sucesso da medida”. O material divulgado pela administração municipal para celebrar o primeiro mês do programa Domingão Tarifa Zero fala em alta de 33% na demanda pelos ônibus, dado que considera a variação em relação à média de janeiro do ano passado.

A gestão Nunes calcula que a gratuidade nos ônibus aos domingos deve representar renúncia fiscal de R$ 283 milhões por ano à prefeitura. Para 2024, esse valor foi coberto no Orçamento com o aumento na arrecadação observado no período anterior.

De acordo com levantamento mantido pelo pesquisador Daniel Santini, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela USP, o Brasil tem hoje 103 cidades que oferecem ônibus gratuitos aos seus habitantes. As fórmulas para bancar esse programa abarcam desde o uso de royalties da exploração de petróleo até cobrança de taxas de empresas e emprego dos recursos arrecadados com multas de trânsito.

Informações: O Globo

READ MORE - Com tarifa zero, ônibus de SP têm média de 335 mil passageiros a mais nos domingos e feriados

No Rio, Mais de 100 mil pessoas já pagam passagem com celular


Mais de 100 mil pessoas já pagam passagem no transporte público do Rio com o celular. Em 2023, a versão digital do RioCard Mais registrou um crescimento de 149%. No ano passado, foram UM MILHÃO e oitocentas mil viagens em trem, metrô, ônibus, BRT e VLT.  

Para utilizar a novidade, o passageiro deve ter um telefone com uma tecnologia que funciona por aproximação e permite a troca de informações sem fio. No aplicativo da Riocard Mais, basta gerar um novo cartão em formato digital. Também é possível a criação de um PIN que garante a segurança, com a opção de habilitar o acesso por autenticação biométrica.

Não é preciso estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte. 

Informações: Band

READ MORE - No Rio, Mais de 100 mil pessoas já pagam passagem com celular

Passageiros aprovam eficiência e tranquilidade do novo Ligeirão Norte-Sul em Curitiba

Em operação desde esta quinta-feira (18/1), a linha 250 Ligeirão Norte-Sul foi aprovada pelos usuários. Com um trajeto de 38 quilômetros (ida e volta), o ônibus liga o Terminal do Santa Cândida ao Terminal do Pinheirinho, com passagem pelos terminais Boa Vista, Cabral, Portão e Capão Raso, e outras cinco estações-tubo.

“Estou gostando muito dessa linha, vou chegar muito mais rápido agora. Meu trajeto era do Centro ao Terminal do Capão Raso, então os expressos demoravam bem mais”, conta Gabriela Ducci, de 21 anos.

A linha também é uma alternativa para aqueles que utilizavam outros ônibus, além das linhas expressas, como é o caso de Leonardo Ulths, de 21 anos, que se desloca diariamente do Pinheirinho ao Centro.

“Antes eu usava o Pinheirinho-Cabral, que é um ligeirinho, e não demorava muito, mas agora está muito mais rápido. Ir pela canaleta ajuda bastante também” relata Ulths.

Economia de tempo
O Ligeirão vai trazer uma redução de tempo de deslocamento de 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto de ida e volta, que poderá ser realizado em até 100 minutos, 15% menos do que as linhas paradoras.

“Trata-se de uma linha que faz uma importante ligação do Norte e o Sul da cidade, que vai desafogar as linhas paradoras, que já fazem esse trajeto e vão ser mantidas, e trazer mais velocidade de deslocamento para a população” diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. “No caso de uma pessoa que utiliza todo dia o trajeto de ida e volta em dias úteis, a economia de tempo será de 1h15 durante a semana”, completa.

Serão 29 ônibus na linha Norte Sul, com intervalos de 3,5 minutos nos horários de pico e de 10 minutos em períodos de menor demanda. A Urbanização de Curitiba (Urbs) estima que 35 mil pessoas utilizem a linha nos dias úteis.

Experiência mais tranquila
Além da agilidade, os passageiros do Ligeirão Norte-Sul estão elogiando a tranquilidade e o conforto dos ônibus. “Ter uma experiência mais calma, com o ônibus mais vazio, vai ser muito melhor, principalmente fazendo esse trajeto todo dia”, diz Anna Carolina Pereira, de 20 anos.

A nova linha também permite que a população passe menos tempo em deslocamento, aproveitando mais o dia, como conta Adriana Gonçalves, de 32 anos.

“Agora vou chegar ao meu trabalho 30 minutos mais rápido, então vou poder sair mais tarde de casa, e meu dia inteiro acaba ficando mais calmo. Ter um ônibus com mais espaço melhora ainda mais”, afirma Adriana.

Confira as paradas do novo Ligeirão Norte-Sul
Terminal Santa Cândida *
Terminal Boa Vista
Terminal Cabral
Estação-tubo Passeio Público
Estação-tubo Central
Estação-tubo Eufrásio Correia
Estação-tubo Oswaldo Cruz
Estação-tubo Bento Viana
Terminal Portão
Terminal Capão Raso
Terminal Pinheirinho*
*No Terminal Santa Cândida os ônibus com letreiros frontal linha 250 Norte-Sul são acessados pela plataforma atrás do parador Santa Cândida/Capão Raso. No Terminal Pinheirinho, são acessados na plataforma do Pinheirinho/Praça Rui Barbosa.

Informações: URBS

READ MORE - Passageiros aprovam eficiência e tranquilidade do novo Ligeirão Norte-Sul em Curitiba

Jundiaí abre corredor de ônibus preferencial no Centro de Cidade, a partir deste mês

Pensando em uma maior mobilidade e fluidez para o trânsito, a partir do dia 23 de janeiro, Jundiaí passa a contar com corredor de ônibus preferencial na rua Rangel Pestana. O corredor terá início no cruzamento da rua Benjamin Constant e terminará no cruzamento da rua Secundino Veiga, com extensão de 1.500 metros. Além da rua Rangel Pestana, a rua Dr. Torres Neves, no centro de Jundiaí, também passará a contar com o corredor de ônibus preferencial com 150 metros de extensão. Outras modificações serão aplicadas na via, como a velocidade máxima permitida, que passa dos 50 km/h para 40 km/h.

“Essa é a primeira etapa da implantação de corredores preferenciais executada pela Prefeitura de Jundiaí, atendendo ao Plano de Mobilidade Urbana da cidade, buscando dar prioridade ao transporte coletivo”, reforça o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Outra mudança será em relação aos pontos de ônibus da Rua Rangel Pestana. O ponto próximo ao restaurante Bom Prato será desativado e a linha 953 (Terminal Colônia) será realocada para o ponto localizado na saída do Jardim do Museu Solar do Barão, na própria Rangel Pestana, 95. As outras linhas como 512 (Vila Aparecida), 715 (Jardim São Camilo) e 917 (Terminal Vila Hortolândia via Ponte São João) serão transferidas para a rua Dr. Torres Neves, 460, (ao lado do estacionamento).

Levantamento feito pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) mostrou que nas linhas que circulam pela rua Rangel Pestana são feitas diariamente 1.048 viagens de ônibus, sendo transportados 17.050 passageiros. O local ainda conta com 338 viagens intermunicipais diárias. As alterações têm como objetivo reduzir a concentração de pessoas em trechos que não comportam aumento no movimento. Na extensão do corredor hoje existem 147 vagas de estacionamento que permanecerão.

Os horários de operação serão de segunda a sexta, das 06h às 08h30, e das 16h30 às 19h00 e a velocidade máxima permitida será de 40 km/h, lembrando que as faixas são preferenciais, não exclusivas. A redução na velocidade máxima tem como objetivo garantir segurança e maior fluxo de ônibus na via preferencial. Fora dos horários determinados poderá haver a circulação de outros veículos. Haverá sinalização horizontal e vertical ao longo dos corredores para que os motoristas que transitarem pelas vias identifiquem as alterações de percurso.

“Os números dos levantamentos que fizemos nos mostraram a necessidade da implantação dessas faixas preferenciais devido ao aumento no volume de veículos automotores nas vias municipais”, destaca Aloysio Queiroz, Gestor de Mobilidade e Transporte de Jundiaí.

Informações: Prefeitura de Jundiaí

READ MORE - Jundiaí abre corredor de ônibus preferencial no Centro de Cidade, a partir deste mês

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa, após 3 anos de paralisação

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) a retomada da construção do complexo viário Pirituba-Lapa, fundamental para desaforar o trânsito entre os dois bairros, atendendo à reivindicação de mais de 40 anos dos moradores de Pirituba, na zona Oeste da capital. Isso foi possível após a liberação da Justiça de São Paulo, em agosto de 2023, para a reativação do contrato, suspenso desde 9 de abril de 2020 por decisão judicial. Com prazo de execução previsto para dezembro de 2026, as obras contam com um investimento municipal de R$ 367 milhões.

O empreendimento, que irá interligar os dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães através de uma ponte sobre o Rio Tietê, beneficiará cerca de 78 mil pessoas que utilizarão o acesso diariamente.

Estudos de Tráfego mostram que, com o remanejamento de linhas de ônibus da região para o novo viário, os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão cerca de 15 minutos diários.

Importante do ponto de vista econômico e financeiro para a região, a construção vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas nos deslocamentos diários.

Essas mudanças reduzirão o tempo de viagens, darão maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestres, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade e melhoria na qualidade de vida da população.

Ações Planejadas

O projeto prevê a implantação de uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão para a interligação entre os bairros de Pirituba e Lapa. A estrutura terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. Ela contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.

Além da construção da ponte, o projeto completo também abrange a implantação de três quilômetros de ligação viária.

O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá as seguintes melhorias em toda sua extensão:
- Três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus;
- Canteiro central com ciclovia;
- Obras de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais.
Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM (Linha 8 – Diamante), com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.

Histórico

As obras do complexo viário Pirituba-Lapa foram suspensas em 9 de abril de 2020 por decisão judicial, após liminar judicial obtida pelo Ministério Público que tinham por objeto a anulação da licença ambiental LAI – nº 03/SVMA/2019 e da Ordem de Serviço nº 08. Desde a paralisação, foram gastos de cerca de R$ 3,5 milhões com serviços de manutenção e segurança nos canteiros desativados. As obras estavam 14% concluídas quando foram interrompidas pela Justiça e R$ 34 milhões foram consumidos pelo contrato, dos R$ 209,5 milhões totais previstos.



Informações: Prefeitura de São Paulo

READ MORE - Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa, após 3 anos de paralisação

Prefeitura de Joinville abre enquete para escolha de novo layout dos ônibus do transporte coletivo

De 16 de janeiro até o dia 16 de fevereiro, os joinvilenses vão poder participar de uma enquete para ajudar a escolher o novo layout dos ônibus do transporte coletivo de Joinville. Para opinar, basta acessar o link e responder as perguntas.

São três opções criadas a partir da identidade visual do Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob). Os layouts consideram pontos relacionados com a segurança e manutenção dos veículos e foram criados de forma voluntária pela Busscar, empresa de ônibus que nasceu em Joinville e agora faz parte do grupo Caio Induscar.

Os modelos foram desenvolvidos a partir do trabalho de especialistas em design e em transporte coletivo. O projetista da Busscar, Samuel Macelllay, que há mais de 20 anos atua no desenho de modelos de ônibus, desenhou os layouts finais apresentados. Eles usam tons de azul, cinza e branco, cores da identidade visual do Simob, criada pela Mágica Comunicação.

Os novos layouts dos ônibus vão marcar o início da operação do Simob, que vai atuar após o fim da primeira licitação do transporte coletivo da cidade. Atualmente, o processo de licitação está em fase de tramitação interna do edital para ajustes finais antes do encaminhamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Sobre o Simob
Pela primeira vez em 50 anos, o transporte coletivo de Joinville passa por um processo de licitação que está sendo elaborado em diversas etapas. Nas primeiras fases foram realizadas pesquisas com a população além de estudos técnicos. E foi a partir destes resultados que foi criado o Sistema de Mobilidade de Joinville (Simob).

O Simob é dividido em quatro eixos: Mobilidade, Infraestrutura, Tecnologia e Transparência e tem como principal objetivo oferecer ao joinvilense um sistema que facilite o deslocamento entre as diferentes regiões da cidade, prevendo pontualidade, aumento na quantidade de viagens, e diferentes recursos tecnológicos que vão aumentar a segurança tanto dos passageiros quanto dos profissionais.

Entre as melhorias previstas estão wi-fi, monitoramento com câmeras e ar-condicionado em todos os veículos, reforma completa dos terminais de ônibus e manutenção dos abrigos para passageiros.

Informações: Prefeitura de Joinville

READ MORE - Prefeitura de Joinville abre enquete para escolha de novo layout dos ônibus do transporte coletivo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960