Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Rio de Janeiro: Ônibus de cara nova só no dia 6

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Prefeitura do Rio decidiu adiar, para o próximo dia 6, a entrada em circulação dos primeiros ônibus com as cores dos consórcios que venceram a licitação organizada pela Secretaria municipal de Transportes para reorganizar o sistema e implantar o bilhete único. Inicialmente, a previsão era que isso acontecesse a partir da próxima semana.
Oficialmente, a decisão foi tomada para que haja coincidência de datas entre a circulação dos ônibus com cores novas e a entrada em operação do bilhete único com o novo padrão. A razão, porém, seria outra: as empresas têm dúvidas sobre as tonalidades que devem ser adotadas e ainda discutem tema com a prefeitura.
Resolução no Diário Oficial com regras para a padronização será publicada hoje. A orientação será para que os concessionários adotem o novo padrão dentro de um ano. Por mês, em média, 7,5% da frota seriam pintadas. Ou seja, cerca de 700 coletivos por mês.
Os quatro consórcios que ganharam a licitação para operar as linhas do município do Rio não se adaptaram ainda às regras da prefeitura — que prevê pintura padrão para os coletivos e aparelhos de segurança, como câmeras, tacógrafos eletrônicos e GPS.

Das cinco garagens onde o EXTRA esteve nesta terça-feira, em apenas uma havia dois ônibus com a pintura nova.


— Não podemos simplesmente mudar a frota toda da noite para o dia. Estamos aguardando os ônibus novos — disse uma funcionária da Transurb, no Engenho de Dentro, que faz parte do consórcio Internorte, que vai operar na Zona Norte.
Na Viação Redentor, integrante do consórcio Transcarioca, o funcionário Jorge Cerqueira informou que os ônibus ainda não foram pintados porque a própria prefeitura mudou quatro vezes as cores padrão.
As viagens integradas vão custar R$ 2,40
O Bilhete Único Carioca (BUC) faz parte da integração das linhas de ônibus municipais da cidade. Com ele, os passageiros poderão realizar duas viagens num período de duas horas, a um custo de R$ 2,40.
Até o momento, cerca de 1,8 milhão de usuários já estão aptos a utilizar o BUC. Quem quiser se inscrever pode fazê-lo pelo site www.riobilheteunico.com.br ou num dos oito postos: terminal rodoviário Alvorada; shopping Bangu; Secretaria municipal de Saúde; Rio Poupa Tempo, na Rua da Ajuda 5,; Central do Brasil; Regional Administrativa de Irajá, na Avenida Monsenhor Felix 512; Terminal Rodoviário de Madureira e Regional Administrativa de Santa Cruz, na Rua Fernanda 155.


READ MORE - Rio de Janeiro: Ônibus de cara nova só no dia 6

Transporte coletivo terá reforço no dia da eleição em São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos vai reforçar o transporte coletivo neste domingo (31) para o segundo turno das eleições presidenciais. A intenção é facilitar o acesso dos eleitores que moram longe dos locais de votação.

Serão 54 ônibus extras nas principais linhas da cidade:

Zona norte: Taquari, Costinha, Buquirinha II, Freitas, Represa, Jaguari, Vila Dirce, Vila Paiva e Vila Cândida

Zona leste: Cajuru, Bairrinho, Bom Retiro, Majestic, Jardim São José, Santa Inês, Eugênio de Mello e Novo Horizonte

Zona sul: Bosque dos Eucaliptos, Campo dos Alemães, São Judas Tadeu, Dom Pedro, Morumbi, Colonial, Chácaras Reunidas, Residencial União e Parque Industrial

Zona oeste: Urbanova

O Recanto dos Tamoios, atendido pela linha 305 - São Judas Tadeu/Centro, terá uma saída do São Judas às 6h35 e uma saída do Centro às 17h55.

A operação será acompanhada pela Secretaria de Transportes da Prefeitura, que poderá fazer alterações conforme a demanda.
 
READ MORE - Transporte coletivo terá reforço no dia da eleição em São José dos Campos

SMTT garante reforço dos ônibus nas eleições em Maceió

No próximo domingo (31), o serviço de transporte coletivo em Maceió terá uma programação especial, devido à realização do segundo turno das eleições para governador e presidente da República. Para melhor atender aos usuários e garantir o acesso aos locais de votação, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) determinou que as empresas de ônibus utilizem a mesma frota dos sábados, com frequência uniforme dos horários de pico.

O superintendente da SMTT, Jorge Silva Coutinho, orientou, ainda, que além de ser a mesma frota dos sábados, seja utilizado um reforço para atender a população. “Nossas equipes de fiscais estarão nas ruas e vão acompanhar toda circulação dos coletivos, buscando o melhor atendimento aos passageiros” explicou Coutinho. A programação especial no sistema de transporte acontecerá até as 18h.

Nos locais de maior fluxo de veículos, durante o dia da eleição, a SMTT já determinou aos seus agentes de trânsito para que sejam realizadas ações específicas de orientação aos condutores. Um dos locais de grande fluxo é o Cepa, na Avenida Fernandes Lima, que concentra várias sessões eleitorais e terá uma atenção especial.
 
Fonte: GazetaWeb
READ MORE - SMTT garante reforço dos ônibus nas eleições em Maceió

São Paulo ganha primeira biblioteca em terminal de ônibus

A Prefeitura de São Paulo, a SPTrans e o Instituto Brasil Leitor (IBL) inauguram nesta sexta-feira, 29 de outubro, a Biblioteca Leitura no Ponto, no Terminal Sacomã, integrante do Expresso Tiradentes. Esta é a primeira biblioteca em um terminal de ônibus a ser implantada na Capital.

A biblioteca Leitura no Ponto será aberta ao público com mais de 2 mil livros à disposição das cerca de 70 mil pessoas que passam diariamente pelo terminal. São títulos de gêneros como literatura brasileira, auto-ajuda, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, lingüística, artes e história. A expectativa do IBL é de chegar a mais de 3 mil associados nos dois primeiros anos de operação.

A implantação de uma biblioteca no terminal alimenta o importante hábito da leitura, já existente nos usuários do sistema de transporte público. Pesquisa realizada pela SPTrans apontou que 51% dos passageiros têm o costume de ler sempre. Também se constatou que quase toda a totalidade das pessoas (97,5%) considera boa a implantação de bibliotecas em terminais e 95,9% as utilizariam.

Para poder retirar os livros da biblioteca, que tem apoio do Ministério da Cultura, os passageiros deverão se cadastrar gratuitamente. Os interessados deverão apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência (originais e cópias) e uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores serão cadastrados e receberão uma carteira de identificação.

O novo espaço para empréstimo de livros da capital funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Os leitores poderão emprestar um livro por vez e terão prazo de dez dias para a devolução. O serviço é gratuito.

Fonte: SPTrans

READ MORE - São Paulo ganha primeira biblioteca em terminal de ônibus

Grande Recife monta esquema especial de ônibus para o segundo turno das Eleições 2010

Pensando nos eleitores que precisam pegar um ônibus para chegar ao local de votação, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma programação especial de coletivos para todos os pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR).

O reforço será ainda maior que o do primeiro turno, contemplando 229 linhas em operação, das quais 200 serão reforçadas. O esquema irá se estender durante todo o dia.

Das 229 linhas que estarão em operação neste domingo, 188 foram reforçadas para garantir maior facilidade de locomoção dos usuários que necessitarem pegar um ônibus para chegar ao local de votação. Além destas, outras 12 foram reativadas (não operam normalmente no domingo) e reforçadas, totalizando 200 linhas que tiveram aumento de frota e viagens (confira lista abaixo).

Com esta alteração, as linhas reforçadas terão 465 veículos extras, realizando 3756 viagens a mais que nos domingos normais, representando um aumento de aproximadamente 42% (frota) e 31% (viagens). Ao todo, serão utilizados nestas linhas 1.337 ônibus, que irão realizar 13.019 viagens.

Além das linhas de ônibus que serão reforçadas, outras 29 linhas estarão em circulação, totalizando 1.566 veículos e 15.631 viagens.

O reforço irá se estender por todo o domingo, auxiliando na ida ao local de votação e na volta para casa. É importante salientar que todos os municípios de RMR estarão cobertos pelo reforço.
Para maiores informações sobre a operação especial, dúvidas ou sugestões, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800 081 0158. A Central de Atendimento ao Cliente funciona todos os dias, das 7h às 19h.

Veja a lista aqui:

READ MORE - Grande Recife monta esquema especial de ônibus para o segundo turno das Eleições 2010

Fortaleza: Frota de ônibus é reforçada para segundo turno

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai reforçar a frota de ônibus no próximo domingo, 31, quando acontece o 2º turno das eleições presidenciais. A partir das 7 horas da manhã, aproximadamente 1.400 coletivos estarão circulando, com a cobrança da passagem no valor reduzido, devido à Tarifa Social.

Para os cidadãos que ainda têm dúvidas em relação a como chegar ao local de votação, a Etufor disponibiliza em sua página virtual informações quanto às linhas do transporte público regular (ônibus) e complementar (vans) que atenderão a cada seção eleitoral.
Fonte: O Povo Online
READ MORE - Fortaleza: Frota de ônibus é reforçada para segundo turno

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960