Trolebus em SP
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quinta-feira, 12 de abril de 2012Postado por Meu Transporte às 19:52 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Com reestruturação, transporte coletivo de Limeira receberá novos ônibus
Postado por Meu Transporte às 19:10 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em São Luís, Rodoviários ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado
Foto: Leandro Machado de Castro |
Outro lado
O superintendente do SET, Luís Cláudio Siqueira, afirmou que, por falta de condições financeiras, algumas reivindicações da categoria ficam impossibilitadas de ser atendidas, principalmente o reajuste de 16% nos salários. Por isso, fazem-se necessárias as negociações entre as partes, para que o impasse seja resolvido
Impasse
A primeira rodada oficial de negociações deste ano, entre os dois sindicatos, aconteceu no dia 29 março e serviu apenas para apresentação das reivindicações dos rodoviários. Além da reunião marcada para hoje, outros encontros estão pré-agendados para pôr fim ao impasse entre as duas categorias.
A pauta de reivindicações de motoristas, cobradores e fiscais de ônibus de São Luís é composta por 52 itens, entre os quais destacam-se, além do reajuste salarial de 16%, a inclusão de mais um dependente no plano de saúde e odontológico, melhores condições de trabalho, tíquete-alimentação de R$ 450,00, hora extra, participação nos lucros das empresas, adicional por insalubridade e trabalho durante o período noturno, entre outros.
Fonte: Jupiter.com.br
Postado por Meu Transporte às 18:59 0 comentários
Marcadores: Maranhão
No Espírito Santo, Aprovada Lei que proíbe aparelhos sonoros em ônibus intermunicipais
Postado por Meu Transporte às 18:48 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Em Curitiba, Motoristas aprovam painéis com informação de trânsito
A mensagem, transmitida pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, foi sobre o fechamento de ruas próximas ao Estádio Couto Pereira, das 17h às 22h30, por causa do jogo do Coritiba contra o Asa de Arapiraca pela Copa do Brasil. Em funcionamento desde o início da semana, o CCO fará o monitoramento em tempo real do transporte coletivo e do trânsito da cidade.
Curitiba tem três painéis de trânsito já em funcionamento em ruas do Anel Viário Central. Os equipamentos, que passaram a operar no início desta semana com o CCO já agradam a quem dirige pelas ruas da cidade.
A motorista Ana Paula passa todas as quartas-feiras pela rua Mauá e aprovou o novo painel de trânsito. "Toda semana venho na novena do Perpétuo Socorro. Acho ótimo esse tipo de equipamento para orientar o motorista, fica mais fácil de fazer um desvio se for preciso", afirmou.
"Isso é bom para avisar de congestionamentos. Em dias de jogo aumenta muito o trânsito aqui na Mauá", disse o comerciante Vivaldino Dias dos Santos também acha importante o uso dos painéis para orientar o trânsito.
Mensagens - Os painéis de trânsito estão instalados nas ruas Desembargador Motta (perto da Padre Agostinho); Brigadeiro Franco (entre a Chile e a Baltazar Carrasco dos Reis); e Mauá (próximo à Barão de Guaraúna). A diretora de Engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), Guacira Civolani, explica que os painéis só passarão mensagens quando algum fato relevante acontecer na via.
Em caso de algum acidente congestionar o trânsito em determinado trecho os painéis irão orientar os motoristas a desviar por caminhos alternativos. Caso o tráfego esteja normal os painéis ficarão apagados.
"Estudos apontam que se esse tipo de equipamento ficar mostrando mensagens o tempo todo o motorista para de prestar atenção e o painel perde a validade. Assim, quando o painel estiver ligado é por que tem algo diferente na via e o motorista irá ler a mensagem", afirmou Guacira Civolani.
As mensagens informadas nos painéis de trânsito são transmitidas por engenheiros de tráfego que acompanham o que acontece nas ruas através de câmeras instaladas em pontos chaves da cidade. Neste momento, o CCO opera com cinco câmeras e três painéis de trânsito. Serão 21 câmeras e 14 painéis até junho deste ano, e 711 câmeras e 80 painéis.
As cinco câmeras estão instaladas nos cruzamentos das ruas e avenidas Ubaldino do Amaral com Visconde de Guarapuava; Campos Sales com Augusto Severo; Vicente Machado com Brigadeiro Franco; Brigadeiro Franco com Padre Agostinho; e Lisymaco Ferreira da Costa com Cândido de Abreu.
Fonte: URBS
Postado por Meu Transporte às 18:36 0 comentários
Marcadores: Paraná
Metrô de Porto Alegre terá nova etapa a partir do dia 19
Prevista inicialmente para ser realizada em novembro do ano passado, a publicação da portaria permitirá à prefeitura dar continuidade aos trâmites necessários para viabilizar a implantação do metrô. No encontro, Fortunati informou que o município já concluiu estudos e projetos necessários, o que garante a estrutura básica para a próxima etapa do processo.
Mesmo com a confirmação da data, a modelagem financeira do projeto, que ocorrerá na modalidade de PPP, ainda não está finalizada. Durante a reunião com a ministra, do qual participou também o secretário do PAC, Maurício Muniz, foi apresentada à prefeitura a proposta do governo federal para o repasse de cerca de R$ 1 bilhão referente à obra. De acordo com o documento, os repasses seriam efetivados somente após a execução da obra, e não durante, como inicialmente previsto.
“Não é a modelagem encarada como a ideal pela cidade e o Estado, mas vamos fazer os cálculos necessários, avaliar a proposta e realizar novo encontro na próxima segunda-feira para avançar na negociação”, destacou o prefeito. De acordo com o governo federal, o impacto financeiro não seria tão significativo quanto imaginado com a nova formatação.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 18:31 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Metrô de São Paulo cresceu 40% em cinco anos e já tem filas do lado de fora
O problema ocorre principalmente em estações da Linha 3-Vermelha, que liga as zonas Leste e Oeste, tanto pela manhã, entre 6h30 e 7h30, quanto à tarde, entre 17h30 e 18h30. A reportagem acompanhou filas do lado de fora das estações Anhangabaú, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. Passageiros relataram também haver filas nas estações Tatuapé, Armênia e Consolação.
O aumento de 40% é inferior ao registrado no mesmo período nas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que cresceu 73% em cinco anos. Os números relativos ao Metrô não consideram os dados da Linha Amarela, administrada pela iniciativa privada e que não divulgou dados solicitados pela reportagem.
O Metrô atribui o aumento de lotação nos trens e estações a quatro fatores: a implantação do Bilhete Único nas estações, o início da operação da Linha 4-Amarela, que tem conexões com outras vias, a expansão da Linha 2-Verde e o crescimento econômico do país.28% mais trens no período Ao longo de cinco anos, o orçamento da empresa aumentou de R$ 1,279 bilhão (em 2006) para R$ 4,426 bilhões (2011). O orçamento inclui tanto investimento quanto custeio com funcionários. Entretanto, de acordo com relatório divulgado na terça-feira, houve queda no investimento entre 2010 e 2011. O investimento na rede atual caiu 19,6% e, nos projetos de expansão, a queda foi de 39%.
Para melhorar a operação e diluir o excesso de passageiros, a empresa colocou 28% mais trens em circulação (passaram de 117, em 2007, para 150 em 2012), reduziu os intervalos entre as composições em algumas linhas e implantou o sistema CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), considerado o mais moderno do mundo e similar ao adotado em Nova YorkMais passageiros, mais espera Mesmo com as estratégias da companhia, o aumento da demanda causa reflexos no dia a dia dos passageiros. Na estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha), as filas pela manhã chegam a dar a volta no quarteirão, segundo a consultora de hotéis Laene Rodrigues, de 25 anos. Ela, que costumava embarcar entre 7h e 7h30, aceitou trocar de horário no emprego para resolver o desconforto. "Apareceu uma proposta no trabalho para entrar mais tarde e não tive dúvida. Mudei de horário por causa da fila."
A viagem diária de Laene demora uma hora e 10 minutos, em média, da estação Artur Alvim até a Trianon, na Avenida Paulista. Antes de chegar, ela troca de linha duas vezes - vai da Linha 3-Vermelha para a 1-Azul e depois para a 2-Verde do Metrô. "Depois da fila [na estação], tem que pegar o metrô lotado, onde não dá para se mover. A gente chega ao trabalho cansada, irritada e tensa", diz.
No Anhangabaú, o problema é similar. A auxiliar administrativa Elaine Carvalho, de 19 anos, diz encontrar filas para entrar na estação no horário de pico da tarde. "Vai até o meio da rua, principalmente às 18h. Do começo do ano para cá percebi que vem piorando [a lotação]", diz a jovem. Ela estima levar até 30 minutos para embarcar no horário de pico - 15 minutos para passar da fila até a catraca e mais 15 para entrar no trem. "Daqui [do lado de fora da estação] até a catraca, leva 3 minutos se está tudo livre", comenta.
Já o motorista Sidney da Silva, de 39 anos, diz que as filas chegam a ter 90 metros a partir da catraca da estação Corinthians-Itaquera . "Vai para além da plataforma. Todos os dias eu encontro fila, e é enorme, não é daquela fininha não", diz. Silva relata já ter se atrasado para trabalho devido à espera no Metrô. "A gente começa a se precaver, chegar mais cedo, é um horário que atrapalha."
Segundo dados do próprio Metrô, o número de passageiros passou de 775 milhões, acumulados em 2006, para 1,1 bilhão em 2011. O público é de 14 mil vezes a capacidade do Estádio do Morumbi, de 80 mil pessoas. Comparando a quantidade de viagens no Metrô nos dois primeiros meses do ano, a demanda subiu de 61 milhões, em 2007, para 84 milhões em 2012.
Fenômeno novo As filas na porta das estações são um fenômeno novo, diz o engenheiro Horácio Augusto Figueira, especialista em transportes. "A Linha Vermelha já estava no limite há cinco anos atrás. Quando veio a integração com a Linha Amarela, extravasou", disse. O engenheiro diz que ele mesmo encontrou fila e levou 15 minutos para chegar até as catracas da estação Artur Alvim.
Para Figueira, o Metrô poderia minimizar o problema aumentando a oferta de trens fora do horário de pico. "O Metrô está fazendo o possível e o impossível. Tem limitado os bloqueios, desligado escada rolante para fazer as pessoas circularem mais devagar."
A empresa afirma ter reduzido os intervalos entre os trens na Linha 2-Verde em 12% - de dois minutos e 30 segundos, em 2007, para dois minutos e 12 segundos neste ano. Já na Linha 5-Lilás, a redução foi de 28% - de cinco minutos e sete segundos para três minutos e 42 segundos. Na Linha 3-Vermelha, o intervalo permanece o mesmo nos últimos cinco anos - um minuto e 41 segundos, o menor do Metrô.Quase o dobro de passageirosTodas as linhas do Metrô tiveram aumento no número de passageiros, nos últimos cinco anos. Duas - a Linha 1-Azul e a 3-Vermelha - tiveram demanda 30% maior, na comparação entre 2006 e 2011.
Já a Linha 2-Verde teve um crescimento ainda maior - de 89 milhões passageiros, em 2006, para 163 milhões em 2011, aumento de 85% aproximadamente. Na Linha 5-Lilás, a demanda mais do que triplicou, passando de 18 milhões para 63 milhões de passageiros.
Postado por Meu Transporte às 00:26 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Em Tóquio, tendência de compras no metrô ganha força com novas lojas
Postado por Meu Transporte às 00:26 0 comentários
Marcadores: M u n d o, Reportagem especial, trem/metrô