DF terá ônibus e metrô de graça aos domingos e feriados *** BRT Metropolitano de Belém receberá 265 ônibus incluindo 40 elétricos com ar e Wi-Fi *** Trem bala entre São Paulo e Rio é viável após correções, afirma secretário de Transportes *** Com R$ 12,3 bi, BNDES apoia construção da Linha 6 do metrô de São Paulo *** Governo de Pernambuco anuncia obras de alargamento da Avenida Caxangá e requalificação de estações de BRT *** Rio é cidade em que usuário gasta mais tempo para deslocamento *** Linha Visite Santos começa a circular com aprovação de turistas *** Prefeitura de São Paulo entrega 100 ônibus elétricos e avança na sustentabilidade do transporte público *** BRT de Goiânia adotará sistema de “metronização”; entenda *** Ônibus elétrico articulado inicia período de testes em Porto Alegre *** Conheça nossa página no Instagram

EMTU renova a frota na Grande SP com mais 10 novos ônibus em operação na região de Cotia

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025


A região que engloba Cotia, Embu e Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo foi beneficiada com a inclusão de dez ônibus zero km na frota do Consórcio Intervias, que atende a Área 1 do sistema intermunicipal gerenciado pela EMTU. A novidade melhora o deslocamento intermunicipal de cerca de 30 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas 035 Cotia (Mirante da Mata) – São Paulo (Metrô Butantã); 396 Cotia (Terminal Metropolitano Cotia) – São Paulo (Metrô Butantã); 422 Itapevi (Vila Nova Esperança) – São Paulo (Metrô Morumbi) e 297 Cotia (Caucaia do Alto) – São Paulo (Metrô Morumbi).

Os veículos, operados pela Viação Raposo Tavares, têm 13,2m de comprimento e são do modelo Caio Apache Vip 5, com motor Euro V, chassis Mercedes Benz OF1726 e suspensão automática. Contam com acessibilidade por elevadores, ar-condicionado e entrada USB para carregamento de celulares, três portas elétricas, vidros com tratamento para raios UV, câmera de ré e câmera que facilita o embarque e desembarque dos passageiros.

Desde janeiro de 2023, foram incorporados à frota metropolitana gerenciada pela EMTU na Grande São Paulo 602 ônibus zero km, substituindo os veículos mais antigos. 

Informações: EMTU

READ MORE - EMTU renova a frota na Grande SP com mais 10 novos ônibus em operação na região de Cotia

Transporte Coletivo de Londrina ganha 25 novos ônibus com ar-condicionado

A aquisição dos 25 ônibus faz parte do contrato de concessão, que entrou em vigor em 2019, após processo licitatório, cujo investimento foi de R$ 22,5 milhões. Os novos veículos fazem parte da substituição da frota e são equipados com ar-condicionado, rede wi-fi, e têm carregadores USB individuais de celulares em todos os bancos. Com isso, Londrina passa a ter 101 veículos com ar-condicionado, número que chegará a 178 até o mês de maio.

Possuem, ainda, piso emborrachado, que garante isolamento térmico e acústico, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários, além de suspensão pneumática (suspensão a ar). Os veículos também possuem sistema de comunicação entre o motorista e a concessionária, em tempo real, e também com os passageiros. A orientação por áudio aos passageiros sobre rota dos veículos e pontos de parada está em fase de implantação.

O prefeito Tiago Amaral ressaltou que os 25 ônibus têm muita qualidade. “Eu tenho um pensamento muito claro de que o serviço público tem que ter qualidade. Não porque é público que o serviço tem que ser ruim, que a obra tem que ser de baixa qualidade, que a estrutura tem que ser defasada. Por isso, nós estamos exigindo das empresas que têm a concessão do transporte coletivo de Londrina que realmente entreguem para o cidadão londrinense o que nós temos de melhor. Hoje estamos falando de 25 novos ônibus e, na sequência, anunciaremos mais 77, chegando a quase 50% da nossa frota de ônibus com ar-condicionado”, disse.

Amaral ressaltou que Londrina precisa criar ferramentas que façam com que o usuário se sinta mais atraído a andar de ônibus. “Esse é o grande desafio e essa é a determinação que eu já passei para as equipes da Prefeitura, da CMTU e das empresas. Por exemplo, as pessoas precisam demorar menos para chegar do seu local de origem para o seu local de destino. Coloquei a meta 70/30, que significa que 70% dos passageiros do transporte coletivo não podem demorar mais do que 30 minutos para chegar até o seu local de destino. Isso é uma determinação, pois precisamos alcançar esse patamar”, afirmou.

Outra novidade, anunciada pelo prefeito, é que o transporte coletivo de Londrina começa a pensar na redução da emissão dos gases poluentes, por meio de veículos movidos à biometano, um gás totalmente sustentável e renovável. “O biometano passa a chegar na cidade de Londrina, conforme anunciado pelo governador Ratinho Júnior e pela Compagás. No dia 20 nós teremos um evento para falar sobre isso e, na sequência, até outubro, este gás também chegará à casa dos cidadãos. Por isso, já estamos em conversação com as empresas de ônibus para que, de fato, a gente consiga fazer de Londrina uma cidade que tenha equilíbrio na sua eficiência, na geração de receitas, e também na redução da emissão de gases”, salientou.

Com relação ao biometano, o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi, ressaltou que um dos critérios para que Londrina seja de fato uma cidade inteligente é a sustentabilidade. “Os ônibus entregues hoje são convencionais, movidos à diesel, mas os que serão entregues ainda este ano nós já estamos nas tratativas para conseguir com que 40 ônibus, pelo menos, já venham com a tecnologia do biometano. Isso já é realidade em grandes centros, como em São Paulo e outras cidades, está chegando uma estrutura robusta para Londrina, de biometano, e não teria motivos para não aproveitarmos isso e incentivarmos as empresas a se programarem”, detalhou.

O presidente da Acil, Ângelo Pamplona, representando a sociedade civil organizada, disse que o modelo de ônibus entregue hoje, com ar-condicionado, wifi, piso emborrachado, importante para os dias de chuva, é digno de parabéns. “Será um conforto para o trabalhador chegar até o seu local de trabalho sem estresse e isso é muito importante”, frisou.

Linhas – Os novos ônibus vão atender 16 linhas em todas as regiões da cidade. Na zona leste, serão atendidas as linhas 106 (Guilherme Pires), 110 (Mister Thomas), 111 (Eucaliptos), 112 (Alexandre Urbanas) e 902 (Maritacas/Cidade Industrial).

Serão duas linhas na zona sul, 210 (União da Vitória) e 217 (Vivendas do Arvoredo) e uma na zona oeste: 307 (Avelino Vieira). A zona norte será contemplada com oito linhas: 404 (Heimtal), 405 (Maria Cecília), 406 (Aquiles Stenghel), 501 (Parador Terminal Vivi Xavier), 801 (Terminal Vivi Xavier/Centro Cívico/Acapulco), 803 (Terminal Vivi Xavier/Estação Catuaí), 806 (Saul Elkind/Estação Catuaí) e 904 (Terminal Vivi Xavier/Terminal Acapulco).

Entre os presentes na solenidade, estiveram o diretor-executivo de Transporte Coletivo Grande Londrina, Rogério Martins; o diretor-operacional de Transporte Coletivo Grande Londrina, Daniel Martins; o vice-presidente da LondriSul, Estefano Boiko Junior; o gerente operacional da LondriSul, Marcelo Adamuz; os vereadores Marcelo Oguido, Santão, Sidnei Matias, Marinho, Matheus Thum, Régis Choucino, Giovani Mattos, Anne Ada, e Mestre Madureira; o diretor-regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Carlos Barreto; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava, além de secretários municipais, servidores, e outros representantes da sociedade civil organizada.

Informações: Prefeitura de Londrina

READ MORE - Transporte Coletivo de Londrina ganha 25 novos ônibus com ar-condicionado

Em Porto Alegre, Operação Ar-Condicionado da EPTC realiza 505 vistorias no início de fevereiro

Nos dias 3 e 9 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), realizou vistoria em 505 ônibus em diferentes terminais da cidade para verificar o funcionamento do ar-condicionado, o que resultou em 28 autuações de veículos flagrados pelos agentes de Fiscalização do Transporte com o equipamento inoperante. 

Dentre os locais que foram fiscalizados estão os terminais Parobé e Rui Barbosa, Salgado Filho, Polônia, das Linhas T11 e T5, Triângulo e bairro das linhas 704 e 703. “A fiscalização intensificou nesta semana a operação devido às altas temperaturas. Além disso, estamos em contato constante com as empresas, reforçando a importância de priorizarem os veículos com ar-condicionado na operação”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

A Operação Ar-Condicionado tem o objetivo de verificar o funcionamento dos equipamentos nos ônibus da Capital. Conforme o Decreto 19.836/2017, é obrigatório o acionamento do sistema de ar-condicionado nos veículos a partir dos 24 graus. A população pode colaborar informando, pelos telefones 118 ou 156, prefixo do veículo, linha, horário e sentido do ônibus que possui o equipamento e não está em funcionamento.

Atualmente, a Capital tem uma frota com 1.193 ônibus, sendo 1.085 o número de veículos que circulam diariamente na Capital. Desse total, há 934 carros com ar-condicionado.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

READ MORE - Em Porto Alegre, Operação Ar-Condicionado da EPTC realiza 505 vistorias no início de fevereiro

EM SP, Campanha reforça os alertas com relação aos riscos do uso de mototáxis na capital

A Prefeitura de São Paulo lançou uma campanha para reforçar os alertas com relação aos riscos do uso de mototáxis na capital. Maior cidade do Brasil, com um volume de tráfego intenso e os mais variados tamanhos e categorias de veículos, além de sua infraestrutura urbana complexa, São Paulo está travando uma batalha contra as mortes no trânsito, sobretudo as de usuários de motocicleta, grupo que mais teve alta de mortes em 2024. Foram 483, o maior da história, 20% superior a 2023, que teve 403 óbitos.

Na campanha, a Prefeitura ressalta que a vida está em primeiro lugar e, por isso, já implantou 215 km da Faixa Azul, sinalização preferencial para motos que está sendo ampliada em toda a cidade.

Por essa razão, a Justiça determinou no dia 27 a suspensão imediata do serviço de mototáxi na cidade até o julgamento definitivo da ação movida pela Prefeitura contra as tentativas das empresas Uber e 99 de desrespeitar a legislação municipal e outras decisões da Justiça ao exercer essa atividade de forma irregular e irresponsável na cidade.

Dessa forma, de acordo com a decisão da 7ª Câmara de Direito Público, o Decreto nº 62.144/2023, que proíbe o transporte remunerado de passageiros por motocicletas na cidade de São Paulo, continua em vigor.

A Prefeitura de baseou em evidências de mortes e sinistros, além de critérios técnicos previstos nas leis 15.676/2012 e 16.344/2016, nas regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na Lei 12.009/2009 e nas resoluções do CONTRAN. Além disso, o Art. 11-A da Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelece que compete exclusivamente aos municípios regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado individual de passageiros.

Em 2023, a Prefeitura criou um Grupo de Trabalho para analisar a possibilidade de utilização de motocicletas no transporte individual de passageiros, concluindo que a implantação desse modal causaria um grande risco para a saúde pública, envolvendo a integridade de condutores e usuários, com potencial aumento no risco de acidentes. Foram ouvidos especialistas da CET, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Corpo de Bombeiros, SPTrans, Abraciclo e representantes das empresas de aplicativos, incluindo a 99 e a Uber, entre outros, que apresentaram elementos para elaboração do parecer.

O estudo do grupo aponta, ainda, que o transporte de passageiros por motocicletas “não se mostra aderente aos elementos de segurança viária em face da realidade da cidade de São Paulo”, considerando os dados de saúde pública e o potencial aumento do risco com a ampliação do número de pessoas em motos circulando no viário. Especialistas também consideram um risco o fato de passageiros diversos utilizarem o condutor como seu apoio na motocicleta, o que altera o ponto de equilíbrio do condutor a cada viagem, gerando perigo de acidentes.

O crescimento de sinistros e mortes é proporcional ao da frota, que teve um salto de 35% nos últimos dez anos, passando de 833 mil em 2014 para 1,3 milhão em 2024.  Os casos de sinistros envolvendo motocicletas refletem em sobrecarga no sistema público de saúde, mais custos e prejuízo incalculável com vidas perdidas ou casos de invalidez de jovens. Anualmente, o município gasta cerca de R$ 35 milhões com cuidados de pacientes vítimas de acidente de moto na cidade.

Informações: Todospelocentro

READ MORE - EM SP, Campanha reforça os alertas com relação aos riscos do uso de mototáxis na capital

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960