A aquisição dos 25 ônibus faz parte do contrato de concessão, que entrou em vigor em 2019, após processo licitatório, cujo investimento foi de R$ 22,5 milhões. Os novos veículos fazem parte da substituição da frota e são equipados com ar-condicionado, rede wi-fi, e têm carregadores USB individuais de celulares em todos os bancos. Com isso, Londrina passa a ter 101 veículos com ar-condicionado, número que chegará a 178 até o mês de maio.
Possuem, ainda, piso emborrachado, que garante isolamento térmico e acústico, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários, além de suspensão pneumática (suspensão a ar). Os veículos também possuem sistema de comunicação entre o motorista e a concessionária, em tempo real, e também com os passageiros. A orientação por áudio aos passageiros sobre rota dos veículos e pontos de parada está em fase de implantação.
O prefeito Tiago Amaral ressaltou que os 25 ônibus têm muita qualidade. “Eu tenho um pensamento muito claro de que o serviço público tem que ter qualidade. Não porque é público que o serviço tem que ser ruim, que a obra tem que ser de baixa qualidade, que a estrutura tem que ser defasada. Por isso, nós estamos exigindo das empresas que têm a concessão do transporte coletivo de Londrina que realmente entreguem para o cidadão londrinense o que nós temos de melhor. Hoje estamos falando de 25 novos ônibus e, na sequência, anunciaremos mais 77, chegando a quase 50% da nossa frota de ônibus com ar-condicionado”, disse.
Amaral ressaltou que Londrina precisa criar ferramentas que façam com que o usuário se sinta mais atraído a andar de ônibus. “Esse é o grande desafio e essa é a determinação que eu já passei para as equipes da Prefeitura, da CMTU e das empresas. Por exemplo, as pessoas precisam demorar menos para chegar do seu local de origem para o seu local de destino. Coloquei a meta 70/30, que significa que 70% dos passageiros do transporte coletivo não podem demorar mais do que 30 minutos para chegar até o seu local de destino. Isso é uma determinação, pois precisamos alcançar esse patamar”, afirmou.
Outra novidade, anunciada pelo prefeito, é que o transporte coletivo de Londrina começa a pensar na redução da emissão dos gases poluentes, por meio de veículos movidos à biometano, um gás totalmente sustentável e renovável. “O biometano passa a chegar na cidade de Londrina, conforme anunciado pelo governador Ratinho Júnior e pela Compagás. No dia 20 nós teremos um evento para falar sobre isso e, na sequência, até outubro, este gás também chegará à casa dos cidadãos. Por isso, já estamos em conversação com as empresas de ônibus para que, de fato, a gente consiga fazer de Londrina uma cidade que tenha equilíbrio na sua eficiência, na geração de receitas, e também na redução da emissão de gases”, salientou.
Com relação ao biometano, o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi, ressaltou que um dos critérios para que Londrina seja de fato uma cidade inteligente é a sustentabilidade. “Os ônibus entregues hoje são convencionais, movidos à diesel, mas os que serão entregues ainda este ano nós já estamos nas tratativas para conseguir com que 40 ônibus, pelo menos, já venham com a tecnologia do biometano. Isso já é realidade em grandes centros, como em São Paulo e outras cidades, está chegando uma estrutura robusta para Londrina, de biometano, e não teria motivos para não aproveitarmos isso e incentivarmos as empresas a se programarem”, detalhou.
O presidente da Acil, Ângelo Pamplona, representando a sociedade civil organizada, disse que o modelo de ônibus entregue hoje, com ar-condicionado, wifi, piso emborrachado, importante para os dias de chuva, é digno de parabéns. “Será um conforto para o trabalhador chegar até o seu local de trabalho sem estresse e isso é muito importante”, frisou.
Linhas – Os novos ônibus vão atender 16 linhas em todas as regiões da cidade. Na zona leste, serão atendidas as linhas 106 (Guilherme Pires), 110 (Mister Thomas), 111 (Eucaliptos), 112 (Alexandre Urbanas) e 902 (Maritacas/Cidade Industrial).
Serão duas linhas na zona sul, 210 (União da Vitória) e 217 (Vivendas do Arvoredo) e uma na zona oeste: 307 (Avelino Vieira). A zona norte será contemplada com oito linhas: 404 (Heimtal), 405 (Maria Cecília), 406 (Aquiles Stenghel), 501 (Parador Terminal Vivi Xavier), 801 (Terminal Vivi Xavier/Centro Cívico/Acapulco), 803 (Terminal Vivi Xavier/Estação Catuaí), 806 (Saul Elkind/Estação Catuaí) e 904 (Terminal Vivi Xavier/Terminal Acapulco).
Entre os presentes na solenidade, estiveram o diretor-executivo de Transporte Coletivo Grande Londrina, Rogério Martins; o diretor-operacional de Transporte Coletivo Grande Londrina, Daniel Martins; o vice-presidente da LondriSul, Estefano Boiko Junior; o gerente operacional da LondriSul, Marcelo Adamuz; os vereadores Marcelo Oguido, Santão, Sidnei Matias, Marinho, Matheus Thum, Régis Choucino, Giovani Mattos, Anne Ada, e Mestre Madureira; o diretor-regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Carlos Barreto; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), Ovhanes Gava, além de secretários municipais, servidores, e outros representantes da sociedade civil organizada.
Informações: Prefeitura de Londrina