Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

No DF, Mais 40 novos ônibus vão circular nas linhas do Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Norte, Varjão, Sobradinho e Planaltina

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Usuários do transporte público do DF passam a contar, nesta terça-feira (23), com 40 novos ônibus que vão circular nas linhas do Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Norte, Varjão, Sobradinho e Planaltina. A entrega dos coletivos ocorreu durante cerimônia na Praça do Buriti.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves (centro), destacou que o DF tem a frota de ônibus mais nova do Brasil: “O Distrito Federal pode se orgulhar disso. Por obrigação de contrato, todas as empresas devem, a cada sete anos, renovar os ônibus” | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A renovação e substituição dos veículos feita desde 2019 coloca o Distrito Federal como a unidade da Federação com a frota mais nova do país. Do total de 3 mil ônibus, cerca de 2.700 foram trocados, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade. O restante deve ser substituído até o final do ano. Trabalho que representa mais conforto para os rodoviários e passageiros, conforme explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

“Nós temos a frota de ônibus mais nova do Brasil. O Distrito Federal pode se orgulhar disso. Por obrigação de contrato, todas as empresas devem, a cada sete anos, renovar os ônibus. Hoje, nós temos uma idade média de quatro anos e meio das frotas. Na Bacia 1, da Piracicabana, a idade média da frota é de dois anos e meio. São ônibus que não quebram, que têm menos impacto em poluição, que atendem com mais qualidade, menos ruído, mais agilidade, mais regularidade. Com isso, a gente tem um transporte mais confortável, mais previsível e com um atendimento muito mais adequado às necessidades do usuário do nosso transporte”, avalia Zeno Gonçalves.

Os novos coletivos são convencionais e têm capacidade para 80 usuários, sendo 38 sentados e 42 em pé. Eles possuem a cor prata, com detalhes em verde, semelhante aos que já estão em circulação. Além disso, contam com motor Euro 6, que prevê a diminuição de 70% dos poluentes, e são equipados com acessibilidade e elevador para acesso das pessoas com deficiência, com avanço tecnológico e conforto. Atualmente, a Piracicabana opera com 552 veículos.

“Traz conforto, economicidade, a questão do meio ambiente também é fundamental, porque é um sistema mais moderno em relação ao uso dos combustíveis”, comenta o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo (terceiro à esquerda)

Para o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, a renovação da frota é uma das etapas em que o GDF trabalha na busca de um transporte público com cada vez mais qualidade.

“Traz conforto, economicidade, a questão do meio ambiente também é fundamental, porque é um sistema mais moderno em relação ao uso dos combustíveis. Esse é um empenho que está sendo feito pelo governador Ibaneis Rocha de uma maneira geral, para que a gente tenha ônibus mais novos. O ganho de tempo é a qualidade de vida que a pessoa pode usar em outras áreas, né? Cuidar da família, do seu lazer, etc”, pontua.

Durante o evento, o secretário de Governo anunciou que o GDF vai liberar a primeira etapa dos viadutos do Jardim Botânico e do Riacho Fundo em 8 de agosto e 29 de agosto, respectivamente. Comunicou também que a expansão do metrô em Samambaia está em andamento, reforçou a execução da obra da terceira faixa da BR-020 e o trabalho para concluir a obra do BRT Sul no trecho que liga o Zoológico ao Terminal Asa Sul (TAS). Além disso, o governo busca um financiamento junto ao governo federal para troca da frota do metrô.

Novos ônibus

A chegada dos ônibus deixou o motorista Ricardo Cavalcante, de 42 anos, animado. Ele conduz diariamente milhares de passageiros há 15 anos, sendo 9 anos e meio pela Piracicabana. E sabe apontar, de cabeça, cada uma das melhorias.

“Os carros são bem sofisticados, com sistema de freio bem evoluído. Eles têm um sistema de segurança na hora do embarque, não afastam do lugar com a porta aberta, só saem com a porta totalmente fechada. Isso é segurança para o motorista e para o passageiro. A questão do ruído diminuiu bastante, o carro tem mais força, tem a telemetria que está cada vez melhor. A gente tem uma condução cada vez melhor, favorecendo o conforto do passageiro, que é o principal foco nosso, a qualidade do transporte do passageiro”, enumera.

Informações: Agência Brasília

READ MORE - No DF, Mais 40 novos ônibus vão circular nas linhas do Plano Piloto, Cruzeiro, Lago Norte, Varjão, Sobradinho e Planaltina

Jaé decepciona e tem números pífios na cidade do Rio

Um ano após o início da operação nos corredores exclusivos de ônibus BRT, o cartão de transporte Jaé pouco avançou no transporte público municipal da cidade do Rio. Apesar de ter sido lançado como sendo um sistema de bilhetagem inédito no país, o novo cartão vem acumulando críticas de especialistas e passageiros quanto aos sucessivos atrasos em sua implementação, sempre justificados pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), sem maiores detalhes, como "dificuldades técnicas". Doze meses depois, apesar da instalação dos validadores nos meios de transporte, o Jaé ainda não é aceito na maior parte das linhas de vans e ônibus municipais e tem registrado números decepcionantes no próprio BRT e no VLT.

Segundo registros oficiais da SMTR, fica evidente que o Jaé não foi capaz de atrair os passageiros que utilizam os modos de transporte público sob a gestão da Secretaria Municipal de Transportes. No sistema BRT, o novo cartão não consegue transportar sequer 1% do total de usuários dos corredores Transoeste, Transcarioca, Transolímpico e Transbrasil - este último inaugurado em fevereiro último junto com o Terminal Intermodal Gentileza. No mês de junho, por exemplo, foram registradas mais de 10 milhões de transações (viagens) em todo o BRT, sendo 99% delas com o uso do cartão Riocard Mais.
Informações divulgadas em campanhas publicitárias da Prefeitura do Rio, os quatro corredores expressos do BRT registraram em 12 meses aumento de mais de 150% no total de passageiros transportados diariamente, passando de 150 mil pessoas para 375 mil. No VLT, os números do Jaé também são semelhantes e considerados frustrantes por quem acompanha de perto a operação: o cartão da Prefeitura é responsável por apenas 0,9% dos embarques registrados. Embora o Jaé seja aceito desde fevereiro deste ano, os passageiros costumam se deparar com validadores inoperantes enquanto se deslocam pelas 30 estações do VLT. Nada muito diferente do sistema de ônibus municipal, que transporta a maior parte da população na capital fluminense, no qual o Jaé já está com os validadores instalados mas ainda não funciona em boa parte das linhas e contabiliza menos de 0,1% do total de viagens realizadas. Nos ônibus, as falhas na implementação do Jaé são mais evidentes, com inúmeros veículos circulando com validadores desligados.

Atrasos sucessivos

Responsável pela operação do cartão Jaé, o Consórcio Bilhete Digital - que assinou contrato com o governo municipal em dezembro de 2022 - tem deixado de cumprir as etapas previstas no processo de implementação do sistema de bilhetagem planejado pela SMTR. Segundo o contrato de licitação, o novo cartão deveria estar em pleno funcionamento desde 19 de abril em todos os meios de transporte sob gestão da Prefeitura. A data marcaria o início da fase de transição entre o novo sistema e o atual, mantido pela Riocard Mais. Este período foi estipulado no edital de concorrência em três meses, com término previsto para o dia 19 de julho, quando só o Jaé seria aceito no sistema de "cabritinhos", vans e ônibus municipais, VLT e BRT.

Mas a realidade é bem diferente das regras acordadas no contrato de licitação. O novo atraso no funcionamento do Jaé traz ainda mais incerteza em relação ao futuro da bilhetagem digital no Rio. O novo sistema já havia sido adiado duas vezes. Foi anunciado primeiro para novembro do ano passado, e depois para fevereiro deste ano. Como o processo de implementação não evoluiu, ficou valendo a data contratual de 19 de abril deste ano para a operação plena do Jaé e início da desmobilização da Riocard. Mais uma vez, entretanto, o prazo não foi cumprido pela empresa vencedora da licitação.

Além do descumprimento contratual, o Consórcio Bilhete Digital vem sendo alvo de reclamações por falta de informações à população carioca. Passageiros seguem demonstrando desconhecimento em relação ao cartão Jaé e surpresos quanto à saída iminente da Riocard Mais do Município do Rio. O início da fase de transição entre os dois sistemas ainda não foi comentado publicamente, seja pelo consórcio ou pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), liderada por Maína Celidônio.

Mesmo com a operação irregular e incompleta, o Jaé terá no mês de agosto um novo desafio, mas desta vez financeiro: há o compromisso contratual de pagar à Prefeitura o valor correspondente a 50% da outorga do processo de licitação, definido em R$ 110 milhões. Estes recursos vão ajudar o governo municipal a prosseguir com os investimentos no setor público de transporte do Rio. 

Informações: Correio da Manhã

READ MORE - Jaé decepciona e tem números pífios na cidade do Rio

Prefeitura de Ribeirão Preto entrega 70 ônibus novos

A prefeitura de Ribeirão Preto entregou na manhã nesta terça-feira, 23 de julho, na avenida Costábile Romano (em frente ao Estádio Santa Cruz), mais 70 novos ônibus que serão usados pelo Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo urbano na cidade formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%). 

São 27 ônibus do modelo padron (roxo) e 43 veículos convencionais (azul) para a frota do transporte coletivo urbano do município. Ribeirão Preto é a única do Brasil 100% renovada com a tecnologia Euro 6, que emite menos poluentes e mais sustentável. Os ônibus zero quilômetro contam com ar-condicionado, entrada USB para carregamento da bateria do celular, internet grátis, suspensão pneumática e câmeras de segurança mais modernas.  
 
No último dia 2, doze ônibus urbanos padron, com maior capacidade de transporte, começaram a circular pelos corredores de Ribeirão Preto. Inicialmente, esses veículos atendem a linha 910 – Norte-Sul 1B, que liga a região do complexo de bairros do Ribeirão Verde à região do RibeirãoShopping. 
 
Com ano de fabricação/modelo 2024/2025, os ônibus padron (modelo de maior capacidade estrutural) que foram entregues possuem cores roxa e branca como predominante e detalhes em verde em referência às linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade.  
Os novos veículos contam com câmeras que estarão com acompanhamento em tempo real no Centro de Controle e Operação (CCO) recém inaugurado na RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade.  
 
Ainda, também tem a opção de pagamento com uma nova tecnologia embarcada ao novo sistema que permitirá aos usuários pagar os créditos de acesso ao veículo com cartões nas funções débito ou crédito. Os veículos de modelo convencional possuem cores em azul e branco como predominante e detalhes em laranja em referência as linhas de ônibus que ligam locais distintos da cidade.   
 
Os ônibus já estão equipados com câmeras de segurança, elevador e assentos para pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e idosos, oferecendo 100% de acessibilidade. A renovação faz parte do acordo assinado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e o PróUrbano.  
 
A alteração no contrato de concessão que permitiu repasse de R$ 70 milhões para o grupo concessionário com o objetivo de mitigar o impacto da pandemia de coronavírus nos cofres das empresas. Em junho do ano passado, a prefeitura também começou oficialmente a subsidiar o déficit do transporte coletivo urbano.  

O subsídio inicial era de R$ 2,09 por passageiro transportado – número de vezes em que a catraca rodar. Mas em fevereiro deste ano subiu para R$ 3,45. Em Ribeirão Preto, o passageiro paga pela tarifa de ônibus R$ 5,00. Atualmente, a frota do transporte coletivo tem 354 ônibus. 
 
Porém, devido à remodelação das linhas deverá diminuir até o final do ano e passar a ter 306 ônibus. Até dezembro eram 117 linhas.  A prefeitura tambéem obteve o financiamento no valor de R$ 210 milhões para a aquisição de 60 novos ônibus elétricos. Os recursos são do PAC Mobilidade – Eixo Refrota, o PAC Seleções, do governo federal.  
 
No dia 3, dois veículos elétricos com tecnologia chinesa e ar condicionado, entre outras inovações, passaram a integrar de modo temporário o atendimento aos passageiros das linhas 901 – Norte-Sul 1 A e 910 – Norte-Sul 1B, que percorrem trajetos que leva do complexo de bairros do Ribeirão Verde à região do RibeirãoShopping. O período de testes com estes veículos é de 30 dias. 

Informações: Tribuna Ribeirão

READ MORE - Prefeitura de Ribeirão Preto entrega 70 ônibus novos

Linhas terão desvios na República a partir de segunda-feira, 29 na capital paulista


A SPTrans informa que, a partir de segunda-feira (29), seis linhas terão seus itinerários alterados devido à interferência viária na Rua Gen. Osório, entre a Av. Rio Branco e a Rua Barão de Campinas, na República, região central da cidade.

Confira as mudanças:

508L/10 Term. Princesa Isabel - Aclimação
Sentido Único: normal até a Rua Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandu, Av. São João, Av. Duque de Caxias (pista da esquerda), Al. Barão de Limeira, prosseguindo normal.

509M/10 Jd. Miriam - Term. Princesa Isabel
Ida: normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

8707/10 Rio Pequeno - Term. Princesa Isabel
Ida: normal até a Rua Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandu, Av. São João, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

609F/10 Chác. Santana - Term. Princesa Isabel
Ida: normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

5154/10 Term. Santo Amaro - Term. Princesa Isabel
Ida: normal até a Av. Ipiranga, Av. São João, Av. Duque de Caxias, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

7181/10 Cid. Universitária - Term. Princesa Isabel
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Helvétia, Al. Barão de Limeira, Al. Nothmann, Av. São João, Lgo. do Arouche, Av. Vieira de Carvalho, prosseguindo normal.

Atenção

Acompanhe as opções que os passageiros terão para embarque e desembarque:

Linhas 509M/10, 8707/10, 609F/10 e 5154/10
Pontos desatendidos                    Opções

Al. Br. de Limeira, n°266                 Av. São João, s/nº (Pça. Júlio Mesquita)
Pça. Júlio Mesquita, n°60                Av. Duque de Caxias, 394

Linha 7181/10

Pontos desatendidos                 Opções

Al. Br. de Limeira, n°357               Al. Barão de Limeira, 642
Pça. Júlio Mesquita, n°96             Av. São João, 1.419 (Parada Ana Cintra)
                                                      Av. São João, 1.077 (Parada Vitória) 
                                                      Av. Vieira de Carvalho, 35

Informações: SPTrans

READ MORE - Linhas terão desvios na República a partir de segunda-feira, 29 na capital paulista

Em Porto Alegre, Linha de ônibus A60 volta a operar a partir desta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, 25, volta a circular, em dias úteis, a linha de ônibus A60 - Alimentadora Triângulo/Assis Brasil/ Fiergs até Fernando Ferrari. Ela havia sido desativada, momentaneamente, em razão da enchente histórica de maio.  

A A60 faz 8 viagens partindo do Terminal Triângulo, passando pela rua Baden Powell até a avenida Sertório e retornando para a avenida Assis Brasil, por onde segue até a avenida Fernando Ferrari. E faz 9 viagens seguindo pela avenida Assis Brasil até a avenida Sertório, onde se dirige para a rua Baden Powell e retorna para a Assis Brasil, se dirigindo até o Terminal Triângulo.

Há a possibilidade de verificar os horários de ônibus pelo WhatsApp do 156. Basta clicar no menu 4 “Trânsito e Transporte (EPTC)” e em seguida no submenu 2 “Ônibus: Linhas e Horas”. Para utilizar o serviço, é necessário salvar no celular o número (51) 3433-0156 e mandar qualquer mensagem para ele no WhatsApp.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

READ MORE - Em Porto Alegre, Linha de ônibus A60 volta a operar a partir desta quinta-feira

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960