A chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quarta-feira deixou alagamentos, pessoas ilhadas, prejudicou voos, trânsito e até a circulação de trens. Há relatos de queda de granizo.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, a chuva começou pelas zonas sul e leste, que entraram em estado de atenção às 14h46.
Em seguida, as áreas de instabilidade se estenderam para a zona norte, que entrou em atenção às 15h30, até atingir toda o centro e a zona oeste, às 16h. A chuva perdeu força somente por volta das 18h15, quando a cidade deixou o estado de atenção.
A região do Ipiranga ficou em alerta das 17h10 às 17h30, devido ao transbordamento do córrego Ipiranga em dois pontos: na altura da avenida Ricardo Jafet com a rua Coronel Diogo, e na avenida Abraão de Moraes entre as avenidas Fagundes Filho e Bosque da Saúde.
Na estação localizada próxima ao córrego, a chuva acumulada foi de 80 mm --cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. A Defesa Civil do Estado considera que acumulados acima de 80 mm provocam risco.
De acordo com relatos enviados ao CGE, houve queda de granizo em Guaianases às 16h, e em São Mateus, às 14h40.
Na Grande São Paulo, a chuva atingiu Guarulhos, Barueri, Jandira, Osasco, Mairiporã e Itaquaquecetuba. Às 16h, o aeroporto de Guarulhos registrou rajadas de vento de 54 km/h.
De acordo com a previsão do CGE, as condições atmosféricas indicam chuvas isoladas, e com menor intensidade até o fim da noite.
ALAGAMENTOS
A avenida 23 de Maio, um dos principais corredores de trânsito da cidade, está interditada nos dois sentidos desde as 16h52. De acordo com a CET, o ponto mais afetado está localizado na altura do viaduto Marcondes Salgado. O congestionamento chegava aos 4,7 km por volta das 19h. No horário, 35 pontos permaneciam sobre as vias.
Entre outros pontos, os alagamentos intransitáveis estavam localizados nas vias:
- av. Pedro Álvares Cabral, altura da praça Ibrahim Nobre, sentido Pinheiros
- av. Rangel Pestana, altura da rua Hipódromo, nos dois sentidos
- av. Eusebio Matoso, altura da av. Faria Lima, sentido centro
- av. do Estado, altura da rua São Caetano, sentido Ipiranga
Com a cidade em atenção, a CET informou ter aumentado o efetivo de agentes nas ruas para monitorar os locais com maior possibilidade de alagamentos.
ILHADOS
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação já registrou 98 ocorrências por conta das chuvas na cidade. Diversos chamados foram de pessoas ilhadas em alagamentos.
Na avenida Francisco Matarazzo, na altura do shopping Bourbon, foram resgatadas pessoas ilhadas, mas os bombeiros não souberam informar quantas. De acordo com o shopping, a rua ficou alagada, mas a água não chegou a invadir o centro comercial.
Uma lotação ficou ilhada na avenida Doutor Assis Ribeiro, altura do número 2.000, em Cangaíba, zona leste de São Paulo. O veículo levava 15 pessoas, de acordo com os bombeiros, que enviaram três veículos para a ocorrência.
Ao menos sete delas foram resgatadas. Os outros conseguiram sair sozinhos do local, onde a água atingiu cerca de 30 centímetros.