Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Avenida Recife vai receber nova estrutura e a implantação da Faixa Azul para os ônibus

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mais duas importantes vias do Recife estão recebendo as obras da Operação Verão - troca de placas de concreto danificadas, a exemplo da que foi executada na Avenida Mascarenhas de Morais. Desta vez, as contempladas são a Avenida Recife, na Zona Sul, e a Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste. Elas foram escolhidas prioritariamente para a implantação de corredor exclusivo de BRS (Bus Rapid Service), a chamada Faixa Azul. O trabalho começou a ser realizado nas duas no fim de semana e a previsão é que sejam concluídas em fevereiro. Ainda este mês, a ação chegará à Avenida Norte.

Serão trocadas 200 placas de concreto, em cada via, até o próximo dia 15. Na Avenida Recife, o trabalho está sendo feito a partir do Viaduto Tancredo Neves, sentido Cidade Universitária. Na Abdias de carvalho, em toda a extensão. "Todas as placas em estado crítico vão ser substituídas. A previsão é que a Operação Verão seja concluída em abril, quando começa a chover com mais frequência na cidade", explicou a diretora de Manutenção Urbana da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Fernandha Batista.

Trechos das vias serão interditados até por mais de cinco dias para viabilizar a execução correta do trabalho. "Nós primeiro quebramos a placa antiga. Retiramos, colocamos a nova e temos que esperar um período de cinco dias para secar. Interromper esse processo diminui o tempo de durabilidade do material, que vai se danificar mais rápido", continuou Fernandha Batista.

"Só o recapeamento dá para realizar à noite. Às vezes, alguns motoristas passam durante o dia e reclamam que não tem ninguém trabalhando naquela área, mas estamos justamente esperando secar." Toda a Operação Verão custará R$ 4,6 milhões.


Os motoristas apoiam as obras. "É um problema hoje que nos beneficiará no futuro. Pegamos um pouco de trânsito, mas é só olhar a longo prazo. Vale a pena", afirmou a auxiliar administrativa, Flávia Campêlo Soares, 33 anos.

Informações: Jornal do Comércio
Imagens: Clayton Leal/Blog Meu Transporte




READ MORE - Avenida Recife vai receber nova estrutura e a implantação da Faixa Azul para os ônibus

Prefeitura de Maceió fixa data para implantação da faixa para ônibus

A Prefeitura de Maceió fixou uma nova data para a implantação das faixas exclusivas para ônibus, do trecho da Praça do Centenário, no Farol, até o Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Tabuleiro do Martins. A partir do dia 17 de fevereiro, as faixas da direita das vias, nos dois sentidos, serão reservadas para os ônibus. A alteração do calendário foi motivada pela necessidade da intensificação da campanha educativa junto à população. Além disso, a Prefeitura está finalizando a sinalização das faixas exclusivas.

No próximo dia 28, às 9h, haverá uma entrevista coletiva onde a imprensa será informada sobre o funcionamento da faixa. Na ocasião, os órgão de comunicação também serão informados sobre a proibição de tráfego de caminhões no trecho compreendido entre a Praça do Centenário e o Makro. Na mesma data da coletiva, começa a ser veiculada nos meios de comunicação uma campanha educativa. Entre os dias 03 e 16 de fevereiro, a população será alvo de ações educativas que vão explicar o objetivo da implantação da faixa seletiva.

A Prefeitura informa também que entre os dias 17 de fevereiro e 09 de março não haverá notificação aos motoristas que não respeitarem a delimitação pra os ônibus. A partir de 10 de março, os condutores que infringirem a determinação serão multados.

Informações: Tribuna Hoje

READ MORE - Prefeitura de Maceió fixa data para implantação da faixa para ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960