No próximo dia 1º de junho entra em operação o carregamento embarcado, principal mudança promovida pelo novo modelo de bilhetagem eletrônica quem vem sendo implantado nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. Pelo menos na teoria, a novidade deverá trazer conforto e comodidade aos usuários. Os créditos agora serão comprados pela internet, pagos na rede bancária e transferidos para os cartões no interior dos coletivos. Os testes com um piloto já começaram para evitar problemas. Até porque, estamos falando do embarque de passageiros. Se os validadores falharem na hora de transferir os créditos para os cartões, por exemplo, a confusão nos ônibus será grande.
FIQUE POR DENTRO DO CARREGAMENTO EMBARCADO O QUE VAI MUDAR:
O carregamento dos créditos eletrônicos não será feito apenas no posto da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, Centro do Recife. Quem quiser, poderá realizar o chamado carregamento embarcado, ou seja, carregar os créditos nos ônibus.
COMO SERÁ FEITO O CARREGAMENTO
O estudante vai entrar no site www.vemgranderecife.com.br (que só estará no ar a partir do próximo dia 15) e preencher um formulário. Esse documento deverá ser impresso e pago na rede bancária. Será cobrada uma taxa de R$ 1 pelo serviço.
COMO OS CRÉDITOS PASSARÃO PARA O CARTÃO VEM:Os créditos estarão disponibilizados no prazo de até 24 horas após o pagamento. Quando o estudante pegar um ônibus e aproximar o cartão do validador os créditos serão transferidos automaticamente.
ONDE PAGAR OS CRÉDITOS:O Grande Recife e o Setrans fecharam uma parceria com a CEF, que estará disponibilizando sua rede para os pagamentos. Serão 216 pontos para pagamento, entre agências, casas lotéricas e algumas lojas. Os créditos, entretanto, serão transferidos em até 24 horas apenas nos dias úteis. Nos fins de semana, serão disponibilizados somente na segunda-feira.
O QUE MUDA NO CARREGAMENTO:Nada. Os limites de créditos continuam sendo de 70, 95 ou 120, podendo ser comprados até três vezes por mês.