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Curitibanos perdem mais de quatro dias por ano no trânsito

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Curitiba é a terceira capital com o trânsito mais complicado do Brasil, só perde para São Paulo e Recife, é o que aponta a 14ª edição do TomTom Traffic Index, que avalia o tráfego em cidades ao redor do mundo. A análise ainda apontou que os curitibanos perdem 107 horas por ano em congestionamentos em horários de pico.

Além disso, a pesquisa ainda coloca a capital paranaense em segundo lugar no tempo médio de deslocamento por 10km com 28 minutos. Somente Fortaleza tem um tempo superior para a mesma distância com a média de um minuto a mais.

O número de acidentes de trânsito pode ser um dos fatores que contribui para o gestionamento na capital. Foram mais de 15 mil ocorrências só nos primeiros seis meses de 2024, segundo os dados do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). Outro elemento importante é o número de veículos em circulação. Em 2023, Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba contabilizavam mais de 2 milhões de automóveis, segundo a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Algumas alternativas para diminuir o tempo no trânsito seria as empresas disponibilizarem transporte coletivo direto ou o escalonamento de horários de entradas e saídas, o que diminui o pico de movimentação. Além disso, as escolas também são grandes contribuidoras para esse pico, uma das alternativas nessa caso é dividir a locomoção com outros pais.

Uma das consequências de todo esse tempo no trânsito é o acúmulo de estresse, que pode gerar problemas como ansiedade e depressão. A exaustão mental, a possibilidade de vivenciar situações de violência seja física ou verbal e sensação de impotência diante de engarrafamentos.

Segundo um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizado a pedido da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), fatores relacionados à saúde mental dos condutores foram responsáveis por aproximadamente 30% dos sinistros nas rodovias federais brasileiras em 2024. Esses dados reforçam a importância de buscar meios alternativos de transporte e de priorizar o cuidado com a saúde mental dos condutores.

Curitiba é então a terceira capital em que as pessoas passam mais tempo no trânsito e isso é um fator importante a ser analisado para tentar reverter a situação antes que ela piore.

Por: Mariana Becker
Informações: CBN Curitiba

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Sistema BRT em Uberaba vai melhorar o trânsito, diz prefeito


Procurado pela reportagem para comentar o assunto, o prefeito Paulo Piau ressalta que a implantação do sistema BRT/Vetor, em uma cidade do porte de Uberaba, é um avanço importante. “Em cidades grandes, com população entre 500 mil e um milhão de habitantes, o sistema faz a diferença. E em uma cidade com mais de 300 mil habitantes, como Uberaba, teremos a oportunidade de melhorar o transporte público de maneira significativa. Quando tudo estiver pronto, ou seja, com os corredores Leste/Oeste e Sudeste/Sudoeste, vamos ter 17km de BRT/Vetor, o que permitirá que mais pessoas usem o serviço, deixando assim de usar carros e melhorando o trânsito de Uberaba”, esclarece.

Piau afirma estar seguro sobre o andamento das obras e das mudanças no trânsito, pois tudo foi feito com base em estudos técnicos profundos, medindo o fluxo de veículos nas principais vias do centro. “A mudança causa transtorno à vida de todos e pedimos desculpas por isso, mas temos segurança de que todas essas alterações no trânsito serão bastante proveitosas, visando a melhorar o trânsito da nossa cidade”, afirma.

Informações: JM Online

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Greve de ônibus em João Pessoa entra no segundo dia

A greve dos motoristas de ônibus do transporte público de João Pessoa entrou no segundo dia nesta terça-feira (28), impactando diretamente a mobilidade urbana da capital paraibana. Durante o primeiro dia da greve, foram registradas paradas de ônibus lotadas e uma operação reduzida, com a população tendo que enfrentar longas esperas e dificuldades para se deslocar.

Na segunda-feira (27), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13) determinou que 60% da frota de ônibus deveria circular durante a paralisação, mas o percentual não foi cumprido. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) constatou que apenas 25,49% dos veículos estavam em operação até o meio-dia, abaixo do mínimo estipulado pela Justiça.

Uma reunião de conciliação, presidida pela desembargadora Herminegilda Leite Machado, foi realizada na segunda (27) entre os representantes dos motoristas e das empresas de transporte, com a presença do procurador do trabalho, Márcio Roberto de Freitas Evangelista. No entanto, não houve acordo, e uma nova audiência foi agendada para quarta-feira (29). A desembargadora também determinou que os veículos em circulação sejam adesivados para facilitar a identificação e que a Semob fiscalize o cumprimento da decisão judicial.

Reivindicações dos motoristas

A categoria pede um reajuste salarial de 15%, além da retomada do vale-alimentação, suspenso desde 2019. 

Outras exigências incluem:

Reajuste de 15% no piso salarial;
Aumento de 81% no valor do auxílio-alimentação;
Elevação de 150% na gratificação;
Inclusão de plano odontológico;
Plano de saúde.
As empresas de transporte ofereceram um reajuste de 5%, mas os motoristas consideraram a proposta insuficiente. Em contrapartida, o sindicato dos motoristas apresentou uma contraproposta de 6% de aumento, vale-alimentação no valor de R$ 570 e um adicional de R$ 150 para motoristas que também atuam como cobradores, mas a proposta foi rejeitada pelo sindicato patronal.

Informações: g1 PB

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