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Salvador terá maior terminal de recarga de ônibus elétricos do país

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

As obras do primeiro terminal de recarga para ônibus elétricos em Salvador devem ser iniciadas em até 15 dias. Foi o que estimou o secretário municipal de mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, durante o 113º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, realizado na manhã dessa segunda-feira (21), no Wish Hotel da Bahia, no bairro do Campo Grande. O prefeito Bruno Reis esteve presente no evento.

A capital será a primeira do Nordeste a implantar um terminal de eletrocarga, cuja capacidade será até 40 veículos por vez. “Será a maior estrutura de recarga, hoje, em área pública do país”, afirmou Muller, que também é vice-presidente geral do Fórum. O terminal ficará ao lado da estação do BRT Rodoviária. Por enquanto, Salvador conta com quatro ônibus elétricos, que integram o BRT, e mais quatro devem chegar à cidade até o fim do ano. “A gente gostaria que já estivesse em obra, mas, em razão da licitação, se atrasou um pouco”, disse o titular da Semob, que antecipou que ainda haverá outros terminais. “Deveremos ter outras estações quando tivermos toda a rede integrada rodando. Claro, que de forma gradativa, mas é algo que a gente já vem trabalhando”, explicou ele.

A transição para a eletromobilidade — uso de veículos movidos por eletricidade — e modelos de financiamento estiveram no centro das discussões no fórum, promovido em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e responsável por abrir uma série de eventos nacionais voltados à mobilidade urbana. “O sistema de transporte público, como é sabido, está saindo ainda de uma das maiores crises de sua história, e a gente, aqui, utiliza esse fórum como troca de experiências e conhecimentos de boas práticas”, declarou Muller.
Ainda no fórum, houve apresentações de autoridades de outros estados, como Sergipe, São Paulo, Goiás e Paraná, e de representantes de instituições parceiras da prefeitura de Salvador reconhecidas internacionalmente na área de mobilidade urbana, como a Tumi, a WRI e a GIZ. Também foram abordadas a gratuidade para idosos, a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros e a proposta do projeto de lei para criação do Marco Legal do Transporte Público.

Em paralelo ao encontro, aconteceu o Tumi Day, promovido pela já citada Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (Tumi), com representantes de cinco cidades brasileiras — entre elas, a própria Salvador — escolhidas pela iniciativa para receber apoio técnico na implantação de ônibus elétricos na operação de transporte. Fabrizzio Muller acredita que o advento do BRT represente a chegada de uma nova cultura. “É tentar buscar os serviços que estão prestados no BRT para o resto da cidade”, almeja.

Já nestas terça (22) e quarta-feira (23), acontecem as reuniões do grupo Qualionibus, durante as quais municípios e entidades se reúnem para discutir diversas temáticas a respeito do transporte coletivo, como combate ao assédio sexual, financiamento e mobilidade. O grupo fará também uma visita técnica ao BRT, em que poderá conhecer o local onde será implantado o Eletroterminal de Salvador, além de visitar o Centro de Controle Operacional (CCO) do modal, considerado um dos mais modernos do país.( Correio)

Por Marina Silva
Informações: CORREIO
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Em Curitiba, Estação-tubo Carlos Dietzsch volta a funcionar no Portão

A estação-tubo Carlos Dietzsch, na República Argentina, no bairro Portão voltou a operar nesta quarta-feira (23/11), após a conclusão das obras que foram executadas no entorno para permitir a ultrapassagem dos ônibus e os passageiros já podem utilizar novamente os pontos de parada, nos dois sentidos da via.

A obra integra o conjunto de intervenções da Prefeitura de Curitiba para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.
O retorno da operação da estação-tubo agradou aos moradores, que agora contam com um local totalmente requalificado para as chegadas e partidas dos ônibus, além de acessibilidade e áreas compartilhadas no caminho até a parada.

“Valeu o tempo de espera porque o resultado vai além de uma nova estação-tubo, temos agora uma região totalmente melhorada para o bem da população”, disse a esteticista Aline Felix.

Usuária do transporte coletivo, Aline conta que as mudanças complementam as inovações no sistema de transporte da cidade. “Não são apenas as obras físicas, tem também a inovação no sistema de pagamento dos ônibus na cidade que é outro ganho importante para quem circula de ônibus. Combina com Curitiba, sempre uma cidade modelo e com obras que vão deixando os bairros cada vez mais bonitos”, disse a moradora do Portão.

Alguns trechos da via agora são elevados, com mínima segregação de pistas que induzem a um novo comportamento de pedestres, motoristas e demais cidadãos em diferentes modais.

Ligeirão Norte-Sul
A obra para ampliar o trajeto do ligeirão Norte-Sul vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, abrange 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras. Já foram requalificadas e voltaram a operar 16 estações estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch, todas nos dois sentidos.

Seguem em obras as melhorias no entorno da estação-tubo Itajubá, no Novo Mundo que que inclui o alargamento da canaleta, para permitir a ultrapassagem de ônibus, implantação de novo calçamento que segue um planejamento de vanguarda e prioriza o pedestre na ocupação do espaço urbano, novo sistema de iluminação, paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas.

Paralelamente à execução dos trechos, já foi programado mais um lote de obras, dessa vez para requalificar as estações-tubo Santa Regina, Pedro Gusso, Sebastião Paraná e Petit Carneiro.

“Nas estações Pedro Gusso e Santa Regina, no Capão Raso, os serviços devem começar nas próximas semanas”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.

Menor tempo de viagem
As obras em execução na República Argentina e que em breve alcançarão a Avenida Winston Churchill vão tornar mais rápida a viagem dos passageiros que fizerem a rota completa do Ligeirão Norte-Sul. Hoje, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde.

Após a conclusão das obras, a rota será estendida até o Pinheirinho e o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs).

Primeira etapa
Em 28 de março de 2018, a Prefeitura colocou em operação a primeira fase do Linha Direta Norte-Sul, com o Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão.

Informações: URBS
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Governo do DF altera projeto do VLT e prevê construção de seis rodoviárias

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Plano Piloto e a construção de seis novas rodoviárias estão no radar do Governo do Distrito Federal (GDF). A afirmação foi feita pelo secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, durante reunião da comissão de transição do governo realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

No caso do VLT, o projeto precisou ser reestruturado para atender às normas de tombamento do Plano Piloto. Antes, a opção seria por fiação aérea (catenárias), característica que agora foi ajustada para Alimentação Pelo Solo (APS), sistema similar ao utilizado no Rio de Janeiro. “Até o fim do mês, a empresa responsável pelo projeto o entrega, para então levarmos ao Tribunal de Contas; assim, se tudo correr bem, poderemos licitá-lo no ano que vem e iniciar as obras no final de 2023 ou início de 2024”, detalha o secretário.

Custos

O custo para implantação do VLT é estimado em R$ 2,5 bilhões. Desse total, R$ 1,5 bilhão ficam a cargo do GDF e R$ 1 bilhão da empresa vencedora da concessão, conforme o modelo escolhido para o projeto. A previsão inicial do VLT na W3 é ligar o Terminal Asa Norte (TAN), no fim da Asa Norte e próximo ao Noroeste, ao Terminal Asa Sul (TAS), próximo à Enap e à Academia do Corpo de Bombeiros, fazendo a ligação de toda a W3. 
A segunda fase do projeto consiste em ligar o TAS ao aeroporto, reduzindo ao máximo o fluxo de ônibus ao longo da avenida W3. “Os ônibus que viriam para poder atender os passageiros na W3 vão desembarcar nos terminais e alimentar o VLT, para que ele possa fazer a distribuição dos passageiros ao longo da W3”, explica Valter Casimiro. “Assim, você tira as linhas circulares que passam pela W3 e passa a usar o VLT”.

Rodoviárias

O GDF também trabalha na construção de novas rodoviárias. Há terminais em andamento no Sol Nascente/Pôr do Sol, Itapoã e Varjão, e outros serão erguidos no Arapoanga, Estrutural e em Furnas (Samambaia). Além desses, foram entregues um em Sobradinho e em Santa Maria, além da reforma já concluída em Brazlândia e a em andamento no Gama.

Ainda no âmbito dos terminais, o GDF vai construir outras estruturas de integração do BRT em Planaltina, Sobradinho, Riacho Fundo, Recanto das Emas e Samambaia. “Estamos com projeto pronto e queremos colocar a rodoviária do Terminal de Furnas, que é uma integração com metrô e ônibus para possibilitar uma integração”, adianta o titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob).

A reforma da Rodoviária do Gama está em andamento, com 20% da obra executada. Por lá foram concluídas as instalações hidrossanitárias, de incêndio, elétrica e de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), enquanto a cobertura e o pavimento rígido já começaram a ser feitos.

Sol Nascente

No Sol Nascente, a construção está 76% executada, atualmente nas etapas de pavimento rígido, piso de alta resistência da plataforma e urbanização. A Rodoviária do Varjão atingiu 48% de execução e está passando por finalização da drenagem profunda e serviços de instalações hidrossanitárias, incêndio, de SPDA. Também será iniciada a construção da estrutura metálica.

Itapoã

No Itapoã, a obra está com 10% de execução, o que abrange atualmente as obras do reservatório de águas pluviais, instalações hidrossanitárias e a rede de drenagem. Na sequência, será iniciada a execução da fundação da estrutura metálica.

Arapoanga e Estrutural

As rodoviárias de Arapoanga e da Estrutural aguardam a liberação do terreno para que os projetos sejam elaborados. Com relação à Rodoviária de Furnas, por sua vez, o processo licitatório para contratação da empresa para executar a obra está nos trâmites finais, com vistas à publicação do edital.

BRT

Sobre o BRT (sigla, em inglês, de ônibus de trânsito rápido), no de Santa Maria, o governo trabalha na elaboração de projeto de arquitetura, para ampliação do terminal, e na regularização do terreno. Depois, serão elaborados os projetos de engenharia que possibilitam instruir o processo de licitação de contratação de empresa especializada para execução da obra. O BRT Norte tem os projetos em elaboração junto ao DER, enquanto os projetos referentes ao BRT Sul, abrangendo os trechos 3 e 4, se encontram em readequação.

Informações: AgênciaBrasília
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Curitiba com requalificações de estações-tubo, novo binário e Complexo do Tarumã

O pacote de obras da Prefeitura de Curitiba prevê para os meses de novembro e dezembro intervenções socioambientais de cidade inteligente na área de mobilidade urbana. Um exemplo é o trabalho na Avenida República Argentina, para permitir completar o itinerário do Ligeirão Norte-Sul - da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho.

O objetivo das obras que ocorrem na canaleta exclusiva é permitir a ultrapassagem de ônibus, com o desalinhamento de estações-tubo e alargamento da via. Estão em fase final de conclusão as obras no entorno da Estação Carlos Dietzsch, no Portão, com previsão de que a parada retorne às atividades nos próximos dias.

Na Estação Itajubá, no Novo Mundo, os trabalhos seguem com previsão de conclusão em março. Porém, o bloqueio realizado no trecho entre as ruas Itajubá e João Palomeque, necessário para o avanço das obras, será liberado em dezembro.
Paralelamente à execução dos trechos, já foi programado mais um lote de obras para finalizar a intervenção, dessa vez para requalificar as estações-tubo Santa Regina, Pedro Gusso, Sebastião Paraná e Petit Carneiro. Nas estações Pedro Gusso e Santa Regina, no Capão Raso, os serviços começam na próxima semana.

Neste ano foi concluída e colocada em operação a estação-tubo Vital Brasil, no Água Verde. Também já estão em operação as estações-tubo Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador.

Os entornos das novas estações-tubo ao longo da Avenida República Argentina, nos pontos em que estão sendo realizadas as obras do Ligeirão Norte-Sul, resgatam um conceito de planejamento de vanguarda já aplicado em Curitiba: priorizar o pedestre na ocupação do espaço urbano.

O prefeito Rafael Greca destaca o volume de investimentos que a administração municipal está fazendo na cidade, com obras que ao mesmo tempo impactam na melhoria da qualidade de vida das pessoas e da economia da cidade, com a criação de novos empregos de forma direta e indireta.

“Estamos buscando atender a todos os bairros com obras e ações, a exemplo de pavimentações asfálticas, obras de mobilidade urbana, acessibilidade de calçadas, enfim, intervenções necessárias para melhorar a infraestrutura da cidade, para prepará-la aos desafios do futuro e ao mesmo tempo atender às demandas apresentadas pela população”, diz Greca.

BRT Leste-Oeste
Dentro das ações do município que buscam a inovação do transporte público da cidade, tem previsão para que ocorra em dezembro a autorização para o início da construção do binário Olga Balster/Nivaldo Braga, entre os bairros Tarumã e Cajuru para organizar o fluxo de veículos entre as regiões impactadas pelo itinerário do BRT Leste-Oeste.

A Rua Nivaldo Braga terá sentido único, a partir da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em direção à Rua Miguel Caluf, no Cajuru. A Olga Balster terá sentido oposto, da Rua Assma Karam Geara, no Cajuru, até a Avenida Victor Ferreira do Amaral.

Os recursos fazem parte do Programa de Aumento de Capacidade e Velocidade do BRT Leste Oeste, financiado pelo New Development Bank (NDB).

Complexo do Tarumã
Outra importante obra de mobilidade que terá autorização de início neste mês é o Complexo do Tarumã, que será formado por duas estações de transporte público e a duplicação do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral.

A intervenção compreende o alargamento do Viaduto do Tarumã, as alças de acesso, as estações de ônibus Tarumã e Victor do Amaral, além da revitalização das praças da Cova da Iria e Mauro Ferreira, paisagismo, iluminação e sistema viário.

Depois de finalizada a obra irá permitir a operação completa da Linha Verde de ponta a ponta.

Informações: URBS
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Bruno Reis: “É inviável custear o transporte público nesse país”

O prefeito Bruno Reis (UB) disse, durante a abertura da 113ª edição do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade, que considera “inviável custear o transporte público nesse país”. Segundo o gestor, “é preciso achar novos caminhos para subsidiar o sistema, resolver entraves com maquinário, pessoal e demais responsabilidades, como achar novas fontes de financiamento, buscar redução de impostos, dentre outras necessidades”.

Ao lado do secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, Bruno Reis apontou ainda para a importância da realização do fórum em Salvador, principalmente neste momento em que a mobilidade urbana e o transporte público representam os maiores desafios de uma cidade. O prefeito contou que, ao assumir a gestão, o sistema de transporte na capital baiana estava sob interdição.

“Isso se deveu à divisão desigual de receita, à implementação de novos modais e à pandemia que reduziu bastante o número de passageiros. Então, foi preciso assumir a gestão de parte do sistema, comprar combustível, cuidar da manutenção dos veículos e administração do sistema ao mesmo tempo”, disse Reis.

O encontro tem o objetivo de apresentar soluções e discutir os principais entraves para a mobilidade urbana no país, e reúne secretários de todos os estados da Federação. O evento contou ainda com as participações de Renato Telles, presidente do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana (FMNU) e Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

Informações: Politica Ao Vivo
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Uber gerou R$1 bilhão de valor para a economia de Salvador

Somente em 2021, a plataforma da Uber gerou R$1 bilhão de valor para a economia de Salvador. Em todo o país, o valor chega a R$36 bilhões, o que representa 0,4% do PIB brasileiro. As informações constam no Relatório de Impacto Econômico, publicado pela primeira vez no país, e leva em conta o valor repassado aos motoristas parceiros e seu impacto em cadeia para diversas outras atividades, como fabricação de automóveis, oficinas e seguradoras. A Uber também divulgou que o número de usuários ativos na plataforma em todo país passou de 30 milhões em 2022, a maior quantidade desde o início das operações no Brasil, superando o que havia antes da pandemia.

O objetivo do relatório é dimensionar de maneira mais objetiva possível o valor que a empresa gera para a economia do País. O estudo ainda avaliou os benefícios gerados pela empresa para a mobilidade urbana segundo a percepção de usuários, motoristas parceiros e população geral. O material foi elaborado pela Public First,  consultoria internacional com sede no Reino Unido que desenvolveu a metodologia, já utilizada pela Uber em outros países.
A pesquisa constatou que a chegada da Uber também trouxe impacto na forma como as pessoas podem vivenciar a cidade. Para 75% dos usuários, agora é mais fácil voltar para casa tarde da noite do que antes do serviço de intermediação de viagens existir e 66% dizem que usam o app da Uber para ir a lugares onde o transporte público não chega. Quando perguntados sobre os motivos mais importantes pelos quais usam o aplicativo da Uber, os usuários escolheram em primeiro lugar a segurança – especialmente para mulheres (96%), seguida de custo, economia de tempo, confiabilidade e conforto.

De acordo com o estudo, 69% dos moradores de Salvador acreditam que aplicativos de mobilidade como a Uber ajudaram a reduzir a mistura de álcool e direção. Além disso, 65% afirmam que a chegada da Uber é a inovação de mobilidade mais significativa da última década e mais impactante que qualquer outro novo projeto de infraestrutura de mobilidade.

Encomendas
O estudo também mostra outros tipos importantes de valor que a Uber gera, como o tempo economizado pelos usuários ao enviar uma encomenda de Uber Flash ou enquanto está no banco do passageiro em vez de dirigir. De 2014 a 2021, já foram realizadas mais de 6,7 bilhões de viagens através do aplicativo da Uber. O relatório estima que, por ano, essas viagens ajudam a economizar mais de 250 milhões de horas para os usuários, que podem se dedicar a outras atividades enquanto se deslocam ou simplesmente descansar. Em Salvador, o número estimado de horas economizadas é de 8,1 milhões.

Além dos impactos na mobilidade das cidades, o estudo aponta que a chegada da Uber criou um novo ecossistema econômico no Brasil. Segundo o relatório, de 2014 a 2021 foram repassados R$ 76 bilhões a motoristas e entregadores parceiros. Mesmo durante a pandemia, em condições extraordinárias, a plataforma da Uber ajudou a manter serviços essenciais em movimento e milhares de pessoas puderam continuar gerando renda. Outro impacto trazido pelo relatório indica que, ao tornar mais fácil e seguro viajar à noite e de madrugada, o aplicativo da Uber beneficia a economia da vida noturna, como em bares, restaurantes, cinemas e eventos, por exemplo.

Para quem gera renda com o aplicativo, a capacidade de escolher seu próprio horário e ter autonomia no trabalho é particularmente importante: 87% dos motoristas e entregadores parceiros dizem que a flexibilidade foi o principal motivo pelo qual escolheram a atividade. Para muitos deles (78%) isso é importante porque conseguem equilibrar seu tempo dirigindo pelo aplicativo com compromissos como estudos ou o cuidado de familiares.

Para Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, “o relatório coloca em números o impacto que a Uber gera para o Brasil anualmente. Com menos de uma década no Brasil, é muito gratificante confirmar que a tecnologia da Uber vem fazendo uma contribuição tão relevante para os brasileiros e para a economia do país. Seja para se locomover de forma acessível, para solicitar a entrega de um objeto com simplicidade ou para gerar renda de maneira totalmente flexível, saber que a Uber é a escolha de mais de 30 milhões de pessoas nos traz muito orgulho mas também uma imensa responsabilidade em continuar inovando.”

Penna ainda complementa que “embora a pandemia tenha trazido enormes desafios nos últimos dois anos, a plataforma da Uber se manteve como um importante aliada para o país. Agora que estamos vendo o negócio superar níveis ainda maiores que antes da pandemia, seguiremos comprometidos em oferecer a melhor experiência tanto para usuários quanto para motoristas parceiros”.

Informações: BA de Valor
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