Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

VLT da Baixada Santista começará cobrança sem integração com ônibus

domingo, 10 de janeiro de 2016

A primeira fase das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre São Vicente (Barreiros) e Santos (Porto), tem previsão de término em setembro deste ano. O novo meio de transporte, que já  roda em fase de testes entre São Vicente (estação Mascarenhas de Moraes) e Santos (Pinheiro Machado), iniciará a cobrança de tarifas no dia 31 próximo, mas ainda não incluirá a integração com os ônibus municipais e intermunicipais.

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do Governo do Estado, apenas quando o primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) for concluído, o consórcio BR Mobilidade Baixada Santista, que vai administrá-lo, apresentará um plano de reorganização do sistema. Somente a partir disso é que poderá ocorrer a integração física e tarifária entre as linhas metropolitanas de ônibus e o VLT.

Por enquanto, a população vai pagar em torno de R$ 3,90 para circular em seis trens do VLT, que sairão com intervalos de dez minutos cada, atendendo as nove estações construídas entre Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos.

O percurso, com aproximadamente 6,8 quilômetros, será cumprido em até 20 minutos, com velocidade média prevista, nesta fase, de 20km/h.

Se o local desejado pelo passageiro não for próximo de uma das estações de parada, ele terá de descer em uma delas, achar um ponto de ônibus onde passe o coletivo que ela precisa e pagar outra tarifa, já que não há bilhete único.

Em Santos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que tem estudos em andamento, visando a futura integração dos coletivos municipais com o VLT. Porém, depende de definições da EMTU.

“O assunto vem sendo analisado em conjunto com a empresa, uma vez que a integração nos ônibus de Santos será consequência da realizada no sistema coletivo intermunicipal”, informa a CET, em nota.

A EMTU diz que a integração com os ônibus municipais deve acontecer até o final do ano e que “depende de acordos tarifários com as ad
ministrações municipais”.

Consórcio

Em julho de 2015 foi assinado o contrato de PPP (Parceria Público-Privada) com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista (formado pelas empresas Viação Piracicabana e Comporte Participações S.A), concedendo a operação do Sistema Integrado Metropolitano por 20 anos, o que inclui as linhas metropolitanas de ônibus e o VLT.

A operação do Sistema Integrado Metropolitano (VLT e reestruturação do sistema de ônibus intermunicipal) ficará sob responsabilidade do consórcio. A concessão inclui também o fornecimento de equipamentos e sistemas de controle operacional de veículos (ônibus e VLTs) e implantação da bilhetagem eletrônica.

A obra, a primeira a entrar em operação no País ligando dois municípios, tem expectativa de beneficiar 2,8 milhões de pessoas, tanto pelo VLT e as integrações, sendo 1,7 milhão de moradores habituais e 2,8 milhões durante o período da temporada.

A EMTU afirma trabalhar simultaneamente na conclusão do projeto da segunda etapa do VLT, que vai ligar a Estação Porto ao Terminal Valongo, no Centro Histórico de Santos, com 14 estações e que tem previsão de início de obras no final de 2016. Estão em estudos também extensões para o bairro Samaritá, em São Vicente, e Guarujá.

Horários

De 31 de janeiro até 30 de março, o VLT funcionará das 9 às 16 horas, todos os dias. De 31 de março a 31 de setembro, das 7 às 19 horas. Já a partir de setembro, o atendimento será das 6 às 23 horas, todos os dias da semana.

Por Maurício Martins
READ MORE - VLT da Baixada Santista começará cobrança sem integração com ônibus

Trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e região ameaçam nova greve

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana fizeram uma breve paralisação na tarde desta sexta-feira (08) em protesto contra mais um atraso nos salários. A manifestação aconteceu na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital e durou cerca de 30 minutos.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) disse que os trabalhadores entrarão em greve a partir das 00h de terça-feira (12), caso as empresas não regularizem os salários, que venceram nesta sexta-feira.

Desde dezembro último está aberto indicativo de greve permanente, por conta dos constantes descumprimentos de prazos por parte das empresas. “Há meses motoristas e cobradores do transporte coletivo vêm enfrentando esse descaso por conta dos patrões que atrasam salários, vales e ameaçam não pagar os direitos, como o 13º salário”, reclama a categoria.

A Urbanização Curitiba (Urbs) informou em nota que os pagamentos relativos aos serviços prestados pelas empresas do transporte coletivo estão em dia e que vai notificar as empresas para que comprovem o depósito dos salários. A Urbs disse também que vai autuar os patrões por causa dos atrasos que a manifestação dos trabalhadores ocasionou na tarde desta sexta. Segundo o órgão, 25 linhas de ônibus foram prejudicadas pelo protesto dos motoristas e cobradores. O Sindimoc diz que foram apenas seis linhas.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) disse que algumas empresas estão com dificuldades com a folha salarial de seus colaboradores e que estão se esforçando para realizar o pagamento o mais breve possível e evitar transtornos à população.
As empresas de ônibus reclamam que a tarifa técnica do transporte não é suficiente para cobrir os gastos do sistema, o que é visto como uma forma de pressionar um reajuste na tarifa.

Informações: RICMAIS


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e região ameaçam nova greve

Ônibus refrigerado e com internet ainda é sonho

Andar cerca de 22 quilômetros confortavelmente em um ônibus com ar-condicionado, internet sem fio – que funciona –, em menos de uma hora de percurso em plena cidade de São Paulo. Parece difícil, mas essa é uma realidade para quem usa a linha 4310/10, cujo itinerário vai da Estação de Transferência de Itaquera, na Zona Leste, até o terminal Parque Dom Pedro 2, no Centro.
Veículo superarticulado da linha tem 23 metros de extensão e capacidade de 171 pessoas / Kaique Souza/DiárioSP

Inaugurada em 2013, a chamada  Golden Line (Linha de Ouro) é considerada modelo na cidade – hoje existem 34 veículos  operando nesse trajeto, 26 semelhantes.

Saindo a cada três minutos no horário de pico, os ônibus concluem o percurso em 45 minutos, tempo quase igual a quem prefere fazer o trajeto de  Metrô (feito no mesmo tempo). A resposta para tamanha rapidez: o ônibus segue pela faixa exclusiva da Radial Leste praticamente sem parar nos semáforos. Além disso, em pleno verão, o ar-condicionado ameniza o calor  torna a viagem mais agradável.  “Foi uma surpresa para mim”, admitiu a aposentada Conceição Silva, de 61 anos, moradora de Itaquera. Ela costuma usar a linha quando vai a consultas no Centro e até já trocou o ônibus pelo Metrô em determinados percursos. 

O DIÁRIO testou a linha na última quinta-feira e confirmou o relato de Conceição. Durante quase todo o caminho - que começou às 11h47 no Terminal Dom Pedro 2 e terminou às 12h33 em Itaquera –, o ônibus estava com os 112 bancos ocupados, mas havia espaço  suficiente para ficar em pé sem aperto. Todos os veículos que operam o 4310/10 são superarticulados de 23 metros.

Os usuários concordam que nos horários de pico o conforto não é tão grande como na hora do almoço, mas são unânimes ao dizer que está longe do aperto de outros coletivos.

Na opinião do promotor de vendas Lucas Silva, 21, o ar-condicionado é um dos grandes diferenciais. “Em outros ônibus mais antigos é terrível de andar”, disse.

Já o assistente-administrativo Rafael Nicacio, 45, foi mais longe. “A passagem está bem cara, mas esse ônibus aqui vale o dinheiro”, opinou ele, que utiliza a linha desde 2013, quando começou a operar.

Internet/ Do total, 26 veículos da linha contam com internet sem fio grátis. Após um rápido cadastro, a internet conectou a uma velocidade de 1,6 megabytes, o suficiente para acessar sites de notícias e redes sociais sem precisar gastar os créditos do celular ou a franquia de dados do plano contratado.

Por: Caio Colagrande 
READ MORE - Ônibus refrigerado e com internet ainda é sonho

Metrô de Salvador registra queda de 25% no número de passageiros após início da cobrança

Cerca de 80 mil pessoas já utilizaram o metrô de Salvador de sábado (2) até quinta-feira (7). O balanço foi informado pela CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema. A média diária de passageiros desta primeira semana do ano ficou em 20 mil usuários por dia, o que significa uma queda de 25% do movimento em relação ao mesmo período dos anos de 2014 e 2015.

A queda no movimento pode ser atribuída ao início da operação comercial do sistema, que até 2015 operou gratuitamente para o usuário. A cobrança da tarifa de R$3,30 começou na quinta-feira (2). O sistema fechou o ano com uma média diária de passageiros em 55 mil usuários, o que representaria uma queda de mais de 36% da média, no entanto a concessionária pondera que essa primeira semana é atípica, por conta do período de férias, e já costuma apresentar menor movimento.

Segundo a CCR Metrô, através de sua assessoria de imprensa, a expectativa de recuperação da demanda é depositada também na ampliação da rede de integração com ônibus que alimentem as estações de metrô. A operação integrada começou com dez linhas municipais de Salvador e quatro da Região Metropolitana. Um novo terminal de integração entre ônibus e metrô será inaugurado nesta segunda (11).

Informações: Correio 24 Horas


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Metrô de Salvador registra queda de 25% no número de passageiros após início da cobrança

Em Campinas, Bilhete Único escolar e universitário tem cadastramento

O cadastramento para o Bilhete Único escolar e eniversitário retorna nesta segunda-feira (11), em Campinas (SP). A venda dos créditos, entretanto, tem início na segunda-feira (18). Os bilhetes garantem desconto na tarifa de ônibus do transporte público coletivo da cidade.

Com o Bilhete Único Escolar, o cartão azul, é possível ter desconto de até 60% na passagem do ônibus. O benefício é destinado aos estudantes do ensino fundamental e médio e para alunos de cursos profissionalizantes que residam em Campinas e morem a mais de um quilômetro do local onde estudam.

O Bilhete Universitário, cartão cinza, por sua vez, garante o desconto de 50% na tarifa e pode ser adquirido por alunos de graduação em regime integralmente presencial. Para obter o benefício, o aluno deve ser morador da cidade e estar matriculado em instituição de ensino superior de Campinas. Além disso, também é preciso residir a mais de um quilômetro da universidade.

Para mais informações, o usuário deve entrar em contato com o Disque Transurc, Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas, através do telefone: 0800 014 02 04.

Informações: G1 Campinas e Região


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

READ MORE - Em Campinas, Bilhete Único escolar e universitário tem cadastramento

Usuários reclamam de aumento de tarifa de ônibus na região de Sorocaba

Usuários do transporte coletivo intermunicipal reclamam do reajuste na tarifa dos ônibus na  região Metropolitana de Sorocaba (SP). O aumento de 4,55% autorizado pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos entrou em vigor neste sábado (9).

Entre as principais reclamações está a falta de um aviso prévio indicando a data do novo valor na tarifa.

O auxiliar administrativo Paulo Jean da Silva, por exemplo, esperava o ônibus para Mairinque (SP) em um terminal de Sorocaba e foi surpreendido com a passagem mais cara. De R$ 4,80 agora o trajeto sai por R$ 6,00. "Eles não comunicaram as pessoas que viajam e dependem do vale-transporte. Só o salário que não aumenta", diz.

E ele não foi o único a ficar sabendo só na hora de embarcar que as passagens estariam mais caras a partir deste fim de semana. "Eu vim na quinta-feira para cá e era R$ 4,20. Hoje já subiu em um real. Deveriam avisar", diz a estudante Suzana Moraes.

Para os usuários, o aumento no preço deveria vir acompanhado de melhorias no serviço prestado pelas empresas responsáveis pelo transporte. "Desde que seja para benefício para o passageiro seria bom, mas há muito tempo aumenta a tarifa e nada de melhoria para os usuários", diz o reparador Otoniel Souza.

Reajuste
O percentual médio do reajuste de 4,55% leva em consideração a inflação, a extensão percorrida e insumos como mão de obra e combustível, tendo como parâmetros o último reajuste realizado julho de 2015. O valor é menor do os 10,49% da inflação acumulada desde o último aumento, segundo o IPC-Fipe.

Os valores, que variam de acordo com os trechos percorridos, poderão ser consultados no site da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Informações: G1 Sorocaba e Jundiaí

Leia também sobre:

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Usuários reclamam de aumento de tarifa de ônibus na região de Sorocaba

EMTU SP divulga novas tarifas para ônibus intermunicipais na região

A partir da 0h deste sábado (9), os moradores da Baixada Santista que utilizam ônibus intermunicipais terão que pagar mais caro pelo serviço.
Foto: Luiz Linna/TV Tribuna

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), divulgou a tabela de reajuste nesta sexta-feira (8). Clique aqui e confira os novos preços.

De acordo com as novas tarifas, o valor mais barato será de R$3,55 entre linhas que percorrem as cidades de São Vicente e Praia Grande. Já o maior valor será de R$24,45, da linha 922, que possuí veículos seletivo e faz viagens da cidade de Peruíbe até Cubatão.


Informações: G1 Santos

Leia também sobre:
READ MORE - EMTU SP divulga novas tarifas para ônibus intermunicipais na região

Terminal de integração ônibus-metrô será inaugurado nesta segunda-feira em Salvador

O Terminal de Integração de passageiros Acesso Norte, que faz parte das obras do metrô em Salvador, será inaugurado nesta segunda-feira (11). A cerimônia, marcada para às 09h, será conduzida pelo governador da Bahia, Rui Costa.
Foto: Camila Souza/Gov-BA
Localizado próximo à Rótula do Abacaxi, o novo terminal receberá, inicialmente, sete linhas de ônibus metropolitanas e três urbanas. São elas: Mata de São João-Lapa, Nova Dias D’Ávila-Lapa, Madre de Deus-Lapa e Candeias-Lapa, além de Vale dos Rios- Stiep-Lapa, Nossa Senhora do Resgate-Lapa e Pernambués-Lapa.

Após a inauguração, o terminal de ônibus funcionará de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h e aos sábados, das 5h30 às 14h30. Vale lembrar, que nesse primeiro momento, as linhas que circulam na Região Metropolitana não tem integração com o metrô, mas os passageiros pagam apenas uma tarifa.

Passagem subterrânea
Também nesta segunda-feira (11), o governador fará uma visita, às 8h30, à nova passagem subterrânea para pedestres, localizada entre a Avenida Barros Reis e o Cabula, na Rua Christiano Buys.

No local, foram feitas realocações, limpeza e adequações das tubulações de água, esgoto, redes de telecomunicações e rede de alta tensão. A passagem também foi revitalizada com grafitagem feita por artistas soteropolitanos.

Informações: Aratu Online


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Terminal de integração ônibus-metrô será inaugurado nesta segunda-feira em Salvador

Sistema de transporte coletivo de Natal recebe 30 novos ônibus

Trinta novos ônibus começam a circular em Natal já a partir dessa sexta-feira (8). Substituindo veículos velhos, os novos ônibus ganham as ruas já no final da tarde, após uma cerimônia de entrega que acontece às 16h no Largo do Teatro Alberto Maranhão, no bairro da Ribeira, Zona Leste da cidade. Atualmente, o sistema de transporte público da capital potiguar possui uma frota de 730 ônibus.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), a aquisição dos veículos cumpre a última contrapartida exigida pela prefeitura quando houve o último reajuste da tarifa, em julho do ano passado. Na ocasião, a o valor da passagem passou de R$ 2,35 para R$ 2,65.

Além disso, outras melhorias foram exigidas em razão do último aumento. “Foram contemplados ainda o acréscimo de um veículo na Linha Circular Campus e um veículo na linha 599 (Guarapes/Mirassol), além da ampliação da extensão da linha 48, que voltou a circular no anel viário do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e a instalação de máquinas leitoras de cartões nas estações de transferências”, acrescentou a STTU.

Informações: Ponto de Vista

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Sistema de transporte coletivo de Natal recebe 30 novos ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960