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No Recife, Bilhete Único passa a valer neste domingo
domingo, 3 de março de 2024A partir deste domingo (3), o Bilhete Único proposto pelo Governo de Pernambuco passa a valer para mais de 700 mil passageiros do transporte público na Região Metropolitana do Recife. A tarifa unificada aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), no dia 22 de fevereiro, era uma reivindicação antiga da população e prontamente atendida pelo Governo do Estado. O benefício reduz o valor do Anel B de R$ 5,60 para R$ 4,10.
Além disso, os usuários do sistema ainda foram contemplados com o reajuste zero nas passagens de ônibus. A medida foi possível devido a um incremento no subsídio direto do Executivo no valor de R$ 60 milhões, totalizando R$ 310 milhões ao ano. O reajuste zero e a unificação das tarifas dos dois anéis A e B de linhas regulares do Sistema Estrutural Integrado vão gerar uma economia de 26,79% para os passageiros, principalmente aqueles que fazem percursos maiores na RMR.
“O Bilhete Único sempre foi uma das grandes necessidades da população e um compromisso da governadora Raquel Lyra para que esse benefício fosse implementado. Essa proposta se transformou em realidade para quem utiliza o transporte público na Região Metropolitana e a partir do domingo os passageiros já poderão usufruir dessa tarifa unificada”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra.
Segundo Matheus Freitas, diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, com implantação do bilhete único e extinção do Anel B, cerca de 125 mil passageiros serão beneficiados diariamente e 70 linhas que eram o anel B passam a pagar R$ 4,10. “Nosso objetivo é estabelecer um valor único para a população, com isso, parte dos usuários que utilizam o transporte público contarão com uma redução no valor pago para se locomover pela cidade”, destacou.
Sem alteração - A tarifa única não altera a quantidade atual da frota de ônibus no Grande Recife, nem o número de viagens disponibilizadas pelo sistema de transporte público. A tarifa social do anel G, que opera duas linhas, será mantida no valor de R$ 2,70. Os valores das linhas opcionais também seguem sem alteração.
Informações: Sec de Mobilidade de PE
Postado por Meu Transporte às 20:52 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Transcol: modelo de serviço valoriza a mobilidade urbana
Infraestrutura adequada nas vias públicas e investimentos em tecnologias sustentáveis fazem do Sistema Transcol um importante aliado da mobilidade urbana.
Quando se fala em mobilidade urbana no Brasil, três palavras vêm à cabeça da população: independência, conforto e custo. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Google com pessoas de diferentes classes sociais de todo o país. E o Sistema Transcol está atento a estas questões. Continue com a gente neste artigo e entenda o porquê.
Intitulado “Os novos rumos da mobilidade: uma análise da realidade brasileira”, o estudo buscou mapear os perfis dos usuários dos diferentes meios de transporte, quais são as principais demandas nesse setor e o papel da tecnologia para facilitar o acesso a produtos e serviços.
Entre os resultados do levantamento, um dado interessante: as necessidades dos brasileiros em relação à mobilidade são flexíveis e podem mudar de uma hora para outra. Isto é, você pode ter um carro, mas, dependendo da situação, optar por utilizar o ônibus ou a bicicleta.
Praticidade e flexibilidade pesam na hora de escolher o transporte
No momento de escolher qual modal mais se adequa às suas necessidades, o brasileiro leva em consideração fatores como praticidade e flexibilidade, aponta a pesquisa. E o tempo de deslocamento interfere bastante na escolha, assim como a tecnologia tem um papel fundamental, já que pode facilitar a mobilidade.
Cento e quarenta e oito horas são perdidas por ano no trânsito das 20 cidades mais congestionadas do mundo*. No Brasil, a situação é ainda pior. Em média, os brasileiros que residem nas capitais gastam quase duas horas diárias no trânsito, o equivalente a 21 dias no ano**. É quase um mês (se contarmos apenas os dias úteis) que perdemos indo de um lugar a outro.
Esta realidade se explica pela falta de infraestrutura do país. Para se ter uma ideia, a escassez de mobilidade limita o acesso a oportunidades de emprego e a serviços essenciais, agravando a exclusão social de uma parcela da população. É aí que entra o transporte público coletivo.
Sistema Transcol é essencial
Atentas à importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento das cidades, as empresas operadoras do Sistema Transcol apostam na modernização do transporte público coletivo.
Em primeiro lugar, a parceria com o governo do Estado já há alguns anos têm contribuído para a melhoria da infraestrutura na Região Metropolitana da Grande Vitória.
Destacam-se nesse pacote, por exemplo, o subsídio concedido às empresas, que possibilitam uma tarifa razoável, e a implantação das pistas exclusivas para ônibus na Terceira Ponte, que reduziram em até 40 minutos o tempo de viagens das linhas do Transcol.
Em segundo lugar, estão os investimentos em tecnologia. Para facilitar os deslocamentos, as empresas operadoras têm apostado na diversificação das formas de pagamento da tarifa, com as recargas via aplicativos (Recarga Pay, Banestes, Pic Pay e Kim) e o pagamento direto pelo celular no validador do ônibus.
Do mesmo modo, o aplicativo ÔnibusGV, que permite não só visualizar os horários, mas também a lotação dos coletivos, passa por melhorias constantes, a fim de aprimorar a experiência do usuário.
E aliado a isto, há o compromisso com o meio ambiente. Em 2023, parte dos novos ônibus adquiridos pelas empresas são equipados com motores Euro 6, que emitem menos poluentes e são mais eficientes, se comparados aos ônibus convencionais.
Ou seja, o modelo de operação adotado pelo Transcol é, por si só, focado na mobilidade urbana.
Um exemplo são os terminais de integração, que possibilitam interligar os diversos bairros da Região Metropolitana com uma variedade de linhas. E isso tudo com o usuário pagando apenas uma única tarifa.
Resumindo: oferecer soluções práticas e acessíveis ao usuário do transporte público coletivo, que facilitem a locomoção, tornando os deslocamentos mais ágeis e confortáveis, só é possível com investimento em tecnologia e infraestrutura.
É esse o caminho necessário para remover o abismo que existe em muitas cidades do país, entre a disponibilidade de infraestrutura e o tempo gasto pelas pessoas para se locomover. E o Sistema Transcol está na direção certa, trabalhando para uma mobilidade urbana cada vez mais adequada.
Prova disso é a campanha “O Sistema Transcol é essencial”, lançada na última semana nas redes, que mostra como o ônibus é a ponte que liga o cidadão a serviços básicos, como saúde e educação. Aproveite e acesse a campanha em nosso site.
Informações: GVBus
Postado por Meu Transporte às 20:36 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Em BH, Passageiro reclama e operação Tolerância Zero fiscaliza ônibus na Pampulha
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou nesta sexta-feira (1º) mais uma operação da política de Tolerância Zero em garagens de ônibus da capital, contra irregularidades do serviço de transporte público. Agentes da Sumob, BHTrans e da Guarda Municipal verificaram nove ônibus próximo à empresa São Dimas Transportes, no bairro Engenho Nogueira. Foram realizadas 16 autuações, sendo que três veículos tiveram a Autorização de Tráfego (AT) retida por apresentarem problemas no sistema de elevador e no freio de porta.
Durante a operação foi realizada uma ação de busca ativa de um ônibus da linha 5102 (UFMG/Santo Antônio) alvo de reclamação. De acordo com a denúncia feita por um usuário, por meio dos canais de atendimento da BHTrans, o veículo não teria parado em um ponto para passageiros na Rua da Bahia, no Centro. As equipes da Sumob no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) com as informações da linha e do número do veículo acompanharam o trajeto do coletivo, por meio da localização via GPS e, identificando que ele pertence à empresa São Dimas Transporte, informaram as equipes de fiscalização e o ônibus foi parado na região da Pampulha.
O coletivo passou por uma fiscalização criteriosa das regras do regulamento municipal do serviço de transporte coletivo, realizada por agentes da Sumob e BHTrans, e também do Código de Trânsito Brasileiro, por guardas municipais. Foram registradas autuações sobre problemas no elevador, freio de porta inoperante, fios expostos no motor do elevador e ainda foi detectado cheiro de fumaça dentro do veículo. A Autorização de Tráfego (AT) foi recolhida, ficando o ônibus impedido de circular nas ruas até que os problemas encontrados sejam reparados.
O coordenador da operação da Sumob, Jairo Marcelino, explicou que a participação da população é essencial para direcionar e ajudar as equipes de fiscalização. “As informações e reclamações dos usuários do transporte coletivo são fundamentais para nosso planejamento de fiscalização. Hoje, essa reclamação que chegou no começo da manhã, antes das 11h o veículo já foi fiscalizado e não vai mais operar até que todos os problemas sejam resolvidos. Por isso é importante compartilhar com a Prefeitura as linhas e os veículos que apresentam problemas, para direcionarmos nossas equipes com maior agilidade, assim fiscalizando onde os usuários mais precisam”, salientou Jairo.
As ações do Tolerância Zero continuam na semana que vem e novas ações serão realizadas na porta das demais garagens do sistema de transporte coletivo da capital. A operação mira os ônibus que tiveram mais reclamações feitas pela população no canal de WhatsApp, no PBH App e também no portal de serviços da prefeitura. Outro objetivo da operação é buscar os ônibus que estão rodando sem a autorização de tráfego. Esses veículos são identificados no COP-BH, pelo SITBUS, um sistema conectado ao GPS dos ônibus que acompanha a localização e o andamento de cada viagem do transporte coletivo.
Tolerância Zero
A política de Tolerância Zero foi anunciada em 25 de janeiro e no primeiro mês foram realizadas 382 ações de fiscalização do transporte coletivo, vistoriando 3.112 ônibus (alguns deles mais de uma vez), resultando em 3.810 autuações, 138 autorizações de tráfego (AT) recolhidas e oito veículos recolhidos ao pátio do Detran-MG.
Além das autuações e do recolhimento das autorizações de tráfego e dos veículos, as empresas concessionárias não recebem a remuneração complementar quando não cumprem as determinações da Lei 11.458/2023 em relação à pontualidade e qualidade dos veículos.
Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
Postado por Meu Transporte às 20:29 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Ajustes em duas linhas e nova alimentadora reforçam operação do Ouro Verde
O transporte público coletivo recebeu ajustes que reforçaram a operação no eixo do Ouro Verde, entre o final de fevereiro e o início de março. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) criou a linha alimentadora 129 (Vila Park / Terminal Ouro Verde), normalizou a frota em operação da linha 117 (DIC VI) e ajustou a programação horária da linha 118 (Terminal Ouro Verde).
A linha 117, que passou por redução temporária da frota para inspeção e manutenção dos veículos, voltou a contar com 11 ônibus circulando nos picos, em dias úteis, a partir desta sexta (01/03).
Já a linha 118 recebeu ajustes nos primeiros horários, desde o dia 26 de fevereiro, com início da operação às 4h40, atendendo a pedido dos usuários. Ela está circulando com frota de dois veículos e intervalos de 50 minutos nos horários da manhã e da tarde, em dias úteis.
Manutenção nos veículos
A necessidade de retirar veículos da operação provisoriamente para manutenção, que impacta outras linhas municipais, se intensificou por conta dos casos de vandalismo registrados no eixo do Ouro Verde, principalmente na região do Itatinga.
As equipes de fiscalização da Emdec estão acompanhando a operação das linhas impactadas diariamente e acionam veículos reserva nos picos para minimizar os impactos aos usuários. No caso da 117, com o retorno do veículo, o acionamento da frota reserva deixou de ser necessário.
Nova alimentadora
A 129 liga o Residencial Villa Park ao Terminal Ouro Verde, viabilizando a integração gratuita com a linha BRT10 para acessar o Centro com mais agilidade, pelos corredores exclusivos. Ela se junta à linha 136 (Terminal Vida Nova) no atendimento aos bairros Campina Verde e São José; e aos residenciais Villa Park e Bem Morar Felicidade.
Em razão do novo atendimento, a Emdec promove ajustes na operação da linha 136. Ela deixa de atender aos terminais Ouro Verde e Metropolitano; e passa a atender ao Terminal Central.
Para acessar a região do Terminal Metropolitano, os usuários da região do Ouro Verde já contam com a linha 132 (Terminal Vida Nova / Terminal Metropolitano). E, também, poderão optar pela alimentadora 129 e pela integração com as linhas BRT10, no Terminal Ouro Verde, seguida da BRT12 no Terminal Campos Elíseos, que atende à Estação BRT Rodoviária.
A nova alimentadora está circulando com um veículo na frota e intervalos de 40 minutos. Considerando que as linhas 129 e 136 terão trajetos equivalentes até o Terminal Ouro Verde, a região do Campina Verde passa, então, a ser atendida de 20 em 20 minutos pelo transporte público coletivo.
Informações: EMDEC
Postado por Meu Transporte às 20:23 0 comentários
Obras do VLT avançam e exigem novas intervenções no trânsito em Santos
Novas frentes de trabalho das obras da segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) avançarão na Cidade na próxima semana, nos bairros Macuco, Encruzilhada e região central.
A partir de segunda-feira (4) as obras serão iniciadas na Avenida Conselheiro Nébias, entre as ruas Barão de Paranapiacaba e Luiz Gama, nos dois sentidos, porém sem bloqueios viários. Os serviços estarão concentrados no canteiro central na via, exigindo interdição parcial do tráfego - uma faixa de rolamento estará livre para a circulação de veículos. Será proibido parar e estacionar neste trecho, a fim de dar maior fluidez ao trânsito. Com o estreitamento da pista, dois pontos de parada de transporte coletivo sofrerão alterações.
No sentido praia-Centro, será desativado o ponto localizado em frente ao número 521 (próximo à Avenida Conselheiro Rodrigues Alves), com opção de embarque e desembarque nas paradas já estabelecidas em frente aos números 453 (entre ruas Luiz Gama e Borges) e 589 (próximo à Rua Dagoberto Gasgon). No sentido Centro-praia, o ponto em frente ao 524 (próximo à Rua Barão de Paranapiacaba) também será desativado. A opção é a utilização dos dois mais próximos, que ficam em frente às numerações 474 (próximo à Luiz Gama) e 600 (entre as ruas Alexandre Herculano e Goiás).
SEGUNDA SEMANA
Já no dia 11, há previsão de novas alterações de trânsito, com bloqueio total do cruzamento (canteiro central) das avenidas Conselheiro Nébias e Rodrigues Alves. Desta forma, os veículos que estiverem na Rodrigues Alves não conseguirão transpor a via a partir da Conselheiro Nébias.
JOÃO PESSOA
Também na segunda-feira (4), as obras que ocorrem no Centro avançarão para novo trecho. A Rua João Pessoa será interditada entre a Avenida Conselheiro Nébias e Rua da Constituição a partir das 9h. A rota alternativa para os motoristas será a Rua General Câmara. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) vem intensificando o monitoramento do trânsito nas áreas com obras do VLT, em especial na região central.
De forma contínua, as equipes que atuam no Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura, acompanham a demanda de veículos, acionando os agentes nas ruas assim que constatada alguma morosidade ou interferência no fluxo. E, de acordo com a situação identificada, é acionada operação para garantir e melhorar a fluidez do tráfego.
ROTA ALTERNATIVA DO TRANSPORTE COLETIVO
A linha 08 seguirá pela Avenida Conselheiro Nébias e Rua General Câmara. As linhas 25, 29, 61, 100, 158, 191 e 193 percorrerão a Avenida Conselheiro Nébias e a Rua Xavier da Silveira. As linhas 61, 139, 158 e 194 vão usar a rota da Rua João Pessoa, Rua Doutor Cochrane, Rua General Câmara e Rua da Constituição.
Já a linha 154 seguirá Avenida Conselheiro Nébias, Rua General Câmara e Rua da Constituição. Haverá desativação do ponto de parada da Rua João Pessoa, 307 (após a Rua da Constituição) e instalação de ponto provisório na Rua João Pessoa, 271.
A finalização das obras do Trecho 2, que interligará a região da Conselheiro Nébias com o Valongo, foi confirmada por Fiuza para julho deste ano. Após a conclusão, o trajeto do VLT receberá mais 12 estações, 8Km de extensão e a capacidade de transportar mais 35 mil passageiros por dia útil. A reunião teve cerca de 50 pessoas participantes.
Informações: Prefeitura de Santos
Postado por Meu Transporte às 20:20 0 comentários
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